O Reino de Milian Pamela Chris

Resenhas - O Reino de Milian

Tami 15/05/2012

O Reino de Milian
Milian é um reino com três povos: cantores, dançarinos e sonistas. No início do livro vemos um reino tranquilo, cheio de alegria e em festa pelo nascimento do filho do rei. Porém algumas pessoas se sentem ameaçadas por esse nascimento, e planejam assassinar a família real. A partir desse momento Milian entra em guerra e se divide em três reinos, separando as pessoas pelo seu dom. Cada povo/reino possui um dom específico (canto, dança ou música), além de roupas e características diferenciadas. Após o Dia da Traição, os reinos se tornam inimigos e ninguém pode ultrapassar suas fronteiras.

Ana é uma menina especial que vive no reino da dança. Ela vê a sua vida mudada quando David, de um reino inimigo, aparece na sua vida com uma missão: trazer a paz de volta a Milian. E aí se desenrola a nossa história.

Fazia tempo que não lia um livro tão estilo conto-de-fadas. Desde o início imaginava o livro como algum filme da Disney, cheio de príncipes, princesas, reinos distantes, pessoas malvadas, inveja, aventura de jovens para restaurar a paz... e percebi que sentia muita saudade de ler um livro inocente e simpático assim. Não me entendam mal, não é um livro infantil - até porque é um pouco grande para crianças. É um livro que pode lido por qualquer pessoa que goste de um mundo de conto-de-fadas.

"... a história sobre esse dia era uma história inacreditável, não porque ela fosse uma bela história, ou algo impossível de se acontecer. Era inacreditável por que ninguém queria realmente acreditar que aquela era a nova realidade" (pág. 9)

Acompanhamos Ana, Davi e alguns amigos durante o livro. Vamos passando pelos reinos diferentes e é muito legal como os personagens e costumes de cada reino vão aparecendo, sempre de forma muito natural. Gostei bastante dos personagens que, apesar de simples, me cativaram - especialmente a protagonista Ana.

A autora tem uma escrita simples e sem muitos rodeios. Os ambientes e situações são descritos sem muita enrolação - mas conseguimos imaginar tudo de forma bem tranquila. Apesar do número de páginas, não é um livro tão grande quanto parece. Ele foi feito naquele padrão que é um pouco menor do que vemos na maioria dos livros (largura e altura dos livros do Percy Jackson, por exemplo).

Infelizmente o livro tem alguns problemas, e grande parte se deve pelo trabalho da editora. Vou até separar em itens:
1. Nunca havia lido um livro com tantos erros de português, simplesmente acho que não passou por trabalho de revisão que seja.
2. Diagramação. Sabe aquele espaço que costuma ter em alguns livros quando troca o assunto dentro de um mesmo capítulo? Alguns colocam um espaço extra, outros colocam alguma marcação como "***" e etc. Simplesmente não tem. Ou seja, você está em uma linha de raciocínio, em um ambiente e, do nada, está lendo a frase de um personagem que está em outro lugar, fazendo outra coisa. Isso muitas vezes me fez voltar um pouco na leitura para verificar o que tinha acontecido - até para ver se não tinha perdido nada.
3. Capa. Ou melhor, a forma como a capa foi colocada no livro. Normalmente, perto da lombada, temos uma "marquinha" para que a capa do livro dobre ali, ao invés de puxar a lombada (não sei se aquilo tem nome específico). Esse livro simplesmente não tem. Isso deixou a capa "inteira" do verso à frente do livro, inclusive ficando um pouco menor do que deveria.
4. Esse pode ser um pouco bobo, mas foi algo que me incomodou também. Depois do travessão de explicação sempre tinha letra maiúscula (enquanto os outros livros costumam ter em minúscula). Exemplo: "-Ora, quem de nós sabe melhor persuadir? - Perguntou João". Bobo né? Porém me incomodou.

Da parte da autora, não posso deixar de mencionar algumas frases redundantes. Realmente não são muitas, mas algumas foram bem desnecessárias. Gostaria de ter lido uma explicação um pouco melhor sobre o que são os Lenitos, personagens mágicos que aparecem na história e acompanham os personagens por um período.

Apesar de tudo isso, acreditem: eu adorei o livro. Como disse antes, ele é de uma doçura que me encantou. Não sei como consegui gostar tanto de um livro em que notei tantos probleminhas, mas gostei. Só não dou "cinco estrelas" por causa dos problemas da editora. Li de forma super tranquila e rápida, o livro simplesmente ia... fluindo. Sinceramente espero que seja lançada uma nova edição e que corrijam esses problemas, porque eles podem afastar muitas pessoas.

"Dizem que aquela criança, nascida da rainha Sara, está viva e que ela governará Milian novamente. Há quem diga que pessoas dos três Reinos se juntarão para que isso aconteça. E também dizem que Milian se unirá como nunca se viu antes." (pág. 95)

Recomendo: para quem gosta de contos-de-fadas.

Resenha publicada em: http://gavetaabandonada.blogspot.com.br/2012/05/resenha-o-reino-de-milian.html

Cynthia 20/06/2012

O Reino de Milian - Pamela Chris
Milian era um reino de beleza única, que agregava povos distintos que se misturavam entre cantores, sonistas e dançarinos. A alegria e a festa que chegava ao reino se intensificou ainda mais com a chegada de uma criança muito esperada, vinda do ventre da Rainha Sara, como um presente do Cavaleiro de Prata. Contente com a chegada de uma criança, o Rei Ricardo festeja e demonstra, com um sorriso de imensa satisfação, a sua alegria e a alegria que trará a Milian. Junto de Ricardo, os três representantes dos outros reinos que compunham Milian, Mateus, do reinos da Dança, João, do reino do Canto, e Carlos, do reino do Som, deveriam se sentir tão satisfeitos quanto o Rei pela chegada da criança. Por mais que todas as expectativas apontassem para o contrário, levando em consideração a impossibilidade de gerar uma criança que até então dominava a Rainha, um novo herdeiro do trono de Milian chegou ao mundo.

Na impossibilidade de existir um herdeiro vindo do sangue da realeza, Milian seria governada por seus três representantes. Abatidos pela possibilidade de terem seu governo ameaçado por uma simples criança, tomados pela inveja e convencidos pelo ardiloso Carlos, os três representantes armam um plano para tomar Milian e ter, cada um, domínio total de seu próprio reino.

É a partir desse momento que, de fato, começa a história de Ana, uma jovem negra de olhos claros, criada no Reino da Dança sob a guerra que já alguns anos afeta Milian. Com seu jeito caridoso e simpático, essa personagem consegue cativar não apenas os/as leitores/as, mas também David, um príncipe do Reino do Som que foi enviado pelo Cavaleiro de Prata em uma missão para devolver Milian ao seu herdeiro original, que acredita-se ainda estar vivo. Com a companhia de outros amigos, como Aline e Lucas, os jovens embarcam nessa aventura para trazer de novo a paz aos três reinos e unir Milian como há muito não acontecia.

Sem dúvida, O reino de Milian é um livro carregado de histórias fantásticas e fantasia, construindo aos poucos o imaginário da autora dentro das páginas do romance. Em todos os pontos, fiquei encantada com a proposta do livro e com a história criada por Pamela Chris. No que diz respeito à criatividade e à capacidade de passar para as páginas de papel um reino inteiro, não apenas com seus heróis e vilões, mas também com sua graça e beleza, sua complexidade, seus costumes, vestimentas, entre outras coisas, eu me senti admirada. Dificilmente me encanto com histórias muito fantásticas e, na maior parte das vezes, vejo uma certa dificuldade de novos/as autores/as em conseguir criar isso tudo: um mundo completamente novo, e incorporar pontos e peculiaridades que enriquecem a história.

Sim, é uma história que me encantou do começo ao fim. Infelizmente, não é apenas de histórias que se vive um romance. Cheguei a ter a impressão de que o livro não passou sequer por um único estágio de revisão, possuindo erros gritantes ao longo da leitura. Não apenas em relação à diagramação (como bem aponta também a Tamires, do blog Gaveta Abandonada), pois muitas vezes não há espaço de separação entre uma parte da história e outra, dando uma impressão errada de continuidade, mas também erros ortográficos aparentemente simples, mas que passam despercebidos no momento da escrita. Creio que seja uma falha muito maior da própria editora, que se dispôs a publicar o livro, do que da autora. Se não houve esse trabalho prévio de edição e revisão, eu diria que se trata muito mais de apenas uma gráfica do que uma editora de verdade. Digo isso porque, se compararmos com o trabalho fantástico que foi o livro Terra Ardente, da Janice Diniz, publicado pela mesma editora, é possível ver que o trabalho de editoração mesmo fica mais por conta de quem escreve do que de quem publica. Eu acredito que, quando alguém se dispõe a publicar um livro enquanto EDITORA, esse trabalho é fundamental, e pegar livros na livraria no estado em que estava O Reino de Milian, é tirar completamente a própria credibilidade e acabar se passando apenas por reprodutora de páginas.

No entanto, também verifiquei algumas falhas da autora. Havia muitos buracos na história, algumas informações que pareciam faltar no enredo para dar aquela ideia de continuidade e que também atrapalham um pouco o entendimento. Também reparei alguns desencontros de informações e descrições como, por exemplo, a cor dos olhos de David, que em um momento diz que são bem claros, depois diz que são negros. A cor da pele de Ana não está clara no início, no começo imaginei, sim, uma mulher branca pela descrição dos olhos claros, depois descubro que ela é negra. Claro que, depois, isso ficou mais acertado, mas no início da leitura me causou uma certa confusão.

Quanto aos recursos linguísticos e literários, reparei um excesso de metáforas e comparações, junto com uma falta de um estilo próprio e sólido de escrita. Falta explorar um pouco mais as possibilidades que se criam com o uso da palavra. Há uma predominância da ordem direta das orações, com um texto excessivamente comportado e, muitas vezes, repetitivo. Parece que a autora não explora muito o seu potencial de escrita, o que me remeteu muitas vezes ao estilo de um livro infantil, em que todas as ações precisam estar escritas de forma clara, direta e, sim, às vezes repetitiva. O que, na minha opinião, não era a intenção da Pamela, mais do que um livro apenas infantil, "O Reino de Milian" pode ser lido principalmente por jovens e adultos. Mais um ponto que me gerou um certo incômodo foi a forma como ela alterna o uso da segunda pessoa com o tu e você. Acredito que, para criar o clima de reino e castelo, ela procurou usar uma linguagem mais formal nas falas, mas não faz isso com continuidade, alterando muito e não mantendo um certo padrão.

Apesar das críticas, acredito que seja um livro que mereça atenção. É uma história bonita, envolvente e que possui um grande potencial para se tornar um livro altamente recomendável. Falta ainda um trabalho profundo de edição, revisão, reescritura (apenas para eliminar os desencontros da história) e uma editoração de verdade, mas, ainda sim, fiquei feliz de poder conferir essa história no book tour organizado pela autora e imaginar como seria viver em um reino como Milian.

Veja mais em: http://ninanoespelho.blogspot.com.br/2012/06/o-reino-de-milian-pamela-chris.htm

Vanessa Sueroz 15/08/2012

O Reino de Milian
Milian é um reino único, com um povo diferente do que estamos acostumados, seu povo se resume em outros três reinos os Cantores – rei João -, Sonistas – rei Carlos – e Dançarinos – rei Mateus. O reino vivia em grande harmonia, e as coisas só ficaram melhores quando os reis supremos – Sara e Ricardo – anunciaram que o Cavaleiro de Prata lhes deu um presente, uma filha estava a caminho.

Uma grande festa foi realizada para comemorar o nascimento da criança. Quase que o reino inteiro estava em festa. Uma traição
acontece e todos são mortos, Sara, Ricardo e a criança recém-nascida, fazendo com que o rei de cada nação assumisse o troco como se cada povo fosse de reinos diferentes, e é depois desse incidente que a história realmente começa.

David o jovem príncipe do reino do Som é enviado para o reino da dança para encontrar Ana, uma jovem negra de olhos claros é criada no Reino da Dança que esta em guerra há anos. O cavaleiro de Prata passa varias instruções para David dizendo que sua missão resultará no fim da guerra e o renascimento de Milian. Com isso David, Ana, Lucas e muitos outros personagens acabam indo para uma grande aventura, conhecer os três reinos e reestabelecer a paz em Milian.

Completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/o-reino-de-milian/

Mari Scotti 15/10/2012

Autor: Pamela Chris
Editora: Dimensões
Site da autora: O Reino de Milian
Sinopse:
A guerra dos três Reinos já preocupava Ana e sua mãe antes mesmo de David, um garoto do Reino inimigo, chegar. A partir daí Ana vê sua vida mudada. Juntamente com alguns amigos ela deve viajar entre os Reinos, mesmo com o perigo da guerra, e efetuar uma missão nobre. Uma missão que poderia trazer de volta a paz, a alegria que uma guerra de vinte anos tirou. Uma missão que uniria Milian novamente.
E Ana está disposta a isso, mesmo que isso signifique que ela pode não voltar viva.

=== Resenha ===

Milian era um reino pacifico, onde as pessoas viviam em paz umas com as outras, havia harmonia e união entre os povos que eram divididos em três grupos: sonistas, cantores e dançarinos, porém o rei Ricardo que era o maior entre eles e sua esposa Sara deram a luz a uma criança e essa criança recebeu uma profecia sobre si: em seu destino estava a união dos três reinos.
Até o nascimento, os pais não entendiam os motivos para aquela revelação dada somente a eles pelo Cavaleiro de Prata, porém mau sabiam que suas vidas estavam a poucos dias de mudar.
Os outros regentes – Carlos, Matheus e João – invejaram o herdeiro do rei, pois os pais cometeram o erro de dividir com eles a informação de que o recém nascido seria rei sobre todos. A partir daquele momento a cobiça manchou o coração daqueles homens e arquitetaram a morte daquela linda família, colocando o Reino de Milian em desgraça.
Após vinte anos de separação dos reinos e uma guerra sem fim, David do reino do Som, foi visitado pelo Cavaleiro de Prata, que lhe dera uma visão: deveria encontrar uma jovem garota chamada Ana do reino da Dança e um rapaz chamado Marcelo do reino do Canto, pois os três ajudariam o filho do Rei Ricardo a unir novamente o Reino de Milian.
Por acreditar naquela visão, David se joga no rio, correndo risco de morrer afogado e vai parar no reino da dança, sendo resgatado por Ana que até então não sabia o motivo daquele homem estar ali. Ela e sua mãe o acolhem em sua casa, e a aventura começa.
Não vou revelar mais da história, pois esta carregada de aventuras e personagens completos, conseguimos distinguir muito bem a característica de cada um deles e saber onde serão uteis nessa batalha, antes mesmo dos próprios descobrirem.
Gostei muito da história, achei que não conseguiria ler pois o inicio é um pouco maçante e talvez por erro da editora, passa a impressão de não ter sido revisado nenhuma vez, mas como adquiri o volume no booktour, quis dar mais uma chance a história e não me arrependo em nada! Li em três dias, sem brincadeira e o livro possui 413 páginas carregadas de história!
Me apaixonei pela Ana e pelo David sem saber que tinham potencial para ser um casal. Ela é doce e delicada e ele inseguro ao extremo, mesmo sendo um príncipe. Achei que Aline e Lucas seriam um casal também, mas gostei muito do final escolhido para eles, só fiquei frustrada de não ter mais para ler, queria que a Pamela não tivesse corrido tanto no final da história, me deu a sensação que ela queria terminar logo rs.
O que mais gostei no enredo foi a leveza com que foi escrito, a história flui um pouco lenta demais as vezes, porem deixando no ar informações que o leitor encaixa delicadamente no mesmo ritmo que o próprio David as encaixa.
A única coisa que tenho a ponderam, além da revisão e diagramação que pareceram não ter sido feitas com capricho pela editora é que a Pamela se repete muito em algumas ocasiões, citando explicações desnecessárias no meio das narrações, como se o leitor não tivesse prestado atenção da primeira vez e fosse necessário dizer de novo. Fica chato, explicativo demais.
Um exemplo: o capítulo narrado pelo Rei Ricardo onde ele acredita que sua esposa e a criança estão mortos, a autora explicou que ele estava errado em algum ponto e disse o motivo, não era necessário, precisávamos da emoção do Rei.
Isso me lembra outro ponto: as emoções dos personagens foram pouco aproveitadas, com uma pitadinha a mais de drama, lágrimas e adrenalina, tenho certeza que prendera ainda mais os leitores.
Apesar dos pontos negativos citados, ainda assim eu leria novamente a história, quantas vezes necessário. Amei de verdade! É diferente de tudo o que já li – exceto por algumas histórias reais da bíblia, pois o enredo me lembrou um pouco profetas, Deus, reis e sacerdotes – recomendo a leitura para os amantes de cidades imaginárias, reinados ao estilo Rei Arthur (sem a parte da bruxaria e cavaleiros).

Nota: 8,00

Espero que mais pessoas leiam e se apaixonem pela história como eu! Ela promete muitas surpresas!

Beijo, Mari Scotti

postado em http://twilightbrasilfanfics.com/blog/resenha-29-o-reino-de-milian-por-pamela-chris/

Vitrine TBF 15/10/2012

Beijo, Mari Scotti

Ka 16/10/2013

muito, muito bom
Olha
Eu vou ser bem sincera com vocês:
Eu não sei como falar desse livro para vocês, simplesmente não sei.

Adoro contos de fadas, adoro. E O Reino de Milian me levou de volta à minha infância.
Não, o livro não é infantil, mas certamente tem a pureza e delicadeza das mais belas estórias.

Milian é dividida em três reinos, o dança, o do canto, e o do som. Eles viviam em harmonia até que os representantes de cada reino se sentiram ameaçados pelo nascimento de um herdeiro do trono, e traíram o Rei, separando os três reinos e acabando com a harmonia dos mesmos.

Eles já não podiam mais conviver entre si, fronteiras foram criadas para separá-los.

As coisas começam a mudar quando David, do Reino do Som, chega ao Reino da Dança em busca de Ana. Os dois, juntos com alguns outros amigos, partem em busca do filho do rei Ricardo.

Os personagens são super cativantes, principalmente o David, com seu coração cheio de nobreza e Ana, super gentil e delicada. A leitura fluiu de forma leve e encantou meu coração a cada virada de página.

Também achei que a autora fez um ótimo trabalho criando um mundo novo, e isso não é um trabalho fácil hein! rs
O livro é simplesmente lindo, inteiramente recheado de fantasia e aventura.

Claros, houveram alguns pontos negativos, a revisão poderia ter sido melhor, mas isso não me atrapalhou em nada.
Enfim, O Reino de Milian me encantou, e eu recomendo a todos os amantes da literatura.

Espero que tenham gostado.

site: www.achoquecresci.com