Resenhas - Luísa (quase uma história de amor)

Matheus656 11/05/2022

Um livro diferente
Bom, não conhecia nada sobre o livro, comprei em um sebo por dois reais, pois gostava de algumas minisséries e novelas da escritora. A história então, é toda diferente. Aqui, temos a Luísa que é a personagem título do livro, mas que, não narra sua vida, no lugar temos amigos, ex marido, e por ai vai falando sobre ela. Cada um dando a sua visão e fatos sobre a protagonista. Não foi um livro ruim de se ler, mas também, confesso que não entendi o propósito da obra. Então nota 3 estrelas, para ficar no meio termo. Talvez (e com certeza será) uma leitura esquecível.

Luísa Toresan 12/10/2021

Gostei muito do livro. Luísa é definida por uma das personagens como uma mulher de diversas personalidades, mudando-as para cada pessoa. E foi isso que esse livro quis passar, cada face de Luísa mostrada para cada uma das 5 personagens. E às vezes me passou a sensação de que nem a própria Luísa sabia quem era de verdade, e o livro conseguiu transmitir isso muito bem através de cada ponto de vista.

montegromery 30/07/2023

Abundantemente breu, abundantemente fel
O livro fala sobre Luísa, contudo, diferente da maioria das narrativas, a história da personagem é contada sob o viés das pessoas que conviviam com ela. Os leitores vão conhecendo Luísa aos poucos, a partir de memórias e de perspectivas diferentes. Cabe a nós definirmos ela sob a nossa experiência de mundo, sob a maneira como nos enxergamos e enxergamos as pessoas ao nosso redor.

?De modo geral, esses compartimentos não se interpenetravam. Para cada um ela usava uma roupagem e uma linguagem, adequava certas medidas de inteligência ou mediocridade, retraimento ou excentricidade, afetação ou naturalidade?

Para mim, esse foi o fragmento que mais definiu a personagem. No último capítulo percebi que, talvez, a interpretação que eu tive do livro estivesse certa: Luísa é uma ?mirrorball girl? - ?never been in natural all i do is try try try?. Porém, obviamente, eu sou mais um dos narradores tentando defini-la sob minha percepção de mundo.

Cristian Monteiro 21/08/2023

Conhecia a Maria Adelaide Amaral como dramaturga (das melhores, vale assistir as minisséries que escreveu), esse é o primeiro romance que leio dela e não poderia ser melhor, mais de 30 anos depois ele ainda tem potência e frescor, e será sempre atual já que trata de emoções tão íntimas, tão furtivas e tão intensas.

É lindo que Luísa é construída através de seus amores, suas paixões, seus afetos e vaidades, defeitos e confissões, através das lembranças e percepções de quem cruzou sua vida de forma significativa.

O pano de fundo, as dores do pós ditadura, dá ainda mais aspereza a obra.

Trata-se de uma das melhores leituras do ano.

JoAo366 23/02/2024

Simplesmente um dos melhores livros que já li. Luísa me fez ficar sem dormir por ansiedade de tanto ficar pensando e ligando cada relato. É lindo o jeito que Maria Adelaide Amaral consegue criar cada capítulo.. É usada uma abordagem diferente para cada personagem contar a sua visão de Luísa, e eu acho isso o ponto alto do livro. Os personagens são de uma complexidade que faz com que o livro te coloque numa sessão de terapia onde você traça o perfil e as manias de todos eles.

Pra mim, o capítulo do Sérgio foi o mais bonito. Chorei tanto. É lindo ver esses encontros e desencontros do amor. Ou até mesmo ver o poder que o silêncio tem.

Rafa 11/05/2024

Perda
O livro se perde no objetivo central, não que tudo precise de um fim que amarre os meios mas senti muita falta disso, eles desenvolvem uma personagem em todo o livro para absorvê-la ao final de tudo. Um pouco decepcionada, mas foi uma experiência boa pois a escrita e ótima

Danny 11/09/2010

De início, o livro causou-me grande estranheza, já que Luisa é uma personagem ausente. A história,se passa em Sampa nas décadas de 1960 e 1970, onde temos exposto o perfil da protagonista Luísa a partir do ponto de vista de cinco personagens - o amigo homossexual ( uma figuraa), um apaixonado platônico,a amiga militante, seu ex-amante, e o ex-marido.

Um trecho do livro
"- Esse farol não existe há séculos.
- Esse farol foi muito importante na nossa relação.
- Simulacros, Magra. Vocês viveram de simulacros.
- O que você chama de simulacros eu chamo de fantasia, e sem ela eu não consigo viver".

(Luísa (Quase uma história de amor), Maria Adelaide Amaral, p. 174)

Paloma.Ferreira 13/06/2020

A dramática história de Luísa. A pergunta que não tem resposta: afinal, em que momento Luísa esteve certa de suas escolhas? E porque deveria eu julgar se as escolhas são suas? Talvez o final da história responda estes questionamentos, ou talvez, algumas perguntas não possuem respostas mesmo.

Lu 10/08/2021

Acho que foi a primeira vez que li um livro escrito dessa forma o que foi muito interessante. Mostra muito bem como todos usamos certas mascaras sociais dependendo de com quem estamos e como na verdade ninguém realmente nos conhece, apenas aquela persona que decidimos mostrar.

Renata.Mieko 27/11/2023

Eu amo livros em que a personagem principal é mulher e desafia todos os estereótipos.
Quem nunca quis ser uma Luísa?

folklost 15/02/2024

Fragmentos de visibilidade
Acredito que no final do dia, existe uma luísa em cada uma de nós, mulheres, almejando a liberdade....

Nayane46 10/03/2024

Nesta obra não nos deparamos com o ponto de vista de Luísa, os capítulos tratam de mostrar a maneira em que diferentes pessoas do convívio dela a enxerga. Vemos Luisa pelo olhar de Marga, a melhor amiga; Raul, um amigo homossexual; Rogério, um apaixonado platonicamente por Luísa; Mário, seu marido e Sérgio, seu amante. Confesso que o capítulo que mais me agradou foi este último

Esta obra me agradou bastante. Foi interessante observar como cada um de nós pode gerar diferentes sentimentos, ideias e impressões às pessoas do nosso convívio.  Cada uma delas nos vê de uma forma diferente.

Me siga no Instagram: @lar.da.leitura

Leandro 04/02/2024

A forma de contar a história é muito interessante!
A história de Luísa é contada na perspectiva de outras 5 pessoas. Apesar de ser a protagonista, só ficamos sabendo quem é ela pela visão dessas pessoas. Na verdade, conhecemos 5 faces da Luísa.

Muito interessante a forma como a história foi contada. Mas não achei o enredo espetacular.

O texto é simples. É um livro de leitura rápida, ideal praqueles momentos em que você não quer uma leitura densa.

Amanda3913 08/02/2024

Tu não pega ela. Ela é quem te pega ?
Durante a leitura, em vários momentos fiquei confusa sobre a personalidade da Luísa. Em alguns momentos me pareceu que ela é uma manipuladora, em outros, apenas uma iludida buscando o amor, em outros ainda, uma iludida manipuladora buscando apenas se satisfazer.

A satisfação não (apenas) no sentido sexual. Mas no sentido intelectual, social, de ser aceita em todos os lugares. De parecer querer se encaixar.

Depois, fiquei com a sensação de que a maioria desses "amores", na verdade, foram idealizados pelos outros personagens, como uma tentativa de decifrar Luísa.

Como se o fato de Luísa se interessar, ou não, por estes personagens fizessem dela uma megera.

Ainda não sei bem o que sentir. Não sei bem que é Luísa. Mas sinto que foram várias quase histórias de amor.

Paula.Campos 21/02/2024

Ser e não ser
Essa leitura foi uma experiência de altos e baixos. Trechos lindos, irônicos, com o nível perfeito de drama. Outros trechos entediantes e sinceramente confusos, mas que não tiram a beleza inteira do livro. Não se tornou um dos meus favoritos, mas foi uma leitura prazerosa.