Eu, Alex Cross

Eu, Alex Cross James Patterson

Resenhas - Eu, Alex Cross

@biaentreleituras 16/09/2015

Quando se trata de livros policiais sou fascinada por Harlan Coben e Agatha Christie, há pouco tempo descobri James Patterson e gostei muito de sua escrita, eu ainda não havia lido nenhuma série dele com o detetive Alex Cross e comecei muito bem, já gostei do Alex. O livro tem um enredo simples e totalmente instigante, o autor consegue criar um universo meio conspiratório onde ficamos atentos a tudo para descobrir a identidade do assassino que age de maneira completamente inusitada, o que se sabe sobre ele? quase nada. Zeus é o seu codinome. Vem comigo entender melhor.

Alex Cross já é um detetive conhecido e está comemorando o aniversário com a namorada e a família, no meio da festa recebe um telefonema que acaba com toda a festividade, ocorreu um assassinato brutal e a vítima foi Caroline Cross (sobrinha dele), Alex fica abalado com a notícia e jura que capturar o assassino indo até as últimas consequências.

Ele parte com Bree (sua namorada, quase noiva) no meio da noite para o necrotério e ao chegar se surpreende com o que encontra, não vou mencionar o estado em que ficaram os "restos" (essa é a palavra escrita no livro e se encaixa muito bem com a situação) para não dar spoiler mas é algo chocante.

Conforme o detetive investiga a morte da sobrinha ele descobre que ela estava envolvida com uma casa de prostituição muito luxuosa e que não foi a única vítima. Os clientes que frequentam esse lugar são poderosos e preferem manter o anonimato, mas dentre eles existe um que é muito perigoso e também o mais poderoso de todos, ele usa o codinome Zeus e nunca mostra o rosto. Ele sempre agenda suas visitas na suíte VIP e nunca tem contato com ninguém do clube, a não ser as garotas que lhe servirão na noite, está sempre mascarado e seus métodos são extremamente sádicos levando suas vítimas a mortes horrendas, dolorosas e inacreditáveis. Mas uma jovem conseguiu fugir e agora a identidade de Zeus corre perigo.

Existem rumores sobre o envolvimento de Zeus com a Casa Branca e a medida que o detetive Alex Cross avança nas investigações as evidências ficam mais claras, nomes de pessoas ligadas ao governam começam a se relacionar ao caso até que o serviço secreto também entra em ação. O detetive está bem próximo de descobrir quem é Zeus e um caso curioso acontece.

Em meio a toda essa confusão um drama familiar acontece na vida do detetive, sua avó acaba internada e sua saúde está grave, chegando a entrar em coma. Alex Cross se divide entre investigar o assassinato de sua sobrinha e aos cuidados com sua avó.

O desfecho dessa trama e a identidade de Zeus são surpreendentes, sabe quando você precisa ler de novo só para ver se entendeu direito? pois é, foi bem assim. Não acreditei no que tinha lido, o final dessa investigação é digno do "fiquei sem palavras" para a cena que eu li. O Epílogo é perfeito.

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

sara 05/09/2015

sobre o livro
o personagem envolve você totalmente com a história.

Jaíne 11/07/2015

Se redimiu bonito James!
Se tratando de James Patterson, posso dizer que comecei com o pé esquerdo.
O primeiro livro dele, o qual tive contato, foi Bruxos e Bruxas, que na minha opinião é uma verdadeira tragédia literária de tão ruim.
Então quando peguei Eu, Alex Cross para ler, estava com a desconfiança lá em cima se o livro realmente valeria a pena, afinal, como acabei de dizer, minha primeira experiência com James tinha sido péssima.
Mas, não foi preciso que eu chegasse nem na metade do livro para ter a certeza que o autor havia se redimido comigo. De maneira incrível.
Como muitos e muitos autores de suspense, normalmente há aquele personagem padrão que aparece em vários livros desvendando vários casos. No caso de James Patterson, seu personagem padrão é Alex Cross.
Neste livro, Cross está atrás de mais um caso. Tudo começa quando ele recebe uma ligação dizendo que sua sobrinha foi assassinada. De maneira brutal. E bote brutal nisso.
Uma parente do detetive é a vítima, isso já dá outro ar a investigação.
Mas ela não é a única vítima. E nem a última.
A história, cheia de detalhes macabros e conspirações é eletrizante. Repleta de ação.
Eu simplismente não conseguia parar de virar as páginas. Tanto que finalizei a leitura em 3 dias.
Não acho que James Patterson supere o titio Sidney no quesito fazer mistério e te enganar direitinho, mas subiu no meu conceito depois dessa obra.
Leiam, leiam e leiam. Está mais do que recomendado.

E para ter acesso a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br

Ana Paula 07/07/2015

Sensacional
Desde que eu li Os assassinos do cartão-postal, James Patterson entrou na lista de meus escritores de suspense preferidos. Eu, Alex Cross, é o primeiro da série que eu leio, embora seja o oitavo lançado no Brasil.

O detetive Alex Cross está comemorando seu aniversário em família, quando recebe uma ligação da polícia informando que sua sobrinha Caroline foi assassinada e que seus "restos" estão no necrotério. Abalado com a notícia e intrigado pelo termo usado pelo policial, Alex parte imediatamente para acabar descobrindo que sua sobrinha morreu de forma violenta e cruel. E ainda, que Caroline estava se prostituindo.

Cross começa sua investigação determinado a encontrar o monstro que teria feito aquilo, mas descobre que o assassinato não é um acontecimento isolado, pois outras garotas também desapareceram misteriosamente. Um nome surge: Zeus. Um frequentador de um clube privado que é o principal suspeito, embora ninguém conheça sua verdadeira identidade, apenas que se trata de uma pessoa poderosa.

Para piorar o cenário, pessoas importantes da política podem estar envolvidas, o que faz com que a investigação seja repleta de informações protegidas e ameaças, aumentando ainda mais o mistério.

A narrativa de Patterson é simples e envolvente. Logo na primeiras páginas você já é fisgado pelo mistério que envolve a morte das jovens e passa a montar suas hipóteses. Quando a Casa Branca dá atenção ao caso, ficamos ainda mais intrigados.

Em meio a toda a investigação, Alex ainda tem que lidar com um sério problema de saúde de Nana, a avó que o criou e que ele tem como sua fortaleza. Extremamente afetado pelos acontecimentos, Alex conta com ajuda da namorada e também detetive Brianna.

Todo o mistério gira em torno da identidade de Zeus. Patterson caprichou na crueldade das ações de Zeus, nos detalhes das mortes e na forma como se livram dos corpos. Lembra o que eu disse lá no começo? Os restos de Caroline... Então, chega a dar arrepios de imaginar a cena!

Posso afirmar que Eu, Alex Cross é uma leitura sensacional e que você vai devorar o livro rapidinho, pois será impossível larga-lo antes de descobrir quem é o poderoso e monstruoso Zeus.

site: www.estante-da-ana.blogspot.com.br

Anderson 26/05/2015

Eu, Alex Cross
O livro é dividido em quatro partes e em cada capítulo você se depara com visões diferentes da história. Ex: Em um capítulo você está lendo os acontecimentos pela visão de Alex Cross, enquanto em outro capitulo você está lendo a partir da visão de um narrador onisciente, com a presença de outros personagens. Fato que pode gerar confusão algumas vezes.
No dia do seu aniversário, Alex é surpreendido por uma ligação, onde informam que sua sobrinha Caroline, foi assassinada e mutilada por um triturador.
Desesperado com a notícia e ao mesmo tempo disposto a descobrir o que levou ao assassinato, Alex corre atrás para descobrir pistas sobre sua sobrinha que não via há anos.
Ao analisar seus pertences no apartamento, Alex descobre que Caroline estava envolvida com prostituição, e começa a ligar os pontos a partir de algumas anotações que ele supõe serem pistas.

Com ajuda de sua namorada Bree, Alex supera mais um acontecimento. Sua avó Nana sofre umataque cardíaco e abala sua família. A tragédia na família e a procura por novas pistas para o assassinato de sua sobrinha, faz com que Alex fique em perigo. Principalmente após descobrir que o principal suspeito que usa o codinome Zeus, e ao investigar mais afundo essa história, entra em cena o pessoal de segurança da Casa Branca e do serviço secreto tentando afasta-lo da investigação.

Difícil continuar a escrever sem contar spoiler, mais deixo um gostinho deu quero mais, para você ter essa brilhante descoberta do mundo de Alex Cross. Com uma narrativa e um enredo simples, o mistério fica por conta do assassino que mata prostitutas, a brutalidade descrita dos assassinatos e a simplicidade envolvendo o pessoal e o profissional. É um ótimo livro para quem quer se aventurar no universo policial/suspense.

site: comandoliterario1.blogspot.com

Leonardo 22/01/2015

Intrigante
Assim como todos os livros do brilhante autor James Patterson, este livro não poderia ser melhor, prendendo atenção do leitor do começo ao fim, apresentando historias aparentemente independentes, e interligando os fatos com maestria.

Naypinto 20/01/2015

Massaaaaa
Alex no dia do seu aniversário recebe um chamado pra investigar o caso de homicídio da sua única sobrinha, descobre que o governo esta envolvido e outras jovens também são assassinadas brutalmente.

ItaloDeck 24/11/2014

Esperava mais....
Eu, Alex Cross, foi o meu primeiro livro lido de James Patterson e consequentemente o primeiro livro lido do aclamado detetive Cross.
Livros de romance policial e temáticas investigativas são meus preferidos, mas, pelo menos neste livro, James Patterson não conseguiu me prender e fascinar de um modo que Harlan Coben ou Agatha Cristie fariam.
É uma boa história, mas não chega a ser tão surpreendente como é descrita na sinopse. É uma boa história, e talvez não passe disso: uma boa história, longe de ser surpreendente ou fantástica.

Angela333 19/11/2014

Alex Cross
Numa noite de festa, Alex Cross recebe uma notícia chocante O detetive está comemorando seu aniversário quando atende a um telefonema informando que sua sobrinha, Caroline Cross, foi brutalmente assassinada. Ele jura que vai capturar o criminoso e logo descobre que Caroline estava envolvida com prostituição e não foi a única vítima. Garotas de um clube privativo desaparecem misteriosamente Atrás de pistas do assassino, Alex e a namorada, a detetive Brianna Stone, vão a um lugar onde é possível realizar qualquer fantasia, desde que se conheçam as pessoas certas para entrar. É lá que um homem misterioso e de gosto excêntrico, autodenominado Zeus, sacia seus desejos. Um mistério que pode abalar o mundo Alex e Bree percebem que terão que enfrentar figuras muito importantes, perigosas e bem protegidas, das mais altas esferas da sociedade. E uma coisa é certa: elas farão de tudo para manter seus segredos.

Elisa 11/07/2014

RESENHA: Eu, Alex Cross - James Patterson
Alex Cross é um detetive implacável.
Famoso pela sua determinação, Alex é um dos mais conhecidos detetives da policia metropolitana.

Quando, na noite de seu aniversário, Alex recebe um telefonema avisando que a sua sobrinha, que ele não vê á mais de 20 anos, foi encontrada morta, triturada, no porta malas de um carro, sua reação não poderia ser diferente.

Jurando á si mesmo não descansar até pegar o assassino da sua sobrinha, Alex acaba embarcando num sub-mundo completamente novo, do qual ele pode, ou não, sair com vida.

Esse é o primeiro livro da série que eu leio, mas como uma boa fã novata de carteirinha, eu não podia perder a oportunidade de ler, nem que tivesse que começar pelo 16° livro -o que não atrapalha a leitura em absolutamente nada-.

James Patterson, sem sombra de dúvidas, já tinha conquistado um espaço no meu coração com o primeiro livro que li dele (4 de Julho), mas com esse, não é que entrou pra minha listinha de autores favoritos?!

O livro é completamente fascinante, do tipo que você larga tudo o que está fazendo só pra saber o final, o qual independente de quantos livros policiais você já tenha lido, sempre vai te surpreender!

Quanto á escrita, há quem diga que é pobre, ou coisas do tipo. Eu, particularmente, acho um crime dizer tal coisa, já que todo o enredo do livro é bem amarrado e cheio de suspense.
É uma série que com certeza darei continuidade, e que não me deixou nada a desejar no quesito mistério, ou até mesmo drama.

Nota final: 9/10”

site: http://frutifica-r.tumblr.com/

CGarrido 08/05/2014

Foi o primeiro livro que li do autor. Não achei nada de extraordinário, somente um bom livro para se distrair, mas longe de ser um livro marcante. A trama até que prende, ainda que exista um grande conflito de interesse se fosse "realidade". Mas é isso aí, para quem gosta de ler policiais e quer se distrair sem esperar muito do livro, pode lê-lo.
ItaloDeck 24/11/2014minha estante
Faço minhas suas palavras.

_vspetrus 26/04/2014

Alex Cross #16: Eu, Alex Cross - James Patterson
"Numa noite de festa, Alex Cross recebe uma notícia chocante. O detetive está comemorando seu aniversário quando atende a um telefonema informando que sua sobrinha, Caroline Cross, foi brutalmente assassinada. Ele jura que vai capturar o criminoso e logo descobre que Caroline estava envolvida com prostituição e não foi a única vítima. Garotas de um clube privativo desaparecem misteriosamente. Atrás de pistas do assassino, Alex e a namorada, a detetive Brianna Stone, vão a um lugar onde é possível realizar qualquer fantasia, desde que se conheçam as pessoas certas para entrar. É lá que um homem misterioso e de gosto excêntrico, autodenominado Zeus, sacia seus desejos. Alex e Bree percebem que terão que enfrentar figuras muito importantes, perigosas e bem protegidas, das mais altas esferas da sociedade. E uma coisa é certa - elas farão de tudo para manter seus segredos."

Na introdução eu falei que o livro parece um roteiro de filme, pelo simples fato de a história (e o desenrolar) que é mostrado aqui já ter sido mostrado em filmes, como também em séries. CSI: Investigação Criminal algumas vezes já abordou o tema prostituição de luxo, como também magnatas utilizando de seus serviços.

"Ela montou Liz, ambas nuas àquela altura, exceto pelas joias de aparência cara, seus vestidos pretos justos amontoados em pequenas pilhas no chão. Sasha estendeu a mão para o criado-mudo, abriu a gaveta e tirou lá de dentro um vibrador grosso, cor de creme. Ela o ergueu, balançando-o para que Benjamim Paintner pudesse vê-lo. Os olhos dele se arregalaram apropriadamente."

Perdoe-me pelo trecho acima, mas é à partir dele que vou explicar o erotismo e a prostituição abordada na obra. Já que o foco principal é a venda do corpo, vemos alguns trechos bem simbólicos de cenas de sexo, além de o linguajar mudar - passar para algo mais "das ruas" - quando quem está falando é um cafetão ou a própria acompanhante. As cenas de sexo não são detalhadíssimas, como em Cinquenta Tons de Cinza, tanto pelo fato de elas serem quase sempre contadas em terceira pessoa e também pelo fato de o livro não tratar só disso.

Além disso, algo que eu notei foi que o autor nos dá um inside no mundo da prostituição de luxo, mais exatamente. O que acontece lá dentro? Qual o fenótipo das garotas de programa? O que elas têm que fazer para/por/com seus clientes? Como são tratadas? Por que elas vão parar nesse mundo? São algumas das questões que o James Patterson aborda no início da obra.

A bala alojada em algum lugar na parte de baixo das suas costas tornava cada movimento e cada espiração uma agonia, causando mais dor do que Hannah jamais imaginara possível. Era apenas a ameaça de uma segunda bala ou talvez algo pior que a mantinha de pé e seguindo em frente.

A descrição desse e do outro livro da série Alex Cross que li possuem uma descrição muito sucinta. Não espere algo muito detalhado, mas espere por algo necessário. Em algumas momentos da obra temos uma descrição bem suave, mas em outras o autor faz análises emocionais profundas - quando a história é contada em primeira pessoa. Se você gosta de cenas mais detalhadas, talvez você não goste muito desse quesito.

Outra coisa muito legal e isso vale para todos os romances policiais bons que você pode ler é que o autor lhe jogar informações e cenas aleatórias, mas no decorrer da obra ele vai conectando cada pedaço, cada nome, cada ato de cada personagem num desfecho bem explicado e coerente com tudo que ele vem apresentando. Sem deixar nenhuma ponta solta.

Devo admitir que não gostei do desfecho do mistério. Foi algo completamente inesperado, diga-se de passagem, mas o modo como o autor finalizou o caso, foi fraco. E ainda mais o epílogo. Já que não li os anteriores da saga, fiquei um pouco perdido com a aparição de Kyle Craig.

O que me fez ter interesse a começar a ler a saga Alex Cross foi ter descoberto que o filme "A Sombra do Inimigo", dirigido por Rob Cohen e estrelado por Tyler Perry e Matthew Fox, é baseado em um livro da série. Fazendo algumas pesquisas para essa resenha, descobri que ele é um roteiro adaptado deste livro ao qual vos falo. Ao relembrar do enredo do filme e comprar com a história do livro eu pergunto: "mas o que foi que fizeram com esse roteiro?"

Mais resenhas, acesse o blog SOBREVIVENDO À NOITE!

site: www.sobrevivendoanoite.blogspot.com

Alessandra 06/03/2014

Sobre a doença de Nana...
Só eu achei as partes dedicadas à família e principalmente à doença da Nana um saco, totalmente desnecessárias?

No geral, achei um bom livro. Não é super inteligente ou uma leitura riquíssima, mas não dá pra negar que é um bom suspense, com um bom final. Mas talvez por não ter lido os demais livros com o Alex Cross, vi necessidade nenhuma daquele drama familiar, para mim ali tinha a oportunidade de desenvolver muito mais o suspense em torno de Zeus em páginas que foram desperdiçadas com - ai, como sofro, Nana está doente.
linze 23/04/2014minha estante
concordo plenamente,tbm foi o primeiro livro que li do autor e me senti enrolada. Os acontecimentos que realmente importam formam uma lista ridicula de pequena.

Higor 25/01/2014

Você, livro ruim
Daí que todo o marketing em volta de James Patterson, tanto da Arqueiro, quanto da Novo Conceito, fizeram-me perguntar quando enfim leria algum livro dele. Eis que o dia chegou, e com ele a grande decepção.

Livros policiais são ótimos, mesmo sendo um tanto clichês na maioria das vezes, mas eu nunca havia lido um livro policial de apenas 198 páginas. Logo de cara achei totalmente impossível uma boa trama ser desenrolada e bem construída em tão poucas páginas. O fato de ser o 16º livro de uma série também desanimou bastante, apesar de ter consciência de serem casos independentes, o que não atrapalha em um todo.

A história é contada rápida demais, sem muitos detalhes, e os personagens mencionam que sabem dos fatos decisivos para a identificação do vilão, mas nós, leitores, ficamos alheios a isso, dando a entender que pulamos tal parte. A história já não tinha potencial, mesmo com o autor forçando, sempre dizendo que tal crime iria abalar não somente a família de Cross, mas os EUA e o mundo todo. Rá, muito exagero. A maneira como foi escrita atrapalhou ainda mais a desastrosa leitura.

As páginas não viram sozinhas, como a Arqueiro vêm anunciando, pois eu as passava com bastante dificuldade. O autor de suspense mais vendido do mundo decepcionou muito, muito mesmo. O livro é tão ruim, mas tão ruim, que até o título “Eu, Alex Cross” não condiz em nada com a história. Eu esperava que houvesse algo a ver com a identidade do tal, ou até amnésia, mas nada condizente com o título aconteceu.

A verdade é que tudo não passou uma infeliz leitura. Mesmo com várias séries e livros individuais por aí, o autor fez com que eu, a partir desse livro, não tenha mais nenhuma vontade de sequer folhear suas histórias na livraria. Ainda bem que o livro é fino, então não sofri tanto para concluí-lo.
Sandra :-) 12/02/2014minha estante
Pois eu não consegui nem terminar... abandonei sem piedade!
Adorei seu título da resenha :)

Larie D. 10/04/2017minha estante
Perfeito seu comentário! Fiquei muito tempo na vontade de ler esse livro (outros de maior interesse meu apareceram pelo caminho) e acabo de terminá-lo. Quando acabou, fiz a maior cara de "ué" possível hahaha o começo e o meio são bons (considerando-se um livro de 198 páginas) mas o final é horrível. Tudo muito corrido e sem emoção alguma. Bem triste. Pelo menos comprei em ebook então posso excluí-lo e fingir que nunca li hahahaha

Teo 27/12/2013

Possuidor de um enredo de suspense bastante dinâmico, além de acertar na subtrama mais "pessoal", este é o primeiro romance que leio do personagem Alex Cross e do escritor James Patterson, mas já recomendo. Leitura fácil, dinâmica e envolvente; um entretenimento de qualidade.