Eu, Alex Cross

Eu, Alex Cross James Patterson

Resenhas - Eu, Alex Cross

Saulo 18/11/2013

Eu, Alex Cross
James Patterson, o autor de suspense mais vendido do mundo
EU, ALEX CROSS,

O herói é Alex Cross, detetive da polícia metropolitana de Washington, que tem a nobre missão de investigar o assassinato brutal de sua sobrinha e no decorrer do caso se vê envolvido numa trama ainda maior envolvendo prostituição, corrupção e pessoas poderosas do alto escalão do governo americano.

Basicamente se trata de um livro policial com a batida figura do detetive de personalidade inconsequente que vai até o fim para desvendar o caso. O enredo não é dos mais inspirados, mas devido a condução cinematográfica, que mesmo sem reviravoltas ou grandes surpresas, o leitor tem nas mãos uma leitura que prende, mas que promete bem mais do que é capaz de cumprir.

Uma das características mais interessante que vi no livro, foi o desenrolar da história quase idêntica ao desenvolvimento de um filme. O texto é fluido e seus capítulos são curtos e bem construídos, proporcionando uma leitura que sempre empurra o leitor a querer sempre ler mais um capítulo.

Entretanto, a trama secundária que retrata a vida pessoal do detetive e de sua família, em nada contribui para agregar a narrativa, sobretudo pelo fraco desenvolvimento das personalidades de seus familiares. Isso faz com que o leitor não se importe com a vida particular de Alex Cross e nos faz torcer para que o detetive volte logo ao trabalho e continue o que realmente interessa na história.

Além disso, na capa do livro tempos uma pequena sinopse: “Em meio a uma grande crise familiar, o detetive luta para desvendar um mistério que pode abalar o mundo.” Porém, esse grande mistério que a sinopse diz, não fez nada bem ao livro e pode frustrar o leitor por proporcionar expectativas tão elevadas. A conclusão do mistério não é das melhores e faltam explicações do que aconteceu depois da resolução do caso.

Por fim, é um bom livro para passar o tempo, mas o final da trama não surpreende e pode desagradar alguns leitores mais exigentes.

Mick 18/11/2013minha estante
Excelente resenha!

linze 23/04/2014minha estante
olha que eu nao sou do tipo leitor exigente,mas acho que muitas paginas foram desperdiçadas. Considero uma leitura para situaçoes extremas de tedio..

Jany 18/12/2014minha estante
Concordo com vc!! um final sem surpresa para um livro de suspense, está mais para Criminal minds em versão de livro rsrsr acho que a série de tv tem mas suspense e finais melhores.
Mas dá para ler.

@Renanlandim22 30/12/2011

Eu, Alex Cross.
Esse foi o primeiro livro de James Patterson que leio. E provavelmente, o ultimo tambem. O autor é muito comentado, sucesso de vendas, e conhecido por todo o mundo. Fiquei curioso, e esperançoso em ler uma obra dele. Achei essa interessante pela sinopse, e peguei para ler.

A linguagem é totalmente simplista. O enredo é um completo clichê de livro policial, absolutamente sem graça. Os personagens são de uma superficialidade incrível.

Em resumo, um livro muito fraco, um autor mais fraco ainda, o que so prova que para ter sucesso com a populacao, basta fazer qualquer coisa simples e pequena.
Ique 04/01/2012minha estante
Li a obra O Dia da caça, e concordo com você, achei o autor muito frio com os personagens. Nessa obra - O dia da caça o personagem principal é o Alex Cross, e não vi tanta graça nele. Mas gostei da escrita do autor e do cenário. Clichê? Foi sim, me vi lendo livros de Harlan coben muitas vezes ao ler O dia da caça. Bom saber a sua opinião sobre: Eu, Alex Cross.

Araggorn 05/07/2012minha estante
Lê o Michael Connely e o seu famoso detetive Harry Bosch. Tem o livro O Poeta, Morte Proibida, O Espantalho(Eeste último com o jornalista Jack McEvoy).
O melhor a fazer é conhecer o personagem desde os primeiros livros, pois assim ele vai ficando íntimo e mais bem definido. Procura a cronologia da série e dá uma lida. Assim deve ser com Patterson e seu personagem Alex Cross.
Porém considero o Harry Bosch verossimel e de muita profundidade. O melhor!
www.siriguelasaltitante.com.br

Suliany 07/01/2020

Fraco
O detetive Alex Cross se depara com o assassinato de sua sobrinha e na investigação descobre que ela estava envolvida em prostituição com mais casos envolvidos. A Casa Branca veio interferir pois envolve importantes figuras de seu meio.

Livro ruim demais! Salvou um pouco o final, mas sem trama no decorrer.
Lorena 18/04/2020minha estante
é um dos meus livros prediletos. Já reli 2 vezes.

Suliany 20/04/2020minha estante
Que legal Lorena!! Eu gosto dos livros dele tbém. :)

Higor 25/01/2014

Você, livro ruim
Daí que todo o marketing em volta de James Patterson, tanto da Arqueiro, quanto da Novo Conceito, fizeram-me perguntar quando enfim leria algum livro dele. Eis que o dia chegou, e com ele a grande decepção.

Livros policiais são ótimos, mesmo sendo um tanto clichês na maioria das vezes, mas eu nunca havia lido um livro policial de apenas 198 páginas. Logo de cara achei totalmente impossível uma boa trama ser desenrolada e bem construída em tão poucas páginas. O fato de ser o 16º livro de uma série também desanimou bastante, apesar de ter consciência de serem casos independentes, o que não atrapalha em um todo.

A história é contada rápida demais, sem muitos detalhes, e os personagens mencionam que sabem dos fatos decisivos para a identificação do vilão, mas nós, leitores, ficamos alheios a isso, dando a entender que pulamos tal parte. A história já não tinha potencial, mesmo com o autor forçando, sempre dizendo que tal crime iria abalar não somente a família de Cross, mas os EUA e o mundo todo. Rá, muito exagero. A maneira como foi escrita atrapalhou ainda mais a desastrosa leitura.

As páginas não viram sozinhas, como a Arqueiro vêm anunciando, pois eu as passava com bastante dificuldade. O autor de suspense mais vendido do mundo decepcionou muito, muito mesmo. O livro é tão ruim, mas tão ruim, que até o título “Eu, Alex Cross” não condiz em nada com a história. Eu esperava que houvesse algo a ver com a identidade do tal, ou até amnésia, mas nada condizente com o título aconteceu.

A verdade é que tudo não passou uma infeliz leitura. Mesmo com várias séries e livros individuais por aí, o autor fez com que eu, a partir desse livro, não tenha mais nenhuma vontade de sequer folhear suas histórias na livraria. Ainda bem que o livro é fino, então não sofri tanto para concluí-lo.
Sandra :-) 12/02/2014minha estante
Pois eu não consegui nem terminar... abandonei sem piedade!
Adorei seu título da resenha :)

Larie D. 10/04/2017minha estante
Perfeito seu comentário! Fiquei muito tempo na vontade de ler esse livro (outros de maior interesse meu apareceram pelo caminho) e acabo de terminá-lo. Quando acabou, fiz a maior cara de "ué" possível hahaha o começo e o meio são bons (considerando-se um livro de 198 páginas) mas o final é horrível. Tudo muito corrido e sem emoção alguma. Bem triste. Pelo menos comprei em ebook então posso excluí-lo e fingir que nunca li hahahaha

Aryane 22/02/2016

Sempre perfeito em suas histórias!
Neste livro, o personagem já conhecido Alex Cross está comemorando seu aniversário, quando recebe uma ligação, avisando que encontraram sua sobrinha, Caroline Cross, morta. Abalado, o detetive vai atrás de informações e se depara com aspectos muito bizarros sobre a morte da jovem.

Sedento de informações, ele entra no caso para descobrir quem assassinou Caroline. Só que ele não podia imaginar que não estava lidando apenas com um assassino, mas com um esquema muito complexo, liderado por figurões da Casa Branca, alimentado por milhões de dólares.

Acho que qualquer observação minha será pequena, perto da grandiosidade do trabalho de James Patterson. Gosto da maneira como ele descreve cenários, o sarcasmo embutido nos diálogos e os capítulo, que são bem curtos.

Mas, se posso destacar um ponto negativo que eu encontrei neste livro, foi a quantidade de nomes de personagens secundários citados. Isso me confundiu um pouco. Mas fora isso, é mais um livro incrível!

Quatro estrelas!

site: amoremletras.wordpress.com
Day 28/01/2018minha estante
Por se tratar de uma série, você acha que atrapalha ler este livro primeiro? Sabe dizer se tem uma ordem ou consigo ler tranquilamente?

CGarrido 08/05/2014

Foi o primeiro livro que li do autor. Não achei nada de extraordinário, somente um bom livro para se distrair, mas longe de ser um livro marcante. A trama até que prende, ainda que exista um grande conflito de interesse se fosse "realidade". Mas é isso aí, para quem gosta de ler policiais e quer se distrair sem esperar muito do livro, pode lê-lo.
ItaloDeck 24/11/2014minha estante
Faço minhas suas palavras.

Alessandra 06/03/2014

Sobre a doença de Nana...
Só eu achei as partes dedicadas à família e principalmente à doença da Nana um saco, totalmente desnecessárias?

No geral, achei um bom livro. Não é super inteligente ou uma leitura riquíssima, mas não dá pra negar que é um bom suspense, com um bom final. Mas talvez por não ter lido os demais livros com o Alex Cross, vi necessidade nenhuma daquele drama familiar, para mim ali tinha a oportunidade de desenvolver muito mais o suspense em torno de Zeus em páginas que foram desperdiçadas com - ai, como sofro, Nana está doente.
linze 23/04/2014minha estante
concordo plenamente,tbm foi o primeiro livro que li do autor e me senti enrolada. Os acontecimentos que realmente importam formam uma lista ridicula de pequena.

Maisa 01/08/2012

Um bom livro, mas nada de inovador
O livro Eu, Alex Cross foi o primeiro que eu li da serie. O livro é pequeno, a leitura é bem dinâmica, capítulos pequenos que facilitam a não ter de parar a leitura no meio de qualquer ação. A leitura entretanto aparenta ser exatamente a descrição de um filme detetive. Não houve nenhuma inovação nesse sentido, a história está bem dentro da forma como são produzidas as histórias de filmes, nada diferente. Foi o que decepcionou um pouco. Não teve muito tempo para se envolver com os personagens, de forma a criar uma grande trama. Tem o personagem principal e o resto é tudo secundário. Apesar dos contras o livro foi um ótimo passatempo, tranquilo e divertido de ler.

Hector 01/08/2012minha estante
É, quando vi o tamanho dos capítulos foi a primeira coisa que me passou na cabeça: Filme.

Rafa 12/01/2012

Resenha - Eu, Alex Cross - James Patterson

Brunna 04/01/2012

=/
De fato, como já havia lido em outra resenha: Fraco. Muito fraco. Narrativa e personagens pobres e pouco interessantes. Enredo clichê. Este livro não é nada tão digno de tanto sucesso como dizem...

jacdeoliveira 25/02/2012

E quando alguém de sua família some e você tem que investigar?

Alex Cross é um pai de família e que estava comemorando seu aniversário junto com a mesma. Muito feliz com a festa, o seu telefone toca. Era uma ligação de trabalho, mais um caso para ele investigar, mas este era um caso diferente, a pessoa sumida era sua sobrinha. Eles não eram muito próximos mas mesmo assim, é família.
Reunindo todas as pistas, Alex descobre que sua sobrinha era uma prostituta e que morreu de uma forma muito bruta. Além de ter descoberto isso, descobre também que sua avó está no hospital e isso o deixa muito mal.
Com muitos mistérios e surpresas Alex Cross começa a desvendar esse homicídio que querendo ou não o deixou muito mexido.

O livro é narrado em 3ª pessoa e algumas vezes vai mudando para a 1ª uma característica do autor que eu acho extremamente importante. Não é o primeiro livro do autor que eu leio, mas esse não me impressionou tanto quanto o outro.
Não sei porque, mas... A história me impressionou bastante até, sou uma grande admiradora de suspenses, e este realmente é um bom livro, mas comparado aos outros não é o melhor.
Para os admiradores do autor, e das histórias com certeza irá adorar a história deste livro. O modo que o autor leva a história, leva o destino dos personagens irá impressionar muita gente, mesmo eu não tendo me identificado muito com este livro, Alex Cross me surpreendeu em muitos momentos.
O livro ganhou minhas 4 estrelas e para quem gosta de suspense é um bom livro.

PLAYLIST: U2 - Desire

jessyroux 10/03/2024

Na escuridão, a verdade se revela.
Bem, sobre o livro, devo dizer que é uma montanha-russa emocionante de suspense e ação. A trama me prendeu desde o início, com reviravoltas surpreendentes e momentos de adrenalina pura. No entanto, em alguns pontos, senti que a narrativa poderia ser mais aprofundada, especialmente em relação ao desenvolvimento dos personagens secundários. Mesmo assim, é uma leitura emocionante que me deixou ansiosa para descobrir o que aconteceria a seguir.

Maria Clara | @mariaclarabruno 05/04/2012

Eu, Alex Cross é um dos livros da série Alex Cross do prestigiado James Patterson, o autor de suspense mais vendido do mundo.

Eu pedi o livro para resenha, após uma rápida pesquisa no Skoob, achando que seria um dos livros do autor que não faz parte de série alguma, mas havia me enganado e temerosa, comecei a ler.

Acredito que a série funcione como companion books (livros que não precisam do anterior para se entender o próximo), pois não tive problema algum de compreender a história e o mistério do livro, apenas no final, que fiquei com uma pulga atrás da orelha e preciso do anterior para conseguir entender.

O mistério apresentado é instigante e angustiante, e você acompanha a resolução da história em capítulos curtos com diversos pontos de vista diferentes. De agentes do Seviço Secreto Estadunidense, agentes do FBI, do detetive da Polícia Metropolitana Alex Cross e de pessoas envolvidas no escândalo.

E por falar dos capítulos, eles podem ser um pouco confusos no início. Até você se acostumar com a ideia de cada capítulo começando com um personagem diferente, em pontos completamente diferentes me deixou desnorteada, mas após alguns capítulos, tudo entrou nos eixos. Mas, ainda tem um, porém, o autor dividiu os capítulos de uma forma que ficaram completamente pequenos e tem alguns que não precisavam da divisão, por ser continuação do outro, mas acredito que ele fez esta escolha para atiçar o leitor e deixar a narrativa mais dinâmica.
A resolução da história foi inesperada, pelo menos para mim. Tinha um suspeito e no fim, não era ele. Mas a narrativa é maravilhosa, capaz de prender qualquer um do início ao fim e eu acabei entendendo porque James Patterson já vendeu tantos livros.

www.coffeesandbooks.com

Adriana 17/07/2012

Romance policial de alto nível!!!

Depois de ler O Diário de Suzana para Nicolas do autor James Patterson, fiquei irresistivelmente curiosa para saber quão bem o escritor se sairia no gênero policial. Suas séries Clube das Mulheres Contra o Crime e Alex Cross são muito famosas e sucesso de vendas por todo mundo.

Graças a parceria do blog com a Arqueiro, consegui este exemplar e pude constatar que a genialidade de Pattersom se estende a qualquer estilo.

Eu, Alex Cross é um livro de ação a todo o momento e narra um caso complicado que está nas mãos do detetive que dá nome a série e ao livro. Depois de descobrir que sua sobrinha, com a qual ele não tinha contato há muitos anos, foi brutalmente assassinada com ênfase no brutal, o investigador tem uma missão gigantesca pela frente.

O envolvimento de um clube de prostituição e membros do alto escalão de Washington deixa o jogo ainda mais perigoso. Mesmo arriscando envolver poderosos da Casa Branca em um escândalo de proporções inimagináveis, Cross tem grandes motivações por justiça e deseja consegui-la a todo custo.

Como eu disse, o livro é repleto de ação, tem uma trama bastante inteligente que foi bem desenvolvida. No quesito “policial” merece nota 10. Minha única ressalva fica por conta da parte pessoal envolvida. Não que eu não goste de saber mais sobre os personagens. Porém, o drama familiar pesado que vive o detetive durante a investigação aliado ao caso complicadíssimo “pesou” demais no livro. Várias vezes quis apenas focar no mistério e pular as outras partes.

Se não fosse este detalhe, o livro seria aquele tipo de romance policial perfeito.

Para quem gosta de variar o estilo de leitura, os suspenses são uma ótima indicação. E, pelo que eu pude depreender deste volume, a série Alex Cross é viciante. O caso te deixa totalmente preso as páginas e fica difícil não gostar de um livro assim.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=4047