Eu, Alex Cross

Eu, Alex Cross James Patterson

Resenhas - Eu, Alex Cross

Francisco 18/09/2022

Alto escalão do governo, conspiração e um assassino ligado à Casa Branca
Alex Cross é um detetive da Divisão de Homicídios da Polícia Metropolitana que no dia do seu aniversário recebe a ligação com a notícia de que o corpo de sua sobrinha Caroline Cross, de 25 anos foi encontrado em pedaços dentro de uma sacola plástica dentro de um porta-malas de um carro dirigido por um mafioso.

A partir de então Alex dedica-se a elucidar o crime em meio a uma crise familiar na qual sua avó Regina (Nana) está hospitalizada em razão de problemas cardíacos. No desenrolar da investigação descobre, surpreendentemente que sua sobrinha estava ligada à prostituição em um recanto intitulado Blacksmith Farms, na Virgínia, local frequentado por indivíduos do alto escalão do governo ou com este relacionado, o que coloca Alex em meio a uma conspiração que envolve o FBI e a CIA.

De forma holística, o livro é um suspense regular com alguns momentos de ação, mas que apresenta alguns "furos", dentre os quais: por que não identificaram os agentes que trocaram tiros com Cross e Mahoney? , pois assim o crime seria de resolução mais simples.

Quanto a narrativa, a considero um pouco superficial em demasia, o que me incomodou um pouco, pois é algo que faz com que Alex passe a ser um personagem superficial demais para ser um protagonista. Nesse contexto, recomendo apenas como um passatempo para leitores que não tenham grandes expectativas.

Nyllaine 22/02/2024

Suspense básico
Adoro a escrita do James e em como ele prende a nossa atenção logo de cara.

O epílogo é bem interessante e já ficamos esperando um grande enredo mas não é isso que acontece, muitas páginas focam diretamente na vida pessoal do detetive e a trama acaba ficando em segundo plano.

Não tem grandes revelações e nem momentos de risco, achei bem morno pra ser sincera mas mesmo assim li rapidinho.

Recomendo para quem tá se aventurando pelo gênero.

Thiago.Barros 23/11/2021

Mais uma vez uma parente sendo vítima
O detetive Alex Cross não tem sossego nem em seu aniversário. Ele recebeu uma notícia muito triste de sua sobrinha, Caroline Cross foi brutalmente assassinada.

Ao iniciar as investigações ele descobre algo desagradável. Sua sobrinha estava envolvida com prostituição.

Sendo assim Alex e a namorada, a detetive Brianna Stone, vão a um lugar onde é possível realizar qualquer fantasia, desde que se conheçam as pessoas certas para entrar. É lá que um homem misterioso e de gosto excêntrico, autodenomina Zeus, sacia seus desejos.

Rafaelbing 26/08/2022

Um livro muito bom.
James Patterson escreve muito bem.
Gostei muito desse livro, a história te prende.
Porém um pouco maçante, muitas pessoas para conhecer, confunde um pouco a mente.
A parte da Nana foi maravilhosa, chorei pelo drama familiar que o Alex teve.
Recomendo a viajar nessas páginas ?? ?

Wilza.Alves 05/06/2020

De modo geral é bom, deixa a desejar em alguns pontos, gira pouco em torno do suspense e mais na vida pessoal de Cross, provavelmente lerei outros livros da serie, mas com baixa expectativa.

Fogui 01/05/2012

Alex Cross 16.
Eu, Alex Cross.
James Patterson.
Arqueiro.
2011.

Este é o primeiro livro da série que leio, fiquei muito impressionada. E também muito triste comigo mesma, porque já sabia sobre a existência do autor e da série, mas nunca, nunca dei a menor atenção ao fato e nem procurei saber sobre os temas dos livros ou coisa que valha. Tinha conhecimento de que James Patterson escrevia suspenses, mas era só nada mais.

Não imaginava que era um livro tão dinâmico e realista. Apesar de o conteúdo falar de um crime horrível, considero uma leitura muito agradável. O núcleo familiar de Alex Cross alivia de certa forma, a crueldade dos crimes que ele investiga.

Ainda fico impressionada com a natureza humana. Quanto maior o poder, maior são as taras ou "anseios" como o personagem gosta de classificar suas bizarrices. Essas pessoas são doentes precisam ser trancafiados em locais em que não possam ter contato com outro ser vivo. São repugnantes.

Bom, adorei o Alex Cross. Com certeza me tornei fã. Só uma pequena observação "que é esse tal de Kyle Craig?" Putz!!!! vou ter que ler os outros livros pra descobrir, isso é enlouquecedor, porque sou mega curiosa...rs.

ADORO!!!

RECOMENDADÍSSIMO!!!

Herivelton.Costa 11/03/2023

É o primeiro livro que leio de James Paterson. É uma história interessante, que te mantém curioso para chegar logo no final, porém achei que muitas coisas aconteceram de forma muito rápida na estória e que poderiam ter sido exploradas com maior profundidade pelo autor. No geral vale a pena ler.

Higor 25/01/2014

Você, livro ruim
Daí que todo o marketing em volta de James Patterson, tanto da Arqueiro, quanto da Novo Conceito, fizeram-me perguntar quando enfim leria algum livro dele. Eis que o dia chegou, e com ele a grande decepção.

Livros policiais são ótimos, mesmo sendo um tanto clichês na maioria das vezes, mas eu nunca havia lido um livro policial de apenas 198 páginas. Logo de cara achei totalmente impossível uma boa trama ser desenrolada e bem construída em tão poucas páginas. O fato de ser o 16º livro de uma série também desanimou bastante, apesar de ter consciência de serem casos independentes, o que não atrapalha em um todo.

A história é contada rápida demais, sem muitos detalhes, e os personagens mencionam que sabem dos fatos decisivos para a identificação do vilão, mas nós, leitores, ficamos alheios a isso, dando a entender que pulamos tal parte. A história já não tinha potencial, mesmo com o autor forçando, sempre dizendo que tal crime iria abalar não somente a família de Cross, mas os EUA e o mundo todo. Rá, muito exagero. A maneira como foi escrita atrapalhou ainda mais a desastrosa leitura.

As páginas não viram sozinhas, como a Arqueiro vêm anunciando, pois eu as passava com bastante dificuldade. O autor de suspense mais vendido do mundo decepcionou muito, muito mesmo. O livro é tão ruim, mas tão ruim, que até o título “Eu, Alex Cross” não condiz em nada com a história. Eu esperava que houvesse algo a ver com a identidade do tal, ou até amnésia, mas nada condizente com o título aconteceu.

A verdade é que tudo não passou uma infeliz leitura. Mesmo com várias séries e livros individuais por aí, o autor fez com que eu, a partir desse livro, não tenha mais nenhuma vontade de sequer folhear suas histórias na livraria. Ainda bem que o livro é fino, então não sofri tanto para concluí-lo.
Sandra :-) 12/02/2014minha estante
Pois eu não consegui nem terminar... abandonei sem piedade!
Adorei seu título da resenha :)

Larie D. 10/04/2017minha estante
Perfeito seu comentário! Fiquei muito tempo na vontade de ler esse livro (outros de maior interesse meu apareceram pelo caminho) e acabo de terminá-lo. Quando acabou, fiz a maior cara de "ué" possível hahaha o começo e o meio são bons (considerando-se um livro de 198 páginas) mas o final é horrível. Tudo muito corrido e sem emoção alguma. Bem triste. Pelo menos comprei em ebook então posso excluí-lo e fingir que nunca li hahahaha

Victor, the Reader 15/07/2020

Adrenalina
O que eu gosto nos livros do James Patterson são as cenas rápidas e dinâmicas, que acabam por injetar uma boa dose de adrenalina no leitor, o que combina perfeitamente com o tom de mistério investigativo. A leitura transcorre bastante fluida, e a história desembrulha sem enrolação. Nessa nova aventura, Alex Cross tem de lutar com a investigação em um caso bastante bizarro envolvendo uma sobrinha não vista a anos, enquanto lida com a frágil saúde de sua avó.

Apesar dos elogios tecidos quanto ao estilo do autor, esse não se enquadra entre os melhores livros dele, em minha opinião.

Rodrigo.Cabanne 25/10/2023

Romance policial tradicional
Os livros do Alex Cross tem uma pegada bem ao estilo romance policial de antigamente. O final nunca é o "felizes para sempre" mas sempre é feliz. Vale a leitura

L. A. Johanson 30/07/2020

Sem muitas surpresas
Um bom livro para passar o tempo. Não tem nada de extraordinário.

Bibis8 26/11/2021

Suco de pastel
Ganhei este livro de presente a muitos e muitos anos atrás e confesso que nunca foi minha intenção lê-lo {a pessoa que me deu de presente tinha boas intenções, tá}. Eu já era fã de carteirinha da Agatha e pra mim nunca teve lugar para outro no meu coração, além da capa afastar mais do que qualquer outra coisa um possível novo leitor.

Vamos a critica:

Patterson late mais que morde, fato que se torna evitante logo nos primeiros capítulos {a megalomania}. Em contrapartida me diverti bastante lendo o livro.
A história é redondo, apesar das varias ramificações até a sua conclusão, para mim usar do recurso de variar o ponto de vista só foi um acréscimo positivo para o ritmo da leitura {pontos}.
Infelizmente o livro não tem alma {acho até que parecia muito comercial} cheios de clichês e apelações, perfeito para um filme da temperatura máxima {confesso que no momento em que eu estou era só o que eu precisava}, além de personagens preto e branco cheios da supremacia estadunidense {queridos o mundo é muito maior do que vocês}.
Sobre o crime, todo o percusso até chegar ao assassino é muito mais legal do que a revelação do/a assassino/a em si {e olha que o autor se esforçou viu}.
Bom é isso, ótimo livro pra sair de uma ressaca literária, não recomendo a ninguém.

Saulo 18/11/2013

Eu, Alex Cross
James Patterson, o autor de suspense mais vendido do mundo
EU, ALEX CROSS,

O herói é Alex Cross, detetive da polícia metropolitana de Washington, que tem a nobre missão de investigar o assassinato brutal de sua sobrinha e no decorrer do caso se vê envolvido numa trama ainda maior envolvendo prostituição, corrupção e pessoas poderosas do alto escalão do governo americano.

Basicamente se trata de um livro policial com a batida figura do detetive de personalidade inconsequente que vai até o fim para desvendar o caso. O enredo não é dos mais inspirados, mas devido a condução cinematográfica, que mesmo sem reviravoltas ou grandes surpresas, o leitor tem nas mãos uma leitura que prende, mas que promete bem mais do que é capaz de cumprir.

Uma das características mais interessante que vi no livro, foi o desenrolar da história quase idêntica ao desenvolvimento de um filme. O texto é fluido e seus capítulos são curtos e bem construídos, proporcionando uma leitura que sempre empurra o leitor a querer sempre ler mais um capítulo.

Entretanto, a trama secundária que retrata a vida pessoal do detetive e de sua família, em nada contribui para agregar a narrativa, sobretudo pelo fraco desenvolvimento das personalidades de seus familiares. Isso faz com que o leitor não se importe com a vida particular de Alex Cross e nos faz torcer para que o detetive volte logo ao trabalho e continue o que realmente interessa na história.

Além disso, na capa do livro tempos uma pequena sinopse: “Em meio a uma grande crise familiar, o detetive luta para desvendar um mistério que pode abalar o mundo.” Porém, esse grande mistério que a sinopse diz, não fez nada bem ao livro e pode frustrar o leitor por proporcionar expectativas tão elevadas. A conclusão do mistério não é das melhores e faltam explicações do que aconteceu depois da resolução do caso.

Por fim, é um bom livro para passar o tempo, mas o final da trama não surpreende e pode desagradar alguns leitores mais exigentes.

Mick 18/11/2013minha estante
Excelente resenha!

linze 23/04/2014minha estante
olha que eu nao sou do tipo leitor exigente,mas acho que muitas paginas foram desperdiçadas. Considero uma leitura para situaçoes extremas de tedio..

Jany 18/12/2014minha estante
Concordo com vc!! um final sem surpresa para um livro de suspense, está mais para Criminal minds em versão de livro rsrsr acho que a série de tv tem mas suspense e finais melhores.
Mas dá para ler.