1001 Livros Para Ler Antes de Morrer

1001 Livros Para Ler Antes de Morrer Peter Boxall

Resenhas - 1001 Livros Para Ler Antes de Morrer

Tábata Kotowiski 06/12/2010

É claro que a escolha de 1001 livros para ler antes de morrer é muito subjetiva. Por isso não uma mas mais de 100 pessoas (professores, estudiosos, literátos) foram chamados para colaborar na montagem do livro.

Todos os livros apresentados na obra aparecem com o título em Português de Portugal (o livro é originalmente Português). Se o título no Brasil for diferente, também é mostrado na lista. Além disso aparece o escritor (ou escritores), ano e país que foi escrito, título original, data da primeira edição, nome da editora que publicou em Portugal e no caso de escritores ganhadores do prêmio Nobel de Literatura, a indicação também aparece na ficha. Depois da apresentação técnica do livro, vem uma breve resenha e análise da obra, finalizada com as iniciais do crítico. É comum também aparecer ilustrações/fotos das capas do livros ou dos escritores. O livro é muito bem ilustrado!

Achei 1001 Livros para ler Antes de Morrer um ótimo livro de referência. Eu posso não ter lido Dom Quixote de La Mancha mas agora sei sobre o que fala. E isso acontece com vários livros que constam na obra. Agora não tem como boiar nas rodas de assuntos literários… :) E, gente, tem muitos escritores brasileiros!!! Érico Veríssimo, Machado de Assis, João Ubaldo Ribeiro, Chico Buarque, Paulo Coelho…

Os livros que me despertaram o interesse em ler, inclui-os no Skoob como Vou Ler. Também adicionei a tag 1001 para ler antes de morrer em todos os livros que li e que pretendo ler que estão listados no livro. Se vocês quiserem descobrir quais são esses livros e só da uma olhada na minha estante no Skoob.

Livro essencial para ter na estante. Uma ótima fonte de pesquisa, inclusive para ajudar na escolha da próxima leitura. ;)

site: randomicidades.wordpress.com/
@julianapena.books 26/07/2010minha estante
Adorei saber disso! :)

Tábata Kotowiski 30/11/2010minha estante
Roges, o livro já está disponível para venda no Submarino com uma capa maravilhosa, por sinal! :)

Fran RW 11/05/2011minha estante
Maravilhosa resenha!
Estou pensando em fazer uma tag "1001 para ler antes de morrer" para minha estante também. É uma falta de criatividade minha copiar sua ideia, mas é ótima!

@julianapena.books 19/06/2011minha estante
Conseguir um preço bom no submarino e adquirir o meu exemplar. *.*
Já estou ansiosa para conhecer vários novos livros e ler, senão todos, a maioria possível. Livros e leitura para mim nunca é demais. ?
Adooooooooorei a sua resenha! ;)

Lila 25/07/2011minha estante
Ahh lá a resenha da Batatinha!
GOSTI!

O livro chegou semana passada e super vou te copiar na idéia das tags.
Adorei a resenha!

Rafaele 31/10/2012minha estante
Oie! Gostei da resenha e já fiquei curiosa pra ler esse livro! Com certeza está na minha lista! :)

Roberta 16/05/2016minha estante
Adoro este livro, porém encontrei um pequeno erro!
Na parte em que está Emma de Jane Austen há uma erro. Quem já leu saberá identificar fácil.
Diz que Emma tenta casar seu protegido Harriet, quando na verdade é sua protegida e amiga.
Mas como ainda não passei da página 91 não sei se há mais erros, e nem saberei se houver erros desse tipo em livros que ainda não li. Mas não desanimei, afinal acho que um livro desse porte deve dar muito trabalho até chegar as livrarias.

Milena 12/08/2012

Apesar de algumas incoerências, um bom guia
Assim que comprei, dei uma folheada rápida para me inteirar do conteúdo de forma geral. Li umas resenhas dos livros que já tinha lido e achei que tinham comentários bem instigantes, que apontavam peculiaridades das obras não percebidas nas minhas primeiras leituras. O livro é organizado de forma cronológica nas seguintes sessões: Antes de 1800; Anos 1800; Anos 1900; Anos 2000. Me chamou atenção como condensaram o conteúdo de "Antes de 1800": essa sessão do livro tem a mesma quantidade de páginas que a última, "Anos 2000". Não faz sentido que a produção literária de uma década possua tantos títulos de valor quanto todo o conteúdo escrito pela humanidade em quase 6 mil anos. Todo esse destaque dado aos livros mais recentes só pode se explicar pelo fato de que são muito mais rentáveis, do que se deduz que este livro possui um excessivo apelo comercial, o que, não posso deixar de dizer, me decepcionou um pouco. Outra disparidade: se olharmos o índice por autor, vemos que alguns possuem muitos títulos listados. A importância da obra de Jane Austen tanto na literatura inglesa quanto em um contexto mundial é inegável, e eu mesma aprecio muito seus livros, mas me parece improvável que de TODOS os livros já escritos na história seis sejam dela. "1001 livros" de certo seria mais aproveitável se evitasse essa repetição de títulos de um mesmo autor: apresentar uma das melhores obras de cada escritor deve ser o suficiente para fazer o leitor buscar as demais. Apesar dessas incoerências, eu gostei da aquisição. Se não fosse "1001 livros", eu provavelmente jamais teria ouvido falar sobre muitos livros que me pareceram muito interessantes, ou então conheceria só pelo título mas não iria me dispor a ler sem saber do que se trata o conteúdo, por pura preguiça. As ilustrações e os comentários apontando as adaptações dos livros para outras formas de mídia são muito enriquecedores. É um livro versátil, pode ser levado de forma descontraída, como um guia para quando temos aquela dúvida cruel sobre o que ler em seguida, ou pode ser um desafio e tanto para quem levar a sério a meta dos 1001 livros para ler antes de morrer.

Vanessa Schardosin 17/10/2023

1001 livros para ler antes de morrer
Esse livro aumentou a minha lista de desejados. E vou fazer o projeto de 1001 livros para ler. Quero descobrir novos gêneros e autores, e acredito que aqui tem indicações principalmente de clássicos boas para se ler. Ele apresenta uma cronologia bem grande com autores bem conhecidos e outros desconhecidos para mim. Alguns autores são: Cervantes, Camões, William Burroughs, Jonathan Safran Foer, Aluísio de Azevedo, Lima Barreto, Lygia Fagundes Telles e Mia Couto. você encontrará neste livro, títulos que marcaram época, dos mais diversos estilos e para todos os gostos.

Cylêda 09/07/2011

pessoal peguei uma promoção e paguei R$:19,90 nessa pérola ( custva R$:50,00) todos os classicos, inclusive alguns nacionais é citado nele. Começa por livros escritos antes de 1800, o primeiro livo que se tem registro antes dessa data é "As mil e umas noite" é um livro árabe e seu autor pe anônimo, possui uma capa datada de 1908 de uma de suas publicações...todos os livros possui alguma ilustração, seja da capa, do autor, cartaz de filme ou ilustração do proprio livro. Fiquei apaixonada pelos comentario que deram ao "O Desprezo" de Alberto Moravia, aliás, desse autor esta citado em 1001 livros exatamente 3 livros: "A desobediência", "O desprezo", e "Os indiferentes".....1001 livros nao é apenas um catalógo de consulta é bom de ler mesmo, são mais de 900 paginas com comentários de qualidade sobre os maiores classicos da literatura mundial.

ah! sabe o livro " Senhora"?.... o comentário é lindo, tanto que me despertou a vontade de reler.
Cacau Scorpioni 11/09/2011minha estante
E eu peguei uma promoção da Livraria Folha semana passada, paguei $ 29,90....ele custa hoje $59.90....

Rafael Sam 06/10/2011minha estante
acabei de compra-lo numa promoção relâmpago do submarino por R$ 9,90

\o/

Zé - #lerateondepuder 24/05/2020

1001 Livros para Ler Antes de Morrer
Parafraseando Monteiro Lobato, “um país se faz com homens e livros”, esta é a primeira e acertada abordagem que o fantástico livro 1001 Livros para Ler Antes de Morrer descreve já em sua primeira orelha. Um livro que conta, talvez, as melhores e universais histórias, começa ressaltando em seu prefácio, que a leitura molda as pessoas e que o crescimento espiritual tem origem na leitura. É um verdadeiro tesouro de novecentos e sessenta páginas, de autoria de Peter Boxall e tradução de Marcelo Mendes e Paulo Polzonoff, sendo publicado no Brasil, no ano de 2007 pela Editora Lisma e no ano 2010 pela Editora Sextante.
Uma compilação de resenhas escritas por mais de uma centena de especialistas, conta com a descrição sucinta de três ou quatro parágrafos acompanhados, até trezentas palavras, e de boas e relevantes imagens que irão bem elucidar a obra. Procura realizar uma classificação em ordem cronológica que leva em conta o nome do autor, nascimento, morte, bem como os aspectos essenciais da obra, como a data da primeira edição, a editora original, sua cidade e país, bem como o título original daquele livro.
Das milhares de obras escolhidas, conta com os clássicos de todos os tempos, como estas descritas em sua contracapa: “Dom Quixote, de Cervantes, e Os Lusíadas, de Camões, até os mais recentes e inovadores, como Almoço nu, de William Burroughs, e Tudo se ilumina, de Jonathan Safran Foer”. Permite, assim, uma consulta bem eclética de livros que marcaram cada época, ao seu estilo e gostos diferenciados. Há, também, inclusão dos principais autores nacionais e respectivas produções, referências como Machado de Assis, Clarice Lispector, Rachel de Queiroz, Jorge Amado, José de Alencar e outros.
Como forma de consulta aos principais clássicos de todos os tempos, facilita a busca por autores ou pelo título, já que conta com esses dois tipos de índices, além de um índice geral que contabiliza todas as obras. Quanto aos autores dessas resenhas apresentadas, há a descrição de um míni currículo para conhecer esses especialistas, contando com a contribuição de mais de cem especialistas, entre jornalistas, leitores, escritores, professores e críticos literários de diversas nações.
Para quem gosta de leitura, é uma ferramenta de pesquisa que muito contribui. Como é uma coletânea em que o processo de seleção de seu conteúdo foi realizado por diversos participantes, pode ser considerada como uma referência para classificação dos livros de todos os tempos, em que pese que algumas obras clássicas ficaram de fora, como a Divina Comédia de Dante Alighieri e obras de Shakespeare, por exemplo. Entretanto, é notório que boa parte dos melhores livros do mundo nela se encontram, para consultar seus aspectos mais relevantes.
Particularmente, acredito que ler uma resenha sobre uma determinada obra estimula sua leitura, na medida em que permite uma entrada ao universo daquele livro e daquela narrativa. Como, graças as Deus, há uma infinidade de livros para leitura, muitos não serão possíveis de lê-los ao longo da vida. Assim, faz todo o sentido consultar uma resenha e, pelo menos, conhecer aquela narrativa, aquele momento histórico em que foi escrita e aquele determinado autor, com sua visão de mundo.
É claro que, no mundo altamente conectado e cada vez mais digital em que vivemos, é natural e necessário ao leitor proceder uma pesquisa por obras, em mecanismos de busca, como sites especializados de leitura, em redes sociais de leitores como o Skoob ou, até mesmo, na Wikipedia, tendo como retorno todas as características que permitirão elucidar a obra, como sinopses ou comentários. Só que nada se compara à sensação de manusear este calhamaço impresso. Para mim, é como se toda a verdade do mundo estivesse resumida em quase mil páginas, apenas a um passo de abri-lo e de ter a possibilidade de tomar conhecimento.
Enfim, por ser uma pérola e não mais haver novas ou recentes edições em nosso país, até onde pesquisei, ele tem sido comercializado apenas em suas versões usadas, que não são muito acessíveis em termos de preço. É possível encontrá-lo a partir de R$ 80,00 até R$ 300,00, dependendo do sebo e estado de conservação. Não encontrei versões digitalizadas oficiais, mas procedendo uma busca rápida na internet, é possível verificar versões não oficiais convertidas no formato PDF. É fácil encontrar a lista com apenas as 1001 obras abordadas, sendo possível baixá-la em: https://contudoeentretanto.com.br/wp-content/uploads/2018/08/livrosparaler.pdf. Acesso em: 23 mai. 2020.

Paz e Bem!

site: https://lerateondepuder.blogspot.com/2020/05/1001-livros-para-ler-antes-de-morrer.html

Valério 31/08/2016

Excelente guia
Levei 5 anos e meio para ler este guia. Para se ler um pouquinho por dia.
Diariamente, procurava ler sobre um livro. Expõe, em breves linhas, sobre 1.001 livros que merecem ser lidos. Um resumo do tema, os motivos que o tornam especial e alguma informação sobre o autor. Para ser ainda melhor, acho que poderia haver uma classificação, como aqui no skoob classificamos os livros com estrelas, indicando quais os melhores. Muitas vezes tive a impressão de que a descrição do livro não traduziu tudo aquilo que o livro é. Sempre um ou dois livros por página, e bastante ilustrações, dos autores, de filmes que tiveram o livro por base e da próprio livro. Marquei todos os 1001 livros, no pé da página, que gostaria de ler, bem como os que fui comprando e os que li. Especialmente indicado para aqueles que ingressam no mundo da literatura e estão perdidos para identificar as melhores obras já escritas.
Foi uma ajuda e tanto. Já que não há vida que chegue para se ler tudo que mereceria nossa atenção, deve-se cuidar de escolher cuidadosamente nossa leitura. Segundo Alexandre Dumas, em "O conde de monte cristo", todo o conhecimento do mundo pode ser aprendido em 300 livros, se bem selecionados.
Selecione o que vai ler (e nem tudo indicado neste guia para mim é obrigatório) e tenha uma vida literariamente mais rica, não perdendo tempo com livros que pouco ou nada acrescentam.
Recomendo com fervor.
Há muitas obras que quase ninguém ouviu falar no Brasil e que são livros maravilhosos.
Orochi Fábio 03/04/2022minha estante
Eu ganhei este livro recentemente e tenho o de filmes e o de discos (já lidos): mas eu os consulto, na verdade. Às vezes, na pausa de uma leitura regular por exemplo, passo horas folheando e lendo verbetes que me interessam no momento e assim, vou lendo. Não creio que tenha sido escrito para ler cronologicamente feito um volume normal. Trata-se de um guia...

Eni Miranda 18/04/2012

Texto sobre "1001 Livros Para Ler Antes de Morrer" no doseliteraria.com.br

Danilo 27/03/2020

Ignora obras essenciais.
A proposta deste é louvável, mas confesso que a execução ficou muito aquém do que eu esperava encontrar.
Pela quantidade de colaboradores que escreveram as resenhas, é de se esperar variação de estilo e qualidade, mas mesmo iniciando a leitura com essa noção, muitas das resenhas me deixaram relativamente frustrados. Diversas resenhas trazem spoiler de fatos muito importantes na trama do livro descrito, outras focam tanto no autor, sua vida e outras obras que mal comentam o livro listado, além disso, apesar de que, como eu já disse, ser difícil esperar certa unidade quando muitas pessoas colaboram com o projeto, ainda acho que faltou uma estrutura base padrão a ser seguida na montagem dos textos, para evitar resenhas dispersas ou focando em pontos que não são relevantes para entendermos sobre o que aquela obra se trata.
Outro aspecto que me deixou extremamente frustrado ocorre a partir do terço final das resenhas do livro, a esmagadora maioria dos livros listados nessa parte parecem ter a mesa resenha, são uma série de livros com a mesma meia duzia de temáticas, histórias que se passam no pós-guerra (geralmente pós-primeira guerra), autobiografias ficcionais, retrato de conflitos políticos no país de origem do autor, feminismo e histórias de imigrantes. Não li todos os livros para cravar que são redundantes, mas pelas resenhas, parecem exatamente a mesma coisa, e essas temáticas se repetem incessantemente até o final do livro.
Por fim, o ponto que mais me desapontou foram algumas obras deixadas de fora. Não sou nenhum especialista ou estudioso de literatura, pelo contrário, tenho um conhecimento extremamente limitado, mas muito me surpreendeu ficarem de fora desta coletânea obras como A Divina Comédia, Odisseia e Ilíada, livros religiosos como Bíblia e Alcorão, A Epopeia de Gilgamesh, NADA de Shakespeare, enfim, diversas outras que não me recordo. É sabido que em toda lista existirão controvérsias, mas numa lista de 1001 Livros estes supracitados serem negligenciados é bizarro, para dizer o mínimo.
A proposta desta obra é realmente magnífica, mas merecia ter sido pensada com mais carinho (e, aparentemente, sem favoritismos por temáticas, como a parte final faz parecer que houve).

Carol Kowalski 14/01/2022

Sensacional!! Tem muita obra que não saberia a existência (ou não daria a atenção merecida) se não fosse este livro e seus resumos. Gastei quase uma cartelinha de marcadores adesivos kkkk.
Apesar disso, sei que literatura é muito subjetiva, tanto que chamaram inúmeros críticos e profissionais literários para fazer uma lista que abrangesse vários gostos e opiniões; mas senti falta de diversos clássicos de formação, como Homero, Divina Comédia, Paraíso Perdido, Édipo rei, A Volta do Parafuso, dentre outros. Acho pilares literários importantes demais pra não aparecerem dentre 1001(!) títulos rsr.
Por ex.: citam Ulisses (James Joyce), mas não a obra de alusão (inclusive citada no resumo), Odisseia.
Como são livros bem conhecidos, não chega a trazer prejuízo na leitura pra quem busca conhecer títulos, mas fazem falta na menção. Ainda assim não tirou o brilho, e virou livro de pesquisa preferido pelo tanto que agregou de leitura, inclusive fazendo diferença ir numa livraria depois de conhecer tantas obras da lista.
Incrível, todos deveriam ler.

Dani Brandão 17/01/2013

Para ter em casa
O livro é bem legal para se conhecer livros importantes através da história. O mais legal é tê-lo em casa, pois assim, cada vez que tiver em dúvida em qual livro comprar, ou assim que terminar de ler o livro dá para compará-lo com sua resenha neste livro, que algumas vezes conta parte da história, outras vezes fala do autor situa a pessoa sobre o momento onde se passava a história de acordo com o país e o que ocorria politicamente quando o livro foi escrito.

Tamara 05/04/2013

Trata-se em verdade de um livro para consultas. Apresenta resumo e informações de diversos livros que se destacaram na literatura mundial ao longo dos anos. Em ordem cronológica,trás junto à sinopse dados sobre o autor da obra e não rara vezes, gravuras. Ideal quando da escolha de uma nova leitura, ou mesmo quando da busca de um livro para presentear. No mais fica lindo como elemento de decoração no rack da sala ou estante, sempre disponível para qualquer consulta.

Angély 10/05/2022

Excelente!
Estava doida procurando esse livro é finalmente encontrei. É magnífico, perfeito para quem gosta de clássicos e quer saber a história resumidamente antes de embarcar na leitura. É claro que falta a indicação de muitos livros maravilhosos como A divina Comédia, Paraíso perdido, guerra e paz, entre outros grandes clássicos, mas mesmo assim traz obras de inigualável importância. Super recomendo.

Hildeberto 05/09/2015

"1001 livros para ler antes de morrer" é uma obra de referência contendo indicações de livros de ficção (romances). É um livro esplendoroso no qual pode-se encontrar desde obras mais famosa até algumas mais obscuras - e, ao meu ver, a descoberta de livros que nem imaginávamos a existência é a experiência mais proveitosa que o livro proporciona.

Cabe ressaltar que o projecto deste livro é oriundo da Grã-Bretanha, de modo que a literatura em língua inglesa é mais privilegiada e destacada. Isto não reduz a utilidade do livro, mas por esse motivo provavelmente muitas obras interessantes não escritas em inglês ficaram de fora da selecção. De qualquer modo, ao se propor escolher 1001 obras literárias, os autores assumiram o desafio de criar uma lista que, por suas próprias características, possuiria algumas exclusões.

Li o livro em duas semanas, e a leitura foi um desafio. Constituído por verbetes, cada um contêm a explicação de uma obra e merece atenção. Pode-se ler o livro de várias formas, seguindo ou não uma ordem estabelecida. Resolvi ler de traz para frente, começando na literatura do século XXI e encerrando na de antes dos anos 1800. Foi um trabalho contínuo e cansativo, embora divertido. Resolvi anotar os livros que mais me interessavam e que estou disposto a ler em algum momento no futuro. O resultado: 18 páginas completas (folha A4). Alguns livros não agradarão todos os gosto, por isso aconselho os futuros leitores a fazerem algo semelhante.

Obs: Gostei muito das fotos e ilustrações, na maioria das vezes interessantes e em alguns casos, belas.

wesley.moreiradeandrade 11/01/2017

O interesse por listas levou-me a “1001 livros para ler antes de morrer”, uma obra monumental (960 páginas) e ambiciosa que deseja abarcar séculos de produção escrita para destacar os livros que fizeram a história da literatura. Claro que listas são recortes limitadores e não dão conta do todo. Dividida em quatro partes (livros publicados antes de 1800, livros do século XIX, século XX e primeira década do século XXI). A relação de obras detém-se apenas àquelas escritas em prosa (romances, contos, novelas e até algumas publicações biográficas e jornalísticas) o que deixa de fora clássicos como “A Odisseia” e a “Ilíada” de Homero, “A Divina Comédia” de Dante Alighieri e tantos outros trabalhos marcantes de gêneros como a poesia (lírica e épica), a crônica, o teatro ou até mesmo a filosofia, por exemplo. E certamente diversos livros importantes foram esquecidos.
O valor de “1001 livros” está mais no caráter enciclopédico, é uma obra de consulta e referência, ideal para aqueles que desejam conhecer os principais autores da literatura universal e ter contato com títulos e escritores e nacionalidades diversas, pouco citados ou divulgados na mídia brasileira. Organizado por Peter Boxall, o livro traz resenhas de cada um dos 1001 livros e dá espaço também à literatura brasileira (não poderia deixar de ser mencionados os clássicos Machado de Assis, José de Alencar, além de autores contemporâneos como Milton Hatoum, Cristovão Tezza e Bernardo Carvalho). Uma obra introdutória que não substitui o prazer de conhecer os clássicos que aborda, pelo contrário instiga a leitura deles.
É certo de que morrerei sem ter lido os 1001 livros da lista, porém esta obra divertida, além de evidenciar o atraso das minhas leituras (e o leitor vai se sentir igualmente em defasagem como eu), contribui com o estímulo para que este número de títulos essenciais diminua cada vez mais.

site: https://escritoswesleymoreira.blogspot.com.br/2015/06/na-estante-40-1001-livros-para-ler.html