O Adversário

O Adversário Emmanuel Carrère

Resenhas - O Adversário

Lys Coimbra 12/02/2016

Estarrecedor
"O adversário" é a história real de Jean-Claude Romand, um dos assassinos mais conhecidos da França, o homem que mentiu durante 10 anos para a família, os amigos e toda uma comunidade que era médico pesquisador da OMS. Antes disso ele enganou todo o seu círculo social, por aproximadamente 8 anos, acerca do curso de medicina, do qual concluiu apenas os dois primeiros anos.

Em 1993, perto de ser desmascarado, ele chacinou a família inteira - os pais idosos, o cachorro da família, a esposa e dois filhos pequenos - e depois incendiou a própria casa. Durante o relato da história do "Dr. Romand", Carrere levanta suspeitas de que ele também teria sido responsável pela misteriosa morte do sogro, alguns anos antes.

Emmanuel Carrere escreveu o livro com base nas investigações policiais que apuraram o caso e nas entrevistas concedidas pelas pessoas envolvidas com o falso médico e pelo próprio acusado.

Em busca de "mostrar a sua verdadeira história", Romand se mostrou animado para contar a Carrere a sua versão sobre todos os fatos e se declarou aliviado pelo fato de que já não precisava mais mentir para todos aqueles que o cercavam.

Cada detalhe dessa história é realmente estarrecedor, as motivações do assassino são as mais torpes, mas me impedirei de revelar mais detalhes para não tirar o fator surpresa daqueles que se interessarem pela leitura, pois, embora este seja um dos casos policiais mais famosos da França, até ler "o adversário" eu não tinha ideia das nuances dessa trama monstruosa.

A curiosidade acerca de detalhes não abordados no livro é inevitável e me peguei fazendo muitas pesquisas que me revelaram mais detalhes sobre o caso. Encontrei bastante coisa e me surpreendi ainda mais.

Jean-Claude Romand foi condenado à prisão perpétua, com direito ao pedido de indulto a partir de 2015. Não encontrei notícias de que tenha sido concedida liberdade condicional ou indulto. E mesmo que tenha se passado mais de vinte anos da condenação e que ele tenha se tornado um "prisioneiro modelo", espero, do fundo do coração, que a justiça francesa o mantenha preso até os seus últimos dias.
Arlete 07/11/2016minha estante
Oi vc gostou desse livro o adversário?

Lys Coimbra 07/11/2016minha estante
Arlete, gostei bastante e me choquei um tanto!
Parece obra de ficção...

Blz vc tem esse livro?

Lys Coimbra 07/11/2016minha estante
Tenho

Vc quer trocar comigo?

Arlete 08/11/2016minha estante
Eu tenho disponível para troca Cavalos Partidos, lolita capa dura, o chamado selvagem em HQ quadrinhos e Zodíaco edição de bolso. Caso te interessar me avisa

Lys Coimbra 09/11/2016minha estante
Arlete, quais são as suas edições de lolita e de zodíaco?
Você incluiria na sua estante para eu ver?
E qual é o estado de conservação dos seus livros?

Arlete 22/03/2017minha estante
Oi Lys tudo bem! Vi que você gostou de um livro meu aqui se vc quiser trocamos o adversário pela a garota na teia da aranha. Está novo.

Lys Coimbra 27/03/2017minha estante
Oi, Arlete!
Já li esse livro. Troquei o meu ainda novo, antes de 15 dias de adquirido.
Mas obrigada pela atenção.

Lys Coimbra 27/03/2017minha estante
Podemos trocar por algum outro.

Arlete 27/03/2017minha estante
Tenho uma curva no tempo, a lista de brett e garota exemplar. Se vc tiver wathsapp me chama lá 095991622645

Lys Coimbra 28/03/2017minha estante
Arlete, a lista de brett está novo? Pois como eu lhe disse, meu livro está impecável! No outro comentário você mencionou Lolita e zodíaco. Ainda tem? Pode mandar fotos por mensagem privada?

Posso sim

Está novo sim

Arlete 28/03/2017minha estante
Lys! vc poderia me passar seu email ou facebook ou wathsapp? porque por aqui não dar para enviar as fotos.

Arlete 28/03/2017minha estante
Lys se vc puder me enviar urgente seu wathsapp para eu enviar as fotos do meu livro, na quinta feira eu já envio seu livro pois vou ao correio pegar correspondência. E se nós combinarmos a troca já te envio na quinta feira.

Lys Coimbra 29/03/2017minha estante
Facebook: Lysanea Coimbra

Arlete 29/03/2017minha estante
https://m.facebook.com/home.php?_rdr Lys me manda o convite lá ou uma mensagem por favor! Não estou conseguindo te achar.

Arlete 29/03/2017minha estante
Não estou conseguindo te encontrar no face! Enviei o link do meu pra vc me mandar uma mensagem.

Lys me chama no wathsapp se possível 095991622645

Arlete 31/03/2017minha estante
estou aguardando seu retorno.

Arlete 01/04/2017minha estante
Lys obrigada mas eu já comprei esse livro.

Invasão Bárbara 05/11/2023

O Adversário
O livro conta a vida do Jean-Claude Ramond que, em 1993, matou a tiros os pais, os dois filhos pequenos e a esposa; quase assassinou a amante e falhou na tentativa de cometer suicídio.

Poderia ser a biografia de um psicopata qualquer, porém, essa história é complexa e cheia de camadas.

Ramond foi criado sozinho nos bosques franceses e seu sonho era ser guarda florestal. Mas suas notas eram ótimas e a família começou a colocar altas expectativas sobre o menino. Então, ele entrou no curso de medicina.

Porém, após perder uma prova, teve a matrícula cancelada. Pela falta de tato social e medo de decepcionar aos familiares e amigos, mentiu que tinha passado e estava tudo bem. Desde então, ele frequentou a universidade nos anos seguintes assistindo às aulas - e faltando nos dias dos exames -. Fingiu ter se formado e conseguido um emprego como pesquisador na Organização Mundial da Saúde.

Casou-se, teve filhos e era um membro ativo na comunidade. Sua fonte de renda vinha de pessoas próximas que lhe confiavam altas somas de dinheiro para que fossem depositadas em bancos de outros países e assim rendessem mais para suas aposentadorias. Ninguém se preocupava em pedir comprovantes, afinal, Ramond era um homem acima de qualquer suspeita.

Pela personalidade amena e previsível, por 18 anos (!!!) as mentiras do Jean-Claude passaram desapercebidas. Ele próprio ficava pasmo com o fato de não ser descoberto.

No final de 1992, se envolveu numa discussão de pais e professores, algo bobo sobre a troca do diretor da escola. Todos eram a favor da decisão e ele, o único contra. A briga durou dias e um outro pai resolveu ligar para o Ramond no trabalho, para argumentar novamente, e essa foi a primeira vez que alguém soube que nunca teve um Jean-Claude Ramond na OMS.

Desesperado, Ramond tirou a vida de todos os seus familiares antes que eles soubessem da verdade.

O escritor Emmanuel Carrère assistiu ao julgamento e conversou com o Jean-Claude, pessoalmente e por correspondência, para escrever essa biografia.

Para encerrar, eu diria que esse livro, mais do que uma obra narrando um crime, é um estudo sobre a solidão.

site: https://www.instagram.com/invasao_barbara/

Gláucia 18/03/2016

O Adversário - Emmanuel Carrère
Publicado em 1999 foi baseado no tenebroso caso Romand ocorrido na França em 1993. O autor, assim como Truman Capote, conseguiu a história do próprio Jean-Claude Romand que matou a esposa, os filhos de 5 e 7 anos, os pais idosos mais o cachorro deles, tentou mas desistiu de matar a amante e sobrevivou ao incêndio de sua casa junto com o corpo dos familiares. Durante o inquérito descobriu-se que ele por 18 anos enganou amigos e família, se passando por médico (estudou até o segundo ano) pesquisador ocupando uma alto cargo na OMS.
Carrère ficou extremamente impressionado e quis obter a versão de Romand, a fim talvez de tentar entender o incompreensível. É bom mas não chega a ser hipnotizante como foi pra mim a narrativa de "A Sangue Frio".
GilbertoOrtegaJr 18/03/2016minha estante
Nossa achei muito interessante o enredo... já li o bigode do autor amei

Gláucia 18/03/2016minha estante
A narrativa não foi tão boa assim, sabe, acho que o autor se arrependeu de ter pedido a história para o autor mas não teve como voltar atrás. Fiquei com essa impressão. Mas a história é tenebrosa.

GilbertoOrtegaJr 18/03/2016minha estante
Glau, mas este autor parece que tem um afraco por narrar pessoas que em algum momento surtam ou enlouquecem de alguma forma.

Gláucia 20/03/2016minha estante
Não li nada dele ainda, acho que tenho O Bigode em casa.

Arlete 07/11/2016minha estante
Oi glaucia esse livro que vc citou a sangue frio quem é o autor?

Gláucia 07/11/2016minha estante
Truman Capote

Daniela.Orlandi 29/03/2020

Leitura interessante
Um mergulho curioso na intrigante história de Jean-Claude, que viveu por mais de 18 anos uma vida baseada em mentiras e usurpações, até elas o consumirem a ponto de assassinar seus familiares e tentar suicídio.
A narrativa, que segue o viés do jornalismo literário, deixa-se mesclar entre os pensamentos do autor, das construções acerca da visão de Jean-Claude e dos fatos comprovados. É clara a dificuldade que Emmanuel Carrère teve ao construí-la, expondo sua opinião diversas vezes e deixando o projeto de lado algumas outras, pois se encontrou perdido em dilemas éticos e morais - afinal, dá voz a um assassino.
Uma vez imerso no fluxo narrativo, o leitor pode se pegar pensando que está diante de uma ficção, mas as digressões do autor sobre o que se passa durante o julgamento e o desfecho da obra, no qual são expostas correspondências entre ele e Jean-Claude, e relatos de pessoas próximas a esse durante seu período em cárcere, trazem de volta o tom de realidade.
Uma leitura muito interessante, em alguns momentos apelativa, mas que se sustenta de forma envolvente. No final, deixa o leitor reflexivo, uma vez que tem conhecimento de todos os fatos, mas também da história, motivações e pensamentos do, antes de assassino, indivíduo Jean-Claude.
No entanto, por vezes, há uma certa confusão sobre o que está acontecendo ou de quem é determinado ponto de vista, devido à disposição de certas digressões.
No geral, recomendo a obra.
earvalho 19/10/2021minha estante
moça, onde você comprou? só achei por 180 reais