Mirinha

Mirinha Dalton Trevisan

Resenhas - Mirinha

Daniel Andrade 20/10/2022

Dos melhores
Primeiro livro que não é de contos que leio do Dalton Trevisan. Aparentemente, além de um excelente contista (o melhor), também é um ótimo romancista (apesar de ser uma novela, mas ok).
Baita história, não sei o porquê de ter uma nota tão baixa aqui.

z..... 03/10/2020

A história é caracterizada pelo texto curto, com narrador e personagens apresentando-se de maneira lacônica, sem divagações ou valorização de adjetivos ao momento, citado em frio resumo. Não sei se isso é típico do autor ou idealização para a história, que basicamente se apresenta como recorte temporal na vida de uma menina de 15 anos (Maria ou Mirinha).

Num curto espaço de tempo, esta tem sua vida transformada a partir da sedução de homem mais velho na firma em que trabalhava, experimentado abandono pela família, perseguição do amante e sedução por glamour ilusório, que a leva a prostituição, decadência física e moral, até a acolhida novamente pela família.

A obra nessa caracterização parece relato essencialmente pragmático, não explicitando emotividade ou criticidade em palavras, que são transferidas para a percepção do leitor no desenrolar da leitura. Este pode ser impactado ou instigado a diferentes aspectos: revolta, pena, raiva, desilusão e ânimo pela reconstrução familiar.

Tudo começa e termina numa velocidade com visceralidade, como afinal é a juventude e como afinal é a vida.

Embora tenha percepção da criticidade despertada, a história em si não me entusiasmou com sua contemplação à sordidez e brevidades a que estamos sujeitos.

Vontade de dá-lhe uma taca naquele sujeito...

Quem gostou gostou, de minha parte foi mais uma contemplação aos horrores desse mundo nas trevas em suas maquiavélicas ambições e seduções...

Leitura na quarentena em Macapá...

Zimzalaurim 26/06/2022

Mirinha
Não é meu tipo de livro, mas achei que pudesse ser melhor. Parece que não consegui extrair nada do livro, que ele não tem nada pra passar, além de contar uma história curta, sem profundidade. É um livre bem pequeno, para ler rápido, para se entreter momentaneamente.