Diário do Grande Sertão

Diário do Grande Sertão Bruna Lombardi

Resenhas - Diário do Grande Sertão

Carlos Nunes 16/11/2018

"Vistas daqui, as ideias do Rosa têm outra coloração, se ampliam, alargam, incomensuráveis."
Não considero esse livro uma decepção pela sua escrita. A linguagem de Bruna é muito poética, há diversas poesias espalhadas pelo livro, muitas reflexões que vieram à tona durante três meses de vida em um local - até então - sem água quente ou luz elétrica, em condições extremas de desconforto e sob uma rotina pesada de gravações. A então estrela em ascensão Bruna Lombardi abriu mão de sua imagem sofisticada para viver Diadorim, e o fez com tal entrega que chegou a "enganar" até mesmo a população local. Uma atuação tão perfeita que alçou a atriz ao status de estrela. Porém, o que eu esperava encontra no livro não está lá, exceto em uma ou outra rápida menção. Esperava um diário de filmagens, relatos das vivências e acontecimentos de bastidores, mas o que ela relata aqui é muito mais íntimo, as impressões que o sertão, os animais, o povo, as necessidades mais básicas do ser humano deixaram em seu coração e sua alma. Reflexões sobre o medo, sobre o que é ser mulher, consumismo, valores, ecologia, solidão, amizade e muitos, muitos outros assuntos, tudo de forma muito bonita, permeado de citações não só da obra de Guimarães, mas também de outros livros, filmes, pinturas - um grande apanhado da grande bagagem cultural da atriz. Em suma, um livro bem diferente do que eu imaginava, mas mesmo assim, uma bela e agradável leitura.

Adriana 30/04/2011

DIÁRIO DO GRANDE SERTÃO
A expectativa de ler este livro era muito grande, pois há tempos que eu o procurava, pois para mim "Grande Sertão Veredas" foi uma das melhores séries que a Globo produziu(não sei a adaptação, pois não li o livro), são os bastidores da mesma que é baseado este Diário. Por causa disso me decepcionei um pouco, pois esperava mais...mas não deixa de ser válido a leitura.

Maris Stella 28/05/2009

O Grande Sertão de Bruna Lombardi
Imagine que uma bela mulher, no auge de sua carreira como modelo resolve se tornar atriz... Imagine ainda que entre seus primeiros trabalhos nessa seara, ela tenha pela frente o desafio de construir personagens densos e distantes de sua estética. A exemplo de viver em meio aos índios do Xingu, ou adentrar-se nos sertões do Vale do Jequitinhonha... Assim, conheci o trabalho da atriz Bruna.

Ela não foi ao sertão compor uma senhorinha a ser disputada pelos homens ou uma bela dama. Foi tornar-se homem também. Sua missão era encarnar Diadorim, a celébre criação do grande Rosa. Transmutar-se em homem sim. Perder a ternura e a beleza jamais. O resultado final foi a mais bela adaptação da Rede Globo. Dos esforços de todos os envolvidos e pela disposição criativa da Bruna, saiu esse pequeno livro: Diário do Grande Sertão.

Este livro é encantador! A primeira vista é apenas um diário de bastidores das filmagens da minisérie. Porém, a narrativa poética adotada pela atriz/escritora e o cenário do sertão mineiro descrito pelos olhos urbanos e cosmopolita da Bruna Lombardi, criam um texto de agradável leitura, cheio de momentos abertos à reflexão. A autora não só descreve suas experiências, mas, nos oferece a possibilidade de juntos viajarmos na profusão de sentidos que o sertão lhe permite desvendar por esta fantástica experiência.

As fotografias são um capítulo a parte a engradecer este pequeno grande livro. Vale a pena conhecer o Grande Sertão dessa belíssima Bruna Lombardi!