O Rei Lear

Gentil Saraiva Junior

Resenhas - O Rei Lear

Rubens 27/10/2023

Antipatia por Shakespeare
Eu tenho uma relação ao Shakespeare; não gosto muito da escrita dele e acho muito dramático. mas esse livro foi mais interessante do que SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO; gostei do realismo de trazer a tragédia para os maus e para os bons. o que mais me desagrada nos livros do Shakespeare é a falta de diálogo entre personagens e o fato deles não se explicarem de forma direta e coerente (acredito que seja uma característica da época em que foi escrito).

Bianca.- 24/10/2023

O Rei Lear
Essa peça de teatro fala sobre um rei que em sua velhice repartiu suas riquezas entre suas filhas, e uma foi exilada porque não teve a aprovação de seu pai. Eis o maior erro desse rei, exilou a única filha que verdadeiramente o amava.
A partir desses fatos a trama se desenvolve, ocorrendo muitas reviravoltas e me fazendo gostar muito do Edgar, a obra foi bem escrita e o final foi do jeito que o querido William mais gosta: trágico e dramático. Apesar de todo esse desenvolvimento, a obra não me prendeu muito, o meu livro preferido desse autor continua sendo Macbeth.
Eu recomendo o livro para quem gosta de teatro clássico.

Procyon 01/10/2023

Rei Lear ? comentário
?Eis a sublime estupidez do mundo, quando nossa fortuna está abalada - muitas vezes pelos excessos de nossos próprios atos - culpamos o sol, a lua e as estrelas pelos nossos desastres; como se fossemos canalhas por necessidade, idiotas por influência celeste, escroques, ladrões e traidores por comando do zodiaco, bêbados, mentirosos e adúlteros por forçada obediência a determinações dos planetas; como se toda a perversidade que há em nós fosse pura instigação divina.?
?Se concedermos à natureza humana apenas o que lhe é essencial, a vida do homem vale tão pouco quanto a do animal.?
?Desgraçado do tempo em que os loucos guiam os cegos.?

Rei Lear foi minha primeira experiência com William Shakespeare. A tragédia mostra a decadência de um rei ancião que é traído pela sua prole. A peça de tom sombrio demonstra bem as relações de poder e a soberba do rei da Bretanha, demonstrando questões como a adulação, a confiança, os conflitos com o amor, a morte e a loucura; além de ensinamentos a respeito de maturidade e sabedoria, na medida em que expõe a inversão de posições num espaço violento e adoecido (isto é, de país que enterram filhas, ou de ?loucos que guiam cegos?).

Inicialmente, eu planejava iniciar com Romeu e Julieta, mas, na época em que li o livro, assisti ao monumental Ran (1985), obra-prima de Akira Kurosawa, e que se baseia abundantemente nesta peça. A tradução de Millôr Fernandes é, por si, uma obra bastante singular.

Giovanna1242 17/09/2023

Das tragédias do Shakespeare que li até agora, achei essa a mais triste. A forma que a traição, a velhice e o ciúme são tratados foi bem dramática e me deixou com pena do coitado do rei idoso. Não sei se foi porque li durante o período em que eu tava mais desconectada das minhas leituras e tal, mas não gostei tanto quanto as outras peças que li. Mas, ainda assim, achei a construção da história e o desenvolvimento dos personagens muito bom e também achei as reviravoltas muito surpreendentes!

ferbrito__ 27/08/2023

É uma obra muito boa e bem construída, gostei bastante mas não chega perto das minhas obras favoritas de Shakespeare.

Carla 15/08/2023

Ninguém respeita o rei e ele não corta a cabeça de ninguém.
O Bobo é a pessoa com mais liberdade no reino, pode falar o que quiser.
O rei é burro.

Thanks a Million 13/08/2023

Me fez sentir algo que eu raramente sinto, pena de um velho monarca e apenas por isso ele deve ser considerado um livro bom.
O tesão por matar todo mundo não apela tanto assim pra mim, gosto de razões e motivos, funciona em Romeu e Julieta mas aqui nem tanto e ver a aristocracia lutando por coisas pífias me deixa um pouco enojado.
As cenas com o Lear eram as melhores disparadas.
Edmundo e Edgar também eram interessantes de acompanhar, principalmente as falas de Edmundo sobre o zodíaco.
"Eis a sublime estupidez do mundo, quando nossa fortuna está abalada - muitas vezes pelos excessos de nossos próprios atos - culpamos o sol, a luz e as estrelas pelos nossos desastres; como se fôssemos canalhas por necessidade, idiotas por influência celeste; escroques, ladrões e traidores por comando do zodíaco; bêbados, mentirosos e adúlteros por forçada obediência às determinações dos planetas; como se toda a perversidade que há em nós fosse pura instigação divina. É a admirável desculpa do homem devasso - responsabiliza uma estrela por sua
devassidão."

hobbitusille 31/07/2023

Tenho medo da velhice
Não vou mentir, no começo eu estava um pouco arrastado, mas depois que eu entendi quem era quem e o papel de cada um, eu não conseguia parar de pensar nesse livro

gosto muito da temática da decaída de um rei idoso, perdido para a loucura da velhice, e também das traições e ciúmes. fiquei envolvido nas tramas do edmundo e com dó do edgar e o pai deles. tive pena do lear e ódio das duas filhas mais velhas.

se não me engano, essa foi uma peça encomendada pelo rei na época (algo assim), que pediu a shakespeare para retratar como um reino ficaria vulnerável quando há traição de dentro para fora. e acredito que shakespeare foi icônico aqui.

hamlet ainda é minha preferida, mas vou pensar em rei lear por muito tempo ainda.
anaclaraleitegomes 21/12/2023minha estante
Fico pensando se não foram as próprias filhas e a corte que contribuíram para o gatilho da loucura do velhote

hobbitusille 22/12/2023minha estante
pois eu acredito que sim, viu. ele já estava vulnerável a isso antes, mas depois de tudo o que fizeram com ele, com certeza ele ficou pior

Iasmin 27/07/2023

"Não deverias envelhecer antes de ficar sábio"
Mais uma tragédia maravilhosa de Shakespeare, eu sou declaradamente apaixonada. Rei Lear é o que a de melhor, intrigas, mentiras, conflitos familiares, traições, um perda de sentidos e de sanidade. Decaimento por soberba e falta de sabedoria,e muito mais.

Luiz Souza 18/07/2023

Rei atrapalhado
A história vai contar a história de um Rei que num ato maluco resolve dividir o reino entre as três filhas mas para isso ela teram que dizer por que devem ganhar as riquezas.
Duas filhas dizem elogios ao pai e diz que ama até acima dos seus maridos.
A terceira filha não diz nada disso o rei fica enfurecido e lhe deserda.
No decorrer da história o rei vera que as duas filhas não passam de interesseiras no fim de sua velhice quem lhe ajuda é a filha que ele deserdou.

Mais uma peça lida desse dramaturgo tão talentoso e que sempre ensina alguma lição de vida através dos seus textos ou não né kkkkk.

Ótima leitura.

Leila 16/07/2023

Rei Lear é uma das obras-primas indiscutíveis de William Shakespeare, uma tragédia poderosa e cativante que mergulha os leitores em um turbilhão de emoções. Como apreciadora recente das obras do Bardo, posso afirmar com convicção que Rei Lear foi a peça que mais me tocou profundamente, sendo uma experiência literária inesquecível.

A história central gira em torno de Lear, rei de Britânia, que decide dividir o reino entre suas filhas e de acordo com o grau de suas declarações de amor. No entanto, é através do desenrolar dos eventos que testemunhamos o trágico erro de Lear, cujo coração cego pelo orgulho é incapaz de perceber a sinceridade de sua filha Cordélia. A progressiva queda do monarca ao abismo da loucura é retratada de forma visceral e cativante por Shakespeare, explorando temas como traição, poder, lealdade e, acima de tudo, a complexidade das relações familiares.

A escrita de Shakespeare, como sempre, é esplêndida. Sua habilidade em utilizar a linguagem para expressar as nuances da natureza humana é simplesmente magnífica. Os diálogos são ricos, profundos e carregados de significado, transportando o leitor para dentro da mente dos personagens e revelando suas motivações mais íntimas. Cada cena é cuidadosamente construída, e os monólogos, em especial os de Lear, permitem ao leitor se conectar emocionalmente com os conflitos internos dos protagonistas.

O aspecto mais marcante de Rei Lear é a sua capacidade de provocar reflexões e emoções intensas. Através dos personagens, a peça explora a condição humana, suas fraquezas e virtudes, além de questionar a essência da justiça e da natureza da loucura. Essa profundidade temática, aliada ao estilo fluente e envolvente de Shakespeare, fez com que eu me sentisse cada vez mais imersa na trama e ansiosa para descobrir o desfecho de cada personagem.

Devo admitir que, como leitora, a jornada de apreciação das obras de Shakespeare começou timidamente. No entanto, Rei Lear representou um ponto de virada significativo. A peça me desafiou a mergulhar nas camadas de significado e a desenvolver uma compreensão mais profunda das nuances das obras do Bardo. A cada página, senti que minha apreciação pela complexidade das obras de Shakespeare aumentava, e que, como leitora, estava amadurecendo nessa jornada literária.

Enfim, Rei Lear é uma experiência excepcional que me fez compreender o porquê de Shakespeare ser aclamado como um dos maiores escritores da história. Seus personagens cativantes, enredo instigante e temas atemporais tornam esta peça uma leitura imprescindível para qualquer apreciador da literatura. Estou verdadeiramente feliz por ter tido a oportunidade de galgar mais um degrau nessa jornada literária e de me tornar uma fervorosa admiradora da genialidade de Shakespeare

Dumalis 13/07/2023

Até agr meu fav de Shakespeare
É bem TRAGÉDIA mesmo. Que livro sofrido e que história chocante? contudo vc fica preso ao sofrimento e aos fatos, traições, amores e ideia distorcidas.
Eu recomendo demais esse livro! Só leiam!

Aline330 13/07/2023

Que peça incrível! Ela fala sobre tanta coisa, tão atual que chega a doer. O que mais me pegou, porém, foi a questão da velhice, e de perder coisas importantes por dar valor a outras supérfluas.

Rafaella270 09/07/2023

Un clásico Shakespeariano con tudo que tem direito, cheio de mentiras e conspiração, uma trama envolvida em intrigas e, claro, um final trágico.