Rei Lear

Rei Lear William Shakespeare
Gentil Saraiva Junior

Resenhas - O Rei Lear

Aline330 13/07/2023

Que peça incrível! Ela fala sobre tanta coisa, tão atual que chega a doer. O que mais me pegou, porém, foi a questão da velhice, e de perder coisas importantes por dar valor a outras supérfluas.

Rafaella270 09/07/2023

Un clásico Shakespeariano con tudo que tem direito, cheio de mentiras e conspiração, uma trama envolvida em intrigas e, claro, um final trágico.

Larissa.Vieira 25/06/2023

"A tragédia de envelhecer sem ser sábio"
Nunca me canso do talento de Shakespeare em traduzir os mais sórdidos e profundos sentimentos humanos em pura arte. Que aprendamos com a tragédia de rei Lear a envelhecer sabiamente.

Pobre leitora 20/06/2023

Interessante
Cheia de dramas, vinganças e morte
Foi realmente uma história agradável e divertida de se ler
Porém (para mim pelo menos que nunca tinha lido shakespeare antes) a linguagem dificulta um pouco, a compreensão é tranquila mas a linguagem acaba te cansando de prosseguir com a leitura

Teo 16/06/2023

Um clássico que transcende eras
É surreal como Shakespeare em suas obras, mesmo sendo de séculos atrás, consegue abordar temas que continuam sendo recorrentes até os dias atuais em suas obras.
Rei lear não é diferente, mostrando a falta de carinho e empatia que até hoje vemos muitos filhos e filhas tendo com seus pais quando envelhecem, faz a gente questionar se o amor paternal realmente existe e que tipo de sociedade desconstruída estamos inseridos que se torna comum filhos e filhas darem as costas para quem os trouxe a vida e se importar apenas com sua parte da herança.

Lara 12/05/2023

Eu li com um dicionário do lado, porque Shakespeare não tem dó usando palavras difíceis;-;
E cada página e palavras é importante, eu fiquei sem ler a última página e conversei com as minhas amigas sobre e acabei levando 5 spoilers diferentes só da última página!
Mas eu recomendo pra quem gosta de drama e questões familiares...

Gabriel 29/04/2023

Simplesmente genial. Os dilemas do humano são tratados como se o escritor dissecasse nossa carne. A intensidade da dor traduzida em algumas das mais belas passagens da literatura.

sofiones 09/04/2023

O rei lear fala muito sobre a velhice, o amor familiar (casos de família), a ingratidão e principalmente sobre os erros cometidos pelo próprio lear. gostei bastante do livro, embora ache que meu vocabulário ainda não me permita uma leitura mais fluída.

Pris_cina 19/03/2023

Surpresa boa
Minha primeira leitura de Shakespeare sem ser adaptada. Achei incrível, apesar de muito antiga é extremamente moderna. O mundo ao redor muda e os humanos continuam os mesmos seres mesquinhos de sempre kkkkkk Adorei, me deu vontade de ler as outras obras.

Romeu Felix 10/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"O Rei Lear" é uma das obras mais famosas do dramaturgo inglês William Shakespeare e conta a história do Rei Lear, um velho monarca que decide dividir seu reino entre suas três filhas. No entanto, Lear acaba sendo traído por duas delas e acaba ficando completamente isolado, tendo que enfrentar uma série de desafios e tragédias.

A obra é uma reflexão sobre temas como a velhice, a ambição, a traição e a loucura. Shakespeare apresenta personagens complexos e intrigantes, que enfrentam dilemas morais e psicológicos em meio a uma trama densa e emocionante.

Gentil Saraiva Junior, na tradução para a L&PM, apresenta uma linguagem acessível e fluente, que permite ao leitor compreender os diálogos e as nuances da obra com facilidade. Além disso, a introdução apresenta uma contextualização histórica e literária sobre a obra, situando-a dentro do contexto em que foi escrita e ressaltando sua importância na literatura mundial.

O livro ainda conta com notas explicativas que auxiliam o leitor a compreender melhor as referências culturais presentes na história, além de trazer uma análise crítica da obra e sua relevância para a literatura e a sociedade em geral.

"O Rei Lear" é uma leitura densa e desafiadora, mas que recompensa o leitor com uma trama emocionante e personagens inesquecíveis. A edição da L&PM é uma excelente opção para aqueles que desejam se aventurar nessa obra-prima da literatura mundial.
Por; Romeu Felix Menin Junior.

Samuel Campos 10/03/2023

E tem quem subestime os clássicos...
Pode ser uma visão totalmente controversa, um falso entendimento da obra ou só uma empolgação pós-ressaca literária, mas Rei Lear é um livro excelente. Uma aula de tragédia, como Shakespeare sempre dá. De alguns livros não gostei, outros adorei, e este certamente está entre os melhores.

Carlos Nunes 09/02/2023

Mais atual do que parece à primeira vista
O rei Lear anuncia sua intenção de dividir seu reino entre suas três filhas, Regan, Goneril e Cordelia, e pede a cada uma que declare o quanto o amam. As duas mais velhas o lisonjeiam, mas Cordelia se recusa, provocando a ira do pai, seu exílio e a divisão do reino entre as outras duas. Mas a incapacidade de Lear de entender que na verdade é Cordelia quem o ama mais, é o trágico erro que motiva o desenrolar da peça. Paralelamente a isso, temos uma trama paralela e similar: Edmund, jovem filho ilegítimo do nobre Gloucester, ressentido pela sua posição, trama um golpe colocando o irmão contra o pai, que propiciará a ele tornar-se o legítimo herdeiro das propriedades e do título do pai.
O único desejo do rei é desfrutar de uma velhice confortável e despreocupada, com as filhas cuidando dele, mas, em vez disso, Regan e Goneril tratam Lear de acordo com seu novo status de velho impotente. O rei é privado não apenas dos cuidados e do amor que esperava das filhas, mas também de seus cavaleiros, serviçais e até mesmo do abrigo de um lar. E é então que, tragicamente, ele consegue ver sua própria situação e perceber suas deficiências, embora tarde demais, quando ele já está impotente para fazer qualquer coisa a respeito. E muito desse conhecimento é mostrado a ele por uma das figuras mais interessantes e frequentes nas obras de Shakespeare, o Bobo.
É uma peça complicada, cheia de reviravoltas e tramoias, que vão se sucedendo até culminaram em um dos finais mais trágicos entre as peças do autor. É uma peça que fala de cegueira, de poder, de ambição, de amor filial, numa trama poderosa e envolvente que até hoje, por incrível que pareça, ainda acontece. Afinal de contas, quem de nós não conhece uma história de algum pai ou mãe que se viu privado(a) de tudo, até mesmo sem lugar para morar, depois de toda uma vida dedicada aos filhos?

Jonatha8 26/01/2023

Clássico de Shakespeare
O livro traz a história do Rei lear, o qual decide deixar seu reino com suas filhas. Essa história conta com traições e falsidades.

joseaugusto.lara 21/01/2023

Não deverias envelhecer antes de ficar sábio
Rei Lear é uma ótima reflexão sobre o envelhecimento e a relação entre gerações.
Essa frase pronunciada em diálogo entre Rei Lear e seu Bobo é chave para compreender a tragédia.