O Rei Lear

O Rei Lear William Shakespeare

Resenhas - O Rei Lear

Marcia 04/12/2011

Quando eu comecei este desafio, não me pareceu algo difícil, já que eu leio normalmente um número maior de livro por ano. Mas agora vejo que os temas propostos são os verdadeiros desafios. Esse é um estilo que eu não escolheria para ler e, quando comecei a leitura, senti que seria difícil – o sistema de diálogos e descrições de cenários. Mas, como vou perseverar neste desafio, insisti e em algumas páginas e já não senti mais a diferença.

A capa do livro me fez imaginar, talvez, uma imagem de um rei insano, mas nada que me fizesse comprar o livro. Entretanto a história contada realmente valeu a pena. Achei genial a quantidade de sentimentos passados em tão poucos diálogos. A genialidade de Shakespeare, para mim, é a capacidade de ser profundo com poucas palavras.

O enredo mostra a decadência de um rei em sua velhice, suas escolhas equivocadas, talvez em parte pelos anos de poder, e toda a adulação servil que o cerca. Tudo começa quando Rei Lear, já com idade avançada, resolve dividir seu reino e posses entre as três filhas conforme expressarem em palavras o amor que elas tenham por ele. Goneril e Regana têm um ótimo discurso e definem com eloquência seu amor filial de maneira bajuladora. Já Cordélia, filha mais moça, não consegue expressar em palavras sua devoção pelo pai e, assim, é deserdada. A partir daí começa a se formar uma tragédia. Na contra capa tem-se a frase “A tragédia definitiva sobre a velhice”, porém, acho que uma decisão como essa, baseada na vaidade, pode ser desastrosa em qualquer fase de uma vida.

Definitivamente um ótimo livro.

Vitor 29/07/2014minha estante
Excelente resenha!

Marcia 29/07/2014minha estante
Obrigada,Vitor. Pela visita aqui e seu comentário. Boas leituras.

Ricardo.Consolo 04/02/2019minha estante
Esse é um dos meus favoritos, gosto da morte sublime que ele tem, recuperando a sanidade ao perdoar a filha.

Gláucia 01/06/2014

O Rei Lear - William Shakespeare
O Rei Lear tem três filhas e resolve fazer a partilha de seu reino de seus bens. A partir daí passa a conhecer quem são suas filhas e qual delas nutre por ele o verdadeiro sentimento de amor filial.
O livro fala basicamente sobre traição e ingratidão, a trama é excelente, o problema é a forma e o estilo narrativo, muito poético e filosófico, exigiu um grande esforço de minha parte em alguns trechos que precisei ler várias vezes a fim de melhor assimilar a obra. É o tipo de livro que lemos com aquela aura de reverência mas como entretenimento puro não funciona bem.

site: https://www.youtube.com/watch?v=qFZwr5zb4gA
Eudes 02/06/2014minha estante
Foi a mesma impressão que tive quando li a obra.

Robson 03/12/2010

Talvez a melhor e mais complexa obra de Shakespeare!!!
Rei Lear, considerando-se velho e cansado, decide dividir seu reino entre suas três filhas: Regan, Goneril e Cordélia. Pede a cada uma que declare o seu amor pelo pai. As duas primeiras respondem com todo tipo de adulação, dizendo que amam apenas o pai; e Cordélia, apoiando-se numa sinceridade completa, flagra a contradição das irmãs e diz: “Por que se casam as manas se dizem / Que só amam a vós? Quando eu casar-me / O que me tomar a mão há de levar / Consigo meio amor, dever, cuidados; / Não me caso por certo como as manas / Para amar só o pai”. O rei se irrita com a resposta e a renega, tirando dela toda a herança. O conde de Kent fica ao lado da jovem, contra a atitude intempestiva do rei. Ele, que é fiel ao rei, também é expulso do palácio.

Cordélia vai para a França, onde se tornará rainha, mesmo sem ter nenhuma herança, nada. As irmãs também se casam – Regan com o duque de Cornwall e Goneril, com o duque de Albany –, cada uma tendo para si a metade da Inglaterra. Aos poucos, as duas vão se negando a acolher o pai e seus cem cavalheiros. O enredo agrega novos personagens, como o Conde Gloucester e seus dois filhos, Edgar e o bastardo Edmund. Edumund também trama contra seu irmão, para ficar como único herdeiro. E joga o pai contra o filho legítimo.

Edgar, instigando maldosamente pelo irmão, foge. Edmund, ainda não satisfeito, passa a tramar agora contra o próprio pai. “Shakespeare manipula magistralmente os enganos dos dois pais em relação aos seus filhos, o que traz a desgraça para ambos”. O rei perambula ao lado do conde de Kent, que reaparece disfarçado de Bobo (criação magistral do escritor) para poder ajudar Lear, sem que ele saiba, e depois com Edgar, também disfarçada de louco. As cenas dos três são delirantes, com as falas de Edgar, entre o humor e o lirismo.

O destino dos personagens é trágico: Lear enlouquece; Kent é preso; Gloucester, traído pelo filho bastardo, tem os olhos arrancados; Cordélia, que tenta ajudar vindo da França, morre; as duas irmãs se matam mutuamente. “Os abalos da família, que causam tormentos da natureza e do estado, fazem também Rei Lear terminar com a recuperação do equilíbrio do reino pelas mãos de Albany, o genro que se revolta contra a crueldade e a traição da mulher, e de Edgar, que se dedica com imenso amor ao pai, que o repudiou”.

O que impressiona na obra é a transformação dos personagens que perdem tudo que os distinguia na sociedade, como o próprio rei, que termina só e louco. “Agora cada um não é mais que uma sombra de si mesmo. Apenas um homem”.
sonia 05/03/2012minha estante
Amor pelos filhos, patrimônio à parte...

Sarah 29/08/2017

Muito bom!
Foi meu primeiro livro de Shakespeare e me surpreendeu. Pensei encontrar uma linguagem tão difícil a ponto de tornar o livro chato; o livro contém várias palavras que não conhecia, mas em nenhum momento isso atrapalhou o entendimento da trama no geral. A história, apesar de antiga, continua com questões atuais e dá muito pano pra manga pra discussão. Li para uma matéria na faculdade e adorei! A história fala sobre o rei Lear, um homem já velho, acima dos 80 anos, que decide repartir seu reino e dar a herança para as suas três filhas, de acordo com a eloquência e a "puxação de saco" de cada uma; quem falar mais bonito, ganha uma boa porção do reino. Ele se surpreende com algumas filhas que falam muito bonito e uma que não consegue fingir admiração além do que já tem. Excelente história!

Michel 14/06/2013

Primeira experiência com Shakespeare.
Primeira experiência com Shakespeare, e curti muito o livro e logo vi porqê William é tão grande como tal!

A melhor parte para mim sem dúvidas é a qe o Bobo abraça Lear em qanto ele chora na lama, e o Bobo o envolta com carinho.

Citação: ". ..esvoaçavam pela casa vazia, pairando leve no a como as pétalas de uma flor sem perfume."

Cavalcante 17/11/2009

Envelhecimento
O texto, dentre outras possibilidades, desperta a sensibilidade para uma fase importante de nosso ciclo de vida: o envelhecimento.
Qual nosso papel ético diante das pessoas idosas? Que responsabilidades temos? Que direitos estas pessoas têm? São perguntas que emergem da leitura de O rei Lear. Esta tragédia sobre o envelhecimento, expõem cruelmente a violação dos direitos do idoso,apesar de não haver qualquer lei na época de Shakespeare. É sobretudo um convite: à reflexão e ao respeito (a nossos amigos e parentes mais velhos e ao nosso futuro).

Caio 05/01/2019

Uma grande lição real
Primeira obra do Williaw Shakespeare que li. Achei muito bom. Eu gosto da dramatização, dos fatos narrados pelo inglês, suas peças teatrais. Aqui conta a repartição do reino do rei para suas filhas só que ai está a crítica: Não são todas as merecedoras do Reino do pai, ai vc começa separar Falsidade/Lealdade, Hipocrisia/bondade, Conquista/Usurpação. Aqui mostra os traços da realidade: Injustiça, falta de reconhecimento dos sinceros, a dominância da mesquinhez, e dos interesseiros. Obra muito boa, essa é em linguagem simples, mas a mensagem de W.Shakespeare é latente até os dias de hoje, por isso ele é um dos melhores escritores ingleses de todos os tempos. 4/5.

kassya 28/07/2009

Um rei divide suas terras entre suas filhas para se aposentar e acaba descobrindo que o poder mostra a verdadeira face de cada um.

"Como, estás louco? Mesmo sem olhos um homem pode ver como anda o mundo. Olha com as orelhas. Vê como aquele juiz ofende aquele humilde ladrão. Escuta com o ouvido, troca os dois de lugar, como pedras nas mãos; qual o juiz, qual o ladrão?

Francislaine.Lopes 29/11/2018

O mais fascinante desse livro, é que o Shakespeare é tão antigo, mas lendo suas peças teatrais, sinto que ele é tão vivo, sinto que ele é do nosso seculo, é incrível o modo como entendo exatamente o que ele vem nos passar, esse livro tem uma historia bem triste, mas trás uma lição para toda uma vida.

Nena 15/08/2016

Rei Lear é uma tragédia de Shakespeare q foi amplamente adaptada em teatros e cinemas. Tbém inspirou diversas obras literárias. Trata-se da história de um rei q resolve dividir seu reino entre suas três filhas. A partir daí desenrola-se uma trama de ambição, traição, mentiras, poder, loucura e injustiça. Particularmente gosto mais de Hamlet e Otelo, mas não deixa de ser uma leitura indispensável.

tatiana 03/11/2009

O livro mais cansativo que já li.

Braguinha 23/06/2017

Obra menor
Uma obra menor do bardo inglês.

Isa 28/07/2017

Rei Lear
Primeiro livro que eu li do escritor William Shakespeare e, sinceramente, não entendi a obra. A minha edição é da Saraiva de Bolso e ele é escrito em forma de peça de teatro (acredito que Rei Lear seja uma peça de teatro, não parei para pesquisar). Já vi tantas pessoas falando de como é explícito o sofrimento de Cordélia, mas eu juro que não entendi a obra. Embora seja escrita em forma de script, o livro foi traduzido como se estivesse no´português arcaico, o que dificultou mais ainda minha interpretação do livro. Talvez eu necessite rele-lo novamente da mesma maneira que tive que reler o "auto da barco do inferno" para compreender a mensagem que Gil Vicente queria passar.
Livro meio confuso, me perdi em vários momentos, mas sei que a história se trata de um Rei que pergunta as filhas o quanto elas o amam e as duas primeiras dizem ama-lo enquanto a terceira, Cordelia, diz não poder dizer seus sentimentos e o rei acha que ela nao o ama e que isso é pouco, deserdando-a. Então, Cordelia perde seu dote, só que ela está sendo disputada para ver que vai desposa-la porem ela já nao tem mais o dote... enfim, não me recordo da história tintim por tintim porque já faz um tempo que o li, mas é basicamente isso. Confuso? Sim. Recomendo? Apenas se gostar desse tipo de quebra-cabeça.

Laine 10/01/2009

Como em todas as histórias de Shakespeare, KING LEAR, tem um misto de emoções e sentimentos, e acaba por nos colocar para refletir em nossos pensamentos e atos. As vezes uma decisão errada, inconsequente, pode nos causar problemas gravíssimos.