O Rei Lear

O Rei Lear William Shakespeare
Gentil Saraiva Junior

Resenhas - O Rei Lear

Elton.Oliveira 10/02/2024

Um romance novelesco e medieval
Bem , gostei da experiência de ler algo de Shakespeare ! Nunca havia lido um texto de um dramaturgo, várias vezes me sentia como se estivesse num teatro vislumbrando atores com suas falas e toda arte cênica envolvida !

Não vou ser tão crítico ao início que descambou todo o contexto da obra , que foi a fúria de um rei idoso , que não ponderou nada , só queria ser bajulado para então repartir seu reinado entre suas filhas ... De acordo com o maior grau de bajulação! Atitude tão ingênua para um rei , que deveria ter tanta experiência no traquejo social ! Mas perdoarei , porque sei que foi o apelo teatral ....

Fora isso , as cenas , os atos , as manipulações, o bobo com suas tiradas e às vezes confusas falas ... Tudo foi muito atraente ao leitor ! Tivemos alguns episódios de loucuras dos personagens que ficou difícil entender, mas compreendemos o contexto !

Enfim , pra sua época , publicado em 1608 , Shakespeare retratou muito bem esse episódio de ingratidão das filhas do rei , vislumbrando poder e dinheiro. Passando por cima do amor paterno , episódio também realçado na família de Gloucester, que também evidenciou outra tragédia por poder.

Recomendo a todos ! Um bom clássico! Frases fortes e ótimas reflexões!
mpettrus 10/02/2024minha estante
William Shakespeare é um dramaturgo incrível né?!

Sobre a sua observação sobre o comportamento do rei idoso, acredito que Shakespeare fez uma crítica a essa figura. Uma espécie de galhofa sutil, para demonstrar ali o quão fútil era a autoridade maior do reinado. E o quão ?lascado? estava todo um povo nas mãos desse governante.

Ele era respeitador com as autoridades máximas da sua nação, mas sabia tecer críticas de maneira velada com uma genialidade prodigiosa.

Adorei sua resenha!!!! ????????

Elton.Oliveira 11/02/2024minha estante
@mpettrus , eu não sei de tantos detalhes de Shakespeare para tecer uma opinião melhor , mas isso que você fala , faz total sentido !

Uma genialidade, que sabemos que ele tem, realmente fica implícito esse ataque aos reis e nobres .... Imagino o quanto era difícil para um crítico, nesses tempos medievais, se arriscar numa polêmica e ter sua vida ceifada pelo bel-prazer da realeza!

Gostei muito de ler Shakespeare, vou add outros na estante ??!

mpettrus 11/02/2024minha estante
Sim, Elton, era muito difícil. Ele caminhava no ?fio da navalha? para expor suas ideias e sua arte. Mas ele era muito sagaz e perspicaz. Sabia como ?driblar o sistema?.

Há muitos anos eu li ?Otelo, o Mouro de Veneza? e me surpreendi bastante. E o classicão ?Romeu & Julieta? li recentemente para ajudar minha sobrinha numa pesquisa.

O meu favorito ainda continua sendo ?Hamlet?. Espero que se divirta com a próxima história de Shakespeare ????

Elton.Oliveira 11/02/2024minha estante
Vlw pelas infos @mpettrus , tava em dúvida entre Romeu e Julieta e Hamlet.... Mas acho que vou pra Hamlet ! ????

Regis 12/02/2024minha estante
Gostei muito da resenha Elton e concordo com suas observações, mpettrus.
Espero que possa apreciar mais os próximos livros Elton.
Eu adoro ler Shakespeare e assistir as peças é maravilhoso para dar um contexto melhor para a leitura, já assisti algumas e têm falas que realmente são maravilhosas quando interpretadas. Dos mais conhecidos dele, também está faltando eu ler Hamlet (desse ano não passa). Acabei de ver o filme de 1996, com Kenneth Branagh e o de 1990, com o Mel Gibson, e adorei ambos e indico.

Elton.Oliveira 12/02/2024minha estante
Obrigado Regis !!!

E uma ótima dica essa de assistir uma adaptação (filme ou teatro) , realmente acho que passei despercebido em alguns detalhes!!!

Dando uma busca rápida aqui , vi que tem um filme sobre o Rei Lear , encenado por Anthony Hopkins, de 2018 ! Já vou reservar um tempinho aqui para assistir ???!

Assim que ler Hamlet já vou assistir esses que você indicou também! ??

Vi que vc tinha Fábio aqui no Skoob e te Adc por achar legal as suas resenhas e interações ? !!

Regis 12/02/2024minha estante
Sim, Elton, e pode assistir, Anthony Hopkins é um ator que começou no teatro britânico interpretando várias peças de Shakespeare: e ele faz isso com primazia e excelência.

mpettrus 14/02/2024minha estante
Que diálogo virtual formidável que li agora. Dois leitores incríveis.

Elton, eu acompanho os Históricos de Leitura e Resenhas Críticas da Régis, e ela deixa eu te falar: ela é sensacional, escrever super bem. Sou fã dessa leitora.

Melhores resenhistas de literatura que eu sigo aqui nessa rede.

????????

Elton.Oliveira 14/02/2024minha estante
Boa @mpettrus ... O Skoob mais uma vez nos proporcionando um momento de alegria ao juntar pessoas que amam esse mundo dos livros ??!

Regis 14/02/2024minha estante
Meu querido, mpettrus, me deixou com um sorriso no rosto com suas palavras. Agradeço imensamente ter podido conhecer pessoas tão incríveis com quem posso compartilhar leituras e me surpreender com elogios que me deixam sem saber bem o que dizer. Também sou sua fã, mpettrus. ???

Disotelo 18/06/2021minha estante
A qual cineasta vc se referiu?

Maria 19/06/2021minha estante
Woody Allen, no filme "Tudo pode dar certo". A frase é dita pelo físico insuportável (uma espécie de Sheldon da terceira idade :P).

Disotelo 19/06/2021minha estante
Ahh, eu vi, até gostei desse filme, mas não lembrava da frase, eu lembro que esse personagem fez que eu pensasse "Woody Allen cansou de fazer a si mesmo e contratou uma outra pessoa para a função"

Disotelo 19/06/2021minha estante
Falando em Rei Lear e cinema, recomendo Ran, adaptação do Kurosawa, não sou muito fan de cinema japonês, mas esse filme é incrível do ponto de vista estético, considero o melhor do Kurosawa.

Maria 19/06/2021minha estante
Muito obrigada pela indicação, Diego. Fiquei interessada em assistir ao filme. Na verdade eu conheço pouquíssimo o cinema japonês, mas Kurosawa dispensa apresentações. Balzac inspirou-se em Rei Lear para criar o Pai Goriot, uma das maiores obras da Literatura Francesa e o meu livro favorito do autor.

Maria 19/06/2021minha estante
Muito obrigada pela indicação, Diego. Fiquei interessada em assistir ao filme. Na verdade, eu conheço pouquíssimo o cinema japonês, mas Kurosawa dispensa apresentações. Balzac inspirou-se em Rei Lear para criar o Pai Goriot, uma das maiores obras da Literatura Francesa e o meu livro favorito do autor.

Disotelo 19/06/2021minha estante
Acho que eu tenho o Pai Goriot separadinho aqui no Kindle ?

Mari Moraes 27/12/2021

O vulgar e o exagerado
Essa é a segunda obra de Shakespeare que eu leio e fico com a sensação como se não tivesse lido.
Acho que preciso me ambientar mais em sua escrita e em seu universo. Os acontecimentos por vezes são confusos e ao mesmo tempo ordinários. Tratam coisas simples com emoções exageradas, e coisas complexas como vulgaridades.
Talvez eu não consiga achar os caminhos de Shakespeare sozinha e ter uma compreensão de suas obras por conta própria.
@aprendilendo_ 27/12/2021minha estante
Tive a mesma sensação na minha primeira leitura dele, que foi Romeu e Julieta. Na segunda, Hamlet, ele acabou me conquistando, mas acredito que seja muito sobre justamente se entregar a esses exageros e vulgaridades que ele escolhe na hora de escrever a história. Confesso que isso não é tão fácil, rs.

caio.lobo. 27/12/2021minha estante
Esse é meu Shakespeare favorito. Acho que um dos personagens mais importantes é o bobo, pois este é quem vai iluminar a mente do Rei Lear através de suas bobices, mostrando que o rei é o verdadeiro bobo da história. O rei fica louco mas são, pois só na sua loucura que compreende a loucura em menosprezar a sua filha mais fiel em benefício das bajuladoras.
Você está correta quando disse que coisas simples são exageradas, e não é isso o qie acontece na realidade? Não fazemos tempestade em copo d'água? Se vc observar as pessoas ao seu redor, no ônibus, no trabalho, na família verá que há exagero em mínimas coisad, risos com coisas supérfluas, melindres, raiva com miudezas. Da mesma forma tratamos coisas complexas como vulgares, tente conversar sobre Platão com qualquer pessoa que encontrar na rua, talvez por acaso encontre uma mente iluminada, mas no geral as pessoas ignoram e menosprezam temas como filosofia, arte, ciências.
Este incômodo que sentiu é o espelho que Shakespeare mostrou a ti. O Shakespeare é o bobo, fazendo travessuras com coisas sérias para mostrar o quão louca é a banalidade humana

Mari Moraes 28/12/2021minha estante
Excelente ponto e excelentes colocações! Não tinha enxergado por esse prisma, fiquei reflexiva agora!!

Mariana Destacio 24/01/2022

"Tu não devias ter ficado velho antes de ter ficado sábio"
Estou tentando entender ainda. O Rei estava louco desde o começo? Ou só cansado? Era de fato loucura ou uma insensatez, banhada de cólera momentanea? Sei que definitivamente estava louco no final mas, isso já era dele, ou foi adquirido por toda decepção sofrida?

Pegue um Rei, e tire o seu poder, conservando apenas o título. Depois pegue o reino, divida em dois, e é bem óbvio o que vai acontencer não? Ele era assim tão ingênuo? Ou seu senso de honra e dever era muito superior aos demais?

"Oh, que mistura de bom senso e de absurdo. A razão na loucura."

Acho que vou ficar pensando com meus botões por um bom tempo se homem era louco ou não. Igual quem lê Dom Casmurro e fica naquela de "traiu ou não traiu?"

Tentei engrenar nessa leitura ano passado, sem sucesso. Decidi voltar e terminei em 2 dias. Pra quem já é familiarizado com as "tragédias de shakespeare", não tem nada de novo. Essa é a quarta que leio. Ainda assim fiquei naquela esperança. Se os personagens fossem vivos, teriam rido de mim. Era a loucura me pegando rsrsrs
caio.lobo. 24/01/2022minha estante
Meu Shakepeare favorito. Na minha opinião Rei Lear não era louco desde o início, mas quando ficou louco também ficou sábio e percebeu como era tolo. Se tornou sábio com ajuda do bobo, que o tempo todo zomba dele.

Mariana Destacio 25/01/2022minha estante
Sei não.. fico pensando que ele já estava com um pezinho na loucura ali naquele começo. Mas com certeza, só ficou sábio depois

hobbitusille 31/07/2023

Tenho medo da velhice
Não vou mentir, no começo eu estava um pouco arrastado, mas depois que eu entendi quem era quem e o papel de cada um, eu não conseguia parar de pensar nesse livro

gosto muito da temática da decaída de um rei idoso, perdido para a loucura da velhice, e também das traições e ciúmes. fiquei envolvido nas tramas do edmundo e com dó do edgar e o pai deles. tive pena do lear e ódio das duas filhas mais velhas.

se não me engano, essa foi uma peça encomendada pelo rei na época (algo assim), que pediu a shakespeare para retratar como um reino ficaria vulnerável quando há traição de dentro para fora. e acredito que shakespeare foi icônico aqui.

hamlet ainda é minha preferida, mas vou pensar em rei lear por muito tempo ainda.
anaclaraleitegomes 21/12/2023minha estante
Fico pensando se não foram as próprias filhas e a corte que contribuíram para o gatilho da loucura do velhote

hobbitusille 22/12/2023minha estante
pois eu acredito que sim, viu. ele já estava vulnerável a isso antes, mas depois de tudo o que fizeram com ele, com certeza ele ficou pior

Kelly| @kellydunda 11/11/2019

Virei Shakespeariana
Me sugeriram começar pelo Rei Lear, como primeiro contato com Shakespeare. Eu considerei genial e uma obra que será inesquecível. Eu amei.
Sunamita Conti Santos 11/11/2019minha estante
Não tem um livro que eu não tenha lido do Shakespeare e não tenha gostado.

Maria 19/06/2021minha estante
Começou pela obra-prima então.

Marcia 04/12/2011

Quando eu comecei este desafio, não me pareceu algo difícil, já que eu leio normalmente um número maior de livro por ano. Mas agora vejo que os temas propostos são os verdadeiros desafios. Esse é um estilo que eu não escolheria para ler e, quando comecei a leitura, senti que seria difícil – o sistema de diálogos e descrições de cenários. Mas, como vou perseverar neste desafio, insisti e em algumas páginas e já não senti mais a diferença.

A capa do livro me fez imaginar, talvez, uma imagem de um rei insano, mas nada que me fizesse comprar o livro. Entretanto a história contada realmente valeu a pena. Achei genial a quantidade de sentimentos passados em tão poucos diálogos. A genialidade de Shakespeare, para mim, é a capacidade de ser profundo com poucas palavras.

O enredo mostra a decadência de um rei em sua velhice, suas escolhas equivocadas, talvez em parte pelos anos de poder, e toda a adulação servil que o cerca. Tudo começa quando Rei Lear, já com idade avançada, resolve dividir seu reino e posses entre as três filhas conforme expressarem em palavras o amor que elas tenham por ele. Goneril e Regana têm um ótimo discurso e definem com eloquência seu amor filial de maneira bajuladora. Já Cordélia, filha mais moça, não consegue expressar em palavras sua devoção pelo pai e, assim, é deserdada. A partir daí começa a se formar uma tragédia. Na contra capa tem-se a frase “A tragédia definitiva sobre a velhice”, porém, acho que uma decisão como essa, baseada na vaidade, pode ser desastrosa em qualquer fase de uma vida.

Definitivamente um ótimo livro.

Vitor 29/07/2014minha estante
Excelente resenha!

Marcia 29/07/2014minha estante
Obrigada,Vitor. Pela visita aqui e seu comentário. Boas leituras.

Star Blue 20/03/2021

Trágico, mas de probidade!
Enquanto me envolvia no último ato da peça tentei não imaginar as tragédias que ocorriam, só assim pra conseguir conter o choro preso na garganta.

Essa peça é um belo exemplo do único fim que chega o homem ou a mulher quando se tornam vencidos pelas coisas vis da vida, cegos pela luxúria, riqueza e poder.

Achei lindo o amor verdadeiro de uma filha por seu pai - mesmo que amaldiçoada pelo próprio - mas o trágico fim foi desolador... enfim, uma história forte. ?
DANILÃO1505 09/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

prinmahnoor 11/01/2022

Uma surpresa boa
Não achei que ia me envolver tanto com os personagens quando comecei a ler (para a faculdade, inclusive), mas Shakespeare não me decepcionou nem um pouco. Na verdade, me surpreendeu bastante.

É uma tragédia que foca no amor, na ignorância e nas relações que passeiam por entre esses dois extremos. A construção da personagem do rei Lear talvez tenha sido a mais aprofundada durante a história, mas todos os envolvidos agem e pensam de forma bem humana (imperfeita). É algo que nos faz perceber que não existe um personagem especificamente mal, porque quase todos transitam entre atitudes muito boas e muito ruins, tornando eles bem representativos e simpatizáveis durante todo o caminho.

Agora... à parte de tudo... Cordélia nunca errou, e o comeback do Edgar no fim de tudo foi totalmente memorável ?
Meu "Shakespeare" favorito

yasmin.santtori 28/10/2021

Uma das minhas peças favoritas de Shakespeare. Mesmo que seja uma tragédia, teve vários momentos engraçados e eu realmente gostei de alguns personagens.
caio.lobo. 21/01/2022minha estante
Uma de minhas favoritas também

Robson 03/12/2010

Talvez a melhor e mais complexa obra de Shakespeare!!!
Rei Lear, considerando-se velho e cansado, decide dividir seu reino entre suas três filhas: Regan, Goneril e Cordélia. Pede a cada uma que declare o seu amor pelo pai. As duas primeiras respondem com todo tipo de adulação, dizendo que amam apenas o pai; e Cordélia, apoiando-se numa sinceridade completa, flagra a contradição das irmãs e diz: “Por que se casam as manas se dizem / Que só amam a vós? Quando eu casar-me / O que me tomar a mão há de levar / Consigo meio amor, dever, cuidados; / Não me caso por certo como as manas / Para amar só o pai”. O rei se irrita com a resposta e a renega, tirando dela toda a herança. O conde de Kent fica ao lado da jovem, contra a atitude intempestiva do rei. Ele, que é fiel ao rei, também é expulso do palácio.

Cordélia vai para a França, onde se tornará rainha, mesmo sem ter nenhuma herança, nada. As irmãs também se casam – Regan com o duque de Cornwall e Goneril, com o duque de Albany –, cada uma tendo para si a metade da Inglaterra. Aos poucos, as duas vão se negando a acolher o pai e seus cem cavalheiros. O enredo agrega novos personagens, como o Conde Gloucester e seus dois filhos, Edgar e o bastardo Edmund. Edumund também trama contra seu irmão, para ficar como único herdeiro. E joga o pai contra o filho legítimo.

Edgar, instigando maldosamente pelo irmão, foge. Edmund, ainda não satisfeito, passa a tramar agora contra o próprio pai. “Shakespeare manipula magistralmente os enganos dos dois pais em relação aos seus filhos, o que traz a desgraça para ambos”. O rei perambula ao lado do conde de Kent, que reaparece disfarçado de Bobo (criação magistral do escritor) para poder ajudar Lear, sem que ele saiba, e depois com Edgar, também disfarçada de louco. As cenas dos três são delirantes, com as falas de Edgar, entre o humor e o lirismo.

O destino dos personagens é trágico: Lear enlouquece; Kent é preso; Gloucester, traído pelo filho bastardo, tem os olhos arrancados; Cordélia, que tenta ajudar vindo da França, morre; as duas irmãs se matam mutuamente. “Os abalos da família, que causam tormentos da natureza e do estado, fazem também Rei Lear terminar com a recuperação do equilíbrio do reino pelas mãos de Albany, o genro que se revolta contra a crueldade e a traição da mulher, e de Edgar, que se dedica com imenso amor ao pai, que o repudiou”.

O que impressiona na obra é a transformação dos personagens que perdem tudo que os distinguia na sociedade, como o próprio rei, que termina só e louco. “Agora cada um não é mais que uma sombra de si mesmo. Apenas um homem”.
sonia 05/03/2012minha estante
Amor pelos filhos, patrimônio à parte...

Ayan_lucca 10/07/2021

Acho que de todas as tragédias que li, essa de longe foi a mais perfeita amei toda a narrativa e o tema central e maravilhoso.
Sem falar do Bobo, e aquela conversa louca entre Rei Lear, o Bobo e Edgar

yvnvitx 03/06/2022

O Rei Lear, De William Shakespeare
O Rei Lear é uma tragédia Shakespereana da mais alta classe, nela vemos tudo o que caracteriza uma peça escrita pelo bardo: personagens memoráveis, passagens cômicas brilhantes, alívio cômico hilário e muito drama.

O enredo gira em torno da história do Rei Lear, soberano da Bretanha, reino que hoje corresponde a Inglaterra, e suas três filhas, Cordélia, Regana e Goneril. Na trama, Lear se encontra cansado das responsabilidades de um monarca e decide repartir seu território, posses e títulos com cada uma de suas filhas, entretanto, Cordélia se recusa a casar, pois acredita que deve cuidar do pai. O Rei acaba ficando irado com a filha e a deserda, entregando-a ao Rei da França e repartindo seu reino entre as duas mais velhas. A partir daí, a história se desenvolve em cima de como as filhas vão tratar o pai após se tornarem as senhoras do reino.

Nessa história, não existe ninguém 100% bom ou mau, todo mundo tem um caráter meio duvidoso e ninguém é flor que se cheire, mas o antagonismo é das duas filhas mais velhas e de Edmundo, filho bastardo de um Conde local que tem interesse em tirar o irmão legítimo da disputa pelo título do pai.

O texto é riquíssimo em linguagem, metalinguagem, referências e metáforas, é muito fluído e os acontecimentos te deixam excitado para ver o que vai acontecer e inspira uma certa expectativa de quem vai morrer em seguida, uma vez que tem muitas mortes na peça.

Sinceramente, é uma versão mais adulta de Shakespeare, os personagens são cheios de maldade e tudo é muito trágico, me passou uma vibe meio hostil, as manipulações e traições me lembraram muito a Westeros de Game of Thrones.

Eu gostei demais, talvez um dos meus livros favoritos do bardo, ter dado uma nova chance para Hamlet ano passado valeu muito a pena, ansioso por mais histórias contadas pelo homem.
DANILÃO1505 10/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Ricardo.Consolo 04/02/2019minha estante
Esse é um dos meus favoritos, gosto da morte sublime que ele tem, recuperando a sanidade ao perdoar a filha.

Gláucia 01/06/2014

O Rei Lear - William Shakespeare
O Rei Lear tem três filhas e resolve fazer a partilha de seu reino de seus bens. A partir daí passa a conhecer quem são suas filhas e qual delas nutre por ele o verdadeiro sentimento de amor filial.
O livro fala basicamente sobre traição e ingratidão, a trama é excelente, o problema é a forma e o estilo narrativo, muito poético e filosófico, exigiu um grande esforço de minha parte em alguns trechos que precisei ler várias vezes a fim de melhor assimilar a obra. É o tipo de livro que lemos com aquela aura de reverência mas como entretenimento puro não funciona bem.

site: https://www.youtube.com/watch?v=qFZwr5zb4gA
oeudesalves 02/06/2014minha estante
Foi a mesma impressão que tive quando li a obra.