O Rei Lear

O Rei Lear William Shakespeare
Gentil Saraiva Junior

Resenhas - O Rei Lear

Robson 03/12/2010

Talvez a melhor e mais complexa obra de Shakespeare!!!
Rei Lear, considerando-se velho e cansado, decide dividir seu reino entre suas três filhas: Regan, Goneril e Cordélia. Pede a cada uma que declare o seu amor pelo pai. As duas primeiras respondem com todo tipo de adulação, dizendo que amam apenas o pai; e Cordélia, apoiando-se numa sinceridade completa, flagra a contradição das irmãs e diz: “Por que se casam as manas se dizem / Que só amam a vós? Quando eu casar-me / O que me tomar a mão há de levar / Consigo meio amor, dever, cuidados; / Não me caso por certo como as manas / Para amar só o pai”. O rei se irrita com a resposta e a renega, tirando dela toda a herança. O conde de Kent fica ao lado da jovem, contra a atitude intempestiva do rei. Ele, que é fiel ao rei, também é expulso do palácio.

Cordélia vai para a França, onde se tornará rainha, mesmo sem ter nenhuma herança, nada. As irmãs também se casam – Regan com o duque de Cornwall e Goneril, com o duque de Albany –, cada uma tendo para si a metade da Inglaterra. Aos poucos, as duas vão se negando a acolher o pai e seus cem cavalheiros. O enredo agrega novos personagens, como o Conde Gloucester e seus dois filhos, Edgar e o bastardo Edmund. Edumund também trama contra seu irmão, para ficar como único herdeiro. E joga o pai contra o filho legítimo.

Edgar, instigando maldosamente pelo irmão, foge. Edmund, ainda não satisfeito, passa a tramar agora contra o próprio pai. “Shakespeare manipula magistralmente os enganos dos dois pais em relação aos seus filhos, o que traz a desgraça para ambos”. O rei perambula ao lado do conde de Kent, que reaparece disfarçado de Bobo (criação magistral do escritor) para poder ajudar Lear, sem que ele saiba, e depois com Edgar, também disfarçada de louco. As cenas dos três são delirantes, com as falas de Edgar, entre o humor e o lirismo.

O destino dos personagens é trágico: Lear enlouquece; Kent é preso; Gloucester, traído pelo filho bastardo, tem os olhos arrancados; Cordélia, que tenta ajudar vindo da França, morre; as duas irmãs se matam mutuamente. “Os abalos da família, que causam tormentos da natureza e do estado, fazem também Rei Lear terminar com a recuperação do equilíbrio do reino pelas mãos de Albany, o genro que se revolta contra a crueldade e a traição da mulher, e de Edgar, que se dedica com imenso amor ao pai, que o repudiou”.

O que impressiona na obra é a transformação dos personagens que perdem tudo que os distinguia na sociedade, como o próprio rei, que termina só e louco. “Agora cada um não é mais que uma sombra de si mesmo. Apenas um homem”.
sonia 05/03/2012minha estante
Amor pelos filhos, patrimônio à parte...

Leonardy.Negrini 06/01/2021

Tragédia com F de Família
Escrita sabe-se por quanto tempo e apresentada pela primeira vez em 26 de dezembro de 1606 (Que Natal deve ter sido esse de Shakespeare hein?). Trata-se de uma tragédia teatral considerada uma das obras mais conhecidas e clássicas do famoso escritor, supostamente baseada em outras histórias inglesas.
O livro traz duas vivências muito complicadas de serem discutidas, o processo de envelhecimento do Rei Lear e o seu relacionamento difícil e trágico com suas filhas, com as quais há embates afetivos monumentais, desprezo, desentendimentos, rejeição e outras situações.
Rei Lear pede garantias de amor às suas três filhas, duas delas são "falsas' e atendem ao seu pedido, a que é "honesta" recebe o seu desprezo (parece até relato de psicoterapia) e sua rejeição.
As reviravoltas demonstram que envelhecer é um processo delicado, que nem sempre terá o amparo e o acolhimento dos familiares, que a opção do Rei Lear estava equivocada, entre outras tragédias.
Novamente o Bobo da Corte é de longe um personagem interessante e admirável pela sua lucidez, um Leandro Karnal, um Clóvis de Barros ou um Cortella muito à frente do tempo da obra. #williamshakespeare #reilear #lerévida #leitura

alice 22/04/2022

"A razão na loucura."
"Assim que nós nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos."

Rei Lear é uma peça trágica sobre traições, ganância, poder e o que advém dessas ações.

Lear é o rei da Bretanha e por conta da idade decide dividir tudo o que possui com suas três filhas: Goneril, Regana e Cordélia. Enquanto Goneril e Regana adulam o rei com palavras fingidas de amor e lealdade, Cordélia é deserdada por ser sincera e mostrar para o pai que o amor não está apenas nas palavras mas também nas ações.

Lear irá descobrir da pior forma a ganância das filhas e nesse momento a loucura que invade sua mente, tornará clara a visão antes turva e ele verá o emaranhado de intrigas e traições em que foi colocado.

A peça não é apenas sobre o rei Lear e suas filhas, tem outros personagens memoráveis como o Bobo, Kent, Gloucester, Edgar e Edmundo que por ser filho bastardo, decidiu brigar por tudo que lhe foi negado (esse sabe fazer uma intriga).

Gostei muito dessa peça, amo as tragédias de Shakespeare e fiquei torcendo pelo Edgar e a Cordélia. Lear por conta da idade não conseguia mais discernir sobre as situações ao seu redor mas pagou por sua soberba e por enxergar na bajulação fingida de Goneril e Regana, lealdade e amor.

"Seria odiá-lo mantê-lo mais tempo na roda de tortura que é este mundo."

Izzy 19/12/2022

"Tu não devias ter ficado velho antes de ter ficado sábio".
Mais uma trágica peça de Shakespeare.
Sobre ingenuidade, traição e a presença da natureza inescrupulosa do ser humano, tão bem retratada nas suas obras.

O bobo que de bobo não tinha nada e um rei ingênuo que na verdade era o bobo da história representam o que eu ouvi por aí certa vez sobre o estereótipo do velho sábio: "com o tempo dá pra acumular sabedoria mas dá pra pra acumular muita burrice também".

kassya 28/07/2009

Um rei divide suas terras entre suas filhas para se aposentar e acaba descobrindo que o poder mostra a verdadeira face de cada um.

"Como, estás louco? Mesmo sem olhos um homem pode ver como anda o mundo. Olha com as orelhas. Vê como aquele juiz ofende aquele humilde ladrão. Escuta com o ouvido, troca os dois de lugar, como pedras nas mãos; qual o juiz, qual o ladrão?

Mariana Destacio 24/01/2022

"Tu não devias ter ficado velho antes de ter ficado sábio"
Estou tentando entender ainda. O Rei estava louco desde o começo? Ou só cansado? Era de fato loucura ou uma insensatez, banhada de cólera momentanea? Sei que definitivamente estava louco no final mas, isso já era dele, ou foi adquirido por toda decepção sofrida?

Pegue um Rei, e tire o seu poder, conservando apenas o título. Depois pegue o reino, divida em dois, e é bem óbvio o que vai acontencer não? Ele era assim tão ingênuo? Ou seu senso de honra e dever era muito superior aos demais?

"Oh, que mistura de bom senso e de absurdo. A razão na loucura."

Acho que vou ficar pensando com meus botões por um bom tempo se homem era louco ou não. Igual quem lê Dom Casmurro e fica naquela de "traiu ou não traiu?"

Tentei engrenar nessa leitura ano passado, sem sucesso. Decidi voltar e terminei em 2 dias. Pra quem já é familiarizado com as "tragédias de shakespeare", não tem nada de novo. Essa é a quarta que leio. Ainda assim fiquei naquela esperança. Se os personagens fossem vivos, teriam rido de mim. Era a loucura me pegando rsrsrs
caio.lobo. 24/01/2022minha estante
Meu Shakepeare favorito. Na minha opinião Rei Lear não era louco desde o início, mas quando ficou louco também ficou sábio e percebeu como era tolo. Se tornou sábio com ajuda do bobo, que o tempo todo zomba dele.

Mariana Destacio 25/01/2022minha estante
Sei não.. fico pensando que ele já estava com um pezinho na loucura ali naquele começo. Mas com certeza, só ficou sábio depois

Aline330 13/07/2023

Que peça incrível! Ela fala sobre tanta coisa, tão atual que chega a doer. O que mais me pegou, porém, foi a questão da velhice, e de perder coisas importantes por dar valor a outras supérfluas.

Galyn 10/08/2022

Que tragédia! Que filhas e filho tão cruéis!!!! Mas Shakespeare sabia como contar uma história e fazer com que reflitamos.
Gostei muito, lado a lado com Macbeth.

yvnvitx 03/06/2022

O Rei Lear, De William Shakespeare
O Rei Lear é uma tragédia Shakespereana da mais alta classe, nela vemos tudo o que caracteriza uma peça escrita pelo bardo: personagens memoráveis, passagens cômicas brilhantes, alívio cômico hilário e muito drama.

O enredo gira em torno da história do Rei Lear, soberano da Bretanha, reino que hoje corresponde a Inglaterra, e suas três filhas, Cordélia, Regana e Goneril. Na trama, Lear se encontra cansado das responsabilidades de um monarca e decide repartir seu território, posses e títulos com cada uma de suas filhas, entretanto, Cordélia se recusa a casar, pois acredita que deve cuidar do pai. O Rei acaba ficando irado com a filha e a deserda, entregando-a ao Rei da França e repartindo seu reino entre as duas mais velhas. A partir daí, a história se desenvolve em cima de como as filhas vão tratar o pai após se tornarem as senhoras do reino.

Nessa história, não existe ninguém 100% bom ou mau, todo mundo tem um caráter meio duvidoso e ninguém é flor que se cheire, mas o antagonismo é das duas filhas mais velhas e de Edmundo, filho bastardo de um Conde local que tem interesse em tirar o irmão legítimo da disputa pelo título do pai.

O texto é riquíssimo em linguagem, metalinguagem, referências e metáforas, é muito fluído e os acontecimentos te deixam excitado para ver o que vai acontecer e inspira uma certa expectativa de quem vai morrer em seguida, uma vez que tem muitas mortes na peça.

Sinceramente, é uma versão mais adulta de Shakespeare, os personagens são cheios de maldade e tudo é muito trágico, me passou uma vibe meio hostil, as manipulações e traições me lembraram muito a Westeros de Game of Thrones.

Eu gostei demais, talvez um dos meus livros favoritos do bardo, ter dado uma nova chance para Hamlet ano passado valeu muito a pena, ansioso por mais histórias contadas pelo homem.
DANILÃO1505 10/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Gláucia 01/06/2014

O Rei Lear - William Shakespeare
O Rei Lear tem três filhas e resolve fazer a partilha de seu reino de seus bens. A partir daí passa a conhecer quem são suas filhas e qual delas nutre por ele o verdadeiro sentimento de amor filial.
O livro fala basicamente sobre traição e ingratidão, a trama é excelente, o problema é a forma e o estilo narrativo, muito poético e filosófico, exigiu um grande esforço de minha parte em alguns trechos que precisei ler várias vezes a fim de melhor assimilar a obra. É o tipo de livro que lemos com aquela aura de reverência mas como entretenimento puro não funciona bem.

site: https://www.youtube.com/watch?v=qFZwr5zb4gA
oeudesalves 02/06/2014minha estante
Foi a mesma impressão que tive quando li a obra.

Manu 30/05/2020

É uma das melhores obras de Shakespeare, na minha opinião, e tem ensinamentos importantes. Recomendo a leitura a todos pois a história é bem interessante e envolvente.

@Matcholo 17/04/2021

Gostei muito dessa peça, os personagens e o enredo são bem interessantes. Mesmo Shakespeare não sendo muito minha vibe (como já deu para ver nas resenhas dos livros dele que li) esse me agradou bastante, com destaque para a personagem Cornélia, muito bem trabalhada.

Carlos Nunes 09/02/2023

Mais atual do que parece à primeira vista
O rei Lear anuncia sua intenção de dividir seu reino entre suas três filhas, Regan, Goneril e Cordelia, e pede a cada uma que declare o quanto o amam. As duas mais velhas o lisonjeiam, mas Cordelia se recusa, provocando a ira do pai, seu exílio e a divisão do reino entre as outras duas. Mas a incapacidade de Lear de entender que na verdade é Cordelia quem o ama mais, é o trágico erro que motiva o desenrolar da peça. Paralelamente a isso, temos uma trama paralela e similar: Edmund, jovem filho ilegítimo do nobre Gloucester, ressentido pela sua posição, trama um golpe colocando o irmão contra o pai, que propiciará a ele tornar-se o legítimo herdeiro das propriedades e do título do pai.
O único desejo do rei é desfrutar de uma velhice confortável e despreocupada, com as filhas cuidando dele, mas, em vez disso, Regan e Goneril tratam Lear de acordo com seu novo status de velho impotente. O rei é privado não apenas dos cuidados e do amor que esperava das filhas, mas também de seus cavaleiros, serviçais e até mesmo do abrigo de um lar. E é então que, tragicamente, ele consegue ver sua própria situação e perceber suas deficiências, embora tarde demais, quando ele já está impotente para fazer qualquer coisa a respeito. E muito desse conhecimento é mostrado a ele por uma das figuras mais interessantes e frequentes nas obras de Shakespeare, o Bobo.
É uma peça complicada, cheia de reviravoltas e tramoias, que vão se sucedendo até culminaram em um dos finais mais trágicos entre as peças do autor. É uma peça que fala de cegueira, de poder, de ambição, de amor filial, numa trama poderosa e envolvente que até hoje, por incrível que pareça, ainda acontece. Afinal de contas, quem de nós não conhece uma história de algum pai ou mãe que se viu privado(a) de tudo, até mesmo sem lugar para morar, depois de toda uma vida dedicada aos filhos?