O Pastor Como Mestre e o Mestre Como Pastor

O Pastor Como Mestre e o Mestre Como Pastor John Piper
D. A. Carson

Resenhas - O Pastor Como Mestre e o Mestre Como Pastor

Douglas14 22/02/2023

Um ótimo debate sobre a dinâmica do ministério pastoral.
Antes de ser um livro, esta obra foi originalmente um evento patrocinado pelo Centro Carl F. H. Henry para Entendimento Teológico, na Trinity Evangelical Divinity School. As mensagens de Piper e Carson foram escritas e reorganizadas para transformarem-se nos capítulos deste livro. Na obra, Eles trazem considerações sobre a dinâmica de funcionamento entre as responsabilidades práticas e acadêmicas do cotidiano pastoral.

Primeiro, o livro concentra-se na figura do pastor como mestre, onde Piper revela sua história de peregrinação ao pastorado e mostra como a erudição recebe importância em seu ministério. Piper expõe como o estudante intelectual, tímido e emotivamente expressivo encontrou equilíbrio. Houve um caminho acadêmico desde o ensino médio, passando pelo tempo de seminário e acompanhando por alguns equívocos na vida. O doutorado trouxe receio para com aquilo que a erudição poderia causar. Os muitos anos de ministério mostraram a relação dessa erudição com a glória de Deus na tarefa de mestre por parte do ministro. Fugindo da hipocrisia e buscando satisfação em Deus, o mestre não fracassará nos perigos da erudição e da confiança no alicerce errado. Onde a fé é intelectualisada demais, muitos santos comuns e autênticos podem sentir o cheiro do erro.

Piper expõe o ponto em comum entre a necessidade da mente em harmonia com o coração, como o lugar onde o mestre adentra. O mestre conduz os fiéis ao conhecimento devido de Deus, para que assim, haja a resposta adequada a este, um sentimento correto com relação ao Senhor. O alvo para o pensar correto relacionado a erudição, é despertar e manter a satisfação em Deus que o glorifica. Piper mostra como o uso dos artifícios eruditos de maneira correta agrada a Deus, e revela como o próprio Jesus desaprova o uso errôneo da mente na interpretação e aplicação para vida.

A Bíblia revela que a erudição é necessária, a aptidão foi enxergada tanto em exemplo como em instrução bíblica. A igreja precisa entender, e o pastor é responsável por explicar. O mestre assume esse papel e esforça-se em preparação e execução assertiva e abrangente, o que é resultado, segundo Piper, não de uma busca desesperada pela erudição, mas de uma submissão completa a Deus, estando plenamente satisfeito nele.

Carson, por sua vez, tratando sobre ?o mestre como pastor?, abre seu argumento ao pensar na ambiguidade do presente título. Ele explica o abrangente caminho que existe na vocação acadêmica ou pastoral. De modo geral, expõe disciplinas eruditas, desde a ornitologia até à história da Europa e à exegese bíblica. Ele argumenta que os diversos dons dados por Deus podem se apresentar em diferentes proporções em cada ministério. Carson expõe seu caminho pessoal ao chamado e preparo pastoral. Mostra como este caminho não envolveu um desejo inicial de ser um grande acadêmico, mas somente cumprir o papel pastoral, o que acabou mudando com o seu investimento acadêmico subsequente, e conduzido à crítica de sua real qualificação.
Don Carson revela o perigo e tentação do mestre tornasse somente um ?intendente?, afastando-se da linha de frente no cargo pastoral e se perdendo. O mestre como pastor não se ilude pelo prestígio do cargo, mas foca no benefício que este produz, ele foge dos aplausos, encontrando em Cristo a única necessidade de aprovação. O mestre como pastor ama as Escrituras, ele não somente estuda ou ensina ela, mas também medita na Palavra. Ele dedica tempo aos irmãos, entende a dinâmica de dons variados e compreende o aprendizado distinto individual de seus alunos. O mestre como pastor tem sabedoria para ensinar todas as coisas com ênfase no que é primordial, a fim de não introduzir seus alunos em uma peregrinação indesejada, como o caminho da crítica. Carson destaca como a visão do mestre-pastor deve ser ampliada, seu caráter pastoral o conduz a pensar no que a igreja precisa e não no que solicita. Ele ama a igreja profundamente. Ele deve buscar uma erudição em comunhão, dividindo eventos e consultando colegas. O pastor-mestre sabe olhar para si mesmo com os óculos corretos, entendendo a importância do seu trabalho e pequenez da sua pessoa.

Ao fim do livro, David Mathis destaca a origem e o caminho traçado por Piper e Carson rumo a dinâmica do ministério como pastores mestres, ou mestres pastores. As variadas características que se sobressaem em cada um, não podem apagar o quanto as duas tarefas se completam no serviço. Os pastores são desafiados a tornarem-se ainda melhores que seus antepassados, sem abandonarem em suas vidas e seus púlpitos, no caminho da especialização, os princípios mais antigos e basilares da fé.

Léo_Martins 06/01/2023

O Pastor Como Mestre e o Mestre Como Pastor
Carson e Piper consideram o que significa ser um pastor-teólogo e um teólogo-pastor e demonstram a importância tanto da profundidade teológica como da ênfase prática.

Romulo Pessanha 16/09/2022

Me surpreendi lendo esse pequeno livro, principalmente o texto do D. A. Carson. Nunca havia lido nada dele, ja o conhecia por assistir video-aula dele.
Um livro que consegue nos fazer repensar e entender o que é importante em nosso chamado, que é sempre buscar a Cristo e fazer sua obra!

RobertoMCF 08/08/2022

Preciso e relevante
John Piper e Don Carson apresentam, de forma leve, verdades que muitos dos novos estudantes de teólogos precisam saber.

Faz parte da caminhada do teólogo se perguntar: serei pastor ou professor? Bem, porquê não os dois.

Leitura rapida, leve, super entendivel.
O livro é voltado para pastores e teólogos, mas ele não é complexo, com termos difíceis, bem pelo contrário, é bem acessível e a mensagem que ele traz pode ser aplicada para todos, assim como Carson pontua no final de sua parte.

samuel.goncalves 18/04/2022

Mestre e Pastor
A falta de estudo tem matado muitos pastores. O livro trata sobre a dinâmica entre a academia e o pastorado. Pastor é um mestre e mestre é um pastor! Por mais pastores nos seminários e mais mestres nos púlpitos.

marcelinho 29/03/2022

Fiquei bastante emocionado ao ler esse pequeno livro. Piper e Carson são bem cativantes ao expor os seus argumentos. Isso me deixou vidrado!

Ler esse livro me fez pensar nos tipos de pastores que já tive, e com toda certeza eles não eram nenhuma das duas categorias. Hoje, graças a Deus, tenho um pastor que é mestre. Um grande homem de Deus quese preocupa coma saúde espiritual das suas ovelhas.

Também me peguei pensando no meu futuro, no que serei. Será um pastor-mestre o será um mestre-pastor? Bom, somente o futuro que dirá. Porém sem que Deus está moldando a minha vida para o que lhe apraz.

Desejo que todo seminário, homens que sentem desejo pelo ministério ou pensa em servir a igreja academicamente, desejo que eles possam ler essa pérola.
Léo_Martins 29/03/2022minha estante
Graça e paz! Orando para que você seja como seu pastor atual.

marcelinho 29/03/2022minha estante
Amém, pastor Léo. O senhor é uma benção!

Mazinos 22/03/2022

Ler esse livro é como se sentar na frente de John Piper e D.A Carson para ouvir o que eles tem a dizer. Leitura extremamente prazerosa e como é bom parar para ler um pouco a respeito do ministério desses dois homens e os seus conselhos para aqueles que, tanto almejam o ministério, quanto já fazem parte dele.

Heseve 07/03/2022

o pastor como mestre e o mestre como pastor
nesse pequeno livro encontramos uma enorme riqueza de ensinamentos oriundos da palavra de deus e transmitidos por esses dois grandes homens de Deus que trilharam caminhos opostos em relação ao pastorado e a academia.

elycely 21/12/2021

Corações e mentes, erudição e prática
O livro reúne reflexões feitas por John Piper e D.A. Carson, para um evento com tema semelhante, em 2009. Seu objetivo é o de "encorajar pastores a serem mais sérios com a vida da mente e desafiar mestres a serem mais engajados na vida da igreja". Discute, essencialmente, o dilema entre ter uma vida dedicada à academia e erudição, ou à prática teológica, ou seja, ao pastoreio de uma igreja (para usar o exemplo dos autores), e propõe um diálogo entre as vocações ministeriais. Apesar de direcionado a pastores e intelectuais (mestres/teólogos), apresenta uma série de princípios que têm aplicação correspondente na vida de qualquer cristão, especialmente na vivência de sua vocação. Além disso, tem um teor bastante biográfico, tornando uma leitura bastante agradável. Recomendo!

Juan.Abreu 13/09/2021

Mestre e Pastor!
Este livro traz uma visão muito interessante sobre o pastorado e também sobre ser mestre! Os autores trabalham muito bem em mostrar a importância de se buscar a sabedoria, a importância de ser o mais erudito possível, mas lembra que é preciso ser pastor, ser humano e cuidar da igreja.

O primeiro capítulo é o mais complexo e o menos fluído ? quanto a leitura. Como li em uma outra resenha, falha-me a mente o nome do autor, este livro exige (principalmente o capítulo 1) leitura calma e atenta. O ideal é que se leia os trechos completos e evite-se pausar a leitura antes da conclusão dum pensamento, pois pode levar-te a ti a se perder no raciocínio do autor.

O capítulo 2 é mais fluído, tem uma leitura mais leve, mas não é mais pobre! Pelo contrário, o capítulo 2 é muito rico e complementa o capítulo 1 brilhantemente, a perspectiva dos capítulos são distintas do início para se igualarem ao final.

Enquanto um capítulo dá-se do mestre indo ao pastorado, o outro dá-se do pastorado ao mestrado. Entretanto, ambos seguem como mestres, porém servem com pastores locais!

O livro é excelente, só não leva as 5 estrelas, pelo fato dele se arrastar um pouco no capítulo 1, mas principalmente por não ser um livro que rumine em minha mente naturalmente. Mas é um livro que deixar-me-á excentes ideias e será uma recomendação certa.

Alexandro.Paulo 02/08/2021

Abordagem simplesmente direta
Recomendo a leitura mantendo ininterruptamente até que a conclusão do pensamento de cada autor se conclua. Evitando assim quebrar o raciocínio e melhorar a compreensão.
Piper, um pastor e mestre sabe como cuidar do que precisamos ouvir, possui uma capacidade analítica excelente e abençoada.
Carson, um mestre pastor, é um argumentista brilhante e ávido por expressar sua sapiência. Ambos capazes de nos prender nas páginas de livros por horas.
Apesar de ter me empolgado mais para a leitura da parte do Carson, não significa que Piper tenha sido ruim; contudo cabe dizer que foram poucas as páginas para melhor aprofundamento das relações indicadas por ambos.
Enfim, recomendo a leitura desse célebre livreto, acompanhado de análise pessoal e leitura bíblica para aprofundar a crítica pessoal. Concluímos então que, mesmo ambas as denominações não fariam a menor importância, posto que em cada um Deus criou um dom para exercer, portanto um corpo não é constituído somente de pés e mãos, cada parte tem sua função e todas possuem valor.

Misael Neves 01/06/2021

Você não precisa escolher entre um ou outro
Indicado tanto para pastores titulares, quanto para estudantes de teologia que estão se preparando para a ?carreira? ministerial.
O livro é fruto de um Evento para Entendimento Teológico realizado em 2009 em uma Universidade Evangélica em Chicago, em que Piper e Carson palestraram.
O primeiro comenta sobre o papel do pastor como mestre e o segundo discorre o inverso, o papel do mestre como pastor.
Por serem temas semelhantes, ambos escritores discorrem de forma parecida. Não se julgam mestres; fazem menção resumidamente de suas trajetórias até chegar ao patamar de serem conhecidos (que enfatizam ter sido pelo providência); dão dicas preciosas para que pastores e mestres exerçam suas funções a luz da Palavra de Deus!

@fbioologia 05/06/2019

Pastor como mestre e o mestre como pastor
Certa vez ouvimos dizer que nos menores frascos são contidas as melhores fragrâncias. Se pudéssemos descrever essa obra seria essa a nossa definição.
Esse é escrito com a pena de um mestre e o coração de um pastor. Obras como essa não basta ser lida ou resenhada tem que ser vivida. Não se trata de um livro, é um despir de dois pastores que nos permite enxergar um pouco mais longe, pois são gigantes que amorosamente erguem sobre seus ombros anões que somos.
Essa com certeza vai para o rol de livros que não podemos passar por essa vida sem antes ler.

Paulo 04/01/2018

Recomendo!!
Livro pequeno, mas profundo!