O Casamento do Pequeno Burguês

O Casamento do Pequeno Burguês Bertolt Brecht

Resenhas - O Casamento do Pequeno Burguês

Pretti 15/12/2022

Excelente reflexão
Como em outras obras do Brecht, nessa peça também temos uma excelente crítica à classe pequeno-burguesa, seus hábitos e suas mentirinhas. É interessante ver um texto colocar tudo isso às claras. Recomendo.

Lua 18/05/2023

O retrato da classe média
Em uma simples festa de casamento da burguesia em ascensão, brecht destrincha o jogo de aparências das relações e convenções sociais. Ao longo da obra, as regras de comportamento vão se desmoronando e as "máscaras" caindo, juntamente dos móveis feitos pelo noivo. Uma personagem que achei de bastante destaque foi a madame (acredito que representante da nobreza daquela época) que criticou bastante a maneira artesal e mais econômica que os móveis foram feitos, dizendo que estavam fora de moda, como uma maneira de se sobressair na posição social dos bens materiais.
Além disso, há um crítica a pseudo-elite, pequena burguesia, que se enxerga mais próxima da nobreza (independentemente da lacuna enorme de classes) do que da própria classe operária.

Julio.Argibay 01/09/2020

Brecht
O casamento do pequeno burguês é uma peça que irei caracterizar como trágico/cômica, cujo autor é o dramaturgo alemão Bertold Brecht. Eu sempre ouvi falar desse autor, mas nunca tinha lido nenhuma obra escrita por ele. Então, vamos a ela. Eu considero como sendo um texto de leitura leve, engraçado e com um tema bem familiar, eu diria de costumes. A peça apresenta uma festa de casamento, cujo casal já se conhece a sete anos e já possuíam uma certa intimidade (irritação, cobrança, etc) entre eles. Além dos parentes mais próximos, alguns amigos foram convidados. Nessa comemoração houve alguns acidentes, além de alguns pequenos segredos revelados de forma abrupta e inadequada, também houve algumas discursões, choros, mágoas, cobranças, insultos e, porque não, boas risadas. O autor, é claro, não chegou a desenvolver os personagens devidamente, devido ao tamanho da obra, mas foi Bem legal.

Lista de Livros 17/05/2017

Lista de Livros: O Casamento do Pequeno Burguês – Bertolt Brecht
“O AMIGO - Eu estou muito bem. Agora eu estou muito bem. Quando bebo, eu me sinto como Deus!
O NOIVO - Não, você devia Ter dito: quando Deus bebe, ele se sente como um secretário.”
“Quando se faz qualquer coisa que os outros não fazem, eles ficam uma fera!”
Mais em:

site: http://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2016/12/o-casamento-do-pequeno-burgues-bertold.html

Marina 05/07/2021

Minha primeira peça que li do Brecht. Achei ela bem fechadinha e divertida, adoraria ver um espetáculo com ela. É curta, terminei bem rapidinho, e foi uma leitura tranquila.

jackpveras 06/05/2024

Engraçado e Trágico
Eu não conhecia as obras do autor. Esta foi a primeira. Aprovadíssimo.
Farei um mergulho em suas outras obras.