Ascensão e Queda do Comunismo

Ascensão e Queda do Comunismo Archie Brown

Resenhas - Ascensão e Queda do Comunismo

Albert 30/09/2015

Obra-prima extraordinária
Esta grande obra-prima de Archie Brown levou mais de dois anos para ser escrita e várias visitas aos países comunistas. O resultado é um livro extraordinário, completo e detalhado. Fotografias de personalidades e ocasiões em que o comunismo esteve presente também estão registrados nas páginas dessa grande obra.

Brown nos leva muito tempo antes de Marx rabiscar os primeiros manuscritos, onde a sociedade já buscava uma forma mais justa de divisão de bens. Todas as ideias e ações de Marx, Engels, Lenin e outros pensadores e como foi instituída a ideologia no início do século XX é mostrada de uma forma muito clara. O autor traça em detalhes e analisa o sistema político, econômico e ideológico durante o século XX bem como seu apogeu e declínio de forma completa. Partindo da Revolução Russa, Brown narra a trajetória do regime ao longo do século na Europa, Ásia e América Central - com a tomada de poder, passando pela transição política à derrubada do regime em muitos países, tudo nos mínimos detalhes e incrivelmente bem escrito.

Algumas partes do livro, quando o autor se aprofunda no aspecto político dos partidos comunistas suas hierarquias e afins, a leitura se torna um pouco tediosa devido ao excesso de detalhes na minha opinião. Além do aspecto político do Comunismo, Brown não deixa de demonstrar as consequências que a ideologia teve no aspecto social, literário e econômico; o regime por trás das guerras, os personagens, etc.

Num enfoque especial, fiquei estarrecido quando num trecho do livro no tocante culto a personalidade ou o endeusamento de líderes, os Partidos Comunistas chegaram a níveis extremos. E para os leitores compreenderem uma melhor noção do que o regime foi capaz de fazer, segue um trecho:

No caso da Coréia do Norte, Kim Il-sung tem sido modestamente descrito pelo Partido Comunista governante como superior a Cristo em amor, superior a Buda em benevolência, superior a Confúcio em virtude e superior a Maomé em justiça.

Livro extraordinário e faço das minhas palavras as mesmas da contracapa do livro: "Tudo o que você sempre quis saber sobre a história do comunismo mas tinha medo de perguntar em um único volume imensamente informativo e fácil de ler."
Krisley 02/10/2015minha estante
Muito boa resenha, falou tudo que eu queria saber sobre o livro!

smkdrugs 30/08/2016minha estante
Eae, Albert. Sabe me dizer se o livro conta também todos os males causados pelo comunismo? Taís como a história de cuba, Venezuela etc. Tô atrás de alguns livros imparciais sobre política. E esse parece ser bom pra entender tudo sobre o comunismo. Até porque fica difícil é provar pra alguém que tal ideologia não funciona sem antes ter estudado ela. Abraços.

Albert 30/08/2016minha estante
Olá Nefilimarcos. Bem, a obra mostra o Comunismo em alguns países, entre eles Cuba e outros países da Ásia. Salvo engano, Brown não cita a Venezuela e lembro-lhe que o autor cita de forma relativamente breve como se deu a tomada do poder e a instalação do sistema político nesses países. Brown analisa o contexto do Comunismo e de forma imparcial. Se procura algo que mencione os males (crimes), sugiro a elogiada obra O Livro Negro do Comunismo - Crimes, Terror e Repressão. Eu tenho este livro, embora não tenha lido ainda, narra os atos perpetrados pela ideologia, inclusive segregando os episódios em vários países segundo li a respeito. Recomendo os dois, são duas obras de valor inestimável e já estiveram esgotados. Atualmente não sei se foram publicados novamente. Já o último livro citado, não posso opinar ainda, mas espero apreciar suas páginas em breve.

Abraço.

smkdrugs 30/08/2016minha estante
Valeu amigo. Abraço.

vicareno 27/01/2019

Conteúdo!
Esse livro talvez seja o mais completo que exista sobre o regime comunista ao redor do mundo. É mesmo um curso completo sobre o tema; leitura obrigatória para quem quiser aumentar seu repertório sobre o tema.
O autor simplesmente revolveu "toneladas" de documentos sobre o assunto, daí a sua completude.
Uma obra-prima não para convertidos de um lado ou de outro, mas para estudiosos e curiosos "sem fé".

Paulo Henrique 31/12/2013

Excelente
Outro livro indispensável de história.