Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

rafa 10/04/2023

o livro é divido basicamente em duas partes. Na primeira parte é apresentada uma ambientação do lugar - a cidade de Antares - junto com uma contextualização histórica brasileira mais ou menos comprometida com a realidade. achei essa parte um pouco arrastada pra ler, apesar de ser interessante.
A segunda parte - que pra mim foi muito mais divertida - é quando o acontecimento principal do livro se passa e a história toma um caráter mais fantástico.
Acho que a melhor parte do livro é perceber como o autor usa de diálogos para tecer críticas - bastante contemporâneas - a partir de um humor com ironias sutis.

Maria.Barreto 05/04/2023

Incidente em antares
Uma leitura difícil pela repetição de fatos . Porém necessária para se entender um pouquinho da história do Brasil.

Carol 01/04/2023

Literatura com pitadas de crítica
Mais um livro maravilhoso de Érico Veríssimo, ficando atrás apenas da trilogia "O tempo e o vento". Ele é um dos meus autores favoritos!!!

"Incidente em Antares" faz uma crítica ao regime militar brasileiro. Este livro, assim como outros de Veríssimo, retratam o contexto que o autor está inserido. Não é um livro de História, mas sim de Literatura, em que o autor constrói o pano de fundo do enredo baseando-se em elementos do período histórico que ele estava vivendo.

Vinicius 29/03/2023

Um ótimo romance
Uma crítica perniciosa que tende ao satírico ao analisar a sociedade gaúcha, sob a perspectiva de uma cidade imaginária, cuja história é contada desde a fundação, chegando aos dias atuais. É incrível a verossimilhança com a qual a narrativa é realizada. Eventos históricos brasileiros são profundamente descritos. Uma história com moral e com reflexões.

ciliane.ogg 28/03/2023

Uma leitura bem humorada de um Brasil deixando de ser agrário, onde a maioria da população era campesina, para se transformar em um país urbano, com novas ideias, valores.
Vemos em Antares tudo isso sendo descrito, como os donos do poder agem e o sofrimento ( bem como uma humanidade maior) entre os pobres.
Divertido, com uma leitura fluída e fácil.

Elvis 24/02/2023

Obra prima da literatura nacional
Esse livro é um marco da nossa literatura e história, afinal o desenvolvimento histórico, antropólogo, sociólogo e político que o Erico consegue resumir em 500 paginas é coisa de Gênio.

Se pudesse eu tinha grifado o livro todo, os inúmeros diálogos extremamente irônicos e inteligentes trazem inúmeros reflexões. Os personagens apesar de ?caricatos?, são representações fidedignas de todas as classes existentes na nossa sociedade.

Fiquei imaginando a leitura toda como teria sido pra o Erico vivenciar que mesmo após 50 anos, o que ele tanto criticava e detestava continuam sendo repetidos igualmente. Além de que, ele teria se surpreendido com o que aconteceu
principalmente nos nossos últimos governos presidenciais.

tabatatucat 16/02/2023

Começo a ler Erico Veríssimo com chave de ouro. Que obra fenomenal é "Incidente em Antes" e atemporal. Seus personagens ainda são a representação de um Brasil que conhecemos e temos contato na dicotomia política que vivemos hoje. Realmente é um livro de uma crítica sem igual, mas ao mesmo tempo fascinante e divertidíssimo.

Gabi 06/02/2023

Me surpreendeu.
Ler Verissimo pela primeira vez logo com a história da pacata Antares, foi uma experiência única. As reflexões sobre política se mesclam às reflexões sobre a efemeridade humana e nos faz refletir se vale a pena tanto desgaste em nome da sociedade. As personagens cativam, crescem, tem profundidade. Os diálogos são instigantes e dá pra se aprender muita história do Brasil.

Luís Henrique 05/02/2023

Érico Veríssimo que obra-prima
Livro indicado por um amigo. Agradeço-o pela indicação. Queria ler um livro com toques de humor e esse cumpriu muito bem o seu papel. Não se trata de um livro humorístico, longe disso, mas a escrita desse autor é tão fluida e certeira que em vários momentos somos pegos rindo de várias situações ocorridas entre os personagens de Antares, pois ele retrata com toda transparência, as mentiras, traições, ganâncias, luxúrias, e muitos lobos em pele de cordeiro etc etc etc... retratando o comportamento impulsivo e descontrolado do ser humano.
Além disso, somos brindados com uma aula de história política na primeira parte do livro. É triste saber como a velha política segue muito bem enraizadas em nossa cultura.
No mais, adorei a escrita do Érico. Conhecia apenas os livros do filho.
Família abençoada essa.
Sem sombras de dúvida, todo brasileiro deveria ler essa obra.

Leonardo.Ribeiro 04/02/2023

Livro sensacional
O livro é divido em duas partes: Antares e o Incidente. A primeira parte conta a história do surgimento da cidade de Antares. A cidade é fictícia, mas o autor a coloca no mapa como localizada no Rio Grande do Sul na divisa com Uruguai e originada a partir do conflito entre as duas maiorias famílias, Vacarianos e Campolargos.
Apesar de não ser o cerne da narrativa, essa primeira parte é muito interessante, pois apresenta a história real do Brasil entre os governos de Júlio Prestes a João Goulart de forma super descontraída e por meio dos diálogos entre as personagens que ou falavam sobre os acontecimentos políticos e o reflexo disso em Antares ou estes mesmos tinham algum tipo de participação no fato.
Também é a parte do livro que introduz todos as personagens que farão parte da narrativa presente durante todo enredo. Já o "Incidente" ocorre como se diz a própria sinopse "11 de dezembro de 1963. Greve geral em Antares. O fornecimento de luz é interrompido, os telefones não funcionam mais, os coveiros encostam as pás. Dois dias depois, uma sexta-feira 13, sete pessoas morrem - entre elas d. Quitéria, matriarca da cidadezinha. Insepultos e indignados, os defuntos resolvem agir:
querem ser enterrados. Reunidos no coreto, decidem empestear com sua podrião o ar da cidade. Enquanto ninguém os enterra, porém, resolvem acertas as contas com os vivos e passam a bisbilhotar e infernizar a vida dos familiares."

leticiavianac 25/01/2023

como pode 7 defuntos causarem tanto rebuliço numa cidade. ri e chorei entre uma página e outra, Erico Veríssimo simplesmente genial