Incidente em Antares

Incidente em Antares Erico Verissimo

Resenhas - Incidente Em Antares

Eloah 11/01/2024

E o Brasil segue o mesmo
Adorei a leitura. Érico foi muito visionário nesse livro! Comecei sem espectativa nenhuma e me diverti muito, mesmo com aquele gostinho ruim que fica na boca por reconhecer em tantos pontos que a nossa sociedade não mudou quase nada, só se modernizaram os aparelhos.

Peter.Molina 09/01/2024

A morte leva as máscaras
Este livro conta a história do estranho incidente em Antares, cidade fictícia no sul do Brasil, quando 7 mortos que não haviam sido enterrados por conta de uma greve geral, voltam à cidade reclamar pelo sepultamento digno. Nesse retorno, eles revelam toda a podridão de seus moradores e desmascaram o falso moralismo de outros. Não se assustem com a primeira parte do livro, que mais parece um relato da história do Brasil, mas ela é necessária para explicar o incidente. Um livro que denuncia muito do que acontece nos bastidores da política, polícia, magistrado e outros campos. Escrita envolvente, muitas vezes engraçada, por outras chocante. Recomendo fortemente.

Juju 04/01/2024

Antares: a cidade que se agarrou ao passado
Livro brilhante do grande autor Erico Veríssimo... Foi meu primeiro livro dele e simplesmente amei.

Retrata a vida, até então pacata, dos cidadãos de Antares e sua história desde o início. Porém, essa calmaria se vê barrada por uma greve geral na cidade que, por conta dessa, até mesmo os coveiros aderem o movimento e fecham o cemitério. Assim, os sete defuntos que seriam enterrados naquele dia, se erguem e lutam pelo direito do enterro justo e cristão.

Além da ficção, a obra faz diversas críticas ao regime militar, ao coronelismo, entre outras questões políticas e sociais. Também contém análises e pontos de vistas sobre a política brasileira e seus respectivos representantes durante as décadas.

Pam 30/12/2023

A última obra do autor
Quando soube que este foi o último livro escrito por Érico Veríssimo, quis começar por ele a navegação no mundo do autor. Me surpreendi com os traços do fantástico e como eles funcionam dentro da narrativa. É uma obra que conta, do seu modo, parte da história do Brasil e do Rio Grande do Sul.

Jmch 26/12/2023

"põe a morte a ensinar a vida, mas mostra-a como inócua, pois os vivos não mudam. Se vida é movimento, devir, consciência em expansão, Antares, como microcosmo do Brasil, não remete a nada senão imobilidade, estagnação e cegueira: morte em vida para as elites e o povo. Resta apenas o ato de denúncia, reverberando na praça até o som desaparecer da memória. O romance diz ao leitor que a força e o tempo apagam qualquer história e que a única forma de duração do que acontece está na escrita desde que possa ser lida, mesmo truncada, como a palavra semiapagada que, no final do romance, o pequeno escolar tenta ler no muro da cidade."

Do prefácio de Maria da Glória Bordini para a edição de 2012 da editora Claro Enigma.

Nathane2 20/12/2023

Ficção?
Gostei muito dessa história, ao contrário do meu primeiro contato com o autor, que foi com "olhai os lírios do campo". Que livrinho detestável ???
Esse já é muito mais legal e interessante. Mesmo acontecendo em um universo ficcional, é bem real a hipocrisia da sociedade antarense.
A primeira parte é um pouco arrastada em alguns pontos, mas compensa vencê-la e chegar na segunda. ?

Vikram.Rodrigues 09/01/2024minha estante
Vou vencer então a primeira parte e aguentar até a segunda

Nathane2 09/01/2024minha estante
Oi, vale a pena vencer essa primeira parte. Eu a achei bem chatinha. Mas a segunda é bem melhor. Boa leitura

Yasmin V. 14/12/2023

Incrível!
Em Incidente em Antares, Erico Veríssimo narra as mazelas e podridões de um Brasil profundamente marcado pelo conservadorismo. Aqui, a podridão poderia ser associada apenas a cadáveres insepultos vagando por uma pequena cidade fictícia do Rio Grande do Sul. No entanto, a verdadeira deterioração reside na corrupção, na hipocrisia, nas oligarquias, no autoritarismo e conservadorismo do nosso país; males que não desaparecem com simples limpezas, aromas de alfazema borrifados no ar ou lenços tapando narizes. Esses, já entranhados na sociedade, não diminuem e nem somem com o tempo.

É um livro mais que necessário. Foi publicado em 1971, em plena ditadura militar e, lamentavelmente, continua atual. É aquilo que já sabemos: a história sempre se repete. Antares é Brasil. E mesmo com inúmeras "Operações borrachas" ao longo da nossa história, na tentativa de dissimular os acontecimentos, felizmente sempre teremos "Ericos" para escrever e impedir que nosso passado se perca no esquecimento e seja apagado.
Cleber 14/12/2023minha estante
????????

Fabio 15/12/2023minha estante
Ótima resenha, Yasmim!???

Elton.Oliveira 02/03/2024minha estante
Bela resenha Yasmin !! Li essa obra recentemente e tive a mesma sensação que você expôs nessas linhas !

Yasmin V. 03/03/2024minha estante
Obrigada, Elton! É um livro fantástico, né?

Elton.Oliveira 03/03/2024minha estante
Demais !!!

" A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida " Oscar Wilde....

Nesse caso , a arte de Érico faz um retrato da vida e é tão atual que assusta !!!

Elton.Oliveira 14/12/2023

Um retrato de seu tempo
Uma obra de arte retratada nessas linhas ! Confesso que leio pouco autores nacionais mas temos relíquias e eu tenho que explorá-las!!!

Érico Veríssimo, fez uma crítica à toda base social, política, trabalhadora , no período revolucionário brasileiro , estado novo e transição para o regime ditatorial militar. Uma cidadezinha do Sul e seus costumes conservadores, patriotas e escrotos , me lembrei totalmente dessa nova ascensão de classe vindo com os gados bolsonaristas que ainda pedem intervenção militar , retratado muito bem , como trunfo da coronel Vacariano o fiel exemplo de um tempo de injustiças sociais !

A greve geral foi ótima ! A classe operária reivindicando seus direitos, enfiando uma pedra na ferida das classes dominantes , dizendo e mostrando que o pobre/assalariado/trabalhador é a força motriz de um povo e precisa ser valorizada! A volta dos mortos foi a cereja do bolo , as revelações da podridão social, abusos , hipocrisias, torturas policiais aos movimentos trabalhadores , a presença dos mortos infectando todo o bairro nobre ??... E o desfecho como bem esperado, retratando mais uma vez com profunda realidade brasileira, o famoso movimento de abafar o ocorrido com uma "operação borracha".

Esse livro nada mais é que uma imagem do Brasil em sua época.... Por isso que é perfeito ! Devemos conhecer essas raízes para sabermos de onde vem a podridão de algumas classes sociais .... O tal do conservadorismo , patriotismo e movimentos de ultra direita .... NOJO !

Recomendo muito à todos essa leitura !

Julierme2 13/12/2023

O melhor livro que já li até agora!
Foi o primeiro livro que li do Érico Veríssimo. A leitura me prendeu do início ao fim, sem contar que a primeira parte do livro é dedicada à história natural e política do Rio Grande do Sul e do Brasil. Muito bom!

Juliane4 02/12/2023

A narrativa é única por conta de seu estilo, que envolve vozes de diferentes personagens, incluindo os mortos que retornam à vida, comentando e observando o que acontece durante os acontecimentos pós-morte. Tem crítica social, humor sarcástico e aborda questões políticas e sociais do Brasil da época.

Salim 01/12/2023

Crítica velada
Crítica velada à ditadura, a obra apresenta também toques de realismo mágico, camuflando o elemento político contido ao longo de toda a narrativa.

A primeira parte é mais séria, porém necessária, ficando mais leve e divertida na segunda parte, sem nunca perder a profundidade.

Gostei demais e recomendo, fazendo a ressalva de que, se o leitor conhecer melhor a história política do Brasil, vai extrair mais do romance.

Cintia (@jeitolivrodeser) 01/12/2023

É incrível que o Érico Veríssimo tenha conseguido publicar esse livro durante a ditadura militar. Ele foi simplesmente genial e certeiro em misturar todas as críticas sociais, políticas e econômicas dessa obra com elementos do universo fantástico e sobrenatural, sem falar no toque de humor nas narrativas.

Na adolescência li muitos livros do autor e fico feliz de ter deixado Incidente em Antares para este momento. Tenho certeza que naquela época não teria entendido o peso e a seriedade dos temas abordados nessa leitura.

Recomendo muito!! ? ?

John 30/11/2023

Por que me calar, se já não tenho nada a perder?
Há aproximadamente 10 anos tentei ler Incidente na época de colégio, felizmente não consegui, creio que não teria a experiência que tive atualmente e não saberia aproveitar toda critica social que ele traz. O livro traça o panorama desde o surgimento até seu "desenvolvimento" , se assim podemos chamar, da cidade de Antares: uma cidade fictícia e pequena situada às margens do rio Uruguaia. neste local vemos todo um conjuntos de personagens da época, coronéis autoritários e relutantes com o progresso e mudanças de costumes, esposas entediadas com seus casamentos e traições, solteironas mexeriqueiras, bêbados, estudantes, etc.
A historia vai acompanhando a rivalidade de grandes famílias locais, os Vacarianos e os Campolargos, até o dia do fatídico incidente que é: devido a uma greve geral, inclusive de coveiros, sete mortos ficam insepultos, e por forças desconhecidas eles levantam de seus caixões e descem a cidade em busca do direito de serem enterrados. O interessante dessa descida é que eles já não tem o que perder, então para fazerem valer o direito de serem sepultados causam uma verdadeira desordem na cidade contando a todos que quiserem ouvir os podres e segredos sórdidos de todas as pessoas da cidade.
Além de divertido, traça uma critica social que até os tempos atuais se faz valer com temas corrupção, truculência de autoridades, hipocrisia, adultério, etc
Segue um trecho que achei bem interessante e digamos atual, onde um padre conversa com um cidadão Antarense sobre o delegado da cidade:
" -- Só Deus sabe, meu filho"
-- Padre, enquanto Deus não nos disser claramente o que Ele pensa de tudo isso, nós deveríamos em nome de Cristo, que era e é deste mundo, combater tipos como Inocêncio Pigarço, que matam em nome da Justiça do Capitalismo, do Comunismo, do Fascismo, da Família, da Pátria e (não ria!) até mesmo de Deus!" Érico Veríssimo, Incidente em Antares, página 394

valentina 18/11/2023

Difícil acreditar que Veríssimo conseguiu publicar esse livro durante a ditadura militar, com uma história com críticas tão claras ao autoritarismo e figuras do conservadorismo político e cultural brasileiro. esse aspecto político nem tenta ser sutil, pelo contrário, é tão escancarado que às vezes beira o absurdo da sátira, mas que reflete bem o conflito de classes brasileiro.

gostei bastante da decisão de, antes de chegar realmente no “incidente” em si, conhecemos toda a história da cidade de Antares, através das várias gerações de coronéis que comandaram a região por quase um século. não temos tanta profundidade nos personagens dessa primeira parte, e entendo que possa desagradar algumas pessoas, mas acredito que isso seja mais uma questão de gosto, e pessoalmente não me importo nem um pouco, achei que foi muito bem construído.

minha única reclamação é que esse é o meu segundo romance de Veríssimo, e tive o mesmo problema que em “O resto é silêncio”: o livro tem tantos personagens, e quer dar atenção a tantos deles no decorrer da história, que em muito momentos alguém aparece e eu demoro bastante pra me lembrar quem é, e qual o contexto da história dela. principalmente com a maioria dos personagens sendo chamados tanto pelo nome como pela profissão, e em alguns momentos simplesmente não conseguia conectar um ao outro.

fora isso, foi uma ótima leitura, muito mais rápida e divertida do que eu esperava, recomendo muito.

Alemão 15/11/2023

Incidente em Antares
Ótimo romance deste brilhante escritor brasileiro, Érico Veríssimo! Publicado no início dos anos 70, retrata a sociedade da pequena "Antares", bem como o "incidente" que dá origem ao título do livro! Recomendo a leitura deste excelente romance!!!