Poesia Completa de Yu Xuanji

Poesia Completa de Yu Xuanji Yu Xuanji

Resenhas - Poesia Completa de Yu Xuanji

ComTruise 27/05/2023

Os milenares clichês poéticos, quem diria, advém da milenar cultura chinesa (há quem diga que dizer que a cultura chinesa é milenar é um clichê em si). Linda poesia que me conecta com um ser humano de mil anos atrás, com sua sensibilidade e experiências em vida similares às hoje nossas.

@tenbooks10 12/06/2020

Aos amantes da poesia
"Yu Xuanji é considerada uma das principais vozes femininas da literatura chinesa."
Yu Xuanji viveu durante a Dinastia Tang (618 - 905 d.C.), época considerada a "idade de ouro" da poesia clássica chinesa.
Nasceu em 844 e morreu, provavelmente, em 869. De toda a sua obra, que imagina-se ter sido mais extensa, restaram apenas 48 poemas e 5 fragmentos compilados na Dinastia Song (960 - 1279 d.C.). Antes disso, havia sido editada uma coletânea, em vida, mas que acabou se perdendo. Uma pena para nós, amantes da poesia, pois os seus poemas são belíssimos e muito interessantes de serem lidos.
A obra de Xuanji é considerada um marco na poesia chinesa, pois a temática amorosa possui, pela primeira vez que se tenha registro, uma expressão afirmativa e explícita. Os seus poemas têm uma veia de sensualidade e referências à famosa filosofia taoista, assumindo uma feição autobiográfica, como uma espécie de registro de vida.
Eu gostei muito da leitura dos poemas da Xuanji e a editora Unesp está de parabéns por essa edição. A tradução do mandarim já não é uma tarefa fácil, imagina traduzir e recriar uma poesia clássica chinesa. Não são muitos que se arriscariam, certo?
O capítulo de introdução nessa edição é essencial para entendermos Xuanji, sua obra e a sua importância para a poesia chinesa. Também gostei bastante do texto sobre como é traduzir poesia clássica chinesa, em especial sobre aspectos específicos da tradução da obra de Xuanji.

alaskadinha 09/03/2021

a melhor parte do livro acaba sendo conhecer e se conectar um pouquinho com a poeta que marcou a poesia chinesa. the clouds float north, the clouds float south.