Duo.tone

Duo.tone Vitor Cafaggi

Resenhas - Duo.tone

Isabelli.Kamila 27/03/2024

Não gostei
Não agradei dele, achei meio sem sentido e esperava que ia ser melhor mas não foi, só li por causa do lobo gigante esperando que ia ser diferente. Mostra a imersão da imaginação, é interessante mas eu particularmente não gostei muito.

André Hausmann 12/08/2021

Duas pequenas histórias que falam sobre imaginação e infância.
Na primeira temos as aventuras e desventuras de Tim num momento marcante de sua vida e como isso mexe com seu pequeno e maravilhoso universo.
Na segunda, numa estilo meio de Alice atrás de do coelho branco, vemos o jovem Yoshio tentando se encontrar com sua namorada.
São dois trabalhos de Vitor Cafaggi que se destacam ainda mais pelo traço do autor, conseguindo obter a ternura da infância e nos fazer relembrar quando nossa imaginação nos levava para mundos incríveis.
Pequenas narrativas simples e altamente cativantes. Vale muito sua leitura.

Bernardo (@vida.colecionador) 17/03/2021

Duo.tone
Até onde a imaginação de uma criança pode levá-la? Nas duas histórias, conheceremos os personagens, Tim e Yoshio. Na primeira delas, vemos Tim precisando se despedir de seus companheiros imaginários de aventura e de seu cachorro, enquanto se muda para a cidade grande. Já na segunda história, Yoshio acaba se envolvendo em uma aventura maluca ao perseguir um pequeno robô pela cidade. O autor explora a nossa imaginação, a nossa curiosidade e a nossa criatividade em uma linda história em quadrinhos, que com certeza irá divertir a todos.

Principalmente na primeira história, é impossível não lembrar das brincadeiras de quando era criança, onde o limite era apenas a nossa imaginação. Essa foi a minha primeira experiência com leitura de um quadrinho de forma digital, e posso afirmar que ela foi bastante positiva. A arte de Cafaggi é linda e as cores utilizadas casaram perfeitamente com a história.

A obra foi lançada inicialmente de forma independente. Porém, agora a Editora Conrad, publica Duo.tone de forma digital, nessa versão teremos uma história curta extra de Tim em sua nova vida. Uma história simples e imersiva, que ganhará o leitor já nas primeiras páginas.

Confira no site:

site: vidadecolecionador.com.br

Coral Daia 20/02/2021

Bonitinho
Quadrinho bonitinho sobre mudança, sobre crescer e cultivar sonhos e fantasia. Foi uma tortura ler no Kindle, porque os balões eram muito pequenos e as letras, muito finas. Eu desisti de ler os extras por causa disso e, como a história não foi muito cativante para mim, acabei deixando de lado de ler no computador. Para quem se emociona com a histórias crescimento e amadurecimento vai gostar bastante desse quadrinho. A segunda história não me chamou muito a atenção, tanto que só fui me lembrar dela quando preparei o post e vi na sinopse. Uma pena, porque o traço é bem bonitinho.

site: https://www.instagram.com/p/CLRdiv5rxq7/

Paulo 22/10/2020

Quantas aventuras já vivemos quando crianças? Certamente nossa imaginação já nos levou por lugares tão distantes e limitados à nossa capacidade de criar coisas. Nessa HQ curta que explora dois personagens vemos um deles precisando se despedir de seus companheiros de aventura enquanto se muda para a cidade grande enquanto outro se envolve em uma aventura maluca ao perseguir um pequeno robô pela cidade. Caffaggi vai explorar nossa imaginação, curiosidade e criatividade em uma linda HQ que vai certamente divertir a todos.

Tim é um jovem garoto que vive no campo. Mas, sua mãe e seu pai estão de partida para um apartamento na cidade. Chegou a hora de se despedir de seus amigos. Ele segue em uma última jornada contra os vilões de Cavernópolis e mostra o quanto eles são heroicos e corajosos. Ao chegar na cidade sua vida vai mudar para sempre. Chegou o momento de crescer um pouco e ir a escola para viver novas experiências. Na segunda história, Yoshio marcou um cinema com a sua namorada. Ao se encaminhar para lá, ele vê um curioso robô perambulando pela rua. Ele vai seguir esse robozinho pela cidade. O que será que irá acontecer?

A arte do Caffaggi é linda. Apesar de não se comparar com a da trilogia da Turma da Mônica, tem os traços conhecidos do autor aqui. A expressividade dos personagens, o emprego da palheta de cores de uma forma única e a preocupação com frente e fundo. O resultado são quadros que dá gosto de olhar. A quadrinização também é bastante aberta, aproveitando ao máximo as pinceladas dele. Tudo salta aos olhos. O curioso é que para obter esse resultado, Caffaggi usou uma quadrinização bastante tradicional sem apelar para as pin ups ou para as splash pages. Lá no final temos uma galeria de rascunhos dele, mostrando um pouco do seu processo de criação.

A temática da curiosidade e da imaginação permeia as duas histórias. Me fez remeter imediatamente às minhas brincadeiras de criança quando eu imaginava ser um personagem de histórias de super-heróis e fingia estar salvando a cidade de supervilões. Quem mandava era a nossa imaginação, nossa capacidade de faz-de-conta. Ao mesmo tempo Tim precisa amadurecer porque uma nova etapa de sua vida vai se iniciar. Faz parte desse processo se despedir de alguns amigos para viver novas experiências. Entrar na escola, conhecer novos amigos. No início Tim vai ficar triste, mas à medida que uma nova realidade se avizinha, sua curiosidade acaba curando a tristeza de deixar algumas coisas para trás. Já a história de Yoshio tem clara inspiração em Alice no País das Maravilhas. Impossível não associar o robôzinho ao coelho apressado. Certamente foi uma releitura do clássico de Lewis Carroll em uma outra roupagem.

Alguns leitores criticaram o fato de o autor ter deixado as duas histórias com um final aberto. Vamos pensar que se trata de uma narrativa mais experimental do Caffaggi. Podemos criticar suas apostas, mas isso não tira a qualidade do que Caffaggi fez aqui. É lindo, é divertido e é gostoso de ler. É uma daquelas histórias possíveis de serem lidas por todas as idades e cada uma delas vai retirar uma interpretação distinta sobre a mesma. Um ótimo trabalho que marcou o retorno da Conrad Editora.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Christiano 13/10/2020

Imersivo, sensível e fofinho hehehe
A sensação de imersão que esse quadrinho me trouxe foi tudo de bom, o nível de identificação que tive com o Tim e com as situações que mesmo tão simples trouxeram um sentimento de familiaridade, senti o clima, os cheiros, lembrei de casas que já morei, as brincadeiras da infância, tudo graças a narrativa muito gostosa e primorosa do Vitor Cafaggi (o primeiro que li dele). Nota 1000!

MiojoGeek 20/08/2019

Duo.tone tem quarenta páginas, e duas histórias.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na primeira, o autor aborda o tema mudança, pela perspectiva de uma criança que precisa abandonar sua vivência de aventuras imaginativas no campo, pela vida na cidade grande.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Na segunda história, o que parecia ser a promessa de mais um encontro normal com sua namorada, muda abruptamente quando Yoshio decide seguir um robozinho pela rua. O resultado você confere lendo a hq.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As histórias tem o traço delicado do @vitorcafaggi , e me transportaram a minha infância, longe de todo aparato tecnológico com que as crianças tem hoje em dia, e que parte das aventuras, assim como todo o universo, acontecia apenas na minha imaginação.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Histórias curtas com um baita potencial de continuidade. Minha nota é 9.5/10.

site: https://www.instagram.com/p/B0hRPxEDmIr/

Anny128 07/10/2014

Mais uma história sensível de Vitor Cafaggi, Duo.tone narra as desventuras de dois personagens principais.
O primeiro é Tim, garoto que cresceu vivendo no campo e que tem que se mudar com sua família para a cidade grande. Todo o choque do abandono de sua terra, dos elementos que o menino já conhece e da rotina que ele tanto apreciava é retratado de maneira comovente, mas ao mesmo tempo leve; isso por conta do traço de Caffagi, bem como das cores utilizadas em cada quadrinho, que nos transmitem um ar mais tranquilo.
A segunda história, mais curta, traça um período da vida de outro garoto, Yoshio. A simples saída de sua casa para ir ao cinema traz uma consequência inimaginável durante o caminho
É uma publicação curta, que não rouba mais do que quinze minutos do tempo do leitor, mas que te faz ter vontade de ler e reler. Cada pedacinho da história merece uma atenção especial; cada desenho pode ser revisto algumas vezes, para analisar cada detalhe do contexto!
Visitar a obra de Vitor Cafaggi é sempre uma experiência linda! Recomendo fortemente, mesmo para aqueles que não estão habituados ao universo das HQs.

site: http://www.leioeu.com.br/2014/09/duotone.html