Estados Unidos: A formação da nação

Estados Unidos: A formação da nação Leandro Karnal

Resenhas - Estados Unidos: A Formação da Nação

Cristiane Ribeiro Cazes 09/03/2023

Um resumo muito bom
Adorei, um resumo de como foi o inicio das 13 colonias na america do norte ate a independência da Inglaterra formando o pais usa.
Adoro o assunto, adoro livros de história e me faz querer ler outros livros do karnal.

pipi 02/03/2023

é mais uma livro de história sobre os estados unidos. Pelo menos é fácil de entender e me ajudou pra prova

@pricabral_br 19/09/2020

Livro compacto e rico em informações
Gostem ou não, Karnal é um suprassumo em termos de História dos EUA. Esse livro é bem fino, mas traz muita informação bacana pra quem quer uma introdução à história dos EUA. Recomendadíssimo!

Guilherme Rodrigues 12/03/2020

Todo mundo deveria ler
De maneira clara e objetiva Leandro Karnal mostra-nos como surgiu os Estados Unidos e os porquês de terem se tornado o país que é hoje.

Desfaz mitos explicando-nos, de forma simples, por que eles deram certo e outras colônias, como o Brasil, não. Uma das respostas está na colonização de povoamento, assim, as pessoas iriam para morar e produzir, não explorar riquezas e degradar o local como na de exploração. Além disso, o protestantismo visa o lucro e o trabalho, repudiando o ócio. Isso fez com que lutassem pelo que acreditavam e produzissem mais.

Passadas as guerras e as dinastias Tudor e Stuart, muitas pessoas viram na colônia uma esperança de recomeçar uma vida melhor. Nesta época, chegaram os puritanos. Eles eram disciplinados, organizados, conservadores, sonhadores e com ideias revolucionárias. Lutavam contra a política da Inglaterra e assim viraram guerreiros para verem o sonho de fundar uma nova terra, onde podiam ser livres, com identidade e características próprias de acordo com seus ideais. Desta vontade foi surgindo e emergindo a maior potência mundial amada e odiada.

“Estados Unidos: A Formação da Nação” é uma boa leitura para quem quer conhecer mais sobre este país (mesmo que não goste dele). Mas o autor aparenta tender ao americanismo, não dando base à sua afirmação, no começo do livro, de que “os que odeiam o país conhecerão melhor o inimigo e poderão utilizar este conhecimento para vencê-lo”.

site: http://resliterafilmes.blogspot.com/

Rapudo 16/03/2017

mais parece um artigo de uma destas revistas de história. bastante didático e expositivo, infelizmente não avança sobre a guerra civil. é um apanhado geral bem satisfatório para o que se propõe a fazer, me agradaria mais se fosse mais detalhado e avançasse além da indepedência, constituição e bill of rights; se se detivesse mais nos founding fathers etc. mas apresenta um bom apanhado de conjuntura e relações entre os fatos ocorridos na europa/ inglaterra e o desenvolvimento da colônia.
pra quem não sabe nada sobre o assunto é um bom começo.

Marche 07/07/2016

Um belo país
Muito objetivo. É um livro superficial, alias é a proposta, gostei dele como introdução.
Conta os principias detalhes da formação da nação Norte Americana, desde a Inglaterra dos Tudors, passando pelas 13 colonias e finalmente a refinada estrutura politica para epoca.
Sem esquecer das guerras, do racismo e individualismo.

Ó admirável mundo novo em que vivem tais pessoas! - Shakespeare - A tenpestade