As Melhores Histórias da Mitologia Japonesa

As Melhores Histórias da Mitologia Japonesa Carmen Seganfredo

Resenhas - As Melhores Histórias da Mitologia Japonesa

melts10 23/08/2015

Horrível.
O pior livro que já li. Se você quer saber sobre Mitologia Japonesa, não faça com este livro.

Ele é péssimo, mal escrito (a cada duas frases, há alguma comparação bizarra), mal editado, com erros de gramática, de ortografia, de coesão (as vezes na mesma frase). A autora conseguiu até enfiar saiyajins no texto (chamando-os de "guerreiros do espaço" na nota explicativa) e chega a inventar partes escatologicamente exóticas em alguns trechos.

Há palavras japonesas inseridas no texto que não são traduzidas (nem no texto, nem por nota de rodapé, nem no glossário) e o glossário, aliás, erra o alfabeto ao colocar o W depois do I.

Aliás, antes de comprá-lo li as resenhas. Qual não foi minha surpresa, depois de me decepcionar com o livro e pesquisar mais sobre os demais que seguem a mesma linha e que são da mesma autora, ao descobrir que a maioria das resenhas são de usuários falsos!

Enfim, este livro nem pra doação serve. Irei queimá-lo.
matheus.jacquesfleischmann 16/11/2015minha estante
Estou quase terminando o livro e estou achando bem ruim.

Fui olhar as "pessoas" que elogiam o livro e parecem todas fakes.

16/12/2015minha estante
Troca comigo?

carolmds 14/03/2022minha estante
Mds é tão ruim assim?? Tô chocada

Drakomanth 07/05/2021

Fado ou Sorte?
Se alguém esbarrou nesta resenha, e não viu minhas outras sobre os similares títulos dos autores A. S. Franchini e Carmen Seganfredo, saiba desde já que me tornei um crítico ferrenho dos referidos. Tenho insistido na mesma tecla: "Toda obra que traz consigo a proposta de apresentar narrativas religiosas nunca será de um total desperdício". Máxima que construí garimpando o máximo possível as narrativas apresentadas nas obras dos autores. O "garimpo" é furto de enésimas frases que mesclam a cultura pop com as narrativas, quais acredito que os autores fizeram uso para tornar a leitura "um pouco mais fluída". O problema - o grande problema - é que narrativas religiosas é um tema de extrema seriedade. Estamos falando da proposta psíquica ontológica transcendental que propôs o que hoje entendemos como ética e moral. Não tem como satirizar uma narrativa. Se a proposta é aceita deixa de ser narrativa. Então, caros leitores, se chegaram até aqui saibam que SIM há muito que se garimpar. Porém tratasse de um trabalho ardo-o, pois deverá ser feito através de passagens desconcertantes como por exemplo:
"Ah, se tivesse, nestes antigos tempos, uma boa e potente câmera Nikon em mãos, de altíssima resolução, ele teria realizado em flashes...".
"...apontou com a lança para ponte, que ia se sumindo aos poucos, ao modo do gato da Alice".
"...Susanowo (...) disse, cego de ira: (...) Isso é para que você aprenda a não fazer c* doce às minhas ordens".
Isso mesmo. Sinto pela citação, mas é exatamente isso que está escrito: "c* doce". E DETALHE posta a frase na boca de um dos deuses mais importantes nas narrativas da inestimável cultura.
Acredito ser melhor parar por aqui. Pois, só de escrever tal citação, sinto que perdi um pouco da cognição que luto tanto para manter saudável.

mthama 27/01/2012

Sobre
Um dos que mais gostei. Mescla algumas histórias das lendas japonesas com uma adaptação de um caso verídico que deu origem à veneração da honra samurai.
Aline 24/02/2012minha estante
Que riqueza! O melhor livro de todos de mitologia que já li. Li e reli. Interessante, bem humorado, trágico, etc, e muito rico de informações.

Suzuki 01/12/2012minha estante
Comprei os livros da mitologia e lendas japonesas de Carmen Seganfredo e estou lendo. Como nikkei agradeço a esta atrevida autora (com todo respeito)que ousou tomar a si esta difícil tarefa. É um venerável desafio e estou me surpreendendo a cada página. As histórias tem alma, tem força, tem energia e tem talento. RECOMENDO

Helena 18/01/2013minha estante
Sem palavras este livro de Carmen Seganfredo. obrigada por nos proporcionar este prazer de leitura. Finalmente uma literatura coerente, inteligente e muito criativa sobre o misterioso mundo japonês. Se alguém falar mal é inveja, sempre tem estes taizinhos q usam palavras tolas, vazias e sem exemplos. Eu me deliciei lendo e aprendendo sobre este povo, mais do que já sabia e olha que eu sou uma brasileira que mora no japão há 11 anos. Valeu a dica de vcs pessoal. Comprei a mitologia japonesa, li, aprendi e me diverti! agora vou comprar as melhores lendas japonesas q estou curiosa p ler.

matheus.jacquesfleischmann 19/11/2015

Decepção
Esperava muito mais desse livro que se mostrou cheio de erros de português e de forma de escrita.
A pior parte é o uso de maneirismos e expressões populares fora de contexto. No início, é aceitável, mas em pouco tempo passa do limite do aceitável. A forma de escrita perde a tradição e o poder do texto tradicional sem criar algo interessante.

E esse monte de comentários fake são terríveis, tira muito crédito do livro e da editora.

RICKDIAS7 24/04/2017

MITOLOGIA-3
Assim como em outros livros da autora, nesse livro há comparações inconvenientes uma certa "forçação de barra". A primeira parte que fala sobre os deuses primordiais do Japão achei muito interessante. A parte que fala sobre os 47 ronins senti falta de elementos "sobrenaturais" mas, como se trata de uma narrativa baseada em fatos reais então está correto. A leitura pode ser um pouco cansativa pra quem não tiver interesse por lendas e mitologia, mas, achei muito bom que essas histórias tão tradicionais da cultura japonesa fossem trazidas para o grande público brasileiro.

David 25/05/2020

Um bom livro, apesar da falta de capricho
Admito desde já que tinha uma alta expectativa para esse livro. É primeira vez que leio um pouco mais a fundo sobre a mitologia japonesa, a qual tenho sido exposto, em maior ou menor grau, desde que nasci em razão de filmes, animações e videogames.

Esta obra está, como outra que li da mesma série e mesma editora (As Melhores Histórias da Mitologia Nórdica), dividida em duas partes: a primeira é a reunião das histórias da mitologia japonesas propriamente ditas, e a segunda é a fábula dos 47 ronins. Gostei mais desse livro do que do outro porque ele pelo menos apresenta as histórias da mitologia em sequência, como se fossem capítulos de uma história maior, contada desde os supostos primórdios da humanidade até o início do Mikado, ou Casa Imperial Japonesa. Isso me permitiu conhecer o nascimento e a vida de cada um dos Kamis principais do xintoísmo (de acordo com o livro), ao invés de ter noções esparsas a partir de histórias aleatórias. A segunda parte também foi interessante e gostei de conhecer, embora ache que ela esteja no lugar errado. O que tem a ver, afinal, mitologia japonesa com a história dos 47 ronins? Nada.

Algo que me incomodou um pouco, no entanto, foi a qualidade da escrita. A autora transita entre uma escrita formal, até levemente rebuscada, e uma informal sem muito critério, o que causa espanto. Há também alguns erros de português que apontam a falta de devida revisão de texto. A impressão é de desleixo.

Fora isso, recomendo o livro. É curto, de fácil leitura, e apresenta a mitologia japonesa de forma satisfatória.

Sanoli 29/12/2015

Em uma frase...
Esquece que isso não é mitologia!
Para ler a resenha completa, por favor, acesse nosso blog, obrigado :)

site: http://surteipostei.blogspot.com.br/2015/12/as-melhores-historias-da-mitologia.html

Vivian Yamassaki 23/01/2022

Péssimo!
Que leitura sofrida! Só dei 1 estrela pela temática, porque se dependesse do texto...

Além dos comentários toscos de tia do pavê no meio do texto, a autora também faz umas referências aleatórias sobre Pokémon, Dragon Ball, Naruto, etc. e que nada tem a ver com a mitologia, o que deixa o comentário super sem sentido e que em nada acrescenta à leitura ou ao entendimento do texto.

Mas o pior de tudo mesmo são trechos extremamente preconceituosos, alguns dos quais a autora troca o R pelo L (sendo que nem existe "L" no alfabeto japonês). Quando li o trecho com essa mudança pela primeira vez, achei que eram erros de digitação (há vários ao longo do livro, inclusive), mas depois notei que era algo que se repetia diversas vezes ao longo do livro de forma proposital! Quando li esses trechos, acabei me lembrando muito de comentários racistas, como "pastel de flango" que são feitos para descendentes de asiáticos, o que não foi um sentimento nem um pouco agradável.

Enfim, não recomendo a leitura para ninguém. Estou até em um dilema do que fazer com ele agora porque acho que até doá-lo seria um despropósito para outras pessoas :/

Aline 25/02/2012

Super recomendo
Este livro eh belo, mágico, intrigante, facil de ler mesmo que falando de coisas complicadas e feito de um jeito que ficamos presos aos acontecimentos, mesmo que por várias vezes os tantos nomes dificeis aparecam a cada minuto. Eh viciante!
mthama 12/03/2012minha estante
Sim! É um dos mais bacanas que já li! O livro é interessante por abordar um contexto místico, das lendas, e também as verídicas histórias do bushido. Muito legal! =]

Aline 16/03/2012minha estante
Tb gostei demais! É meu livro de cabeceira. Pela primeira vez na vida comecei a me interessar pela cultura do oriente. Só não entendi este placar maluco do skoob. Vi agora q marca 1 resenha qdo tem 6, e 18 "desejado" qdo tem 70. ´Não dá p confiar?

DonJuan 25/02/2012

Me fez começar a gostar um MONTE da cultura Japonesa.
Esse livro É *BOM*! MEEESMO. Antes de ler, não gostava muito da cultura Japonesa. Não entendia, não me fazia mto sentido, sei lá. Quando era pequeno assistia Jiraya, Changeman, Cavaleiros do Zodíaco, etc., até já vi Dragon Ball Z, mas eu via as coisas de um jeito diferente, e aquilo nem mostrava tanto assim a cultura do Japão - era mais seriado de criança mesmo. De crescido, Japão nunca foi minha praia e nunca entendi quem é doente por Japão. Pois com esse livro eu comecei a gostar um monte mais da cultura Japonesa. Agora, às vezes me pego olhando as coisas de lá com um bom tanto a mais de simpatia? Pois é. E esse livro é que é o responsável por essa mudança. Recomendadíssississimo. Tem que ter esse livro.
Thiago 03/12/2012minha estante
Livro sensacional! Li com prazer do início ao fim. Sempre tive curiosidade para conhecer esta cultura e queria saber sobre a lenda histórica os 47 Ronins. Valeu muito.

Miguel 01/03/2012

Genial!

Faço da rasenha do Don Juan a minha! N dava p ter falado melhor.

Albert 01/03/2012

Virei um japanófilo!

Me rendi a cultura japonesa. Eu tinha um preconceito enorme com esta gente. Nunca lia livro nenhum do oriente e nem assistia filme. Este livro da Carmen Seganfredo me abriu uma porta. Me fez baixar as salvaguardas. Gostei dos contos e ainda mais do último "A Vingança dos 47 Ronin de Ako" Q é a história de samurais q perderam o seu senhor e o castelo e viraram roni. A honra dos samurai é demais cara! Muito massa!

Julie 17/03/2012

AS MELHORES HISTÓRIAS DA MITOLOGIA JAPONESA - CARMEN SEGANFREDO

Julie 14/04/2012

Confesso que me VICIEI neste livro! Devorei todo em dois dias. Não conseguia largar e ao mesmo tempo não queria terminar. Tive que me controlar para que não acabasse logo. Tem uma magia que envolve a gente na leitura de um jeito, que em vários momentos parecia que eu estava vivendo no oriente... A-M-E-I!!! Quem dera que fosse mais longo!!!
Leo 30/11/2012minha estante
Comprei o livro das melhores da mitologia japonesa e estou c ele nas mãos. Onde meus olhos caem tem um texto interessantíssimo. Nossa, q títulos fortes e originais. Li um pouco dos 47 Ronins de Ako e fiquei vidrado. Este texto é inédito no Brasil. Sempre quis saber sobre esta lenda verídica e n achava nada. Estou louco p ler o livro! Vou nessa, obrigado pessoal pela dica!

RECOMENDO AOS DEMAIS DO SKOOB

Rebeca 16/12/2012minha estante
Muito bom este livro. Interesante e cheio de mistérios como a autora.Vou comprar as lendas japonesas que já ouvi falar que são demais.

Wando 06/01/2013minha estante
Comecei a ler esta mitologia japonesa e estou na pág 83. Gente, é uma novidade em cima da outra. Tudo interessante. Só parei p tomar um fôlego e já vou continuar. Quero demais saber sobre os 47 Ronins. Vou começar a ler todos os livros de mitologia e lendas desta autora. Primeiro vi ela e depois fui atrás do livro (como n podia ir atrás dela q é casada)Brincadeirinha.Bom demais. Obrigado meu amigo Suzuki q foi vc q me indicou.