A História das Coisas:

A História das Coisas: Annie Leonard

Resenhas - A História das Coisas

Gabi 03/08/2023

O livro é, literalmente, a história das coisas, seguindo o caminho de Coisas desde a produção até o descarte, e o impacto que cada uma das partes produz.
Eu gostei muito, é uma leitura bem interessante, e o livro flui, eu consegui ler em pouco tempo, o que normalmente não acontece comigo com livros sem um plot. E ele te faz repensar vários hábitos e prestar mais atenção a algumas situações.

Fran 08/06/2023

Tirando a venda que nos cega...
Antes de ler o livro achei que ele falava sobre economia, sobre diminuir o consumo para poupar dinheiro. Mas já nas primeiras páginas pude perceber que o foco principal é o nosso planeta e o direito de viver dignamente que todos deveriam ter.
Enquanto o livro explica cada processo das Coisas, na sua construção e no nosso dia a dia, somos alertados sobre todos os danos que elas causam. Foi cada pedrada que até me envergonhava por fazer parte do ciclo de desperdício.

Mas algo que Annie Leonard explica é que somos totalmente rendidos a todo esse sistema, não temos diretamente culpa mas podemos adotar algumas medidas que nos afaste desse ciclo de persuasão do mercado.

E Annie ainda deixa bem detalhado o quanto as relações sociais são importantes, e que elas podem nos afastar ainda mais do consumismo exagerado. Pois ao pensar no próximo, e até nas gerações futuras, nos permite refletir antes de sair comprando Coisas que distroi o ambiente, desvaloriza o salário e não garante condições boas de trabalho. E ao refletir sobre isso, o mais importante de tudo é agir contra esse cenário.

............................

Eu certamente indicarei esse livro para todos que eu conhecer assim que tiver oportunidade. Não é um livro de literatura e sim um livro de estudo, sobre a nossa ação como peça chave para o bem do planeta. Seja no ato de reduzir o consumo desnecessário, seja no ato de lutar para que aconteça políticas "verdes verdadeiras" nas indústrias, pois é justamente por causa da indústria que acontece o maior desperdício, extrativismo e poluição.

A leitura não é difícil, só é cansativa por causa que é apresentado muita informação. Mas não desanime!

Falo isso por causa que acabei abandonando a leitura na primeira vez por ser questões complexas para mim naquele momento, mas agora faz tanto sentido porque é pelo bem do nosso planeta; por mim, por você e por eles.

Gabialmeida15 05/06/2023

Um dos meus favoritos desse ano (em só 6 meses)
Aprendi demais com esse livro, muita coisa escrita nele é meio óbvia, mas é muito bem explicado, esclarecido e jogado bem na nossa cara.

Extração, produção, distribuição, consumo e descarte, de coisas e mais coisas que nós leva a só um fim: O nosso.

De certa forma, abrange nossa vida real no quesito compra, uso e descarte e o jeito que tudo isso é mal feito, pensado e distribuído. A forma como tudo hoje é produzido sem levar em conta no preço final todos os custos, ter trabalho escravo e falta de segurança básica pra aqueles que exercem nas funções dos trabalhos de extração e produção de muitos componentes, a maneira que produzimos desenfreadamente produtos que não temos necessidade e extraímos a preciosa matéria prima, como o petróleo, além daquilo que vamos utilizar, a insustentável economia que temos e o consumismo extremo, ligados ao fato de como tudo isso afeta a nós mesmos e as gerações futuras.

É muita coisa, mas no final bem simples: ou mudamos ou não teremos mais como voltar atrás.

Lucy 17/02/2023

O horror
Eu fiquei horrorizada página após página devido ao fato de eu achar que havia muitas maneiras de a gente conseguir lidar com os problemas do consumo de no mundo tivesse mais opções além de "não consumir". Acho que este pensamento está ligado ao marketing e ao mundo capitalista que faz a gente ser assim.
É um livro extremamente importante e que choca, pois estamos alienados de um modo que mesmo a autora fala que ela deixa de comer carne vermelha, sendo que o processo seria o de deixar de comer qualquer tipo de carne, visto que o agro negócio é um sistem que garante o ciclo de consumo dos alimentos como comodits, leva os alimentos para os animais de corte e de leite como ração ao invés de alime tar aos humanos, assim como o consumo de água e seu desperdício.
De fato, é muito difícil dar conta do quantoe estamos errando.
Apenas os povos oroginários sabem como conviver harmonicamente com a natureza.

Samira_santos 05/08/2022

LEONARD A.
A história das coisas me trouxe um olhar para a causa ambiental, que eu ainda não havia tido. Me faltava isso. É um livro cheio de dados e relatos que expõem o quanto nosso planeta está em pleno processo de degradação. Nós estamos explorando e poluindo os recursos naturais em um ritmo frenético, ou seja, a capacidade da natureza de se recuperar não acompanha esse ritmo.
É uma coletânea de estudos muito bem embasados e articulados, mesmo com isso o livro é bem compreensível. Tem algumas partes que achei um pouco maçantes, mas creio que não há nada que chegue a ser desnecessário.
Algo que ficou bem fixo na minha mente, foi a questão do movimento pela preservação do meio ambiente ser uma causa que deveria ser considerada primeva. Uma vez que todos os outros movimentos, por mais importantes que sejam, podem se tornar sem sentido se não tivermos um planeta habitável para lutar pelos nossos direitos, se não tivermos ar puro para respirar e água potável para consumo, por exemplo.

Tay ð· 31/07/2022

“Use até o fim, esgote bem, vire-se com o que há, ou viva sem.”
Eu sou a equipe que acredita que conhecimento nunca é demais e através desta leitura podemos refletir sobre o processo de criação, as verdadeiras origens, das coisas que usamos na nossa vida diária, desde algo tão simples e indispensável como uma camisa de algodão até à última geração de smartphones.

O leitor pode viajar por vários países onde as matérias-primas necessárias para fazer muitas coisas são extraídas, e desta extração veremos os impactos ambientais causados. Mas não se trata apenas de questões ambientais, trata-se também de questões sociais. Quantas pessoas, incluindo crianças, precisam de trabalhar de uma forma desumana em países onde as matérias-primas são extraídas para que nós possamos ter jóias, vestuário, dispositivos eletrônicos, entre outros?

Mas não é um livro contra a evolução, a autora não deseja que voltemos todos aos tempos da caverna, mas sim que saibamos o que é realmente necessário e o que é um consumo exacerbado, encoraja-nos a compreender o valor das nossas coisas e isto vai muito além do seu preço.

Apesar de ter alguns dados desatualizados, considerando o ano em que foi escrito, e a forma como as coisas foram produzidas a partir daí, isto não estraga a experiência do leitor e muito menos invalida a informação exposta no livro, apenas um pouco de pesquisa e percebe-se que, apesar dos dados desatualizados, ainda é uma realidade atual.

E para te encorajar a ler, vou deixar uma pergunta que é abordada no livro: por que é tão comum os lixões estarem localizados em comunidades de baixa renda, onde a maioria das pessoas que ali vive e trabalha não tem a pele branca? Esta pergunta e muitas outras são respondidas neste livro.

É um livro que eu recomendaria facilmente a qualquer pessoa, sem restrições de idade, porque é uma leitura simples e bem construída. Para aqueles que decidiram embarcar nesta leitura, aproveitem-na!

feliperolim 19/06/2022

Com certeza esse livro me fez refletir e pensar sobre muita coisa. A humanidade ainda tem um longo caminho a percorrer.

eve 08/03/2022

Apesar de ser um livro um pouco ?antigo e desatualizado? valeu super a pena ler, principalmente se você também for uma pessoa pioneira no assunto.
Nele eu fui capaz de abrir os meus olhos para áreas que eu nem imaginava que causam impactos ambientais.
Annie Leonard é incrível: ela disponibiliza formas de contribuição e em cada tópico apresenta possíveis resoluções, ao mesmo tempo que aborda o assunto em um tom menos assustador- mas não deixando de ser kkkk.

Larissa2765 18/09/2021

Leiam!!!
Resumindo em poucas palavras, esse é aquele livro que todos deveriam ler, pelo menos todos aqueles que querem entender como funciona a extração, produção, distribuição e descarte das "coisas" como a autora chama.
Esse livro vai muito além do senso comum, nos mostrando tudo o que há por trás dos panos: um sistema que não valoriza a comunidade acima de tudo e, cujo único objetivo é o lucro.

Ri :) 31/05/2021

Uma pancadinha sobre como o nosso papel neste mundo vai repercutir nas próximas gerações. A maneira que tratamos o planeta, como se os recursos fossem eternos, deve ser alvo urgente para reflexão e tratativas imediatas. Compostagem, reciclagem, uso do plástico, consumo desenfreado e desnecessário, são temas para mudanças individuais e que fazem uma grande diferença no trabalho de formiguinha.

Camila.Schvanz 06/01/2021

Esse livro mudou minha forma de existir no mundo e de consumir. Mesmo já buscando consumir apenas o necessário, trouxe um olhar diferente principalmente em relação ao modo como os recursos são extraídos e também sobre a responsabilidade particular como consumidores.

Juliana 12/11/2020

Um livro necessário!
Um livro necessário para todos. Muito de nós não temos consciência de onde veio o que consumimos e nem sabemos para onde vai.
Livro de simples leitura que eu recomendo muito.