Aventuras na História Nº 56 (Março de 2008)

Aventuras na História Nº 56 (Março de 2008) Abril

Resenhas - Aventuras na História - n 56

z..... 14/01/2020

Março de 2008
"O império perdido"
Reportagem sobre o povo Khmer, responsável pela construção de Angkor (cidade histórica em ruínas localizada no Camboja), que entre os séculos 9 e 15 foi a maior do mundo, apesar de desconhecida no Ocidente.
Uma breve linha temporal foi traçada, destacando a origem a partir de entreposto comercial (estabelecido nos séculos 6 a 2 a.C), o apogeu entre os séculos 9 e 15 (visitada por comerciantes diversos e tendo complexa rede de canais), a decadência e desaparecimento (principalmente a partir do século 15, por conta de invasões, saques diversos e colapso ambiental no abastecimento de água) e a descoberta para a ciência ocidental por exploradores europeus em 1860.
Legal algumas imagens de reconstituição do cotidiano, mas faltou privilegiar fotos das ruínas encontradas na atualidade.

Falando em linha temporal, a dessa edição destacou a história das animações em 10 momentos importantes. Vou registrar a que foi considerada pioneira: 'Humorous Phases of Funny Faces', de 1906. Assisti no YouTube por curiosidade e, como o título sugere, um gracejo com faces e personagens caricatos usando quadro negro e giz (sem graça para nosso contexto, parece uma brincadeira com possibilidades recém-descobertas).
Poderiam citar algo do nosso cenário nacional, como: a primeira animação ('Kaiser', de 1917, assisti documentário sobre) e 'Cassiopeia', de 1996 (o primeiro longa inteiramente digital do mundo, mas só foi lançado um ano depois de 'Toy Story', que ficou com a fama e ainda não sei o porquê do atraso de nossa produção - poderiam destrinchar essa curiosidade em alguma edição).

"Vale tudo"
Reportagem sobre o homossexualismo, destacando figuras históricas famosas. Não sabia que Maria Antonieta, por exemplo, fazia parte desse grupo, pois foi apontada por escritores do contexto como safista (lésbica).

"A morte sem fim de Jango"
Reportagem de capa, com abordagem de que a morte do ex-presidente deposto (ocorrida em 1976 por complicações cardíacas) teria sido resultado da Operação Condor (aliança militar-política reacionária de algumas nações sulamericanas, instigada pelos EUA nos anos 70, com trocas de informações, vigilância sigilosa, prisões arbitrária e execuções de desafetos políticos).

"Memórias do exílio"
Entrevista com a viúva de Jango (Maria Thereza Goulart). Fala bastante da perseguição e opressão que sofriam e o ponto que achei mais interessante foi o parecer sobre a deposição de João Goulart no golpe de 1964.

Das sugestões de leitura vou registar "D. João Carioca - A corte portuguesa chega ao Brasil", excelente HQ, fruto do trabalho da historiadora Lilia Schwarcz com o ilustrador Spacca. Fiquei doido para ler na época e hoje a tenho em minha estante. Gostei!

Das notas históricas, foram curiosas:
- 'Por que o 8 de Março é o Dia da Mulher'?
Segundo o texto, existe uma confusão histórica difundida que mistura greve de trabalhadoras (tecelãs) de Nova York, em 1857, com incêndio que matou várias mulheres (mais de 100) em 1911, devido condições insalubres e trabalho em regime escravo, ambos episódios ocorridos em Março. Por conta do primeiro evento, no 8/3, greves e manifestações passaram a ser rotineiras na data pelos direitos das mulheres e a UNESCO oficializou o dia como data significativa em 1977.
- 'Mal tropical'
Curiosa a informação sobre a epidemia de febre amarela no final do século 19. Segundo o informe, a França teria desistido do projeto de construção do Canal do Panamá por receio da doença, e os EUA, que sabia como lidar com a moléstia, incentivou a independência da nação e depois foi privilegiado como o idealizador e construtor do famoso e importante canal. Não sei se a história procede, mas me amarro nessas suposições...
- 'Em busca do prepúcio de Jesus'
Quanta disposição cega, fácil, incoerente e alienada existe para a idolatria. Vou registrar mais uma sobre o Santo Antônio de Pádua (tem igreja que guarda o que seria sua língua) e que história surreal e horrenda sobre o destino do corpo da Santa Catarina de Siena, em que é mostrado até a foto onde guardam sua cabeça e dedo decepado (o pé foi para Veneza e o resto para Roma, tudo para a ávida idolatria).
E tem agora quem busque o prepúcio de Jesus, com várias descobertas cheias de mentiras. Imagine pra que...