Inspiração à Beira do Abismo

Resenhas - Inspiração à Beira do Abismo

Neilon Márcio - 08/07/2010

Inspiração e Impecável Gramática
A Nota de 4.7 no Skoob é o reflexo de uma
obra muito bem escrita e aceita na comunidade.
Jocir Prandi, expõe seu talento e nos deixa o exemplo de um conhecimento maduro e consistente da língua portuguesa,criando contos belissímos o que nos traz momentos agradavéis de leitura.
As obras de Jocir Prandi com certeza devem ser utilizadas em salas de aulas, pois, a impecável gramática com que constrõe seus contos pode contribuir com a escrita e principalmente com o linguajar brasileiro.
Jocir Prandi é o despertar e a certeza da continuidade na excelência literária.

Parabéns!
Josy 09/09/2010minha estante
Me deixou curiosa, provavelmente mais um pra lista.

MÁRSON ALQUATI 11/04/2009

SIMPLESMENTE BRILHANTE!
EXCELENTE, UM CONTO MELHOR DO QUE O OUTRO. REPLETO DE SENTIMENTO E EMOÇÃO. UMA MARAVILHOSA EXPOSIÇÃO DA REALIDADE COMO ELA É. RECOMENDO A TODOS QUE AMAM A BOA LITERATURA...

prandi 07/05/2009

Sinopses e trechos de dois contos
O PASSADO EM PAUTA:
O grande tenor Romildo Castelli deixou Recanto quando adolescente, em busca de sucesso. E alcançou tudo que poderia almejar... menos a felicidade. Ao partir, havia jurado jamais sentir saudades do lugar ou da família que não o havia apoiado. E cumpre a promessa... até o dia em que descobre que a mãe tem pouco tempo de vida. A partir daí, o astro repensa toda a sua vida e decide se redimir e buscar uma reaproximação. Mas a forma com que o faz é absolutamente insólita.

Trecho:
Malu! A menina frágil, doce, fizera-se mulher forte, mas ainda doce. Como lamento, hoje, cada minuto em que me privei de sua companhia. Olhei-a com profundo agradecimento; Clóvis, com profunda reprovação. Mas ela não se intimidou: – Admiro alguém capaz de pedir perdão. É sinal de grandeza.
– Só quero fugir de minha pequenez – falei.

PASSARINHO:
Lu leva uma vida de dedicação extrema ao trabalho e a atividades assistenciais. É sua forma de fugir de dramáticas recordações que a perturbam. Quando o homem que passou sete anos na prisão sob acusação de a ter violentado retorna a Recanto, ela percebe que não poderá fugir eternamente do passado, e que o presente também encerra muitos riscos. Até porque o perigo maior pode estar dentro de sua própria casa.
Trecho:

A água continuava seu eterno vaivém. Nossos pés na praia, seus formatos moldando a areia, marcas que as ondas nunca apagaram por completo. Uma sensação estranha, mescla de alegria e medo, quase dor, invadia-me o corpo todo. Aquele sentimento tão antigo, mas tão novo na intensidade, tão profundo, mas tão suave na maneira de se manifestar, era bem mais do que eu esperava para aquela noite. No entanto, de repente, eu queria mais. Queria aquele sentimento como ele ainda não existia, em forma de palavras. Tudo para não pairarem mais dúvidas, embora eu não mais as cogitasse.

SR. H 15/05/2009minha estante
O simples, mas não tão simples, elogio do grande mestre já merece ser lido, obrigado pela dica.

J. Modesto 18/04/2010

Magnífica Inspiração!
Confesso que não sou muito fã de contos e por causa disso, quando um amigo me recomendou ler "Inspiração à beira do abismo" relutei. O livro ficou bons meses em minha fila de leituras até que o momento chegou e criei coragem, iniciando sua leitura. MARAVILHOSO!!! Realmente Jocir Prandi é tudo aquilo que meu amigo havia dito. Seus contos narram um cotidiano verídico, mas inspirador. Os personagens são muito bem desenvolvidos e o enredo coeso. É impossível não se envolver com as histórias e sofrer junto com seus personagens. Jocir conseguiu reforçar meu pouco apreço por contos, afinal, eles acabam muito rápido,pelo menos os de Jocir Prandi. A sensação de quero mais é angustiante. PARABÉNS JOCIR! RECOMENDADÍSSMO!!

Érika Lourenço 01/05/2009

Contos emocionados e que emocionam
Relembrando as palavras do autor sobre os contos - (...)(se não emocionantes) emocionadas - é possível ler o livro inteiro de uma só vez sem haver cansaço, pois a narrativa é didática, as estórias envolventes e se interrelacionando, emocionando. Os detalhes, a ambientação, relembram os autores da época realista, não sendo algo que foge ao que existe nos dias de hoje. É possível que nos identifiquemos com algumas situações e paremos para refletir sobre elas. Para finalizar, acredito que o título da obra "inspiração à beira do abismo" já nos leva a refletir sobre nossos pontos cruciais de vida, assim como as personagens. Excelente livro, excelente autor, recomendo a todos que desejam material nacional e de qualidade. Parabéns Jocir! Esperando as próximas edições.

James Andrade 21/08/2009

“Inspiração à Beira do Abismo” de Jocir Prandi.
Apesar do título, que, em minha opinião, denota uma certa melancolia, os contos contidos no livro “Inspiração à Beira do Abismo” do gaúcho Jocir Prandi não trata de tristezas, mesmo sendo ela a temática onipresente na obra; sempre junto, ou causadora, da depressão.
Não. O livro fala é de Esperança.
De Luzes em fins de túneis; de arrependimentos que engrandecem; de escolhas que fazem da vida algo aconchegante como uma capa gaúcha.
Com personagens pujantes, ora jovens/velhos, ora velhos/jovens (que reagem de forma antagônica às suas idades), mas que vibram com intensa humanidade, Jocir nos mostra que abismos existem, e que nos atraem, mas que cada um pode olhar para eles e, ao invés de se desesperar, inspirar-se.
Viver sempre vale a pena.
Dentro de um gênero difícil; pelo fato de parecer fácil; que é o conto, Jocir mostra grande competência ao lidar com a narrativa ágil que o gênero exige, sem se deixar enlamear pelo charco que é o clichê, terreno movediço que normalmente engole quem se aventura por ele. Com uma prosa recheada de regionalismos; “pinchar”, “bergamota”, “lancheria” e outras, que eu, como paranaense adorei; o autor nos mostra um Rio Grande do Sul ameno e melancólico que, como todas as outras regiões deste Brasil imensurável, está tão próximo e, ao mesmo tempo, tão distante. Obras como esta servem para nos mostrar que, não importa onde, vidas, por mais diferentes que possam parecer, na verdade são parecidas.
“Inspiração à Beira do Abismo” é leitura indicada a todos que apreciam uma boa prosa.

James Andrade.

M. Scheibler 27/07/2009

São poucas obras fora do gênero policial que eu realmente gostei de ler.
INSPIRAÇÃO À BEIRA DO ABISMO é uma delas.

Pequenas e emocionantes histórias que retratam o dia-a-dia.

Destaques para os contos "SARJETA", "PASSADO EM PAUTA" E "NUNCA É TARDE PARA CHORAR".

Vanda Amorim 05/08/2009

MINHAS SINCERAS IMPRESSÕES
INSPIRAÇÃO À BEIRA DO ABISMO

Emoções, paixões, decepções, sofrimentos, êxtases, saudades, doces e amargas lembranças, estes são alguns dos sentimentos bem escritos e minuciosamente explorados nesse livro de contos. São doze histórias curtas e diretas, encantadoras, intrigantes e, muito, mas muito emocionantes!

Jocir Prandi, com sua habilidade literária, numa linguagem simples e em poucas páginas, foi capaz de desmistificar o conflito entre a essência do corpo e o interior da alma. Em poucas palavras, nos revelou que a alegria e a tristeza, se não cuidadas, poderão caminhar sempre lado a lado, porque são o Amor e suas dores, inquilinos de um mesmo corpo.

Tive a honra e o privilégio de conhecer o trabalho encantador de um brasileiro, que como tal, merece o nosso respeito e admiração.

Parabéns por sua obra!

Vanda Amorim
Autora do Romance CROCODILO SONHADOR (Ed. Globo)

Kika 05/03/2010

Os contos são bem diversificados, e o livro não pende pra um lado só, podendo agradar a vários leitores diferente.
Há monólogo, diálogo, narrador em primeira, em terceira, finais felizes, outros nem tanto. Recomeços, reconciliações, perdão, tristeza, solidão... Dramas humanos que presenciamos em nossos dias e que constroem o mundo em que vivemos.
Esse livro é para quebrar a idéia de que autores estreantes não são bons, como muitas editoras parecem pensar.

Eleonora 18/01/2010

Quando comecei a leitura desse belo livro de contos, o primeiro adjetivo que me veio à mente foi: delícia de livro! Fiquei encantada com o estilo da narrativa, com os temas abordados e, principalmente, com o domínio da língua portuguesa demonstrado pelo autor. Jocir Prandi revela-se, com essa sua primeira obra, um escritor que desponta na literatura brasileira esbanjando talento.

Loraine 13/09/2009

Muito bom!
Inspiração à beira do abismo foi para mim uma grata surpresa. Jocir Prandi esbanja talento e absoluto domínio da palavra, brindando-nos com contos deliciosos e personagens muito envolventes. Por vezes poético, outras bem humorado e algumas usando certa dramaticidade, mas na medida perfeita, explora com precisão e veracidade personagens e situações diversas, indo do dependente químico ao machista agressor, do suicida à mocinha romântica e insegura, sempre com muita habilidade na colocação das palavras. Explora minuciosamente sentimentos diversos, que podem estar ou já terem estado presentes na vida de qualquer um de nós: conflitos, dramas, inseguranças, dores, medos e fracassos, mostrando uma clara percepção às dores do mundo e, provando que por maiores que sejam essas dores, mesmo que estejamos à beira do abismo, há sempre a possibilidade de uma inspiração que nos leve a seguir um novo caminho em busca da tão almejada felicidade.

Avallone Belo 08/01/2010

Gostei principalmente de "Passado em Pauta", "Canção para Luzia" e "Passarinho". Algo de interessante que há na maioria dos contos de Jocir Prandi, é a mudança de mentalidade que os personagens sofrem, a ponto de alguns largarem tudo, para tentar um outro caminho para a felicidade.

Estevan 29/12/2009

Um espelho da Alma!
Jocir Prandi brinda o leitor com uma visceral exposição de sentimentos nesta notável obra intitulada "Inspiração à Beira do Abismo", o abismo que todos nós criamos em nossos momentos de carência. Várias narrativas conduzidas de forma magistral que fazem o leitor imergir nas profundas reflexões dos personagens. 100% Recomendado!
Estevan Lutz - Antologias "Draculea" e "Invasão".

Lisania.Faria 11/05/2010

Tem conto para todos os gostos. Gostei particularmente do "O passado em pauta". Maravilhoso!

ana paula 13/12/2010

Contos que poderiam se transformar em romances...
Gostei muito da narrativa do Jocir. São contos curtos, vivenciados no cotidiano, que poderiam passar conosco, com nossos vizinhos, parentes e amigos. A principal característica dos contos é o drama. Materializados, os contos demonstram um apurado senso crítico da realidade e, talvez o que os tornam mais atraentes, a sensibilidade com que o autor trata dos temas. Não é por acaso que Moacyr Sclair os recomenda.
Realmente, são ótimos. Entre os vários contos, poderia citar a vida conjugal esfarelada, no conto Depois do Final Feliz, onde, com sagaz perspicácia o Autor demonstra como a busca pela felicidade é muito mais do que mera retórica. A busca pelo sucesso, massacrando a vida pessoal no conto O Passado em Pauta. E, talvez um dos mais belos e sútis, o amor não correspondido no Todas as Dores do Mundo.
Enfim, um livro que recomendo!