Sob a Luz dos Seus Olhos

Sob a Luz dos Seus Olhos Chris Melo

Resenhas - Sob A Luz Dos Seus Olhos

Lodir 11/02/2012

SURPREENDENTE
Não deve ser fácil escrever um romance romântico. Como escritor, entendo que seja um desafio para qualquer colega. O gênero, ao lado da fantasia, é um dos mais saturados nas livrarias – e não param de pipocar mais lançamentos todos os meses. Como se destacar diante de tantos títulos e do preconceito que muitas vezes cerca o gênero para alguns leitores? Como concorrer com nomes já bem consagrados, como Nicholas Sparks? E de que forma, afinal, não cair no clichê e nas frases de efeito, deixando o leitor com a sensação de ler o roteiro de uma novela mexicana? Imagine tudo isso quando você ainda é um autor estreante. Não é pouca coisa. Não basta colocar as emoções no papel ou as experiências do seu último relacionamento. Tem que usar a criatividade.

Algumas vezes, no entanto, alguns escritores conseguem isso, e é o caso recente de “Sob A Luz Dos Seus Olhos”, de Christine M., lançado agora em janeiro pela Editora Underworld. Na trama, Elisa é uma jovem de vinte anos que faz intercâmbio em Londres, e se hospeda em uma casa de família. Ela acaba conhecendo o filho do casal, chamado Paul, um rapaz por quem se apaixona e que tudo leva a crer ser apenas um amor adolescente, típico dessas fases de aventura – e o próprio livro demonstra inicialmente. No entanto, Christine M. acaba entregando um romance romântico que não se contenta em apenas emocionar o leitor, o grande mal do gênero. Christiane se preocupa em principalmente surpreender, arte que ela proporciona ao longo de toda a obra – e consegue prender o leitor desde as primeiras páginas até o final.

Para isso, ela emprega um interessante elemento, que poucos escritores utilizam: o poder do tempo. Se poucos utilizam, talvez porque não é algo fácil de fazer; é complicado criar em poucas páginas um romance que atravessa décadas. “Sob A Luz Dos Seus Olhos” é assim: apenas de ter menos de 300 páginas, o livro surpreende pelo tamanho da trama que consegue mostrar em tão pouco espaço. Ainda que no começo os protagonistas tenham cerca de vinte anos, ao final eles já estavam bem mais velhos que isso, e a sensação que fica no desfecho é que o leitor acompanhou velhos amigos durante toda uma vida. É possível vê-los crescer e amadurecer, exatamente como pessoas reais, passando por altos e baixos, por momentos de felicidade e angústias. Algo só proporcionado antes por “Um Dia”, de David Nicholls.

Christine M. escreve muito bem. É comum ver alguns vícios em obras de estréia, como palavras e expressões muito repetidas ou uma pontuação inadequada. Não é o caso de “Sob A Luz”. Claro, sua experiência como professora de Literatura e Português certamente foram importantes aqui. Não há falhas em sua escrita, não há erros de ortografia, pontuação ou digitação. É o livro nacional mais bem revisado da editora, um excelente trabalho. É fácil sentir vontade de ir a Londres enquanto a autora ambienta e descreve a cidade. Sua escrita é leve, pontual e bem trabalhada; em nenhum momento cansa ou o deixa o leitor perder a concentração. A narrativa é rápida e não perde tempo – provavelmente porque Christine sabia que precisava contar uma vida inteira em um único livro. Quando o leitor começa a acreditar que a rapidez dos acontecimentos pode ser um problema narrativo, a autora consegue provar que está certa por optar escrever desta forma, e que a necessidade disso será entendida mais tarde.

Depois da metade do livro, a história está com clima de “final feliz” e parece mesmo acabar. Mas como, se faltam mais de cem páginas? Então uma surpresa: Christine M. coloca o personagem Paul em um enigma e transforma o que parecia ser apenas uma história de amor em um suspense com mistérios que atiçam a curiosidade. Fazem o leitor querer descobrir o que aconteceu e como aconteceu. Traz de forma inteligente personagens do início do livro, que o leitor já havia esquecido. Sem mais detalhes, o livro dá uma grande e bem construída reviravolta, que sacode a trama antes que ela caia da mesmice, fazendo com que a própria obra se transforme e leve o leitor desesperadamente até o final – o grande final. Dramático, emocionante, reflexivo e na medida certa para a grande trama que foi criada para ele.

“Sob A Luz Dos Seus Olhos” é um romance surpreendente e cativante, que utiliza a narrativa para mostrar o poder do tempo sobre a vida de pessoas comuns e de um amor que atravessa os anos e a vida. Christine M. fez uma talentosa estréia e indica que muita coisa boa deve vir por ai. É um livro que agradará facilmente os fãs do gênero, e provavelmente também a quem não é fã, justamente por empregar de forma criativa e eficiente elementos incomuns a ele, que contribuem para deixar a trama ainda mais viciante.

LODIR RECOMENDA?
( ) De jeito nenhum!; ( ) Não; ( ) Talvez, depende; ( ) Sim; ( X) Muito!
Resenha profissional. =)
Obrigada por ler a estreiante e por me apoiar tanto. Fiquei extremamente feliz com suas palavras.

Natália 02/07/2012minha estante
Senti exatamente tudo o que você escreveu, mas houve erros se revisão sim. Vários pontos finais no onde deveriam estar interrogações e vírgulas fora do lugar. Penso que esse livro só ficou bem escrito por conta do talento da autora. A Underwold precisa melhorar nesse aspecto urgentemente.

Mas deixo aqui meus parabéns a Christine, nota dez! :)

Lis 16/07/2012minha estante
Adorei a resenha. Sua descrição me lembrou o livro Onde Terminam os Arco-íris?

Daday 13/01/2021minha estante
Estou lendo, e estou amando!

GeL 11/05/2017

Resenha postada no blog Garotas entre Livros
Resenha tripla

"Esta é a nossa vida, a parte que vale a pena ser contada. Toda a transformação que um ser humano sofreu porque disse sim, toda a magia que só existiu porque, em um dia qualquer, nossos olhos se cruzaram."

Então, sabe aquele livro que você começa a ler cheio de expectativas e acaba com a sua paciência? Pois é. Sinceramente, eu não tenho nem palavras. Sim, eu sei que costumo dizer isso quando o livro é muito bom, mas o que dizer diante de tanta incoerência? Posso falar várias coisas aqui e tentar, com todas as minhas forças, dizer que não é tão ruim assim, mas não seria verdade. - Raquel

Eu prometo, estou tentando ser o mais respeitosa possível enquanto escrevo essa resenha! Não está entendo porque comecei assim? Bom, continue lendo. - Barbara

Entendam, nosso objetivo como blog não é insultar autor nenhum, nem desfazer de sua obra, mas sim analisar de maneira crítica. Fazer o leitor pensar. É claro que opiniões divergem, e essa é a beleza de ser humano: a divergência. Se você leu e amou, respeitamos sua opinião, mas não aconteceu o mesmo conosco. Então, concordemos em discordar. - Raquel

Sob a luz dos seus olhos está ganhando por enquanto o troféu de pior livro que li em 2017. São tanto problemas que me faltaria espaço nessa resenha para descrever todos, mas vamos lá, vamos falar dos principais. - Barbara

Olha, esse livro começou com 3 estrelas e foi perdendo elas pelo caminho, vou contar pra vocês rs.
Comecei a leitura de Sob a luz dos seus olhos achando que se tratava de um romance leve, fofo sem muito drama com personagens queridinhos e tal. Já comecei errado kkkk
Tenho que dizer que não li a sinopse e não conhecia até então a fama da autora como “Nicholas Sparks de saia”, se soubesse eu teria me preparado para o que iria encontrar. - Michelli

E vamos ao que interessa. - Raquel

Elisa é uma mulher de 29 anos que parece ter uma vidinha meio sem sal e sem pimenta, com um peguete legal mas que ela não pretende tornar nada sério, uma vida sem muitas expectativas até que um email muda tudo e da uma boa sacolejada nela. O email é de um cara chamado Paul que ela conheceu a uns anos atrás e é aí que o leitor fica curioso pra saber o que rolou entre os dois pois a Elisa que conhecemos atualmente não é a mesma Elisa que conheceu o Paul, então senta que lá vem história. - Michelli

Sob a luz é um romance nacional que conta a história de amor entre Elisa e Paul, ela brasileira e ele inglês. Tudo começa com a mocinha relembrando o começo desse romance 6 anos após seu último contato com Paul. - Barbara

Uma jovem Elisa consegue um estágio em uma editora na Inglaterra, é lá que ela conhece o amor de sua vida, Paul é um jovem aspirante a ator que está lutando para ser reconhecido. É na chuvosa Londres que o amor deles floresce... A vida segue, muitas coisas acontecem e vamos acompanhando a vida de ambos até sua morte. - Barbara

Parece bonito não? Mas não é. - Barbara

Então gente... eu odiei o livro.
Eu tentei comprar a história do casal sabe, tentei mesmo. O inicio pareceu super fofo apesar de fraco. Como eles se conhecem, o fato do cara não sair da cabeça dela e depois o breve reencontro.... aí a autora colocou algo tão bobo pra fazer esses dois terem a chance de conviver e se conhecer que perdeu um pouco o encanto. Ok, daí pra frente temos o casal em uma eterna lua de mel até que... BOMBA! Agora aparece o primeiro contratempo na vida do casal, falo contratempo poque foi assim que a autora tratou disso, um CONTRATEMPO. Ela despejou uma noticia bombástica mas o modo como desenvolveu isso foi tão superficial que mais pareceu um joelho ralado, soprou, passou. - Michelli

O primeiro conflito é a separação forçada do casal. No início o leitor pensa que aconteceu algo muito importante que separou os dois, mas não. O motivo da separação deles é tão nonsense que... mas até isso da pra comprar. É um motivo com justificativa idiota sim, mas relevamos.
Recapitulando: casal se conhece, se apaixonam, juram amor eterno, um problema acontece, eles se separam, seis anos depois se reencontram e aí já foi metade do livro. Quando cheguei a metade da história e vi que o conflito inicial tinha se resolvido na velocidade da luz meu primeiro pensamento foi: ferrou, o que vão inventar agora?!?! - Barbara

Não falarei nem da história em si, pois minhas amigas já falaram até demais. Apontarei apenas os pontos críticos do livro como um todo.
A autora começou bem. A história era crível enquanto eles se conheciam, mas ela levou o casal a um nível clichê demais! Para piorar a situação, ela jogou uma situação bombástica logo no início, tratou como algo banal, e arrastou as consequências disso por boa parte do livro. Sim, arrastou! O casal não despertou nenhum tipo de simpatia, eu torci contra algumas vezes. E no final, meu Deus, que drama! - Raquel

Aí as coisas vão acontecendo super rápido que você para e pensa: Ué, se esse não era o grande conflito na vida do casal que merda ainda vem por aí? É como se o livro te pegasse pela mão e então você entra em uma corrida na vida desse casal até o final. E no meio disso tem declarações de amor o tempo todo que chega a cansar, além das bombas de drama uns mini dramas bem desnecessário e incoerentes envolvendo terceiros que você fica... - Michelli

Cheguei no capitulo 18 e o que era para despedaçar o coração do leitor me levou a uma onda de risadas por uns dois minutos, sério gente, eu ri alto. O jeito que a autora joga os dramas no livro sem mais nem menos e como desenvolve isso é tão superficial que eu não consegui imergir na história, me agarrar aos personagens, não consegui torcer e me emocionar, passou tudo muito batido. - Michelli

Não vou mais falar sobre a história pra evitar mais spoilers, mas o que senti enquanto ia lendo é que a cada página ia ficando pior. A história vai correndo, os anos vão passando e o final é quase um tiro de misericórdia, eu não aguentava mais ler e só fui até o final porque era o livro do mês do BR das GeLs! - Barbara

Um ponto eu dou pra ela que conseguiu me surpreender bastante mas não de forma positiva. Eu realmente não esperava os rumos que essa história tomou, foi tanta coisa kkk começou um romance gostosinho e depois quase virou um livro policial. - Michelli

Eu preferiria que a relação do casal fosse melhor desenvolvida, se víssemos as pequenas coisas do dia a dia do que anos e anos de uma narrativa do tipo: "Ele era compreensivo, conseguíamos nos entender em tudo. Ele era minha alma gêmea" bla bla bla bla bla. Já entendemos que o amor de vocês é incrível, mas até os perfeitos brigam!!! E são essas brigas, CONFLITOS, que tornam um livro interessante. - Barbara

Foi excessivamente chato. Boring. Eu torci muito para que o rumor do fim do livro fosse verdade. I wish! Me explica como alguém consegue arrastar tanto uma história? Tudo que eu conseguia fazer era revirar muito os olhos.
Faltou química, faltou desenvolvimento, faltou tudo! - Raquel

Não consegui me apaixonar pelo casal, tem até umas frases bem bonitas mas que não conseguiu me fazer entrar na história. Eu não acreditava na Elisa e no Paul como um casal que não suportaria viver afastados um do outro.
Li um YA bem bobinho enquanto lia esse livro e nele eu consegui sentir mais a angústia de ambos quando o amor deles foi provado do que quando o mesmo aconteceu entre Elisa e Paul. - Barbara

Quando cheguei ao finalzinho a história ficou extremamente deprimente, a autora teve a chance de finalizar esse livro em vários momentos, poderia ter terminado no capitulo 16 e ficado com duas estrelas kkk mas continuou com o drama forçado e isso foi se desgastando tanto que no fim eu já não suportava a Elisa. - Michelli

Duas estrelas porque consegui ler até o final e por causa de algumas quotes. Mas não indico, odeio dizer isso mas não indico mesmo. - Barbara

Algumas quotes foram muito boas, mas só algumas mesmo. Nem dá para colocar uma estrela por isso. O epílogo é um destaque. Acredito que seja a única coisa que se salve de tudo, e foi o responsável por uma estrela a mais do que eu pretendia. Infelizmente, não recomendo. - Raquel

Essa foi uma história que não me ganhou, geralmente ao final de um romance a gente se pega desejando esse tipo de amor, conexão, comprometimento por mais merdas que aconteçam pelo caminho mas o romance de Paul e Elisa não conseguiu isso.
Ano passado ou retrasado eu diria: Ué se quiser ler, leia. Mas hoje eu digo pra passar longe desse livro.
Resumindo a pessoa aqui se sentiu trollada por esse livro kkk - Michelli

site: http://livrosentregarotas.blogspot.com.br/2017/02/resenha-183-sob-luz-dos-seus-olhos.html
andersonvbranco 06/07/2017minha estante
Achei a resenha sem fundamento, não entendi o motivo de não terem gostado, muito menos de as 3 terem exatamente a mesma opinião.

GeL 15/07/2017minha estante
Anderson, obrigada por comentar! Quando fazemos resenhas triplas, as vezes comentamos nossas opiniões sobre a leitura durante o andamento da mesma e as vezes não. Claro que em alguns casos as nossas opiniões divergem, se você ler outras de nossas resenhas triplas vai perceber. Mas acredito que deixamos bem claro os motivos de não termos gostado do livro, mas vou citar alguns trechos da resenha:

"O livro é fraco, tem diversos problemas de narrativa e um drama excessivo que me fez revirar os olhos quase o tempo inteiro."

"A verdade é que a história tinha elementos muito bons, mas faltou desenvolvimento. Foi algo corrido, que não deu importância a situações que exigiam isso e que, se tratadas com atenção, despertariam outro tipo de sentimentos no leitor.
Faltou química, faltou desenvolvimento, faltou tudo!"

"Quando cheguei ao finalzinho a história ficou extremamente deprimente, a autora teve a chance de finalizar esse livro em vários momentos, poderia ter terminado no capitulo 16 e ficado com duas estrelas kkk mas continuou com o drama forçado e isso foi se desgastando tanto que no fim eu já não suportava a Elisa"

Nossa opinião sem spoilers. Claro que eu poderia destrinchar vários outros motivos do pq não gostei da história, mas aí teria que contar pontos fundamentais do livro, coisa que não fazemos para não spoilar. Bom, espero que tenha ficado claro agora.

Mi 15/07/2017minha estante
Eu sou uma das três e não entendi o pq de você não entender que nós três nos sentimos da mesma forma com esse livro, até pq na maioria das vezes nossos gostos batem. Tem um monte de resenhas super positivas aí de pessoas que tiveram a mesma opinião. Não é pq são três pessoas que vai ter sempre três opiniões diferentes. Eu achei um drama forçado que beirou ao ridículo, comentei que justo na parte que deveria me chocar eu ri. O romance não conseguiu me emocionar como emocionou a maioria das pessoas. Cuidado com o spoiler gente! Acho que pra um livro único a autora poderia ter escolhido um grande drama, a doença ou o acidente e a louca e trabalhar bem as questões, achei que ficou tudo muito jogado de um superficial, a parte da doença foi uma coisa tão rápida que até cheguei a esquecer que tinha acontecido em um momento durante a leitura.

Maria Viviane 17/03/2022

- Para sempre, bonitão...
Eu gostei do livro, foi o primeiro dessa agora que eu li, gostei do casal, da história, das coisas que aconteceram, e chorei horrores no final, pra ser perfeito só faltou mais detalhes em algumas cenas, porém o que tive foi "e se amaram a noite inteira", enfim, vamos seguir com o cronograma. ???
Maria Viviane 17/03/2022minha estante
Ainda acho que o Skoob deveria ter a opção de editar a resenha, se tem eu não sei.
*Autora.

Patrícia 20/03/2022minha estante
Tem sim. Pelo aplicativo, logo abaixo está a opção editar.

Maria Viviane 21/03/2022minha estante
Obrigadaaa ?

Mari 16/02/2012

"E será assim sempre, pois não conheço outra maneira de existir a não ser com ele ou sentindo falta dele.”
Não sei se isso acontece só comigo, mas tenho uma certa "dificuldade" em escrever resenhas sobre livros que acabam se tornando um dos favoritos. Acredito ser assim por eu ter medo de não descrever o livro com as palavras corretas ou com a mesma intensidade que elas teriam se eu estivesse falando. Porém, espero não decepcionar.

Elisa é uma jovem de 20 anos que faz intercambio para Londres, onde ficará hospedada na casa de uma família. Antes de ir para Londres ela passa por York, onde conhece um homem loiro, de olhos azuis que acaba sempre encontrando com ela em algum momento atrapalhando durante os dias que passa em York, antes de ir para Londres. Elisa acaba conhecendo melhor o dono daqueles olhos azuis. Ele é um dos filhos dos donos da casa onde ela está morando durante essa estadia em Londres. Elisa e Paul começam a viver um amor único, até que a estória muda totalmente o rumo por uma dificuldade na saúde de Elisa.

"Sob a Luz dos Seus Olhos" me encantou desde que a Editora Underworld publicou a capa. Li a sinopse e o desejo de ler o livro só aumentou. Foi quando a editora lançou em pré-venda que fiquei ainda mais ansiosa para que o livro fosse enviado. Quando recebi o livro com o kit completo, fiquei super curiosa para entender o significado de cada coisa. Todos esses fatos foram se juntando e eu não tive outra opção se não passar o livro na frente de muitos que estão esperando para serem lidos para me deixar levar pela leitura.
[...]

Leia a continuação em: http://magia--literaria.blogspot.com/2012/02/sob-luz-dos-seus-olhos-christine-m.html
Chris M. 18/04/2012minha estante
O seu encantamento é motivo da minha felicidade. Obrigada por seu apoio, palavras e carinho.

Beijo bem grande.

eligorito 06/06/2016minha estante
Nossa sem palavras... Termino em lagrimas... Amei... Um livro completo... Romantico... Lindo.. Cheio de surpresas...

Miriam 21/11/2013

Um lindíssimo Conto de Fadas Contemporâneo.
Recebi o livro Sob a luz dos seus olhos, da querida Christine M., pelo Book Tour organizado pelo Matheus do blog Livros e Biscoito. Eu sou meio maluquinha, estou sempre sobrecarregada de trabalho e leituras, mas não posso ver uma inscrição para BT que já preencho o formulário. Só que dessa vez minha maluquice me deixou completamente feliz!

O livro superou todas as minhas expectativas, em todos os aspectos! Quando o livro chegou, novinho e lindo, meus olhos brilharam de encantamento pela capa e por todo projeto gráfico. Não costumo dizer que alguma coisa é perfeita, mas o que dizer de um livro tão bem diagramado e revisado sem dizer que está perfeito? Também não costumo 'babar ovo' de editora nenhuma, mas vou quebrar essa regra, pois preciso dizer que o trabalho da Underworld está impecável! Parabéns a todos da equipe.

Mas sabe o que é ainda melhor e perfeito? A história que encontramos nas páginas desse livro! Eu fui capturada pela primeira página no exato momento em que Elisa derruba um copo no chão. Ali, bem naquelas primeiras linhas todos os pelos dos meus braços eriçaram-se e eu senti uma energia que não consigo nem explicar! Esse livro me pegou de jeito, fiquei encantada como há muito tempo não ficava e essa resenha será totalmente melosa e apaixonada, e mesmo assim não vou conseguir transmitir o que senti.

O livro é lindo, lindo, lindo e lindo! Carregado de uma doçura encantadora. Christine M. escreve tão bem que cada página é um presente. Toda a história e desenvolvida com tanta maestria, com um enredo tão envolvente, que é possível sentir toda a paixão e sentimentos existentes em todos os personagens, e como são apaixonantes e lindos Elisa e Paul!

Sob a luz dos seus olhos é o livro de estréia de Christine M. e ela simplesmente arrasou em todos os detalhes! O livro é intenso, dinâmico, com uma narrativa deliciosa e fluída. Eu estou apaixonada pela escrita dessa fada da literatura nacional! Morrendo de orgulho ao dizer que essa escritora é brasileira, é nossa e ninguém tasca!

Como eu já fiz esse comentário com a Christine no twitter vou repetir sem medo de ser feliz aqui: A Christine é o Nicholas Sparks brasileiro, só que – claro - menina! Então você já pode fazer uma ideia do que esperar dessa autora!

Resumindo, o livro é MA.RA.VI.LHO.SO! Imaginava que seria bom, mas não que amaria dessa forma cada linha lida.

Leia e delicie-se com esse verdadeiro conto de fadas contemporâneo.

PLÁGIO É CRIME! NÃO COPIE ESSA RESENHA SEM MINHA PRÉVIA AUTORIZAÇÃO
Chris M. 18/04/2012minha estante
É uma imensa alegria ler essas palavras. Espero que nos encontremos em outras histórias. Beijinho.

Rosemary 01/05/2012minha estante
Gente romance ^^^ é o meu favorito esperando meu cartão virar eu comprarei em breve!!

Daisy_book's 24/03/2017

"Falar de amor é difícil, eu sei. Mas não podemos deixar de falar."
COMO SOBREVIVER DEPOIS DESSE LIVRO????

#DEVASTADORAMENTE_LINDO.

Esse merece o carimbo "Choro livre".

-----------------------------------------------------------------------

Nossa, nem sei por onde começar!!!
Quem me conhece, sabe o quanto amo um bom drama. Choro, me descabelo odeio perdidamente as autoras, mas o coração masoquista sempre vai em busca de outros

Já conhecia a escrita da autora, li Sob um milhão de estrelas e amei. Resolvi dar sequência e embarquei nesse. ( parabéns para mim, por pouco não afogo meus rins kkkk).

O livro tem tudo para ser super clichê:Mocinha vai para o exterior fazer intercâmbio,no caminho topa com um boy lindo e maravilhoso, chegando à casa onde ficará hospedada descobre que o boy lindo mora lá também. Ela é meiga, inocente e delicada... Ele o maior galinha, safado de repente se vê apaixonado perdidamente por ela, muda e blá blá blá.

Tá, o livro têm tudo isso, MAAAAS... não é clichê!!

NÃO?... Não coleguinha! O negócio é mais tenso. Por trás de toda essa estória previsível, a autora conseguiu encaixar detalhes incríveis, apaixonantes e viciantes. O livro tem uma narrativa muito deliciosa, tanto que largar se torna um tanto difícil.

Quando ao fato de chorar ou não... Sim, chorei, confesso que não foram poucas as lágrimas derramadas não. O livro é do tipo que te pega desprevenida. Quando você acha que tudo está perdido, a autora aparece com uma solução impressionante, daí do nada te dá uma rasteira.

Não pense você que o final é triste, um final que te deixa eternamente de luto, NÃO!!!

O fim é belíssimo. Eu mais do que ninguém indico demais, demais.

Finalizo com o última frase do livro...

"Falar de amor é difícil, eu sei, mas
não podemos deixar de falar.
Não falar é fingir que não
aconteceu, mas foi real, eu vi, existiu.
Existe."

Leia, vale super a pena... Bjs, bjs!!!
Leila 25/03/2017minha estante
Sua resenha despertou minha curiosidade.
Não conheço a autora.

Daisy_book's 25/03/2017minha estante
Lindo Leila, os livros dela são maravilhosos.

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 14/06/2017

Bem escrito, mas clichê
Não sou fã de histórias românticas por uma série de motivos que prefiro listar em uma postagem exclusiva para isso. Contudo, procuro ser uma pessoa aberta e, como bom amante da literatura, procuro sempre ler de tudo. Assim, consigo com que minha antipatia não seja mero preconceito, mas fundada na minha experiência literária com o gênero. Por isso, muito de vez em quando, vocês verão por aqui alguma resenha de um livro de história romântica. Hoje falarei de um deles e que entrou como o sétimo livro da nossa campanha do #AnoDoBrasil.

Sob a Luz de Seus Olhos é um livro muito bem escrito, com uma qualidade narrativa que torna a leitura fluida e natural. A forma como a autora trabalha a palavra torna a escrita envolvente e mergulhada nos pensamentos e sensações dos personagens. Além disso, a autora opta por escrever em tempo presente, o que nos dá a sensação de que a narrativa acontecesse simultaneamente à leitura.

Narrado quase que inteiramente pela perspectiva de Elisa, Sob a Luz de Seus Olhos conta a história de uma personagem decidida e forte, que mesmo sendo um pouco estabanada sabe muito bem o que quer e o que não quer, ainda que os seus sentimentos as vezes lhe traiam. Elisa é o meio termo entre uma mulher jovem e madura, por vezes louca, espontânea e impulsiva. Paul, por sua vez, é bem mais contido, mas se encontra igualmente em um meio termo entre ser maduro e ser jovem. Com certeza a marca de ambos os personagens é a entrega total ao que sentem recorrendo inclusive ao sacrifício de si pelo outro.

Contudo, não seria honesto se eu dissesse que o livro não está povoado pelos famosos clichês das histórias de amor. Sim, ele está, e em muitas passagens eu conseguia antecipar o que aconteceria no capítulo a seguir. Eram pequenos sinais, pequenos ápices, mas tão comuns e corriqueiros no gênero que não havia como errar.

Percebi um esforço da autora para tornar a história de amor do casal algo mais verossímil e real, mas, ainda assim, toda a narrativa estava envolta por aquela atmosfera ?sublime? dos amores perfeitos, incondicionais, inexplicáveis e eternos. Não é que eu seja contra as histórias de amor, juro que torço para o casal na maioria das histórias que leio, mas quando o foco é o casal e o amor deles a história me causa enfado.

No gênero das histórias de amor as passagens que descrevem a intensidade do sentimento dos personagens, suas juras e divagações são as que mais me cansam, e digo que por isso pulei um parágrafo ou outro na leitura de Sob a Luz de Seus Olhos. Contudo, principalmente a reta final, quando ocorre o acidente e o mistério envolta dele avivou-se em mim um novo interesse pela história e me fez vê-la com outros olhos. Não obstante reconheço o talento inegável da autora para a literatura, sobretudo no que consiste a sua escrita, o que certamente me faria ler outro de seus livros caso a mesma se aventura-se em outros gêneros e temas.

Eric Silva, resenhista do blog Conhecer Tudo

Confira no blog a resenha completa do sexto livro da campanha anual de literatura e que nesse ano homenageia a literatura do Brasil.
Fernando Lafaiete 14/06/2017minha estante
Muito boa a resenha Eric. Expôs muito bem os motivos que te fizeram dar a nota que deu. :)

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 14/06/2017minha estante
Obrigado

Dani Nobre 30/03/2016

Amor pouco crível.
O livro conta uma história de amor pouco crível. Não me agradou pelos excessos. Praticamente todos os diálogos envolvem declarações excessivas de amor o que tornou o livro cansativo e previsível.
Clara2203 15/02/2017minha estante
Passei da metade e não aguento mais tanta melação. É tudo mt exagerado e surreal.

Leonardo Drozino 04/05/2012

Fantástico *-*

Eu esperei muito tempo por esse livro, e não me arrependi.

Superou minhas expectativas, totalmente.

O livro é todo tenso, do começo ao fim, com uma pontada e tristeza e agonia que nunca some, e dá um alívio extremo quando o livro acaba, rs

Ele é absurdamente triste e feliz, horrível e belo a cada página.

A intensidade da história é algo pouco raro de se ver.

O livro é muito gostoso de se ler, começa bem lento, e vai ficando acelerado e emocionante ao extremo, mas o começo lerdo é essencial para entrar no clima da personagem principal.

Não recomendo ler os títulos dos capítulos no sumário, isso é um spoiler enorme!

Recomendo não ler a sinopse também, mas isso é difícil, né?

Classifico esse livro como épico, um dos melhores que já li, e sem dúvida o melhor livro que a Underworld trouxe para nós :D

Preparem os lenços.

Ou não. A sensação das lágrimas escorrendo pelo seu rosto é o que fará você despertar desse sonho que Christine M. criou.

Recomendo. Não se pode morrer sem ler Sob A Luz dos Seus Olhos.
Chris M. 18/04/2012minha estante
É sempre delicioso ver que o leitor conseguiu se envolver com a história e se permitiu viver o enredo.

Feliz demais com uma resenha tão empolgada!

Obrigada.

Halloween 10/02/2012

O amor mais puro
Eu nunca fui de escrever muito bem, mas vou tentar expressar exatamente o que senti durante a leitura e término do livro Sob a luz dos seus olhos.

O livro escrito por Christine M. me encantou desde a sinopse misteriosa e romântica aos detalhes da diagramação. A história se baseia no amor entre Paul e Elisa, um amor tão lindo e puro que me fez querer me apaixonar perdidamente como o casal.

Eu sempre fui meio chorão kkkk, no que se refere a livros de romance, mas neste eu bati meu record pessoal , chorei nos bons e maus momentos do cotidiano do casal.....e chorei mesmo, as vezes um choro apertado de tristeza, outros de tanta alegria, não nego que enquanto estou digitando este comentário, fica passando pela minha cabeça partes do livro e sinto vontade de chorar de novo.

No momento de avaliar um livro eu procuro avaliar a interação do livro com meus sentimentos ...sempre, mas o que posso dizer sobre esta obra? É que me fez me fez ver a vida com outros olhos, olhos mais apaixonados que me faz querer correr atrás desse grande amor para mim também.

O livro é lindo em todo o sentido, a capa é perfeito e muito, muito muito, fiel ao livro a diagramação é fantástica que só a Underworld consegue nos proporcionar.
Espero que todos tenham a oportunidade de ler este livro, e eu só tenho a agradecer a autora por criar um história tão pura e emocionante. Desculpe se este comentário está meloso e careta, mas é o que eu estou sentindo agora e acho que os sentimentos que Sob a luz dos seus olhos despertou em mim duração pelo resto da minha vida.
Que coisa bonita!

Nem sei como agradecer por todos esses elogios e por você deixar a minha estreia te emocionar e fazer parte da sua vida.

Resta-me dizer obrigada. *-*

Matheus 03/04/2012

Olha que engraçado, estava olhando para a página em branco, pensando em como podia caracterizar Sob A Luz dos Seus Olhos. É estranho pra mim que costumo ter certa facilidade com palavras, mas este vai além. Mas enfim, acho que a resenha vai ficar enorme.

A estreia literária de Christine M., blogueira, professora e escritora, traz à tona seu lado mais romântico, incorporado nos personagens. O texto narra a vida Elisa, que está partindo para a Inglaterra, aonde fará um estágio em uma editora do país, lá, a menina-mulher recebe abrigo na casa da família Handsen, que possui dois filhos, Paul e Phil, o primeiro é a antítesedo segundo, enquanto Phil é tranquilo e caseiro, Paul é um ator de espírito livre (lê-se: boêmio) que não cria raízes em lugar algum. Logo Elisa se envolve com o primeiro irmão, e de seu relacionamento, nasce uma ligação nada corriqueira, capaz de vencer status sociais e preconceitos, além das provas impostas pelo destino

Se eu fosse resumir minha opinião sobre Sob a Luz, seria isso. Um simples ❤ . Estou ma-ra-vi-lha-do, já sabia que Christine tem certo talento com a escrita, mas não que ele seria tamanho, e é o primeiro livro, normalmente sou menos criterioso com as estreiasdevido à ser o primeiro, então é natural que hajam repetições e tal, mas não nesse, é muito, muito bem escrito. O livro todo se passa como um flashback, então nós já sabemos o fim, só que não, é outra surpresa que eu tive, Christine manipula a história tão bem, tão minimalista, que todas as minhas hipóteses foram cortadas. Cruelmente cortadas.

Todas as vezes que penso em você, a primeira coisa que vejo são seus olhos. - Página 81

O único ponto do qual eu tenho a reclamar da obra são algumas passagens em que os pensamentos de Elisa beiram à infantilidade, ok, no decorrer do livro, uma nova Elisa nasce e as bobagens se dissipam, masme incomodei um pouco quanto à isso, o que nos leva aos personagens, meu favorito é um baita de um spoiler, o Cadu é um affair da Elisa, e uma passarinha loira que se mete a escrever me contou que talvez ele ganhe um spinn-off *roe os dedos*. No geral são todos bem construídos, todos uma hora são importantes para manter a harmonia do livro.

Quando o blog organizou o book tour, uma pessoa me disse que não estava com 'saco' para ler romacezinho, e eu fiquei meio abismado com isso, porque agora que li, posso naturalmente dizer que não é bem um romance. Assim, quando penso, não encontro uma classificação, é como se o Harlan Coben e o Nicholas Sparks tivessem se casado e adotado uma garota, ela seria Chris, seu texto é uma unção harmoniosa de suspense com romance. E são os meus dois gêneros favoritos.

Eu amei Soba Luz, e espero ansiosamente por O Que não Diz a Lenda, próximo livro da escritora, além é claro, pelo spinn-off do meu Cajuzinho
Você é Real?
Chris M. 18/04/2012minha estante
Adorei a resenha porque você tem um olhar parecido com o meu em relação à obra. Exceto a parte "Lispectoriana" que achei demais pra mim. rsrs Eu chamaria de existencialista apenas.

Obrigada infinitos.

estantedasuh 06/04/2012

Blog Era uma vez o livro/Sob a Luz dos Seus Olhos
Sinceramente, não sei como começar essa resenha. Acho que estou completamente apaixonada pela história. Com certeza foi um dos melhores livros que eu li esse ano. Acho que a história de Paul e Elisa vai me acompanhar por muito tempo. A Chris [autora do livro] conseguiu me prender do início ao fim do livro. Eu ri e chorei muito em algumas partes. Além da capa ser linda, o livro tem uma narrativa bem leve e fácil de entender. As palavras iam saltando do livro e preenchendo meu coração. Decidi não fazer uma resenha comum, mas sim expressar o quanto fui atingida pela história de Paul e Elisa. Bom, só posso dizer a vocês que durante esses dois dias eu li e vivi a vida de Elisa e Paul. Não foi como se estivesse lendo o livro, mas sim como se uma grande amiga me contasse a história de amor mais linda do mundo, um amor puro, sem interrese. Um amor que só acontece uma vez na vida, um amor que pode ser vivido no frio da Inglaterra ou no calor do Brasil. Um amor que nasceu nos lindos olhos azuis de um inglês e se perdeu nos verdes - com pequenos raios dourados - de uma brasileira. Quando eu terminei de ler o livro fiquei me perguntando se existiria realmente um amor tão forte capaz de superar barreiras, um amor que me traria um ar com cheirinho de baunilha. Será que eu já encontrei minha metade ou será que ela está andando por aí, sem saber que eu existo? Será que existe um amor divino como o de Elisa e Paul?

Bom, se foi coincidência ou não, eu nunca vou saber, mas como a vida sempre dá uma resposta, eu tive a minha. Eu trabalho em uma central de atendimento ao cliente, e enquanto essas perguntas iam girando na minha cabeça, o telefone tocou. Quando eu atendi, o nome da cliente era Elisa. Eu acho que cada um entende os recados da vida do modo que lhe convém e eu tive as minhas respostas respondidas..
Se vocês querem saber como começou e como essa linda história de amor termina (Se é que ela terminará um dia no coração de vocês, como ocorreu comigo), não deixem de ler Sob a Luz dos Seus Olhos. Nesse livro aprendi que as pequenas coisas da vida e as escolhas que fazemos, podem mudar toda uma história...

(...) "Você não sabe e talvez não saiba nunca, mais existe um pedaço seu por aqui e eu não sei mais o que fazer com ele." (...)

(um trecho do poema que a Elisa fez sem nem saber quem era o dono dos lindos olhos azuis, mas que habitava os sonhos dela)

Resenha: Por Aline Olinto.

Acessem o blog: http://eraumavezolivro.blogspot.com.br
link da resenha: http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/2012/03/tudo-bem-o-post-de-hoje-sera-resenha-do.html
Twitter: @eraumavezolivro

Espero que tenham gostado!
Chris M. 18/04/2012minha estante
Que delícia quando os livros escapam da ficção e acham espaço na nossa vida real. Que honra ser o meu que atravessou essa linha contigo.

Obrigada =)

Rose 25/11/2016

Todos sonham em encontrar um amor verdadeiro, sua alma gêmea, mas a verdade é que muitos passam pela vida se sentir esse gostinho.
Paul é um inglês bonito e talentoso, com uma boa situação financeira. Ele tenta provar seu talento como ator, viajando com sua peça de teatro. Inquieto, não finca raízes e acredita que o amor não é para ele.
Elisa é filha única e sempre foi protegida pelos pais. Esta brasileira sonha alto, e sabe que já está na hora de voar sozinha. Sua chance aparece quando ela recebe uma proposta para trabalhar um ano em uma revista na Inglaterra. Após muita conversa, ela está de malas prontas para abraçar seu futuro. Centrada, não acredita em amor à primeira vista, paixões avassaladoras ou coisas do gênero.
Estes dois jovens acabam se encontrando com uma mãozinha do destino. A conexão existente entre eles era algo que assustava e que nenhum dos dois sabia explicar ou imaginava ser possível.
Mesmo contra a lógica, eles sabiam que o que tinham era único e que haviam nascido um para o outro. Sendo assim, decidiram viver este amor, enfrentando ambas as famílias e seguiram com o sonho de serem felizes. Eles não precisavam de muita coisa, só um do outro.
Enquanto Elisa ia ganhando mais responsabilidades em seu trabalho, Paul agarrava sua chance de ouro.
Mas o destino parece brincar com estes dois apaixonados, e Elisa precisa voltar ao Brasil, tendo que se separar de Paul. Despedaçada, ela precisar encontrar forças para lutar por si mesma, enquanto Paul, sem entender muito bem, segue sua vida e explode para o estrelato. Aquele sonho de felizes para sempre estava ficando para trás, e agora ambos seguiriam separados.
Acontece que longe um do outro, eles são apenas a metade de si mesmo, e aproveitando uma brecha do destino, eles tentam ser um todo novamente. Cruel e impiedoso, o destino volta a jogar seus dados, e agora Elisa vai precisar lutar novamente, mas agora, não só por ela, mas por Paul também. Contando apenas com a ajuda de Philip, irmão de Paul, e de sua própria fé, ela precisa acreditar, mesmo contra todas as razões exitentes.
Seria o amor deles forte o bastante para sobreviverem a mais este golpe? Ou Elisa precisaria enfim aprender a viver sem Paul?
Eu já conhecia a Chris Melo, mas foi meu primeiro contato com sua escrita, e acabou sendo mais do que eu imaginava. Precisei dar duas pequenas pausas na leitura, mas não por ela está ruim ou tediosa, e sim porque eu sabia que precisava me preparar para algumas lágrimas, que acabaram vindo, como eu previra, principalmente no final.
Elisa é inteligente e forte. Uma personagem que luta no que acredita. Paul é apaixonante e encantador, aquele homem que as mulheres sonham em ter ao lado. Não existem dúvidas em relação ao amor de ambos, apenas a mão do destino querendo testar a força deste amor, fazendo com que tanto Elisa quanto Paul cresçam como pessoas. deixando suas inocências de lado, mas não o amor.
Quando cheguei ao final do livro, muito emocionada, devo ressaltar, percebi que uma frase que eu acredito, define muito bem este livro: "que seja infinito enquanto dure..."
A parte gráfica apesar de simples, é bem charmosa, tendo no início de cada capítulo o nome de uma música. Sem falar que meu exemplar ainda pode contar com um autógrafo da autora.
Se você quer emoção e uma bela e forte história de amor, este é seu livro. Ele com certeza foi o meu.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br
Lana Wesley 14/12/2016minha estante
Como me identifiquei na parte em que você diz que precisou da uma pausa na leitura, porque a emoção foi mais forte, já aconteceu isso comigo em outras leituras, mas enfim, quero muito ler esse livro não só pelo fato da trama ser tocante, porém pelo fato de que o amor que existe entre o casal me pareceu ser muito linda, e que eles terão de passar altos e baixos para permanecer essa chama acessa. Tenho certeza que irei me envolver do começo ao fim por essa leitura.

Line 21/05/2013

Um soco de leitura
Se você é mulher e tem um relacionamento amoroso certamente sentirá inveja da protagonista dessa história tão recheada de romance. O amor de Elisa e Paul pode até não existir na vida fora dos livros ou das telas, mas que produz efeitos em seus leitores ninguém pode negar. A leitura dessa história me causou um misto de sentimentos e pensamentos: raiva, inveja, emoção, descrença e, principalmente, uma vontade louca de viver um amor assim.

Quantos finais uma história pode ter? E quantos recomeços? Christine M. mostra que muitos. Qual a parte do corpo que diz mais sobre o que você sente? Christine M. mostra que os olhos podem dizer muito mais do que os lábios e atrair mais do que qualquer outra parte do corpo. E mostra também que o coração não tem morada apenas no peito: está passeando ao redor dos amantes, em cada esquina que cruzam e dentro de cada milímetro do seus corpos e almas.

A maneira com a qual a narradora descreve o que sente, a força que coloca nas palavras, a sua posição de escritora na própria história, tudo isso constrói a obra diante do leitor como um castelo lindo feito de uma imaginação quase real. Você tem a impressão de que aquilo aconteceu mesmo, de que em algum lugar da Terra existiram um homem e uma mulher que viveram tudo aquilo, do jeitinho que salta aos nossos olhos. E o mais interessante é que ela tem a consciência de que as palavras são falhas quando se trata de descrever o que sente, mas faz isso de forma espetacular!

"Sob a Luz dos teus Olhos" é um soco no estômago de muitos casais, muitas mulheres que não se entregam ao sentimento que carregam, que têm medo de viver um amor, muitos homens que se sentem "machos" o suficiente para não darem vasão ao que carregam, para não dispensarem às suas companheiras o carinho e afeto que tanto querem e precisam. E tendo em vista o final da história, digo também que é um soco no estômago daqueles que não acreditam que contos de fadas podem ser realistas, à sua maneira.

Camilla Cardoso 21/05/2013minha estante
Gostei... um dia eu leio :)