O Quadro Perdido

O Quadro Perdido Jonathan Harr

Resenhas - O Quadro Perdido

Ogro 03/12/2011

Fatos reais
Comecei a ler sem maiores pretensões e terminei o livro nem bem emocionado nem bem irritado - apenas mais uma obra que dedica-se a falar sobre um determinado fato histórico , de forma semi-didática, na obra de Caravaggio - didatismo em forma de ficção (como Em O Mundo de Sofia, O Enigma do papagaio ou A Loja de Pianos da River Guache, que são focados respectivamente na história da filosofia, no enigma de Fermat e na história dos pianos) , no caso a descoberta de uma pintura dada como perdida: A Prisão de Cristo,assim pensei

Porém, curioso por conhecer as pinturas de Caravaggio - eu só conhecia A Conversão de São Paulo - fui pesquisar a citada Prisão de Cristo e então descobri que esse livro relatou FATOS. A pintura estava realmente dada como perdida e encontra-se em poder da Galeria de Arte da irlanda; não averiguei se todos os dados são reais mas , pelo que pude checar , o autor limitou-se a entrevistar todos os envolvidos e encadeou-os de forma a tornar um relato romanceado.

Isso dito, vale a leitura por dois motivos: um para conhecer um pouco sobre esse pintor italiano tão atípico,que influenciaria o trabalho de Rembrandt e segundo para constatar,mais uma vez, que a vida real é tão intrigante qualquer boa ficção.

Madu 08/09/2016

AMEI ESTE LIVRO
ÓTIMO LIVRO PARA QUEM GOSTA DE ARTE

Cristiano.Vituri 08/04/2020

Para fãs de Caravaggio
Primeiro: Tem que gostar de Caravaggio. Tem que ter tido um contato, minimo sequer, não precisa ser um mal de Caravaggio. Mas um gosto pela pintura dele vai ajudar a entender a maior parte do livro, e a paranoia que os personagens (reais) passam.

O mundo da arte, suas descobertas, seus estudiosos, seus valores financeiros e brigas entre especialistas estão todos aqui presentes, nesta historia sobre a busca de um quadro de Caravaggio (pintor barroco, porra louca e gênio). Pistas sobre um quadro do pintor italiano, são descobertas por duas estudantes de arte, que vão a um castelo de uma antiga família nobre no seculo XVII.
A pista sobre os quadros vai sendo desvendada, enquanto o autor do livro nos conta um pouco sobre a historia pessoal de Caravaggio e detalhes sobre os quadros pintados por ele.
Um quadro pintado em meados de 1605 sendo descoberto em plena década de 1990. É algo mágico e surpreende a todos os adoradores de arte.