Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Amyjuby 28/12/2023

Pelo cachorro eu dou minha vida graças a deus
Ainda não sei o que achar desse livro. Algumas partes foram interessantes, mas, de longe, minha parte favorita foi o cachorro.

O protagonista é meio doido as vezes, mas também né, quem seria são nessa história kkkkkk.

Enfim, achei legal. Mas é bem monótono.
Julia 28/12/2023minha estante
vc viu q tem o filme? é com o will smith

Amyjuby 28/12/2023minha estante
@julia vi sim! Fiquei até curiosa, mas estou com um pouco de preguiça de assistir kkkkk.

Julia 04/01/2024minha estante
@Amyjuby entendo perfeitamente pq sou assim tbm kkkkkkk. meu pai teve q me obrigar a assistir. mas confesso q vale mt a pena

Neydsonbrz 27/12/2023

O inimigo
Um homem se vê em um mundo devastado por uma doença, que elimina o ser humano de sua forma normal. Mas afinal o que é normal?
A adaptação para o cinema podia ter mantido o mesmo final do livro, que mais uma vez é muito melhor.

Carolina 22/12/2023

Ótimo
Ia dar 4 estrelas, mas dou 4,5 pelo excelente artigo no final.
Fiquei surpresa com a escrita do autor, me pareceu moderna pra 1954. Gostei dos parágrafos curtos e da maneira científica como ele decidiu falar dos vampiros. O protagonista é crível e bem explorado de modo que possibilitou que eu não sentisse muita empatia por ele, pois o lado ruim dele, como certos pensamentos lascivos decorrentes da abstinência sexual "imposta", não foi omitido, por exemplo, o que me causou certa repulsa e afastamento do personagem.
Acho que vale a pena ser relido no futuro e ter como referência de ficção especulativa.

Line2911 21/12/2023

Resenha
Tem sua leitura bem fluída você sempre fica na queda expectativa se o Robert vai descobrir a cura, mas eu realmente não gostei do final

Leandro676 13/12/2023

Meu livro preferido da vida, simplesmente incrível, se alguém ler esse comentário dê uma chance p esse livro.

Pedralto 12/12/2023

Muito melhor do que o filme
O livro e o filme são muito diferentes, além do nome do próprio livro e da personagem principal, quase nada é igual. Pra quem for ler depois do filme vai se assustar com como não tem nada a ver. E pra mim, o livro é muito melhor. O próprio título "Eu sou a Lenda", só faz sentido no livro.

O livro tem uma mensagem, um sentido claro do início ao fim. Fala sobre a solidão, faz uma crítica à organização da sociedade, sobre como as bases da sociedade podem mudar e sobre como os homens podem ser piores do que os vampiros.

Um ponto negativo é que achei a tradução meio esquisita, não sei se foi essa edição em específico.

Mas no geral, recomendo a leitura para quem gosta da temática de vampiros e histórias pós-apocalípticas.

Diego Santos 12/12/2023

Estou cansado de achar livros melhores que suas adaptações.
Mais um caso de amor por uma obra profunda o suficiente pra me fazer questionar o que estavam fazendo quando escreveram o roteiro do filme.

Ok, o final é bastante apressado, mas funciona, dado o contexto do livro e do que se passou durante toda jornada do protagonista solitário.

Afinal, pra quê um final super dramático e gigante quando aquele mundo devastado não é o foco? O foco ali está na solidão do homem, nos estágios de adaptação e luto mediante o fim da humanidade. E isso funciona muito bem.

Ps: alguém me ajuda a aprender a enxergar adaptações como "outra coisa"? Sinto que pego ranço de bons filmes e séries à toa kkkk

Tamy 11/12/2023

Um livro sobre solidão e as introspectivas implicadas nesse sentimento. Ser o último ser humano realmente vivo num mundo apocalíptico, onde o homem é o lobo do homem. A história possui alguns momentos de ação, mas o foco não é esse, e sim a luta do protagonista em esquecer em vão seu passado, sua sobrevivência e as descobertas que faz sobre o vírus que infectou toda a humanidade. Me identifiquei como Neville, pois em muitos momentos eu teria as mesmas reflexões e atitudes que ele teve ao longo da história.

FerreiraM12 06/12/2023

Um twist genial em histórias de apocalipse e vampiros
Eu Sou a Lenda é um livro com uma ideia genial e uma execução perfeita. Ele pega as histórias sobre apocalipse e vampiros e cria algo completamente diferente, que não bem se encaixa em nenhum dos dois. É uma história única, com um dos melhores plot-twists - talvez o melhor - que eu já li na vida.

A forma como você engaja com o sofrimento do protagonista, apenas para mudar completamente a forma como você vê a situação no terço final do livro é uma sacada genial que, até hoje, é incomparavel com outras histórias do gênero. Mesmo sendo de 1954, ainda é bem atual, a leitura não é lá tão dificil, tornando raro se perder mesmo com alguns parágrafos descritivos bem largos.

O filme do Will Smith é uma releitura legal, mas que não se compara com a genialidade do livro. Recomendo demais. Não pense que só por ter visto o filme você terá alguma ideia do que encontrar aqui, é uma história sensacional e única!

Will 05/12/2023

Segunda leitura que foi ainda mais interessante, pude prestar atenção a detalhes que não prestei antes, além de me conectar ainda mais a Robert e ainda continuar aflito e afetado pelos acontecimentos da história mesmo já os conhecendo. É, como o King escreve no prefácio da outra edição, um livro e um autor que não se esforça pra te satisfazer, ele não se interessa em te causar prazer ou te recompensar com felicidade ao fim da obra, a história é como ela é e como deveria ser, dura e cruel. Falando em King achei mais nítido a semelhança entre a escrita dos autores, assim como ele mesmo fala na introdução, Matheson foi uma referência para sua literatura e isso é percebido claramente, tem algumas passagens que eu não podia deixar de pensar "isso é muito King". Enfim, um livro incrível que flui muito bem e conta uma história interessantíssima, abordando um assunto batido, mas com conceitos e abordagens muito originais e de uma forma muito original.

Rafael1863 02/12/2023

O mito crível
Diferente, bem diferente do filme, essa obra se destaca. O filme com Will Smith é um filme de ficção científica que usa das emoções da solidão e da esperança. Com seu fim indo para a jornada do herói.

Aqui no livro temos a solidão, ainda mais profunda por sabermos os pensamentos de Neville, nosso personagem principal, mas o assombro esta nos detalhes reais e a sua jornada aqui é a de sobreviver, de não se matar ou desistir.

Tendo um período menos moderno de tecnologia e usando o mito do vampiro com todos os seus estereótipos, o que eu mais gostei foi como o autor fez ser crível e realista de forma imersiva esse mito que tem medo da cruz e do alho. Quem morre com uma estaca no peito. Isso foi o que mais me impressionou na história inteira do lado científico. Me surpreendeu.

Ao lado do personagem, o que mais eu senti foi compaixão e curiosidade. Pois em algum momento eu só ficava pensando em
como seria se eu estivesse ali. Faria diferente? Como lidaria com algumas situações como ter um amor de vida transformado em algo assim?

Gostei do livro. Gostei do final, achei bem cético. Não é primordial, mas amo finais cinzas, então gostei muito.

Esse livro é um dos raros casos onde o livro é bom e o filme, sem ser igual também é muito bom.

Noeli.Almeida 30/11/2023

Comecei o livro sabendo que a história não tinha semelhança com o filme, mas não imaginei que era tão diferente assim. Apesar das diferenças, gosto das duas versões.
Robert Neville é o único não infectado. Passa o dia procurando comida e matando os vampiros e a noite se protegendo deles. Vive nessa rotina por um tempo, até decidir estudar mais sobre eles, saber como foram infectados e como ele é imune, para que, talvez, consegua criar uma cura.
Depois de muito tempo sozinho, finalmente aparece uma mulher, andando durante o dia, perto de sua casa. Será que ela realmente não está infectada? Ele pode confiar nela?

Regis 26/11/2023

A revitalização do gênero do terror
O livro Eu sou a lenda do escritor Richard Matheson lançado em 1954 trouxe em suas páginas uma explicação científica para os vampiros, tornando-se uma história original sobre os seres citados inicialmente no conto O Vampiro do inglês John Polidori, aperfeiçoado em Carmilla de Joseph Sheridan Le Fanu e seguido por Drácula de Bram Stoker.
Richard Matheson revitalizou o gênero do terror com suas narrativas hipnóticas e originais, Eu sou a Lenda conta uma história de terror e ficção científica; sagaz, intensa e inteligente que inspirou grandes mestres do gênero como o autor Stephen King e o cineasta George A. Romero: ajudando a formar no imaginário popular o que seria um apocalipse zumbi.

Robert Neville vive na Los Angeles de 1976, e a Terra foi completamente assolada por uma praga que transformou quase todos os seres vivos do mundo em monstros.

O personagem é um homem lutando contra vários demônio internos tentando manter a sanidade enquanto lida com o luto, a solidão e as incertezas desse mundo pós-apocalíptico.
Estando isolado, sexualmente frustrado e preso ele é constantemente atormentado pelas lembranças de sua esposa e filha e tenta amenizar a dor afogando-a no álcool para suportar sua permanência no isolamento imposto pela transformação repentina de sua existência, às vezes, apenas a consciência de que ainda havia muito a ser feito, o fazia lutar contra a vontade de permanecer totalmente entorpecido.

Eu sou a Lenda é um livro curto, mas grande parte dele, na edição da Aleph, é composta por ilustrações, uma diagramação espaçada e textos de apoio. E conta também com uma introdução de Stephen King.
A narrativa divide-se em quatro partes, cada uma demonstrando um ponto da vida do personagem: a primeira se passa cinco meses após o início da contaminação e a última após três anos.

Richard Matheson escreve de forma direta e simples, mas consegue transmitir emoção e um ótimo ritmo narrativo ao longo da história.
O personagem tem uma jornada solitária, desafiadora e cheia de descobertas que inserem um ótimo suspense à trama; a parte de terror não é tão intensa mas em momento algum a leitura te deixa sentir falta disso, pois a atmosfera, essencialmente psicológica, é perfeitamente construída.

Eu sou a lenda é um livro incrível, que prende o leitor em seu cenário pós-apocalíptico e na trajetória de seu personagem solitário e emocionalmente fechado; um indivíduo isolado em um mundo ameaçador, tentando sobreviver. O livro também joga um novo olhar sobre o mito do vampiro e traz um final surpreendente e inusitado.

Para quem conhecia apenas a versão cinematográfica de 2007, que possui muitas diferenças com a história original de Matherson, essa é uma leitura que proporcionará uma nova jornada pelo universo pós-apocalíptico de Robert Neville.

Recomendo para todos.
Henrique Sanches 26/11/2023minha estante
Wow...que resenha fabulosa, Regis. Se eu fosse o autor, iria ficar emocionado. Fiquei com vontade de ler o livro novamente por causa da sua análise certeira. Depois que eu li, passei a preferir o livro... muito mais deseaperançoso que o filme. Quando a gente percebe onde o título se encaixa na história, gente. É de explodir a cabeça.

Bruno 26/11/2023minha estante
Resenha muito boa! Deu vontade de ler o livro. Tô num período de ler livros que inspiraram filmes e as adaptações pro cinema quase sempre deixam muito a desejar em relação a obra literária.

Leandro 26/11/2023minha estante
Ótima resenha.

HenryClerval 26/11/2023minha estante
A cada resenha que faz eu fico mais espantado com sua capacidade de síntese e de como suas palavras despertam a vontade de ler tudo que você indica, Régis. Parabéns por mais uma resenha perfeita! ????

Regis 26/11/2023minha estante
Poxa, Henrique, muitíssimo obrigada pelas palavras. ?
Concordo com você, o livro é muito superior ao filme, principalmente o final.

Obrigada, Bruno!
Eu adoro ler livros que foram adaptados para o cinema, as diferenças quase sempre surpreendem positivamente. ?

Obrigada, Leandro! ? ?

Regis 26/11/2023minha estante
Muito obrigada, Leandro! Você sabe bem como adoro ler e falar sobre o que leio. Fiquei muito feliz com suas palavras! ??

CPF1964 27/11/2023minha estante
Me dá um desconto....Sou de Exatas...????

CPF1964 27/11/2023minha estante
Prezada Regis...... Cada vez que leio uma resenha sua me sinto um verdadeiro analfabeto. Parabéns !!!! Ficou Excelente. ????

Regis 27/11/2023minha estante
Prezado Cassius: agradeço imensamente o comentário fofo! ???

Fabio 27/11/2023minha estante
Belíssima resenha Regis!
Uma aula de escrita, parabéns!
Sabia que ia adorar o livro!!!!?

Regis 27/11/2023minha estante
Obrigada, Fábio! Eu realmente adorei o livro. ??