Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Noeli.Almeida 30/11/2023

Comecei o livro sabendo que a história não tinha semelhança com o filme, mas não imaginei que era tão diferente assim. Apesar das diferenças, gosto das duas versões.
Robert Neville é o único não infectado. Passa o dia procurando comida e matando os vampiros e a noite se protegendo deles. Vive nessa rotina por um tempo, até decidir estudar mais sobre eles, saber como foram infectados e como ele é imune, para que, talvez, consegua criar uma cura.
Depois de muito tempo sozinho, finalmente aparece uma mulher, andando durante o dia, perto de sua casa. Será que ela realmente não está infectada? Ele pode confiar nela?

Regis 26/11/2023

A revitalização do gênero do terror
O livro Eu sou a lenda do escritor Richard Matheson lançado em 1954 trouxe em suas páginas uma explicação científica para os vampiros, tornando-se uma história original sobre os seres citados inicialmente no conto O Vampiro do inglês John Polidori, aperfeiçoado em Carmilla de Joseph Sheridan Le Fanu e seguido por Drácula de Bram Stoker.
Richard Matheson revitalizou o gênero do terror com suas narrativas hipnóticas e originais, Eu sou a Lenda conta uma história de terror e ficção científica; sagaz, intensa e inteligente que inspirou grandes mestres do gênero como o autor Stephen King e o cineasta George A. Romero: ajudando a formar no imaginário popular o que seria um apocalipse zumbi.

Robert Neville vive na Los Angeles de 1976, e a Terra foi completamente assolada por uma praga que transformou quase todos os seres vivos do mundo em monstros.

O personagem é um homem lutando contra vários demônio internos tentando manter a sanidade enquanto lida com o luto, a solidão e as incertezas desse mundo pós-apocalíptico.
Estando isolado, sexualmente frustrado e preso ele é constantemente atormentado pelas lembranças de sua esposa e filha e tenta amenizar a dor afogando-a no álcool para suportar sua permanência no isolamento imposto pela transformação repentina de sua existência, às vezes, apenas a consciência de que ainda havia muito a ser feito, o fazia lutar contra a vontade de permanecer totalmente entorpecido.

Eu sou a Lenda é um livro curto, mas grande parte dele, na edição da Aleph, é composta por ilustrações, uma diagramação espaçada e textos de apoio. E conta também com uma introdução de Stephen King.
A narrativa divide-se em quatro partes, cada uma demonstrando um ponto da vida do personagem: a primeira se passa cinco meses após o início da contaminação e a última após três anos.

Richard Matheson escreve de forma direta e simples, mas consegue transmitir emoção e um ótimo ritmo narrativo ao longo da história.
O personagem tem uma jornada solitária, desafiadora e cheia de descobertas que inserem um ótimo suspense à trama; a parte de terror não é tão intensa mas em momento algum a leitura te deixa sentir falta disso, pois a atmosfera, essencialmente psicológica, é perfeitamente construída.

Eu sou a lenda é um livro incrível, que prende o leitor em seu cenário pós-apocalíptico e na trajetória de seu personagem solitário e emocionalmente fechado; um indivíduo isolado em um mundo ameaçador, tentando sobreviver. O livro também joga um novo olhar sobre o mito do vampiro e traz um final surpreendente e inusitado.

Para quem conhecia apenas a versão cinematográfica de 2007, que possui muitas diferenças com a história original de Matherson, essa é uma leitura que proporcionará uma nova jornada pelo universo pós-apocalíptico de Robert Neville.

Recomendo para todos.
Henrique Sanches 26/11/2023minha estante
Wow...que resenha fabulosa, Regis. Se eu fosse o autor, iria ficar emocionado. Fiquei com vontade de ler o livro novamente por causa da sua análise certeira. Depois que eu li, passei a preferir o livro... muito mais deseaperançoso que o filme. Quando a gente percebe onde o título se encaixa na história, gente. É de explodir a cabeça.

Bruno 26/11/2023minha estante
Resenha muito boa! Deu vontade de ler o livro. Tô num período de ler livros que inspiraram filmes e as adaptações pro cinema quase sempre deixam muito a desejar em relação a obra literária.

Leandro 26/11/2023minha estante
Ótima resenha.

HenryClerval 26/11/2023minha estante
A cada resenha que faz eu fico mais espantado com sua capacidade de síntese e de como suas palavras despertam a vontade de ler tudo que você indica, Régis. Parabéns por mais uma resenha perfeita! ????

Regis 26/11/2023minha estante
Poxa, Henrique, muitíssimo obrigada pelas palavras. ?
Concordo com você, o livro é muito superior ao filme, principalmente o final.

Obrigada, Bruno!
Eu adoro ler livros que foram adaptados para o cinema, as diferenças quase sempre surpreendem positivamente. ?

Obrigada, Leandro! ? ?

Regis 26/11/2023minha estante
Muito obrigada, Leandro! Você sabe bem como adoro ler e falar sobre o que leio. Fiquei muito feliz com suas palavras! ??

CPF1964 27/11/2023minha estante
Me dá um desconto....Sou de Exatas...????

CPF1964 27/11/2023minha estante
Prezada Regis...... Cada vez que leio uma resenha sua me sinto um verdadeiro analfabeto. Parabéns !!!! Ficou Excelente. ????

Regis 27/11/2023minha estante
Prezado Cassius: agradeço imensamente o comentário fofo! ???

Fabio 27/11/2023minha estante
Belíssima resenha Regis!
Uma aula de escrita, parabéns!
Sabia que ia adorar o livro!!!!?

Regis 27/11/2023minha estante
Obrigada, Fábio! Eu realmente adorei o livro. ??

Guilherme.Mendes 25/11/2023

Leia sem medo por ter visto o filme
Leitura intrigante e viciante, texto visceral, forte e humano. Impactante para filosofar sobre aspectos das nossas sociedades ou apenas um suspense para se divertir sem conseguir parar de ler.

lidosdarafa 21/11/2023

Eu sou a lenda
Essa é a história de Robert, o último sobrevivente do apocalipse vampiresco. É a história de um homem solitário que apenas tenta sobreviver dia após dia. Os pontos altos da narrativa é a aparição do cachorro e sua tentativa falha de salvá-lo, da busca pela cura, o entendimento genético do vírus vampiris e da aparição de Ruth. Não esperava nunca por esse final, mas tudo bem. Leitura boa e fácil.

Allan.Franck 17/11/2023

Clássico do terror moderno
O autor desenvolve uma história de horror e ficção científica atreladas, conferindo uma forma diferente das anteriores. De fato, Richard Matherson influenciou vários autores no desenvolvimento do gênero zumbi, bem como na popularização de apocalipes em torno de calamidades tais como doenças. A leitura é agradável e lhe prende a atenção, apesar de se tratar de um "único sobrevivente" e com poucos diálogos. O protagonista Robert Neville é uma espécie de sujeito perturbado e destituído de quaisquer vínculos de interação social. Talvez, pela catástrofe ocorrida com a sua família e com o mundo, o gatilho aflorou por torná-lo assim, em um estado permanente de demência perante o que sobrou da civilização como costumava conhecer. O personagem aqui é mais complexo e autodidata do que os que foram representados por meio de outras mídias semióticas, como o cinema. O final gera certa mudança de paradigma e explica o nome do livro.

Fabio 13/11/2023

"Além da Lenda"
"Eu Sou a Lenda", romance de ficção cientifica/terror pós-apocalíptico, escrito por Richard Matheson, publicado em 1954, é considerado marco da ficção gótica moderna, e que frequentemente figura na lista de melhores livros de terror e ficção científica de todos os tempos.

Frequentemente indicado como responsável por realizar a transição entre o terror gótico (lovecraftiano), para um terror mais moderno e urbano, Matheson é citado por diversos especialistas, como o escritor de horror/terror, mais influente de sua geração.

Matheson, nos transporta para Los Angeles de 1976, onde o mundo é devastado por uma pandemia mundial, que transformou quase todos os seres humanos e animais em "vampiros". E nos conta a história de sobrevivência, solitária de Robert Neville, o último ser humano vivo, não contaminado pela bactéria mortífera, batizada de "vampiris".

O protagonista da obra, preso em um deserto urbano de isolamento, precisa sobreviver aos perigos de um mundo repleto de feras mortas-vivas, que reconhecem a própria existência, enquanto luta para superar seus medos e receios, seus vícios e principalmente o luto.

Recheado de cenas de ação de suspense, "Eu Sou a Lenda", possui uma narrativa fluida, e viciante, que incita o leitor a viver e sofrer junto ao protagonista, e a mergulhar num mundo sombrio e anárquico repleto de angustia e ansiedades e navega pelas complexidades emocionais do protagonista, que luta diariamente pela sobrevivência, sobretudo pela sanidade e a lucidez, e que, vive um dia de cada vez, sempre na esperança de um futuro melhor.

Matheson, nos entrega um texto sóbrio, de ritmo constante, e escrita rebuscada, sem enfeites, firulas e prolixidades, entretanto, um roteiro farto de termos técnicos que, talvez possam dar um ar mais lento a narrativa em determinados momentos, porém, descrições técnico/cientificas extremadamente necessárias para o desenrolar da trama e a construção do enredo principal.

"Eu Sou a Lenda" é repleto de alegorias e conta uma história violenta e sombria, que exprimi ansiedades culturais ultrapassadas, que dentro de um holocausto apocalíptico pode observar, muito dos terrores humanos, e que, reflete de forma mimética as maiores preocupações da sociedade referente a saúde pública e os temores universais.

A obra de Matheson, vai além da literatura convencional, de entretenimento, e aborda com afinco, mesmo que de forma indireta, por meio de alegorias, várias questões sociais contemporâneas extremamente importantes, e que ecoam na mente do leitor, mesmo após a leitura, e levam a profunda reflexão, sobre o indivíduo e suas limitações, e de forma geral, trata da sociedade análoga aquela inserida ao clima cultural da Guerra Fria.

Em suma, "Eu Sou a Lenda", é um livro impactante, angustiante que, seduz pela simplicidade da narrativa, e nos remete o tempo inteiro a pensar, e não os deixa em paz um instante sequer com tanta informação, e nos joga de um lado para outro dentro da história e entrega um final surpreendentemente melancólico, que nos faz recordar grandes obras do gênero, tais como "Drácula" de Abraham Stoker e "O Médico e o Mostro" de Stevenson.

Vale mecionar, que a adaptação cinematográfica de 2007 interpretada por Will Smith, difere e muito da obra de Matheson e mesmo sendo um ótimo filme, mudou-se tanto o enredo durante a adaptação, que nem pode ser comparado com o livro. Então, se você amigo leitor já assistiu à reprodução hollywoodiana, leia "Eu Sou a Lenda" sem receios, e verá com seus próprios olhos, que o livro, supera e muito o longa-metragem.

Recomendo absolutamente!
-Rachel 13/11/2023minha estante
Mais uma ótima resenha, Fabio! ?

Gi.Mendes.Ap 13/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Fabio! Me deixou com vontade de fazer essa leitura ?

Henrique Sanches 13/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Fábio... ficou genial. Assisti o filme primeiro e o livro veio depois. E achei o livro muito melhor...

CPF1964 13/11/2023minha estante
Suas resenhas são sempre impecáveis, Fabio. Parabéns !! Me sinto privilegiado em poder te seguir aqui no Skoob.

Fabio 13/11/2023minha estante
Muito obrigado, Rachel, querida pelo carinho!?

Gisele, muito obrigado!
Fico feliz, que tenha te incentivado a fazer essa leitura. Esse é o maior premio para quem faz resenhas de livros!!!???

Fabio 13/11/2023minha estante
Henrique, meu amigo, muito obrigado pelas palavras!?
Eu também assisti o filme, primeiro e apesar de muito bom, não chega aos pés do livro!!!?

Fabio 13/11/2023minha estante
Ooo Cassius, meu amigo, fico extremamente lisonjeado com suas palavras... muito obrigado, de verdade!!!?
Muito feliz, que goste das resenhas!

Henrique Sanches 13/11/2023minha estante
Concordo contigo, Fábio... o livro é bem melhor.

Fabio 13/11/2023minha estante
Henrique, ouvi dizer que a adaptação de 1971, com o Charlton Heston, é a mais fiel das três que já foram filmadas.
To correndo atrás pra ver se encontro na internet, pra poder assistir e conferir kkk

Henrique Sanches 13/11/2023minha estante
Interessante. Eu não sabia dessa versão. Vou procurar também.

Ivone. 14/11/2023minha estante
Resenha maravilhosa Fabio! ??
Já assisti o filme e gostei muito. Não sabia que tinha o livro, mas agora fiquei interessada em ler também.

Vanessa.Castilhos 14/11/2023minha estante
Fabio, mais uma resenha incrível, impecável, uma aula literária! Parabéns e obrigada pelas suas resenhas!! ?

Fabio 14/11/2023minha estante
Muito obrigado pelas belíssimas palavras, Ivone!?
Lisonjeado!?

Fabio 14/11/2023minha estante
Sobre, o filme x livro,.
O filme é bom, mas o livro é bem melhor!

Fabio 14/11/2023minha estante
Van, minha querida, muito obrigado pelo carinho de suas palavras!?
Fico imensamente feliz que você tenha gostado da resenha!?
Me deixou sem palavras aqui, querida!??

Mary Baratela 14/11/2023minha estante
Que resenha incrível Fabio ??
Me deu mta vontade de ler ?

Fabio 14/11/2023minha estante
Muito obrigado, pelo carinho e presença, Mary, querida!?
Fico feliz em ter te incentivado a ler.
Olha, leia e não vai se arrepender!?

Mariana 14/11/2023minha estante
Arrasando como sempre nas resenhas ?. Quero muito lê -lo, mais um pra nossa lista infinita ahahhs. Parabéns!!!

Fabio 14/11/2023minha estante
Aaaa, Mari, querida, fico feliz que tenha gostado da resenha!
Essas listas! Kkkk
Muito obrigado querida pelo carinho!!!!???

Pedro 14/11/2023minha estante
Excelentíssima resenha, Fábio!

Fabio 14/11/2023minha estante
Muito obrigado, Pedro, meu amigo!?

@Francielly 17/11/2023minha estante
Fábio,
Parabéns por mais uma resenha incrível! ????
Você se supera a cada dia, sempre mantendo a qualidade das resenhas lá no topo! ?

Fabio 17/11/2023minha estante
Aaaa, Fran, minha querida, muito obrigado pelo carinho!?
É um prazer te ter por aqui!
Quem mantêm a qualidade das resenhas e você!!!?
Lisonjeado

Filipe 03/11/2023

Richard Matheson é referência para todos os escritores de suspense e terror contemporâneos, assim como alguns poucos ele reinventou o gênero e criou histórias que ultrapassaram gerações!
Eu sou a lenda foi minha primeira incursão em seu universo e em sua escrita e admito que gostei bastante. Comecei sem muitas expectativas, tentando me desvencilhar da adaptação cinematográfica e talvez por isso, sem comparações, acabei achando um bom livro.
É a história de um homem sozinho em um mundo apocalíptico, que Richard transformou em clássico e muitos outros o usaram como inspiração.
O final achei ótimo, coube muito bem na narrativa que ele criou.
É possível entender o porquê desta história ter feito tanto sucesso, não chega a ser um de meus favoritos do gênero, mas pela importância e inspiração histórica ele merece todo o glamour.

@imthestargirl - bookstagram 02/11/2023

Meh
Esperava muito mais. Costumo entender quando certos pensamentos acontecem em livros mais antigos, mas aqui o protagonista tinha pensamentos tão insuportáveis e machistas que me estressou demais. Atrapalhou toda a leitura pra mim, e com certeza foi o que me fez desgostar do livro.
Leticia2442 02/11/2023minha estante
Que estranho, quando eu li eu NN percebi, o que eu me lembro é dos pensamentos de solidão e tals

Rodrigo1185 11/11/2023minha estante
Eu li esse livro há quase 20 anos já... então tvz minha percepção hj seria diferente se eu lesse. Mas a sensação que tive na época foi de que era um péssimo livro tbm... que o filme é bem melhor que o livro, por sinal.

Moisés Menezes 17/12/2023minha estante
Não senti isso em nenhum momento da leitura.

Felipe613 29/10/2023

Que livro meus amigos, que livro!
Faz o leitor se sentir como se estivesse acontecendo um apocalipse vampírico nos dias atuais.

Simplesmente perfeito, do início ao fim.
Consegue entregar todos os sentimentos a qual o personagem está sentido.
A história tem um desenrolar muito bom, te pega do início ao fim.

Super recomendo!

Ciscow 26/10/2023

Belo e moral (quem sabe)
Pô, é uma baita leitura, beleza que achei confuso umas partes mas eu inventei de ler em inglês, mas a ideia central e tudo certinho eu peguei, e cara, que final POÉTICO, Will Smith gosto demais de você porém o livro da de 10 a 0 no filme.

FabrAcio41 25/10/2023

Esperava algo mais mas...
Já sabia que era diferente do filme de 2007 com Will Smith mas mesmo esperava um pouquinho mais. O veredito; não invalida a leitura. Bom.

Ique 24/10/2023

Nada haver com o filme ?
Apesar do final não ter sido da maneira que eu gostaria que fosse, ainda sim não diminui em nada toda a leitura, muito bom!