Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Fabio 13/11/2023

"Além da Lenda"
"Eu Sou a Lenda", romance de ficção cientifica/terror pós-apocalíptico, escrito por Richard Matheson, publicado em 1954, é considerado marco da ficção gótica moderna, e que frequentemente figura na lista de melhores livros de terror e ficção científica de todos os tempos.

Frequentemente indicado como responsável por realizar a transição entre o terror gótico (lovecraftiano), para um terror mais moderno e urbano, Matheson é citado por diversos especialistas, como o escritor de horror/terror, mais influente de sua geração.

Matheson, nos transporta para Los Angeles de 1976, onde o mundo é devastado por uma pandemia mundial, que transformou quase todos os seres humanos e animais em "vampiros". E nos conta a história de sobrevivência, solitária de Robert Neville, o último ser humano vivo, não contaminado pela bactéria mortífera, batizada de "vampiris".

O protagonista da obra, preso em um deserto urbano de isolamento, precisa sobreviver aos perigos de um mundo repleto de feras mortas-vivas, que reconhecem a própria existência, enquanto luta para superar seus medos e receios, seus vícios e principalmente o luto.

Recheado de cenas de ação de suspense, "Eu Sou a Lenda", possui uma narrativa fluida, e viciante, que incita o leitor a viver e sofrer junto ao protagonista, e a mergulhar num mundo sombrio e anárquico repleto de angustia e ansiedades e navega pelas complexidades emocionais do protagonista, que luta diariamente pela sobrevivência, sobretudo pela sanidade e a lucidez, e que, vive um dia de cada vez, sempre na esperança de um futuro melhor.

Matheson, nos entrega um texto sóbrio, de ritmo constante, e escrita rebuscada, sem enfeites, firulas e prolixidades, entretanto, um roteiro farto de termos técnicos que, talvez possam dar um ar mais lento a narrativa em determinados momentos, porém, descrições técnico/cientificas extremadamente necessárias para o desenrolar da trama e a construção do enredo principal.

"Eu Sou a Lenda" é repleto de alegorias e conta uma história violenta e sombria, que exprimi ansiedades culturais ultrapassadas, que dentro de um holocausto apocalíptico pode observar, muito dos terrores humanos, e que, reflete de forma mimética as maiores preocupações da sociedade referente a saúde pública e os temores universais.

A obra de Matheson, vai além da literatura convencional, de entretenimento, e aborda com afinco, mesmo que de forma indireta, por meio de alegorias, várias questões sociais contemporâneas extremamente importantes, e que ecoam na mente do leitor, mesmo após a leitura, e levam a profunda reflexão, sobre o indivíduo e suas limitações, e de forma geral, trata da sociedade análoga aquela inserida ao clima cultural da Guerra Fria.

Em suma, "Eu Sou a Lenda", é um livro impactante, angustiante que, seduz pela simplicidade da narrativa, e nos remete o tempo inteiro a pensar, e não os deixa em paz um instante sequer com tanta informação, e nos joga de um lado para outro dentro da história e entrega um final surpreendentemente melancólico, que nos faz recordar grandes obras do gênero, tais como "Drácula" de Abraham Stoker e "O Médico e o Mostro" de Stevenson.

Vale mecionar, que a adaptação cinematográfica de 2007 interpretada por Will Smith, difere e muito da obra de Matheson e mesmo sendo um ótimo filme, mudou-se tanto o enredo durante a adaptação, que nem pode ser comparado com o livro. Então, se você amigo leitor já assistiu à reprodução hollywoodiana, leia "Eu Sou a Lenda" sem receios, e verá com seus próprios olhos, que o livro, supera e muito o longa-metragem.

Recomendo absolutamente!
-Rachel 13/11/2023minha estante
Mais uma ótima resenha, Fabio! ?

Gi.Mendes.Ap 13/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Fabio! Me deixou com vontade de fazer essa leitura ?

Henrique Sanches 13/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Fábio... ficou genial. Assisti o filme primeiro e o livro veio depois. E achei o livro muito melhor...

CPF1964 13/11/2023minha estante
Suas resenhas são sempre impecáveis, Fabio. Parabéns !! Me sinto privilegiado em poder te seguir aqui no Skoob.

Fabio 13/11/2023minha estante
Muito obrigado, Rachel, querida pelo carinho!?

Gisele, muito obrigado!
Fico feliz, que tenha te incentivado a fazer essa leitura. Esse é o maior premio para quem faz resenhas de livros!!!???

Fabio 13/11/2023minha estante
Henrique, meu amigo, muito obrigado pelas palavras!?
Eu também assisti o filme, primeiro e apesar de muito bom, não chega aos pés do livro!!!?

Fabio 13/11/2023minha estante
Ooo Cassius, meu amigo, fico extremamente lisonjeado com suas palavras... muito obrigado, de verdade!!!?
Muito feliz, que goste das resenhas!

Henrique Sanches 13/11/2023minha estante
Concordo contigo, Fábio... o livro é bem melhor.

Fabio 13/11/2023minha estante
Henrique, ouvi dizer que a adaptação de 1971, com o Charlton Heston, é a mais fiel das três que já foram filmadas.
To correndo atrás pra ver se encontro na internet, pra poder assistir e conferir kkk

Henrique Sanches 13/11/2023minha estante
Interessante. Eu não sabia dessa versão. Vou procurar também.

Ivone. 14/11/2023minha estante
Resenha maravilhosa Fabio! ??
Já assisti o filme e gostei muito. Não sabia que tinha o livro, mas agora fiquei interessada em ler também.

Vanessa.Castilhos 14/11/2023minha estante
Fabio, mais uma resenha incrível, impecável, uma aula literária! Parabéns e obrigada pelas suas resenhas!! ?

Fabio 14/11/2023minha estante
Muito obrigado pelas belíssimas palavras, Ivone!?
Lisonjeado!?

Fabio 14/11/2023minha estante
Sobre, o filme x livro,.
O filme é bom, mas o livro é bem melhor!

Fabio 14/11/2023minha estante
Van, minha querida, muito obrigado pelo carinho de suas palavras!?
Fico imensamente feliz que você tenha gostado da resenha!?
Me deixou sem palavras aqui, querida!??

Mary Baratela 14/11/2023minha estante
Que resenha incrível Fabio ??
Me deu mta vontade de ler ?

Fabio 14/11/2023minha estante
Muito obrigado, pelo carinho e presença, Mary, querida!?
Fico feliz em ter te incentivado a ler.
Olha, leia e não vai se arrepender!?

Mariana 14/11/2023minha estante
Arrasando como sempre nas resenhas ?. Quero muito lê -lo, mais um pra nossa lista infinita ahahhs. Parabéns!!!

Fabio 14/11/2023minha estante
Aaaa, Mari, querida, fico feliz que tenha gostado da resenha!
Essas listas! Kkkk
Muito obrigado querida pelo carinho!!!!???

Pedro 14/11/2023minha estante
Excelentíssima resenha, Fábio!

Fabio 14/11/2023minha estante
Muito obrigado, Pedro, meu amigo!?

@Francielly 17/11/2023minha estante
Fábio,
Parabéns por mais uma resenha incrível! ????
Você se supera a cada dia, sempre mantendo a qualidade das resenhas lá no topo! ?

Fabio 17/11/2023minha estante
Aaaa, Fran, minha querida, muito obrigado pelo carinho!?
É um prazer te ter por aqui!
Quem mantêm a qualidade das resenhas e você!!!?
Lisonjeado

Gustavo Rodrigues 01/07/2021

É muito complicado começar a ler um livro com muita expectativa, porque a chance de se decepcionar é grande. Na minha cabeça já era 5 estrelas + favoritado, porém deu errado. Mas, nesse caso, a culpa não foi do livro. Eu que esperei coisas que o autor não prometeu entregar.

Na verdade a nota real seria 3,5 mas arredondei pra 4,0 porque acho que tenho mais culpa do que o livro por a experiência não ter sido exatamente como imaginei. Sempre tive vontade de ler, muito por conta do filme, mas achei que teria bem mais da parte apocalíptica, do confronto entre humano x vampiro, e tudo mais. Porém, o autor usa essa luta como plano secundário, e o foco é a solidão do Robert Neville sendo o último ser humano na Terra.

Eu esperava que fosse mais violento, mais visceral, porém é muito mais profundo do que se imagina. Ao meu ver, o grande conflito do livro acontece dentro da cabeça do Robert, que começa a ficar visivelmente desnorteado por conta da solidão em que se encontra.

Como disse antes, não curti tanto porque o livro não trouxe algumas coisas que EU (sob minha total responsabilidade) esperava. O autor não prometeu isso, e fica muito claro que o foco dele não era esse. Eu que fui com uma visão errada da história, logo não acho justo avaliar me embasando por uma expectativa criada por mim. Dentro do que se propôs, é um livro muito bom. Se o autor tivesse tentado entregar os pontos que eu esperava e tivesse falhado, aí sim seria outra situação, e eu poderia levar em conta tudo que conjecturei.

Se for ler, não espere por muita ação/suspense que a leitura será bem mais proveitosa do que foi pra mim. ?
Roberta 01/07/2021minha estante
Quase que você não se perdoa... é só um livro ?

Gustavo Rodrigues 01/07/2021minha estante
Kkkkk verdade ?

Camila.Oliveira 07/07/2021minha estante
Concordo demais!!! Nada pior que esperar uma coisa e o livro ser outra, completamente diferente. Já aconteceu comigo ? Foi bom ler a sua resenha, pq ele está na minha lista de espera e eu estava achando mesmo que você. ?

Jess 29/12/2021minha estante
Eu devia ter lido a resenha antes de passar pela mesma coisa kkkkkk

Mojo 22/01/2022minha estante
Hmm? já sei mais ou menos o que esperar

Mojo 22/01/2022minha estante
Segundo o Stephen king no prefácio, ?quando você fechar esse livro, ele vai entregar-lhe um dos maiores presentes que um escritor pode dar: ele vai deixar você querendo mais.? Veremos ?

Daud 13/02/2022minha estante
Foi muito bom ler esse livro com o seu comentário. Eu simplesmente não esperei nada dele e consegui tirar uma boa leitura (inclusive de achar um bom final)

malucpinheiro 21/05/2022minha estante
Seus comentários fizeram eu ter vontade de ler! ? Justamente pq minha expectativa era tb de mais ação, mas gostei de saber da profundidade!

Naturebs 01/06/2022minha estante
Eu acho que o filme influenciou muito esse pensamento de ser algo mais visceral, mais brutal kkkk eu falo isso porque eu também fui pensando isso, então eu sempre falo para as pessoas que querem ler de que a historia do livro é totalmente diferente da história do filme para a "decepção" não bater tão forte hahah (obs: eu gostei muito do livro)

Edu 23/08/2022minha estante
comigo foi exatamente o contrário, eu esperava algo mais na linha do filme mas me surpreendi positivamente, acabei gostando bem mais do que gostei do filme :)

Rodrigo 02/03/2023minha estante
O filme tem seus méritos mas nem se compara a criatividade e profundidade do texto do Matheson

ErnandoCastro 02/07/2023minha estante
Você foi totalmente influenciado pelo filme. Já pra mim o fato do livro ser totalmente diferente do filme foi muito positivo. Gostei bastante do estilo da narrativa intercalando o presente e o passado, o que cria suspense em momentos cruciais. O ritmo mais cadenciado pode não agradar todo mundo; a mim agradou bastante.

Evelyn 04/01/2024minha estante
Falou oq eu senti no livro

Vitor 06/02/2024minha estante
Eu queria ter lido esse comentário antes de começar a leitura

Bal 21/02/2024minha estante
Já me decepcionei com alguns livros e pelo mesmo motivo, eu idealizei a experiência e me decepcionava. Ficava me martirizando porque alguns eram do meu autor favorito até que vi um vídeo que falava sobre decepção literária, enfim se o livro não me prendeu independente do autor e hapy abandono e vida que segue.

Bruna.Bolina 28/03/2024minha estante
Já eu tambem esperava algo parecido com o filme e me apaixonei pelo livro, achei muito melhor.

Regis 26/11/2023

A revitalização do gênero do terror
O livro Eu sou a lenda do escritor Richard Matheson lançado em 1954 trouxe em suas páginas uma explicação científica para os vampiros, tornando-se uma história original sobre os seres citados inicialmente no conto O Vampiro do inglês John Polidori, aperfeiçoado em Carmilla de Joseph Sheridan Le Fanu e seguido por Drácula de Bram Stoker.
Richard Matheson revitalizou o gênero do terror com suas narrativas hipnóticas e originais, Eu sou a Lenda conta uma história de terror e ficção científica; sagaz, intensa e inteligente que inspirou grandes mestres do gênero como o autor Stephen King e o cineasta George A. Romero: ajudando a formar no imaginário popular o que seria um apocalipse zumbi.

Robert Neville vive na Los Angeles de 1976, e a Terra foi completamente assolada por uma praga que transformou quase todos os seres vivos do mundo em monstros.

O personagem é um homem lutando contra vários demônio internos tentando manter a sanidade enquanto lida com o luto, a solidão e as incertezas desse mundo pós-apocalíptico.
Estando isolado, sexualmente frustrado e preso ele é constantemente atormentado pelas lembranças de sua esposa e filha e tenta amenizar a dor afogando-a no álcool para suportar sua permanência no isolamento imposto pela transformação repentina de sua existência, às vezes, apenas a consciência de que ainda havia muito a ser feito, o fazia lutar contra a vontade de permanecer totalmente entorpecido.

Eu sou a Lenda é um livro curto, mas grande parte dele, na edição da Aleph, é composta por ilustrações, uma diagramação espaçada e textos de apoio. E conta também com uma introdução de Stephen King.
A narrativa divide-se em quatro partes, cada uma demonstrando um ponto da vida do personagem: a primeira se passa cinco meses após o início da contaminação e a última após três anos.

Richard Matheson escreve de forma direta e simples, mas consegue transmitir emoção e um ótimo ritmo narrativo ao longo da história.
O personagem tem uma jornada solitária, desafiadora e cheia de descobertas que inserem um ótimo suspense à trama; a parte de terror não é tão intensa mas em momento algum a leitura te deixa sentir falta disso, pois a atmosfera, essencialmente psicológica, é perfeitamente construída.

Eu sou a lenda é um livro incrível, que prende o leitor em seu cenário pós-apocalíptico e na trajetória de seu personagem solitário e emocionalmente fechado; um indivíduo isolado em um mundo ameaçador, tentando sobreviver. O livro também joga um novo olhar sobre o mito do vampiro e traz um final surpreendente e inusitado.

Para quem conhecia apenas a versão cinematográfica de 2007, que possui muitas diferenças com a história original de Matherson, essa é uma leitura que proporcionará uma nova jornada pelo universo pós-apocalíptico de Robert Neville.

Recomendo para todos.
Henrique Sanches 26/11/2023minha estante
Wow...que resenha fabulosa, Regis. Se eu fosse o autor, iria ficar emocionado. Fiquei com vontade de ler o livro novamente por causa da sua análise certeira. Depois que eu li, passei a preferir o livro... muito mais deseaperançoso que o filme. Quando a gente percebe onde o título se encaixa na história, gente. É de explodir a cabeça.

Bruno 26/11/2023minha estante
Resenha muito boa! Deu vontade de ler o livro. Tô num período de ler livros que inspiraram filmes e as adaptações pro cinema quase sempre deixam muito a desejar em relação a obra literária.

Leandro 26/11/2023minha estante
Ótima resenha.

HenryClerval 26/11/2023minha estante
A cada resenha que faz eu fico mais espantado com sua capacidade de síntese e de como suas palavras despertam a vontade de ler tudo que você indica, Régis. Parabéns por mais uma resenha perfeita! ????

Regis 26/11/2023minha estante
Poxa, Henrique, muitíssimo obrigada pelas palavras. ?
Concordo com você, o livro é muito superior ao filme, principalmente o final.

Obrigada, Bruno!
Eu adoro ler livros que foram adaptados para o cinema, as diferenças quase sempre surpreendem positivamente. ?

Obrigada, Leandro! ? ?

Regis 26/11/2023minha estante
Muito obrigada, Leandro! Você sabe bem como adoro ler e falar sobre o que leio. Fiquei muito feliz com suas palavras! ??

CPF1964 27/11/2023minha estante
Me dá um desconto....Sou de Exatas...????

CPF1964 27/11/2023minha estante
Prezada Regis...... Cada vez que leio uma resenha sua me sinto um verdadeiro analfabeto. Parabéns !!!! Ficou Excelente. ????

Regis 27/11/2023minha estante
Prezado Cassius: agradeço imensamente o comentário fofo! ???

Fabio 27/11/2023minha estante
Belíssima resenha Regis!
Uma aula de escrita, parabéns!
Sabia que ia adorar o livro!!!!?

Regis 27/11/2023minha estante
Obrigada, Fábio! Eu realmente adorei o livro. ??

Myllene Felix 14/08/2021

Uma dose de monotonia
Se tem uma coisa que eu gostei nesse livro, sem dúvidas é o conteúdo científico. O Richard representou o sci-fi com gosto aqui. Ele criou uma teoria e soube pautar muito bem com um excelente embasamento (pediu até ajuda de um médico pra ajudar na composição) e fez o leitor passear junto nessa criação. Inclusive, o Richard fez algo que poucas vezes vi em narrativa. Eu que já cruzei na faculdade com disciplinas como química orgânica, higiene, fisiologia, microbiologia, me senti como o verdadeiro pinto no lixo.
Em contrapartida, algumas questões básicas ele acabou não se atentou como: um mundo onde a raça humana é extinta, simplesmente para de funcionar. Não tem energia, não tem agua canalizada, não tem comida, não tem combustível. Beleza, ele tentou explicar a questão da energia falando de um gerador, mas e o combustivel? Que carne fresca é essa que ele citou algumas vezes que durou 3 anos pós exterminio da raça humana? Kkkk Sem contar a parte que o Neville le uns livros e vira cientista, eu que fui da area uns bons anos sei o quanto de tempo que leva pra absorver tantos conteúdos. Muita gente pode considerar bobagem as minhas críticas, mas elas poderiam ser facilmente resolvidas se ele tivesse dado uma profissao anterior cientifica pro protagonista (pela narrativa, acho que era militar) e se o "apocalipse" tivesse ocorrido há apenas alguns meses, talvez ano. Mas anos??? Exagerou.
A questão do "eu sou a lenda" foi muito boa e bem construída na trama, todavia não posso também deixar de mencionar o quão monótona ela é por uma boa parte do livro, talvez metade.
Concluindo, achei um bom livro sim, mas não chega nem perto de ser 5 estrelas.
Máximo respeito ao grande escritor.
Valeu a jornada.
Pietra 17/08/2021minha estante
NOSSA, eu pensei a mesma coisa! Ele dá um monte de bife pro cachorro como se não fosse nada. Onde ele consegue isso? E a água encanada?
Eu acho a teoria que ele criou para justificar todo o mito dos vampiros brilhante. Totalmente! Mas eu esperava muito mais emoção, que só veio no final. E ainda não entendi ao certo como o Robert tava super desconfiadão da Ruth e, DO NADA passa a confiar. O final foi meio corrido também - quando as coisas ficam emocionantes mesmo, elas acabam.
Se o Robert fosse um cientista, biólogo ou qualquer coisa do tipo (como é no filme que, por sinal, não tem nada a ver com o livro), boa parte do meu estranhamento não existiria.

Myllene Felix 17/08/2021minha estante
Menina, sim. O autor realmente mandou bem na teoria, mas a trama em si foi uma buraqueira só. As coisas poderiam ser facilmente melhoradas.. e concordo muito com a parte que você mencionou da confiança repentina na Ruth, não teve desenvolvimento pra isso. Sobre o filme, eu ainda vou assistir, mas que bom que eles pensaram nisso (ainda nao que tenham utilizado).

Bruno 19/08/2021minha estante
Leu errado

Bruno 19/08/2021minha estante
What? Não me venha com Julga Meu Skoob, dona hahahahahahaha

Myllene Felix 19/08/2021minha estante
Que isso, 7 passa em qualquer disciplina ????

Pietra 19/08/2021minha estante
O filme não tem nada a ver com o livro kkkkkk mas fiquei imaginando o will smith o tempo todo. Achei o plot e o enredo do filme melhor ???

Jessé 06/07/2017

Excelente clássico!
Esse livro é muito bom! Uma forma totalmente inusitada de holocausto vampiro. Pra começar esse livro não tem nada haver como os filmes de 1972 e 2007. As histórias diferem muito, e a única coisa em comum entre eles, É a sensação de isolamento que o personagem enfrenta durante a história, e o nome do personagem. O livro tem várias explicações científicas do porque um vampiro é um vampiro, e tenta jogar por terra alguns mitos que envolvem esses seres. A teoria mais legal, tem haver com o medo dos vampiros de crucifixos. É uma teoria muito legal e que eu nunca tinha parado pra pensar, e que não vou contar aqui pra não entregar spoiler. É uma história gostosa de ler, rápida, e estimulante. Como dito na introdução do Livro, Eu sou a lenda é daquele tipo de Livro, que acaba e vc quer mais. A edição da Aleph além de bonita, contém extras interessantes. Um estudo de um crítico dinamarquês que dá um maior entendimento da obra, e do gênero Ficção/ Terror na sociedade. E UMA entrevista que o escritor deu, na época do lançamento do filme de 2007. Não pulem esses extras, valem muito a pena.
Tem essa edição? 1981

Jessé 07/07/2017minha estante
Desculpa Alexandre, nao entendi muito bem sua pergunta!

Alexandre 07/07/2017minha estante
Queria saber se você tem a edição de 1981 desse livro eu sou a lenda estou a procura

Jessé 07/07/2017minha estante
Nao tenho amigo! Nunca cheguei a ver ela. Conheço apenas essa da Aleph e uma que tem a capa do filme de 2007.

Ta OK valeu?

Gabriel1994 22/05/2023

Neville... Você é a Lenda!
Comecei a ler Eu Sou a Lenda com grandes expectativas e termino a leitura com as expectativas atendidas e com um dos personagens mais emblemáticos que considero.

Em Eu Sou a Lenda vamos acompanhar a história de Robert Neville. Neville é um homem que vive um holocausto pós apocalíptico vampiresco como o único sobrevivente. Ele se vê isolado, sozinho e solitário. Levantando questões e buscando respostas que tragam algum significado para os vampiros, ele próprio como sobrevivente, o vírus, os infectados, uma cura, um porquê... Neville mergulha na solidão e nas reflexões e pensamentos derradeiros e melancólicos que um mundo vasto e ao mesmo tempo diminuto pode oferecer. As dores que esse apocalipse lhe causou, ele tenta refletir em refúgios que trazem mais tristeza. A bebida e a raiva revelam o lado ignóbil e bestial de Neville.

Sinto que li um excelente livro, mas que conheci um baita personagem. Por mais estranho que pareça ser, gostei bem mais de Neville do que a história em sí... É verdade! Todas as emoções e sentimentos que tornam Neville um ermitão (como ele mesmo se denomina) na realidade revelam o quão humano ele é. Não é atoa que depois de muito tempo quando o personagem principal tem contato com uma vida animal que não seja a dele ou dos grotescos vampiros que passeiam a noite pelo lado de fora da casa, Neville vira uma outra pessoa. Um cachorro e uma esperança de sentir algo como humano se tornam viáveis aos olhos de Robert Neville e isso faz ele rever algumas coisas, alguns conceitos e atitudes. Quando Neville se depara, depois de 3 anos com uma vida humana então, ele se torna um tipo de Frankenstein. Agindo instintivamente de certa maneira selvagem.

Neville é de fato um personagem diferenciado! Já li livros nessa pegada pós apocalíptico em que a trama envolve o ambiente ou a narrativa dita o clima do ambiente pós apocalíptico, mas em Eu Sou a Lenda quem faz essa conexão do cenário apocalíptico e o leitor é o personagem principal. Impossivel não simpatizar com Neville, não se colocar no lugar dele e se imaginar em uma situação dessa. O quão desumanos podemos ser isolados na solidão?

Talvez a tentativa que o autor teve em explicar de forma técnica algumas questões biológicas que justificassem os vampiros não me desceu redondo. Senti que foi um pouco forçado e isso me deixou meio que boiando e tendo que pesquisar alguns termos ou palavras, mas isso são detalhes que são passageiros e não atrapalham a leitura no conjunto da obra. É só mais um detalhe mesmo.

Foi uma leitura sensacional! Recomendo muito a leitura desse clássico do terror que fez a ponte para a mudança do gênero na literatura de terror/horror moderno. Richard Matheson amassou nesse livro!

Livraço! Digníssimo de 4.5 estrelas!!!

"Volta completa, ele pensou enquanto a letargia final rastejava por seus membros. Um novo terror nascido na morte, uma nova superstição entrando na fortaleza inexpugnável da eternidade

EU SOU A LENDA."
Brujo 22/05/2023minha estante
Excelente análise!!! Você tendo acabado de ler este livro, o que achou da adaptação para cinema com o Will Smith?

Gabriel1994 22/05/2023minha estante
Poxa. Esqueci de pontuar isso!!

Eu gosto muito do filme e gostei muito do livro. A adaptação tem similaridades com o livro, mas é baseado, não é fiel.

Enquanto você lê dá para captar as cenas que foram pegas de referência, adaptadas e mexidas no filme. O cenário pós apocalíptico, a vibe que filme e livro transmitem e a solidão e melancolia do personagem, tanto na obra de Richard Matheson, quanto na adaptação de 2007 são miméticas.

Agora na questão da construção do enredo e rumo das histórias você encontra uma bifurcação que divide livro e adaptação.

Todo lance da ligação do personagem do filme com música, paranóias, delírios e devaneios, cachorro, mulher... Você vai encontrar apresentado de forma diferente no livro. Acredito até que em uma abordagem bem mais solitária no desenrolar.

Se você me perguntar "Qual Robert Neville você prefere?" Eu ficaria com o do livro. Will Smith atuou super bem, mas eu não me enxerguei no personagem do filme, como me enxerguei no do livro.

O filme canaliza impressionar quem assiste, o livro busca no leitor uma identificação com o personagem, com o vazio, com o expurgo do Eu e o lado iluminado e obscuro da humanidade.

O filme é bom. Tem outras duas adaptações mais antigas que o próprio Richard Matheson não gosta muito. Não assisti, mas confio quando ele diz que os atores não captaram direito a essência do personagem, e quando ele diz isso, creio que tenha a ver com a melancolia, solidão e o lado "ermitão" do personagem do livro que é muito presente durante a leitura e foi muito mencionado na resenha aí que fiz.

ENTRE FILME E LIVRO... Fico com o livro! O final de Matheson é infinitamente mais louco e coloca Neville em um patamar "fodástico". Li umas 5 vezes o final. Muito bom!!!!

Brujo 22/05/2023minha estante
Sua resposta bate com a da maioria das pessoas que consumiram livro e filme: o final do livro é infinitamente melhor.
Eu só assisti o filme, mas confesso que não gostei, principalmente por questão de ritmo. O filme começa bem, mas o meio dele não constrói nada para a história e o final drástico e heróico nem faz sentido, pois claramente o personagem poderia ter usado de outros meios "menos drásticos" e atingir o mesmo resultado... Achei bem fraco e mal construído.

Mas tua comparação entre as duas versões foi talvez uma das mais completas que já li ! Você se expressa muito bem !

GiSB 22/05/2023minha estante
Também achei uma resenha bem escrita. Grande resumo e uma crítica bem pontuada e precisa. Valeu mesmo.

Gabriel1994 23/05/2023minha estante
Valeu pela moral. Foi uma leitura realmente muito boa!

Gi.Mendes.Ap 18/03/2024

"Bactérias podem sofrer mutação."
Em um cenário pós-apocalíptico, Robert Neville é um sobrevivente solitário, imune a uma praga devastadora que transformou a humanidade em seres vampíricos. A obra "Eu Sou a Lenda", de Richard Matheson, nos envolve em uma narrativa profundamente imersiva e instigante, acompanhando o cotidiano de Neville. Ele luta não apenas contra a ameaça constante desses seres, mas também contra a solidão, angústia, momentos de insanidade e o peso do luto, enquanto se agarra ao desejo de sobreviver. Em sua busca por segurança e respostas, Neville se volta para a ciência na esperança de desvendar a causa e a propagação da pandemia.

O enredo nos desafia a refletir sobre questões profundas como: o que define uma sociedade; como o medo do desconhecido pode moldar nossos instintos de sobrevivência; quem teme algo que considera mal, também pode ser temido se analisado de outra perspectiva.

Altamente recomendado para fãs de ficção científica e terror, bem como para leitores em busca de uma experiência literária que é tão provocativa quanto emocionante.
Vitoria.F 19/03/2024minha estante
Ótima resenha.

Henrique Sanches 19/03/2024minha estante
Este livro é muito interessante e a forma como o autor conta a história, prende a gente... o plot no finalzinho, que leva a gente descobrir o porque do título é sensacional. Parabéns pela resenha, ficou demais!!!

Gi.Mendes.Ap 19/03/2024minha estante
Obrigada Vitoria e Henrique. O plot me deixou de queixo caído!

Fabio 20/03/2024minha estante
Adorei a resenha, Gi!
Parabéns minha querida!???

Gi.Mendes.Ap 20/03/2024minha estante
Obrigada, Fabio! Fiquei interessada na leitura depois de ler sua resenha ?
Inclusive assisti o filme ontem e realmente, parece que são histórias completamente diferentes, apesar do filme também ser bom.

Pedro Moreno 25/08/2009

Resenha Eu Sou a Lenda por Pedro Moreno
Eu sou a Lenda é uma idéia genial, e tão boa que já foi copiada para muitos outros filmes. E ,infelizmente, é de um livro que poucas pessoas leram ou sequer ouvriam falar dele.

Richard Matheson é conhecido por ter escritos dezenas de outros livros e ter sido roteirista de séries (Star Trek, The Twilight Zone...). Eu sou a Lenda já foi adaptado três vezes, a primeira com Mortos que matam (The Last Man on Earth, 1964) a segunda com The Omega Man e uma terceira com Will Smith com o nome do filme original a obra.

A história passa em 1967 e é vivida por Robert Neville, que se vê como o único sobrevivente de um planeta infestado por vampiros (troque a palavra "vampiro" por "zumbi" e imagine quantas vezes você já viu um filme assim"). A partir de então é um verdadeiro embate contra os seres das trevas e sua própria consciência.

Neville tem de confrontar os seus pensamentos. E , acreditem, essa é a parte mais difícil no livro. Sozinho há meses, sem qualquer pessoa para conversar e vampiros do lado de fora para deixá-lo sempre no limite a maior luta é interna.

No brasil ,por ocasião do lançamento do terceiro filme com base na obra, a Editora Novo Século relançou o livro. Na capa , para vender mais, foi estampada uma cena do filme ,estrelado por Will Smith, que nada parece com o personagem, loiro de cabelos lisos e olhos azuis, mas marketing é marketing, e nada tira o brilhantismo do livro.
Patrícia 30/03/2012minha estante
Adorei sua resenha, realmente eu assisti o filme e não tinha idéia que tinha o livro Oo esse concerteza vai pra lista do 'Vou ler'.

Lorena 14/05/2013minha estante
Sinceramente, não gostei muito do livro. Penso que o autor desperdiçou uma história fantástica, que prende nossa atencão, para termina-la de forma medíocre e preencher o resto do livro com contos. Ahistória é ótimas, mas o final deixou demais a desejar...na mimha opinião havia ainda muita coisa pra contar!

Lucas.Sperandei 25/08/2014minha estante
Amigão, tu esqueceste do "I Am Omega (Video 2007)" com Mark Dacascos. Acredito que tenham ainda muitos outros filmes, menos 'glamurosos', inspirados no conto original. Tive a oportunidade de ler o texto original há uns anos e lembro que achei demais! Vendo a sua resenha deu vontade de ler novamente, mas só tenho aqui o livro do filme com Will Smith na capa, em inglês. Vale a pena procurar na internet em PDF pessoal! Lorena, a história não termina de maneira medíocre, se tu parar para pensar, ela termina como deveria terminar, nesse trecho pode-se entender a síntese de todo o livro:

"Ainda o olhavam, com suas faces pálidas. E pensou, eu sou oanormal agora.
Normalidade era um conceito da maioria, o padrão de muitos, não de um homem apenas.
Aquela conclusão somou-se ao que viu nas suas faces, medo, pavor, o horror e ele soube que tinham medo dele. Para eles, Neville era algo desconhecido, que jamais haviam visto antes, pior até do que a doença ao qual haviam se habituado a enfrentar. Ele era um espectro invisível que sobrara como prova da existência dos corpos sem sangue de seus entes queridos. E ele entendeu o que sentiam e não os odiou. A mão direita apertava o envelope com pílulas. Ao menos, o fim não viria violentamente, não seria uma carnificina. Robert Neville olhou para o novo povo sobre a Terra. Sabia que não pertencia àquela gente, sabia que, como os vampiros, ele era o anátema, o terror a ser destruído. E abruptamente, outra idéia nascia, divertindo-o, apesar da dor.
Uma gargalhada partiu de sua garganta. Virou-se, apoiando as costas na parede enquanto engolia as pílulas. O circulo se fechava e se reiniciava, pensou sentindo a letargia ?nal tomar conta de seu corpo. Um novo terror nascia com sua morte, uma nova superstição se instalava na fortaleza da eternidade.

Eu sou a lenda."

Will 28/08/2017minha estante
Agora tem a nova capa com a Editora Aleph, ficou muito boa diga-se de passagem.
Vale lembrar que os filmes não tem muita relação com a genuinidade do livro.

Lucas 22/06/2018minha estante
Resenha sensacional! Gostei muito do livro e lamento muito que não tenha tido o impacto que merece nas pessoas, enquanto tantas outras obras (principalmente filmes) se valem dos conceitos dele para fazer sucesso

Natanxd12 02/03/2024

Em "Eu sou a lenda" uma misteriosa praga afeta o mundo, transformando a todos em criaturas sombrias, os chamados vampiros. Robert Neville, o protagonista da história, se vê em um mundo pós-apocalíptico, tomado por criaturas sedentas de sangue. Essa é a sinopse do livro e eu diria que ela é boa o bastante para fazer você se interessar a ler o livro, ainda mais, se você gosta de livros pós-apocalípticos. Aparentemente, para quem deseja saber o livro se difere bastante do filme, porém nunca vi o filme, por isso irei me isentar de opiniões e comparações.
Eu já havia lido esse livro a algum tempo, a cerca de 4 anos atrás mais ou menos, e a opinião que eu tenho do livro é a mesma, o livro é incrível.
Primeiramente é importante deixar claro que o livro não é de ação, os momentos de ação do livro são bem pequenos e poucos, então não leia esperando esse tipo de conflito do Humano contra Vampiro, pois, você irá se decepcionar e vai atrapalhar sua "apreciação da leitura". O livro se trata muito mais sobre o personagem do Robert (O protagonista), os diálogos são muito poucos e na maior parte do tempo acompanhamos o que se passa dentro da cabeça do personagem, e na minha humilde opinião o autor consegue isso com maestria, principalmente, por conta que eu consegui de fato sentir a solidão que o Robert passa.
Em segundo lugar, eu achei o desenrolar da história muito bom, e adorei o final, a primeira vez que eu li, eu fiquei durante um tempo bem considerável pensando sobre ele.
Por fim, essas são minhas opiniões, recomendo muito o livro, só aviso que o livro se difere do filme, que aparentemente é de ação, e já nos livros não vão encontrar tantos momentos assim, sendo um livro mais reflexivo. A quem for ler desejo uma ótima leitura e espero que gostem do livro.
JJr. 02/03/2024minha estante
Eu acabei de ler a alguns dias e achei maravilhoso, eu assisti aí filme que é totalmente diferente e também é bom demais!
Ou seja: Eu AMEI maiúsculo mesmo!
Abraço!

malu517 02/03/2024minha estante
o filme q vc citou, é aquele com o will smith?

Natanxd12 02/03/2024minha estante
JJR. tenho que ver o filme acho que vou gostar também, mas o livro é absurdo de bom!

Natanxd12 02/03/2024minha estante
Malu517 é esse mesmo, a capa dele é o will Smith e um cachorro do lado

JJr. 02/03/2024minha estante
Isso o do Will Smith mesmo.

_olivermih 04/04/2022

A lenda engoliu a ciência e todo o resto
Assisti o filme primeiro e tinha pouco conhecimento do livro, a história me surpreendeu, gostei muito do enredo, da transição de datas e da ambientação, o final é realmente significativo quando você entende toda a história.
Brujo 04/04/2022minha estante
Sua opinião: o filme faz jus ao livro ?

_olivermih 05/04/2022minha estante
Achei o livro mais intrigante, a comparação é inevitável com relação a adaptação cinematográfica, a história original tem suas grandes reviravoltas e o final que faz jus ao nome.

Brujo 06/04/2022minha estante
Vi por aí que reclamam que o filme desvirtuou a história, principalmente no desfecho... O Will Smith também fez o fiasco que foi a adaptação de " Eu, Robô "... Será que o problema é com ele ? ?

_olivermih 06/04/2022minha estante
Existe o final alternativo do filme, mas não curti muito, eles sempre atacaram e perseguiram ele e depois acabaram tendo compaixão e mudaram, prefiro a premissa do livro mesmo e o verdadeiro significado de ele ser a lenda.

Alan Martins 20/01/2021

Caminho árduo para uma decepção
Publicado pela primeira vez em 1954, Eu sou a lenda fez bastante sucesso e, desde então, já foi adaptado para o cinema em três ocasiões. A última, e talvez a mais conhecida (porém não a mais fiel), traz Will Smith no papel principal e chegou às telonas no final de 2007.

Além de popular, o romance de Matheson serviu de inspiração para autores e diretores de sucesso, como o mestre dos filmes de zumbis George A. Romero (A noite dos mortos-vivos, de 1968) e Stephen King, o mestre dos livros de terror.

A despeito de todos esses elogios e palavras positivas, não gostei tanto assim da obra. Quer saber o motivo? Então vamos lá!

Solidão
Palavra que define bem o clima gerado pelo enredo, ambientado na metade final dos anos 1970. Robert Neville, o protagonista, aparentemente é o único sobrevivente de uma pandemia que matou a maior parte da população dos Estados Unidos. Aqueles que sobreviveram não foram tão afortunados, visto que acabaram se transformando em vampiros.

Dessa forma, Neville não está totalmente sozinho no mundo. Ao cair da noite, muitos desses vampiros se dirigem à sua casa, importunando-o em busca de algumas gotas de sangue. Para lidar com seus adversários, o protagonista se valerá de artifícios clássicos, como alho, crucifixos e estacas de madeira. O dia é seu aliado e cada segundo é precioso.

Sozinho num mundo habitado por tais criaturas, Neville terá de enfrentar não apenas os predadores, mas também sua própria consciência, afinal a ideia de ser o único humano vivo pode afetar a sanidade mental de qualquer pessoa.

Após anos de solidão, já sem quaisquer perspectivas, as esperanças de Robert Neville serão renovadas e sua vida poderá tomar novos rumos… ou não.

Caminho árduo para uma decepção
Mesmo sendo centrada em somente um personagem, com poucos diálogos, a narrativa de Eu sou a lenda não é nada monótona. Matheson está sempre mostrando algo novo, uma conquista, uma aventura pelas ruas abandonadas ou um flashback.

Robert Neville, no início, luta contra os próprios impulsos sexuais, uma vez que está privado do sexo. No desenrolar da trama, ele acaba fazendo descobertas que lhe dão novas perspectivas e colocam sua libido em hibernação. Ou seja, temos um estudo psicológico do personagem, ainda que senso comum.

Seu mundo foi devastado por uma pandemia, então deveria haver uma explicação para o surto de vampirismo, do qual é imune. E essa é outra inovação do autor, que tentou apresentar uma resposta “científica” para seus vampiros. Neville descobre a causadora de todo o problema, e contar seria um spoiler.

Agora há uma razão para o protagonista desejar se manter vivo: a existência de uma cura é uma realidade plausível. Enquanto lida com os vampiros, ele terá muito tempo para pesquisar. Entretanto, Richard Matheson deu um rumo inesperado para sua história, em um sentido negativo. Que surpresa ruim!

Sobre a edição da Aleph
Ótimo design gráfico, em capa dura, com diversas ilustrações e miolo em papel Pólen Soft. A diagramação é um pouco estranha (apesar de confortável), pois possui margens largas, que poderiam ter sido melhor aproveitadas, acarretando em menos páginas. O tamanho físico da edição é um pouco reduzido (20cm x 12,8cm), fugindo dos padrões adotados pelas editoras.

Tradução de Delfin (isso mesmo, só Delfin). Um bom trabalho, até porque não se trata de uma obra complexa, de escrita refinadíssima. Nenhuma crítica em relação a esse quesito. A Aleph acrescentou dois extras: um texto acadêmico de Mathias Clasen e uma entrevista com Matheson.

Vale a pena ler? O veredito
Romance que mistura horror e ficção científica, com o mérito de levar as histórias de vampiro para um cenário urbano. Matheson criou um ambiente pós-apocalíptico que exibe toda a tensão, medo e incerteza da década de 1950. A Guerra Fria assombrava a população estadunidense daquela época.

Leitura rápida e de tirar o fôlego. Não existe tempo para pausas, novidades pipocam nas páginas a todo instante. A busca de Robert Neville por uma possível cura é cativante, torcemos por ele.

Todavia, o caminho tomado pelo autor foi decepcionante. O desfecho desanima. Assim que terminei a leitura pensei: tanto esforço para isso? Stephen King não consegue escrever bons finais e já afirmou, “Livros como Eu sou a lenda foram uma inspiração para mim”. Ora, ora, parece que os pontos se conectam (brinks!).

Resumindo, o enredo me cativou, me prendeu, e depois me decepcionou. Apesar disso, vale a pena conhecer a história, que é capaz de entreter. O final não foi do meu agrado, mas pode ser do seu!

site: https://anatomiadapalavra.com/2021/01/20/resenha-livro-eu-sou-a-lenda/
Renata Louise 16/07/2021minha estante
Estou lendo umas resenhas suas, principalmente do King, que adoro, e dando muita risada, sério. Adoro ler resenha negativa de livro que eu gostei, pois fico pensando: ué, eu gostei, estou empolgada com a história até hoje e ele escreveu isso? Realmente cada leitura é única.

Alan Martins 16/07/2021minha estante
Verdade. Eu também penso assim lendo resenhas positivas de livros que não gostei. Será que eu deixei algo passar? Será que eu sou chato demais? Será que não foi o momento certo para a leitura? Cada leitura é realmente única!
Obrigado pelo comentário! Assim que é legal, viver entre opiniões diferentes.
Detalhe: olha que sou fã de King, viu?!

Renata Louise 16/07/2021minha estante
Tem livro que eu acho que li errado, porque não é possível eu ter lido na força do ódio enquanto leio tanta resenha enaltecendo e notas altíssimas, como Revival, que eu quase morri empurrando a leitura, mas pretendo reler com calma. King é complicado, no geral gosto bastante. Acho que avalio bem porque até chegar ao final foi bom, como a Incendiária.

Alan Martins 16/07/2021minha estante
Ele já escreveu muitos livros, é difícil gostar de todos, assim como, às vezes, alguns temas se repetem. Prefiro o King mais antigo, não curto muito seus trabalhos mais recentes. Acredito que cada leitura é pessoal. Os livros conversam de maneiras diferentes com os diferentes leitores. Cada livro é único, assim como cada leitor. Dessa forma, cada diálogo livro-leitor se torna único.

Rafael Cormack 30/12/2016

9,0/10
BEM mais pesado e denso que o filme, com quem aliás compartilha poucas semelhanças.

62 anos depois de lançado não tem o mesmo peso, principalmente por falar de vampiros, seres demasiadamente gastos nos últimos anos. Mas a escrita é fantástica e em poucas páginas já nos identificamos e sensibilizamos com Neville.

Dá pra sentir que Walking Dead e outras produções pós apocalípticas se inspiraram muito no livro.

Das gratas surpresas do ano.
Reiseane 02/01/2017minha estante
poxa.. não sabia que era um livro! só sabia do filme. Vou adicionar à meta de 2017

Rafael Cormack 03/01/2017minha estante
Boa! Recomendo, leitura ágil, livro curtinho... vai estranhar se tiver com o filme na cabeça pq é beeem diferente.

Reiseane 03/01/2017minha estante
Nunca vi o filme, na verdade. Só ouvi falar. Melhor! Assim não corro o risco de estranhar, como vc disse.

Rafael Cormack 03/01/2017minha estante
sim! \o/

Gustavo Kamenach 14/09/2022

Uma reflexão sobre a barbárie
"Tais pensamentos eram um testemunho hediondo do mundo que ele havia aceitado; um mundo no qual assassinar era mais fácil que ter esperanças."

A ficção especulativa é definitivamente meu gênero favorito e Eu sou a Lenda está aí para me confirmar isso. Richard Matheson criou os alicerces para tudo que veio de 1954 a frente em se tratando de tramas pós-apocalípticas, lendo esse livro fica claro o quão importante ele foi e continuará sendo para a cultura pop no geral. Foi ali que ele determinou regras a partir de grandes clássicos da literatura, moldando o gênero em questão.

Dito isso, a história em si é interessante demais, causa arrepios em diversos momentos, promevendo discussões sociológicas pertinentes até hoje: o embate ciência X crendices/pseudociência, o comportamento humano frente a barbárie e a queda das instituições que domam a sociedade. O protagonista Robert Neville é praticamente um estudo psicológico do homem em privação da segurança, do isolamento social e da persistência do instinto de sobrevivência frente à adversidades.

Quanto à adaptação mais recente de 2007, esqueçam o que viram e leiam o livro, é outra história completamente diferente e evitei ler todo esse tempo em vão.
Juliana Madna 14/09/2022minha estante
Depois de 84 anos ???

Gustavo Kamenach 14/09/2022minha estante
???? "mim deixe"
O importante é persistir

Juliana Madna 16/09/2022minha estante
Sem julgamentos ? nunca li o que ganhei da Naty e da Monique ?

rafa 01/10/2021

Começa bom e termina melhor ainda.
Sinceramente, o livro é incrível. Inicialmente já dizendo que não tem nada a vê com o filme, o filme com o Will Smith é ótimo mas não tem muitas coisas do livro além do tema principal.
A história vai contar a trajetória de sobrevivência do Robert Neville, após um vírus vampiresco dizimar toda a sociedade. Ele vivi na sua casa em Los Angeles onde a transformou num refúgio pós apocalíptico, sozinho, sem mais ninguém além dele mesmo e os infectados. O livro flui facilmente, você vai lendo o dia a dia do Robert e fica mais imerso naquilo, a luta pela sobrevivência, a angústia quando ele é quase capturado pelos vampiros e tudo, aliás, os vampiros não são que nem os de Crepúsculo ou Diários de um vampiro, são criaturas perversas que só querem se alimentar.
O livro tem um plot ótimo, mas até um pouco confuso, mas depois de ler até o final você entende bem. O jogo que o autor fez com as coisas é incrível, não posso falar muito sobre senão irá ser um spoiler.
Além de tudo essa edição está impecável, além de ser capa dura também traz diversos conteúdos extras até mesmo uma entrevista com o autor. Simplesmente incrível.
Luchi 01/10/2021minha estante
Ai quero tanto leeeer, qse comprei no prime day, mas fiquei meio receosa por causa de alguns comentários dizendo q é chato, vou tentar ler quando sai da ressaca!!

rafa 01/10/2021minha estante
não é NADA chato, além do livro ser curto você lê super rápido, é muito envolvente. comprei na prime day também, ficou metade do preço

Luchi 01/10/2021minha estante
Q boom, vou ler com crtz

Paty 20/12/2021

Um pouco triste, mas o final foi tudo
De verdade, não tem muito o que falar sobre esse livro.

Aqui nós temos um homem que vive sozinho em uma realidade pós apocalíptica, como preferir, em que um "germe" (é como ele chama, eu não tenho culpa) infecta as pessoas e as transforma em vampiros ou algo parecido. E o nosso protagonista é imune ao germe.

A história gira em torno dessa solidão dele e de como ele lida com isso com o passar dos anos. Eu, pessoalmente, gostei muito dessa natureza introspectiva do livro. Eu não sabia bem o que eu esperava, talvez um pouco mais de ação, mas não fiquei nem um pouco decepcionada. Achei, inclusive, que ficou melhor assim. Nós temos um protagonista que não é o super fortão, poderoso, o que cara que consegue tudo, bonzão. Ele é um cara que tem suas fragilidades, ele se expressa, se desespera. É um cara bem humano, e pra mim foi muito mais interessante do que um cara estilo, sei lá, James Bond ou Tom Cruise.

Agora, o final. Puts. Pra mim valeu cada centavo que eu paguei nesse livro. Ele inteiro é incrível, mas O FINAL, FOI UAU. Amei demais, fez valer a pena.
Ferzitaaa 22/12/2021minha estante
aaaa fiquei com muita vontade de ler pela sua resenha

Paty 22/12/2021minha estante
Ai, Fer, se fosse por mim tu lia esse livro hoje ainda poskapkspaksko eu gostei demais, achei super super!!

Ferzitaaa 22/12/2021minha estante
Vou por na lista pra ler!!