Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Marcos de Mello 08/06/2021

História diferente do filme que assisti com o Will Smith.
O livro é maravilhoso já que defende o que aconteceu com a humanidade com fatos científicos.
Bem narrado e descrito a luta de Robert em um mundo onde não há mais ninguém como ele.
Pheriannath 08/06/2021minha estante
Excelente, não? ???

Marcos de Mello 08/06/2021minha estante
Sim. O escritor mandou super bem. ???

Dry 05/08/2022

"Um homem pode se acostumar com qual coisa se for obrigado a isso"

Clássico, literalmente um clássico, nunca imaginei que esse livro fosse tão fluido e gostoso de ler, e ao mesmo tempo a borda tantas reflexões a cerca da sociedade. Sem dúvidas vou sempre recomendar este livro, apesar do final ter sido algo totalmente inesperado, mas também sem dúvidas o melhor final que poderia ter tido.

danyelaaw 28/02/2022

Assisti o filme e depois descobri que tinha o
livro, comprei o livro, o livro não é ruim mas
eu prefiro a história do filme

Bart 11/06/2021

Eu Sou a Lenda
*Richard Matheson*
Editora Devir 2010 - 244 pág.
??
Eaê bora falar de livro?! ?
Taí um livro que sempre tive curiosidade, e algumas semanas atrás acabei com isso!! Quem lê o título já deve pensar no filme de 2007, com Will Smith no papel de Robert Neville, o cara era um cientista brilhante e ele sabia o que estava fazendo ali... procurando uma cura p/uma doença que transformou boa parte da população mundial (zumbis ??? Acho que não) em monstros predatórios, vivos, com  hipersensibilidade à luz solar... acredito que vocês assistiram ao filme.
O que sempre ouvi era que, o livro não era bom, muita gente reclamava principalmente do desfecho...em fim, o livro é de 1954, diferente do filme, o Robert Neville do livro não tem todo o preparo científico mostrado no filme, tem momentos que aparenta está  perdido na situação e vai tentando resolver pelos erros e acertos, sofre muito mais com a solidão por isso abusa do álcool e do cigarro, é um cara amargo e toda a interação com a cadela Sam, não existe, ele tenta se aproximar de um doguito mas... leia lá p/saber ?!!
O principal no livro, a doença converteu boa parte das pessoas em "vampiros"... sim, talvez o assunto estivesse em alta na época (a luz do sol queima ?), existe uma reviravolta (não vou contar) que poderia ter levado à um final rochedo, mas... foi uma das poucas adaptações que ficaram muito melhor no cinema do que o material original! Mesmo quem lê o livro 1°, deve sentir um pouquinho de decepção!! Livro e filme são quase 2 obras distintas, não li a HQ, mas parece q ela vai pelo viés literário ?????? e meia. É um bom livro, tem reviravolta, mas muita gente deve se frustrar com o fim da história.
Vale a curiosidade!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
?? #lendotudo www.lendotudo.com.br ?? o site já está online!!

Luisa Jordana 04/06/2020

Eu sou a lenda
Robert Neville mora em Los Angeles e ele está sozinho, de certa forma. O país e muito provavelmente o mundo inteiro foi assolado pela pandemia dos "vampiros", mas Robert, de alguma forma, é imune à doença e sobrevive sozinho em meio ao caos e com a convicção de que talvez seja a última pessoa viva que ainda resta no planeta.

O impacto que essa leitura me causou foi muito maior do que eu esperava. Fui sem muitas expectativas devido à algumas resenhas que li e opiniões que ouvi a respeito do livro, confesso que também tinha o filme em mente, pois gostei muito da adaptação com Will Smith e havia sido avisada de que esta divergia muito da obra de origem. Devo dizer que cada um é bom a sua maneira, tanto o filme quanto o livro, pelo menos em minha opinião.

O enredo é focado na solidão de Robert, pois passamos a narrativa inteira enterrados em sua mente cada vez mais desesperada e errática. Os vampiros em si não representam tanto uma ameaça, já que o protagonista é imune à tal doença, de forma que o estrago com relação à pandemia já foi feito. A leitura me trouxe, na maior parte do tempo, uma sensação claustrofóbica e o autor obteve sucesso em me despertar os medos que Robert sentia, suas fases mentais, à medida que se resignava com sua realidade. Richard Matheson realmente entende a natureza humana e sabe que, mais do que o medo de predadores ferozes, o medo do vazio e da morte solitária é o que realmente assombra a maioria.

O final me deixou muda, não foi nada do que eu esperava! Não vou dizer se gostei ou não da conclusão, porque tiraria um pouco do clima de tensão que é a cereja do bolo aqui, mas com certeza me surpreendeu e não me arrependo de ter finalmente criado coragem para ler essa obra prima.

Well 10/05/2022

Robert Neville. Não está só. ?
Um dos super, clássicos da ficção científica com toques de inovação no horror, Eu Sou a Lenda dispensa apresentações. Muito bem conhecido pelas suas adaptações para o cinema, em a especial a última em 2007 estrelada por Will Smith.
Eu Sou a Lenda é uma história de sobrevivência e solidão. O protagonista Robert Neville é o último da espécie humana e passa seus dias numa rotina de luta. Luta contra as criaturas que agora habitam o mundo, contra as emoções do passado, contra as dificuldades num território desolado, e principalmente contra a insanidade. Acompanhando seu dia a dia e suas mudanças de humor, o livro vai nos mostrando como a sociedade é muito mais do que um conceito ou uma forma de designarmos grupos de pessoas. Ela é uma das bases para a sanidade. A perda das referências humanas que sempre se fizeram presentes na vida como a família, os vizinhos ou os estranhos que vemos nas ruas leva nossa mente para um abismo. O livro deixa claro que grupos sociais são necessários. Não há sobrevivência solitária. Até uma pessoa antissocial, não sabe o que é ser sozinho depois de ler essa história.
Para se manter são, Robert se agarra aos estudos das criaturas. Ele busca a explicação da ciência em meio a perda da fé. E à medida que a história avança, Matheson vai desnudando o personagem e mostrando que a fortaleza humana é frágil. Ao mesmo tempo em que se agarra com afinco à sobrevivência, ele questiona se não é melhor se entregar. As batalhas interiores que se travam mesclam fraqueza, medo, desejos, angústias, sede de vingança, fome sexual. É o homem levado ao seu limite e sendo testado a cada minuto, sem descanso. Essa guerra do personagem consigo mesmo e com o que vive ao seu redor nos conduz para um final à altura. O único final possível para essa encruzilhada das espécies que restaram.
Eu antes da leitura desse desse livro. Me considerava uma pessoa em que a solidão havia me abraçado. Mas durante a leitura desse livro, eu aprendi o que é o verdadeiro significado do sentimento de ser uma pessoa solitária.
Eu Sou a Lenda inova ao tratar de criaturas já consagradas no imaginário da literatura de horror, os vampiros. Matheson traz explicações científicas e medicinais para os sintomas do vampirismo. Cada uma das tradicionais armas usadas, estaca, cruz, alho, é vista sob o ponto de vista da ciência. Não há misticismos ou crendices. Existe uma busca pela explicação racional.
As mais de trezentas páginas dessa história narrada em terceira pessoa, de um único personagem são o que de melhor já se produziu em literatura sombria, sufocante, que perturba e causa reflexões. A narrativa é envolvente e nos leva para dentro da mente de Neville. Não à toa, Richard Matheson influenciou o mestre do horror, Stephen King, que assina o prefácio desta maravilhosa edição em capa dura da Aleph que eu tenho em mão.
Ao final ficamos com o perturbador questionamento sobre o conceito de, ser normal. Quando tudo à sua volta sofre uma mudança radical, quem são, de fato, os normais e quem são os monstros?

Léo 12/06/2020

Da série: Livros que quero ler novamente
Esse foi o livro que li mais rápido em minha vida. Comecei ontem a noite e finalizei hoje mesmo. Eu simplesmente não conseguia parar de ler. Só parei pq fui forçado à isso. Durante toda a história, acompanhamos Robert Neville, último homem vivo em um mundo pós-apocalíptico. As coisas que o personagem precisa fazer para sobreviver, os apertos que ele passa quando algo da errado, a busca para entender o que aconteceu com o mundo, o impacto psicológico que tudo isso causa no personagem me fez querer avançar cada vez mais na história. Precisava saber o que aconteceria no final e quando cheguei lá, não consegui acreditar no que estava lendo. Um final totalmente imprevisível, chocante e espetacular. Esse livro certamente entre na lista dos livros que quero ler novamente. E ao lado de O Planeta dos Macacos, foi o livro que mais explodiu minha cabeça quando cheguei ao final.

Renan 02/03/2023

Muito bom mesmo, rápido, redondo...não mudou minha vida como muitos falavam, mas é maravilhoso, aqui o título faz sentido.

Myllene Felix 14/08/2021

Uma dose de monotonia
Se tem uma coisa que eu gostei nesse livro, sem dúvidas é o conteúdo científico. O Richard representou o sci-fi com gosto aqui. Ele criou uma teoria e soube pautar muito bem com um excelente embasamento (pediu até ajuda de um médico pra ajudar na composição) e fez o leitor passear junto nessa criação. Inclusive, o Richard fez algo que poucas vezes vi em narrativa. Eu que já cruzei na faculdade com disciplinas como química orgânica, higiene, fisiologia, microbiologia, me senti como o verdadeiro pinto no lixo.
Em contrapartida, algumas questões básicas ele acabou não se atentou como: um mundo onde a raça humana é extinta, simplesmente para de funcionar. Não tem energia, não tem agua canalizada, não tem comida, não tem combustível. Beleza, ele tentou explicar a questão da energia falando de um gerador, mas e o combustivel? Que carne fresca é essa que ele citou algumas vezes que durou 3 anos pós exterminio da raça humana? Kkkk Sem contar a parte que o Neville le uns livros e vira cientista, eu que fui da area uns bons anos sei o quanto de tempo que leva pra absorver tantos conteúdos. Muita gente pode considerar bobagem as minhas críticas, mas elas poderiam ser facilmente resolvidas se ele tivesse dado uma profissao anterior cientifica pro protagonista (pela narrativa, acho que era militar) e se o "apocalipse" tivesse ocorrido há apenas alguns meses, talvez ano. Mas anos??? Exagerou.
A questão do "eu sou a lenda" foi muito boa e bem construída na trama, todavia não posso também deixar de mencionar o quão monótona ela é por uma boa parte do livro, talvez metade.
Concluindo, achei um bom livro sim, mas não chega nem perto de ser 5 estrelas.
Máximo respeito ao grande escritor.
Valeu a jornada.
Pietra 17/08/2021minha estante
NOSSA, eu pensei a mesma coisa! Ele dá um monte de bife pro cachorro como se não fosse nada. Onde ele consegue isso? E a água encanada?
Eu acho a teoria que ele criou para justificar todo o mito dos vampiros brilhante. Totalmente! Mas eu esperava muito mais emoção, que só veio no final. E ainda não entendi ao certo como o Robert tava super desconfiadão da Ruth e, DO NADA passa a confiar. O final foi meio corrido também - quando as coisas ficam emocionantes mesmo, elas acabam.
Se o Robert fosse um cientista, biólogo ou qualquer coisa do tipo (como é no filme que, por sinal, não tem nada a ver com o livro), boa parte do meu estranhamento não existiria.

Myllene Felix 17/08/2021minha estante
Menina, sim. O autor realmente mandou bem na teoria, mas a trama em si foi uma buraqueira só. As coisas poderiam ser facilmente melhoradas.. e concordo muito com a parte que você mencionou da confiança repentina na Ruth, não teve desenvolvimento pra isso. Sobre o filme, eu ainda vou assistir, mas que bom que eles pensaram nisso (ainda nao que tenham utilizado).

Bruno 19/08/2021minha estante
Leu errado

Bruno 19/08/2021minha estante
What? Não me venha com Julga Meu Skoob, dona hahahahahahaha

Myllene Felix 19/08/2021minha estante
Que isso, 7 passa em qualquer disciplina ????

Pietra 19/08/2021minha estante
O filme não tem nada a ver com o livro kkkkkk mas fiquei imaginando o will smith o tempo todo. Achei o plot e o enredo do filme melhor ???

Laise28 31/07/2022

Sempre ouvi dizer que o livro era diferente do filme e num que é mesmo!
Tem algumas referências, porém beeeem poucas. Fiquei aflita junto como personagem, imaginando a solidão que ele sentia no dia a dia e compreendi o desespero dele ao se deparar com outro ser vivo. Algumas falas me incomodou muito, mas é gatilho pessoal, não tirou a experiência boa do livro. Já vi que a Aleph tá ganhando muito espaço na minha prateleira e no meu coração ??

Thiago Araujo 30/07/2020

Pensei que era normal...
Ao escolher um livro pra ler, o vejo com um determinado grau de expectativa, do que ele pode representar. Confesso que, apesar de sua fama, Eu Sou Uma Lenda não me chamava muita atenção.

Pra mim seria mais um livro normal de ficção científica. Que engano!

O livro é especial de diversas formas. Os toques de horror, suspense e a criação e desenvolvimento de personagens são arrebatadores. Parece que tudo foi escrito em um arrebento de fúria. Impressionante.

Muitas obras pós apocalípticas devem ter bebido de sua fonte, me fez lembrar de várias durante a sua leitura. Mas seus caminhos e principalmente o final é de cair o queixo, pura sociologia e filosofia. Que obra!

Se ainda não leu, não perca tempo. Numa batida de coração o sangue circula, o tempo passa, memórias se constroem. Tudo pode mudar.

Allan 30/08/2021

Todos deveriam ler esse livro!
Na minha cabeça, Eu sou a Lenda era só um filme mais ou menos que eu assisti no meio dos anos 2000. Na época do filme até descobri que era uma adaptação de um livro, mas como não gostei do filme, não me interessei em ler a obra original.

Olha, se arrependimento matasse nesse momento eu estaria mortinho hahaha
Que livro incrível, que narrativa maravilhosa, que história atual. Tudo nesse livro é sensacional!

Desde os questionamentos e a guerra psicológica dentro da cabeça do Neville até a construção desse mundo pós-apocalíptico.

O insight final de Neville é extremamente catártico tanto para o personagem quanto para o leitor. Uma das minhas leituras favoritas não só de 2021, mas da vida! Quero conhecer mais obras do Matheson!

Carla.Maciel 17/08/2021

Muito interessante e solitário
O livro foca bastante na solidão do protagonista, o ultimo homem na terra adorei a abordagem psicológica do autor. Li bem rápido também a imagem de um vampiro dentro de um freezer de supermercado é muito boa. É clichê mais o livro é melhor que o filme sim, para pessoas sensíveis essa solidão pode ser difícil de ler pois estamos muito isolados devido a pandemia.