A garota do outro lado da rua

A garota do outro lado da rua Lycia Barros

Resenhas - A garota do outro lado da rua

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lycia Barros 24/11/2011

o outro lado da moeda
Para os alunos do colégio Dilebrian, Enzo pertence à tribo dos nerds, o que significa que é muito estudioso, sempre tira boas notas, veste-se sem qualquer preocupação com marcas caras, não liga para aparência, agitos em locais super badalados e é bastante tímido. Ou seja, por causa do seu jeito de ser, muitas vezes é motivo de piadinhas e de implicâncias por parte dos colegas de classe. Seus únicos amigos próximos são Leandro e Alana esta última tão apaixonada por Biologia quanto ele.

Porém, justamente por causa de sua timidez, Enzo também esconde um grande segredo: desde a infância, é apaixonado por Rafaela, que mora no mesmo condomínio que ele e cuja casa fica em frente à sua. Desde o dia em que a viu pela primeira vez, quando ainda eram crianças, apaixonou-se por aquela linda menina de cabelos dourados. Quando ambos se tornam adolescentes, esse amor revela-se ainda mais forte.... e platônico, pois Rafaela é completamente diferente de Enzo. Está sempre muito bem maquiada, gosta de roupas caras, sempre na última moda; ela e suas amigas compõem um grupo brilhante e sedutor, que chama a atenção de todos no colégio. Rafaela, ao contrário de Enzo, preocupa-se muito com a aparência, pretende fazer da moda a sua carreira e chega ao ponto de ter um blog dedicado ao assunto, que tem mais de sete mil seguidoras. Por tudo isso, Enzo não alimenta a menor esperança de que ela, um dia, perceba a sua presença. Afinal, ele e Rafaela nunca trocaram mais do que cinco palavras, mesmo morando no mesmo condomínio.

Assim, quando a professora de Biologia organiza um passeio à Floresta da Tijuca, que é a maior floresta urbana do mundo, Enzo tem apenas a esperança de passar um dia próximo de Rafaela, embora saiba que ela estará com o namorado Mateus, um dos garotos mais lindos e cobiçados do colégio. Porém, durante o passeio,por causa de um incidente inesperado, todos saem correndo e apavorados. Enzo e Rafaela também correm para fugir do perigo, sem perceber que estão se embrenhando na mata desconhecida. Quando se dão conta, estão perdidos.

Assim começa a odisseia de Enzo e Rafaela, que se veem obrigados a sobreviver na floresta até que sejam resgatados ou até que consigam encontrar o caminho de volta. Mas Rafaela, sempre habituada a uma vida confortável, não tem a mais vaga noção sobre como agir em situações assim e sua reação inicial deixa os nervos de Enzo a flor da pele. Mas logo ela percebe que dependerá dele em tudo até que consigam sair dali. O livro é narrado na primeira parte pelo Enzo, e na segunda por Rafaela, nos permitindo enxergar perfeitamente pela ótica de ambos os protagonistas. Para ambos, será uma aventura surpreendente, transformadora e inesquecível!
Joshua 02/03/2012minha estante
Eu queria saber se há exemplares para parceria de blogs.

Abraços, Joshua

Patty 17/05/2012minha estante
Nossa...não li o livro, mas pelas resenhas que li aqui no skoob, quero muito adquirí-lo para minha filha (que tem 13 anos). Achei bem o tipo de livro que ela vai amar...e pelo jeito eu tb!!! rsrs.. desde já parabéns à autora pelo sucesso do livro!!

Carol Lopes 18/07/2014minha estante
O melhor do livro é a narração pelos dois personagens. Nos dá uma visão mais ampla dos acontecimentos.

Ana Claudia Car 08/10/2014minha estante
Passando o tempo num sábado de frio, o final salvou.

Lara 06/08/2022minha estante
O livro parece ter um romance incrível e perfeito porém não tem nenhum romance.
eles ficam na mata por dias e nesses dias Rafaela foi super arrogante o que fez com que Enzo deixasse de gostar um pouco dela e quando foram resgatados graças a Alana, eles ficaram famosos e Rafaela começou a ignorar Enzo e quando ele foram se falar Rafaela pediu para ele mandar um SMS porque suas amigas não podiam ver eles juntos então ele disse que sentia pena dela e que uma pessoa como ela não acrescentaria nada na vida dele e deu uma chance para Alana e acabou o livro sem ter romance em nenhuma das duas partes.

Danyelle22 29/03/2023

Adolescentes x pertencimento...
É um livro com temática adolescente, com enfoque em autoestima, influência de redes sociais e necessidade de pertencimento.
Adorei o fim e tenho certeza que minha "versão adolescente" também iria adorar.
Apesar de ser um livro direcionado ao público jovem, valeu a leitura pela forma como a autora abordou os temas centrais.

Lisse 01/06/2012

Temos corações diferentes...
Quando comecei a ler "A Garota do Outro lado" pensei que ia achar um linda história de amor mas infelizmente não foi isso que vi.

Gostei muito do livro, tem passagens lindas mas apenas por conta da boa caracterização do personagem Enzo.
Ele é cute, o namorado que toda adolescente gostaria de ter. É aquele tipo de pessoa que encantador e perfeito.

"Se ele sentisse uma fração mínima do que eu sentia por Rafaela, jamais se atreveria a tocá-la daquela maneira... Comecei a acreditar que, assim como meu pai, eu não seria um homem de pular de galho em galho. Amaria a minha escolhida para sempre"

Quando conhece Rafaela, sua vizinha da casa da frente, se apaixona por ela. Não é uma paixonite rápida e fulgaz mas sim algo duradouro. Enzo se martiriza por isso, pois ela é popular e ele é nerd.
Até que ele tem a oportunidade de uma aproximação quando em uma excursão escolar se perdem. E aí, que terão a oportunidade de tirar a prova real de quem realmente são e do que imaginavam um do outro.

Rafaela se mostra uma garotinha irritante e rabugenta, e amável em outros. Para Enzo pode até ser que tudo nela seja agradável e tal, mas para mim, ela não passou de uma adolescente irritante, que se fingia de boazinha quando lhe convinha. E infelizmente, ele como um garoto apaixonado só conseguia ver o que sentia por ela. Na verdade, o livro todo foi uma oscilação constante, dele vendo quem ela era e o que pensava a respeito de Rafaela.

Infelizmente, ela foi a pessoa que existiu no livro para torná-lo fraco. Em nenhum momento, o leitor verá que Rafaela e Enzo são almas gêmeas. São opostos de um acaso muito louco.

"A Garota do Outro Lado da Rua" nos mostra que conseguimos chegar a amar alguém muito diferente de nós. Que não nos acrescentará nada de bom. Enzo é um jovem muito mais maduro, que sabe o que quer, que saca os deboches dela e sua insinuações mas que em vários momentos vê que Rafaela é só um conjunto de cabelo, corpo, rosto, sorrisos bonitos, porém não é nada além disso.

"Acho que debaixo desse fachada fútil, existe uma pessoa realmente especial. É impossível que alguém vazio pudesse emanar tanto brilho. Se você juntasse o que tem por dentro, com o que tem por fora, a verdadeira Rafela seria simplesmente imbatível."

O final foi péssimo e ótimo na minha visão. Acho que foi isso que não me permitiu amar o livro com tanta intensidade, pois ele tinha boas características para que isso acontecesse. O fato da protagonista se manter no mesmo lugar de sempre, ainda mais quando existe aquele início de "A Borboleta" e aí eu fiquei com um ponto de interrogação enorme no final - COMO ASSIM?????

Enfim, o livro foi criado com um propósito, que é ser usado nas escolas. Tomara que seja bem usado mesmo, e que muitos jovens percebam que "as aparências enganam".

Lucimara 31/03/2021

Livro beeeem curtinho
História bem curta, praticamente conta o relato de um dia de 2 jovens que se perderam em uma trilha e tiveram a oportunidade de se conhecer.
É para ler em um dia, mas não recomendo.

Guilherme Braga Alves 04/03/2012

Natural, familiar, sensível
Em minhas recentes idas a livrarias, o máximo que eu conseguia era sair decepcionado. Meus amigos de Twitter sabem disso. Não raro eu postava algo do tipo: "Não há mais como comprarmos livros hoje em dia. Tudo está resumido em vampiros, anjos e Nicolas Sparks." Não é bem isso, mas é quase isso.

Sexta, eu, leitor insistente, entrei em mais uma livraria e dei de cara com este livro. E eu, que já estava com mais dois na mão, pedi para consultar o preço. Não importava. Eu teria que comprá-lo de qualquer forma.

Várias vezes eu já gritei, rumo as paredes: "Será que alguém pode simplesmente fazer um livro simples, bem próximo de mim, que mostre nada de tão espetacular? Só um livro sobre pessoas normais, com a sua vidinha medíocre e todos os seus problemas? Um livro de alguém assim como eu?". Lycia deve ter ouvido meus gritos em algum lugar por aí. Se eu pedisse para que o livro fosse escrito ele não sairia tão bom.

Um nerd com sociabilidade questionável e sua paixão platônica. Um programa escolar bem carioca: Floresta da Tijuca! Um acontecimento que os isola por tempo suficiente para que eles possam talvez se conhecer. O livro é incrível. Eu devo ter gasto, no máximo, uma hora e meia para terminá-lo. Impossível parar!

A Garota do Outro Lado da rua, seu fim e sua lição me lembram o melhor livro que li em 2011, Quem é Você, Alasca?. E, sem dúvida nenhuma, foi o melhor livro que li em 2012m, afirmo ainda em março. Lycia faz um trabalho excepcional, sem recorrer a fantasia, ali naquela floresta que eu vejo todo dia, com dois personagens tão comuns. Lycia arrasa!

No entanto, eu preciso reclamar: PODIA SER MAIOR! :( hahahaha Mas, é assim mesmo: tudo que é bom dura pouco. Este livro foi, com suas pouco mais de 100 páginas inesquecível. E, pra fechar (ufa!), vou aproveitar para usar esta função tão excepcional que o Skoob nos permite e agradecer, publicamente a autora. Lycia, seu livro é incrível. Obrigado pela leitura e parabéns! Continue! Quero ler mais...
May 13/03/2012minha estante
Ainda não li, mas estou curiosíssima. Se você gosta de "vidas normais" haha, leia Harlan Coben. As histórias têm bastante suspense, porém, não são fantasiosas, te fazem querer engolir o livro.

Beijos,
May ;**
{http://tagarelando.net/journal}

Damaris 20/04/2021

Livro razoável!
O final realmente me surpreendeu porque em todo o livro está indicando algo muito óbvio e no final teve um reviravolta até que diferente do que caminhava a história! Porém achem um romance bem bem adolescente! História bem clichê! Se você deseja apenas passar seu tempo vale a pena, é um livro que se lê rapidinho! Mais se vc deseja mais que isso! Não perca seu tempo!

gleicepcouto 03/04/2012

Belo quebra-cabeça adolescente
www.murmuriospessoais.com

***

A Garota do Outro Lado da Rua (Editora Novo Século) é o quarto livro de Lycia Barros, mas o segundo lançado para o público infanto-juvenil. A autora carioca já é conhecida por escrever sobre temas que vão além de histórias bonitinhas. Nesse livro, não poderia ser diferente.

Lycia nos apresenta Enzo e Rafaela. Eles estudam na mesma escola, são vizinhos desde que se entendem por gente, porém, mal se falam. Isso é um problema pra Enzo, que nutre um amor platônico pela garota. A verdade é que os dois são muito diferentes: Enquanto Rafaela é uma menina popular e linda, Enzo é o nerd invisível e esquisito.

Um incidente durante um passeio do colégio na Floresta da Tijuca, entretanto, obriga os dois a se aproximarem, mesmo contra a vontade de Rafaela. Lutando pela sobrevivência na mata, os dois acabam se conhecendo melhor e começam a se questionar sobre seus modos de pensar e agir, assim como também sobre a amizade entre eles… Ou seria algo mais?

Já faz tempo que não leio um livro pra turma adolescente tão absurdamente bom. Se você ler a sinopse, pode até pensar: "Céus, lá vem mais um livro de adolescente nerd apaixonado pela gatona esnobe. Nada demais." A diferença toda está na habilidade da autora em contar a história. Da mesma forma que existem escritores que conseguem acabar com um bom tema quando o colocam no papel, existe o contrário também. De uma história que poderia ser considerada simples e comum, Lycia conseguiu sabiamente passar uma mensagem importantíssima, não só para jovens, como para todos.

E não estamos falando de sermão, nem nada. Tudo flui de tal forma, que é impossível pensar o contrário. "Culpa" da narrativa viva, esperta e bem humorada da autora, que, mesmo utilizando dois pontos de vista em primeira pessoa (de Enzo e Rafaela em momentos alternados), não se perde.

É essa narrativa que também faz com que o livro não diminua o ritmo um minuto sequer, assim como faz com que todos os parágrafos sejam importantes e todos os diálogos tenham algo interessante a dizer. Nada ali está fora do lugar. Tudo se encaixa como um belo quebra-cabeça que é a fase adolescente.

Os personagens te fazem sentir, contraditoriamente, de igual forma. Você sente raiva dos dois: Rafaela por ser tão imatura e fútil e Enzo por ser tão pacífico e calmo. Você se compadece dos dois: tanto Rafaela quanto Enzo são frutos do ambiente e das pessoas com as quais convivem. E assim por diante... Isso tudo, pra descobrir no final, que entre acusações e desentendimentos, na verdade, os dois possuem o mesmo defeito: vêem o superficial.

Como não se identificar com isso?

Nas entrelinhas, você vai percebendo a catarse dos personagens e se pergunta até que ponto você também está passando ou já passou por tal mudança de foco. Você ainda dá valor ao que os olhos veem? Já mergulhou mais fundo ou ainda está na superfície?

O romance do livro é doce e ingênuo. Aqui você não vai encontrar jovens surtando loucamente com os hormônios à flor da pele. (O que, sinceramente, na maioria dos livros atuais é um exagero.). Claro que não vai encontrar monges tibetanos mirins... A questão é que Lycia dá valor a sentimentos, e o que quer passar nessa história vai muito, mas muito além de romance adolescente e beijos.

A Garota do Outro Lado da Rua não é apenas mais um livro a ser lido, é uma experiência a ser vivida, por todos e em qualquer idade.

A Garota do Outro Lado da Rua
Valor médio: $20 a $30
Avaliação: Absurdamente bom
Ceile.Dutra 30/11/2012minha estante
Ai, Glegle, que bom que vc gostou. Pq pra mim, sinceramente =/
O desenvolvimento do livro foi legal, bem juvenil, de fácil entendimento, mas bem escrito. Mas o final colocou tudo a perder.

Não gosto muito de ver personagens que não se desenvolvem - para o bem ou para o mal.

Beijos!

Cyntia Bandeira 01/08/2014minha estante
To doida pra ler esse livro!

Lais Ribeiro 28/03/2012minha estante
Comprei esse livro e assim que chegar pretendo passar ele na frente dos outros. Ótima resenha :)

Laís :) 05/03/2022

O livro é nacional e bem desenvolvido, identifiquei algumas atitudes que eu com certeza já presenciei. É uma história legal e curta, não é exatamente o estilo de livro que eu geralmente leio, então a leitura não foi tão boa, não me prendeu realmente, sabe?
Eu penso que se tivesse lido ele antes, quando tinha uns 12/13 anos, teria gostado e aproveitado melhor o livro.

Jééh Dias 23/09/2012

Book tour Bookaholic - A Garota do outro lado da rua
Adorei a oportunidade de participar e agradeço imensamente ao blog Bookaholic *-* Vamos lá então.
Essa é uma resenha difícil de fazer, eu adoro a Lycia Barros mas dessa vez o livro não funcionou pra mim.
A história tem um potencial enorme, mas não consegui me afeiçoar a nenhum personagem... Eu não gostei do Enzo, eu odiei a Rafaela. Faltou paciência de minha parte e acabou que não aproveitei tanto a leitura como gostaria. Mas nem por isso deixei de entender a bonita lição que a Lycia deixa para todos os leitores:
Não julgue pela aparência. Infelizmente isso acontece muito, e essa sociedade hipócrita que coloca seu status sempre acima de quem você é de verdade ainda existe, e ainda influência os sentimentos e atitudes de algumas pessoas, que pena.
É um bom livro, mas pra mim não deu.

Ingrid 19/12/2013

Voltei a minha adolescência!

Juh Fraga 26/07/2012

Até onde nós vamos por status
A historia simplesmente prende você do começo ao fim e ainda te deixa com um gostinho de quero mais.
O livro é dividido entre o ponto de vista do fofíssimo Enzo e da Rafaela o que é super legal, pois podemos sentir o que ambos sentem e entender seus atos...
A historia se passa na cidade maravilhosa, sim estou falando do Rio de Janeiro, a primeira parte e contada por Enzo um garoto de dezesseis anos, tímido que e o CDF da turma, ele é apaixonado secretamente por Rafaela, a garota popular e desejada, por anos ele ficou a observando.
Em um belo sábado ensolarado, a escola decide fazer um passeio a Floresta da Tijuca. Nesse passeio conhecemos Alana, uma garota da classe de Enzo, que segundo ele tagarela sem parar, ele a descreve como uma garota cheia de sardas e arregalados olhos azuis, cabelo liso que esta sempre amarrado e usa óculos com hastes vermelhas .Também conhecemos Leandro amigo de Enzo.
Em meio a uma confusão Enzo é Rafaela se perdem na mata, então é ai que começa a aventura onde finalmente conhecemos quem é a garota do outro lado da rua.
A historia nos faz refletir ate onde nos vamos para sermos aceitos na sociedade e o que abrimos mão para conseguir isso. Lycia Barros escreve de uma forma leve sobre temas importantes do nosso dia a dia.

Fábio Abreu 20/05/2012

A GAROTA DO OUTRO LADO DA RUA
A GAROTA DO OUTRO LADO DA RUA

Sinopse Original
Enzo é um menino intelectual e aplicado nos estudos que não se importa em ser ridicularizado pela maioria dos colegas de turma. Ao lado de seu amigo Leandro, entra e sai do colégio com uma vida monótona e sem grandes emoções. Entretanto, há alguém que sempre balança a serenidade de Enzo: Rafaela, sua vizinha de frente, por quem Enzo é apaixonado desde a infância e é sua colega de turma. Porém, linda e popular entre os estudantes, Rafaela não se dá conta da sua existência até que um dia, em uma excursão do colégio, ambos se perdem juntos na mata. Rafaela e Enzo começarão a se conhecer melhor e perceberão o quanto estavam enganados a respeito um do outro. Mas será que esse conhecimento resultará em uma grande amizade? Será que o amor de Enzo sobreviverá além das aparências? Afinal, quem é verdadeiramente a garota do outro lado da rua?

***

Muito contente em poder fazer esta resenha.
Não só pelo livro, uma leitura rápida e agradável, mas pela autora que conquista cada vez mais espaço no disputado mercado editorial brasileiro.
A GAROTA DO OUTRO LADO DA RUA da Lycia Barros é um romance dedicado ao público adolescente, mas garanto que sua leitura vai conquistar qualquer um.
As aventuras de Rafaela e Enzo são tão reais e detalhadas que você se sente na história acompanhando seu desenrolar com certa apreensão em alguns momentos.
A linguagem bem leve facilita a leitura que fica dinâmica e super descontraída.
Se o desenrolar da história não te surpreender, o que duvido, prepare-se para o final nada convencional para esse romance adolescente.
Em certos momentos você se pega torcendo a favor, hora contra. A história traz ao leitor um mix de emoções gostoso de se sentir.
Apesar da temática teen, certamente é um livro para todas as idades.
As vezes os amor se esconde onde você menos espera!
A GAROTA DO OUTRO LADO DA RUA de Lycia Barros, eu super indico!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6