A garota do outro lado da rua

Fábio Abreu 20/05/2012

A GAROTA DO OUTRO LADO DA RUA
A GAROTA DO OUTRO LADO DA RUA

Sinopse Original
Enzo é um menino intelectual e aplicado nos estudos que não se importa em ser ridicularizado pela maioria dos colegas de turma. Ao lado de seu amigo Leandro, entra e sai do colégio com uma vida monótona e sem grandes emoções. Entretanto, há alguém que sempre balança a serenidade de Enzo: Rafaela, sua vizinha de frente, por quem Enzo é apaixonado desde a infância e é sua colega de turma. Porém, linda e popular entre os estudantes, Rafaela não se dá conta da sua existência até que um dia, em uma excursão do colégio, ambos se perdem juntos na mata. Rafaela e Enzo começarão a se conhecer melhor e perceberão o quanto estavam enganados a respeito um do outro. Mas será que esse conhecimento resultará em uma grande amizade? Será que o amor de Enzo sobreviverá além das aparências? Afinal, quem é verdadeiramente a garota do outro lado da rua?

***

Muito contente em poder fazer esta resenha.
Não só pelo livro, uma leitura rápida e agradável, mas pela autora que conquista cada vez mais espaço no disputado mercado editorial brasileiro.
A GAROTA DO OUTRO LADO DA RUA da Lycia Barros é um romance dedicado ao público adolescente, mas garanto que sua leitura vai conquistar qualquer um.
As aventuras de Rafaela e Enzo são tão reais e detalhadas que você se sente na história acompanhando seu desenrolar com certa apreensão em alguns momentos.
A linguagem bem leve facilita a leitura que fica dinâmica e super descontraída.
Se o desenrolar da história não te surpreender, o que duvido, prepare-se para o final nada convencional para esse romance adolescente.
Em certos momentos você se pega torcendo a favor, hora contra. A história traz ao leitor um mix de emoções gostoso de se sentir.
Apesar da temática teen, certamente é um livro para todas as idades.
As vezes os amor se esconde onde você menos espera!
A GAROTA DO OUTRO LADO DA RUA de Lycia Barros, eu super indico!!!

Danni 03/11/2012

"Borboletas"
"O mundo não se divide em pessoas boas e más.
Todos temos luz e trevas dentro de nós.
O que importa é o lado o qual decidimos seguir.
Isso é realmente o que somos." Siris Black (Harry Potter e a Ordem da Fênix) pág 5

Lycia sempre ensinando os valores através dos seus livros.
Não me canso de ler os livros da autora e de elogia-la sempre.

A garota do outro lado da rua mostra a estória de Enzo e Rafaela, que em uma excursão de escola na Floresta se perdem, e passam 3 dias lá.
E e lá que Enzo realmente vê quem é a Rafaela, onde ele sempre foi apaixonado por ela.
A estória é clichê, Rafaela é uma garota fútil, que se importa mais com a opinião de outros do que dela mesmo.
E no final Enzo percebeu que fez a mesma coisa.E quer saber o que aconteceu?
Leia o livro.
Mais do que recomendado!!!

Carol Lopes 18/07/2014minha estante
Também me revoltei um pouco por ele correr pra Alana logo após perceber que Rafaela não era quem ele pensava.

Flah 12/07/2012

A Garota do Outro Lado da Rua - Lycia Barros
Admito que no começo eu não dava absolutamente nada por esse livro. Eu o encontrei perdido em uma das lojas da Leitura e, como estou querendo dar uma ajudinha aos autores nacionais, acabei dando meu jeito de consegui-lo. Mas não estava tão afim assim de lê-lo.

Na verdade, acho que eu ainda tenho um preconceito muito grande por livros pequenos. Não sei bem porque, talvez seja pelo fato de que, com poucas páginas, não consigo me apegar aos personagens, à história e muito menos me emocionar com o desenrolar das coisas. Então, sempre quando eu pego um livro com menos de 300 páginas, fico com aquela sensação chata na cabeça de que será uma história pobre e rápida demais.

Acontece que, nesse caso, eu me surpreendi realmente muito! O livro é muito mais do que 115 páginas: tem uma história bonita, cheia de reviravoltas e não é nadinha clichê.

Enzo é um garoto estudioso, daqueles bem estereotipado, o tipo de nerd que todas as salas de aula têm. Para variar, ele tem uma paixão antiga por uma vizinha que ele observa e admira de longe, certo de que jamais terá chances de se aproximar. Até porque, os dois moram perto e estudam juntos há anos e nunca trocaram palavras.

Porém, em um passeio organizado pela escola, onde vão visitar a floresta da Tijuca, o destino dos dois acaba se cruzando quando ambos se perdem na floresta e são obrigados a trabalhar juntos para sobreviverem até que a ajuda chegue. É em meio a esse ambiente hostil e “selvagem” que eles acabam descobrindo um ao outro e percebem que existem pessoas de verdade por detrás das aparências. Ali, durante aqueles dias em que pensam que podem morrer a qualquer momento, acabam deixando o coração falar por eles.

Esta é a típica descrição de um romance que tem tudo para ser clichezinho, mas, conforme a história vai acontecendo, você percebe que o livro é muito mais do que somente isso. Ele trata justamente dos maiores medos que esses dois lados distintos do mundo escolar passam durantes os anos de estudo. Ele trata das aparências, dos receios e da verdade que todos nós já vivemos algum dia.

Eu fiquei surpresa quando percebi que eu gostava, torcia e aconselhava o Enzo, vendo nele um pedaço de mim mesma. Não só me apeguei ao personagem, como também devorei o livro inteirinho só para ver o que ele conseguiria tirar daquela experiência pela qual, cá para nós, todas as pessoas deveriam passar algum dia.

Adorei a narrativa, as passagens, as cenas, a história e, principalmente, o desfecho! O livro me trouxe sentimentos muito gostosos e uma sensação de intimidade com os personagens e os acontecimentos. Fazia muito tempo que um romance não prendia tanto a minha atenção, e olha que estamos falando de 115 páginas!

Aliás, apesar de reclamar tanto quanto ao número de páginas, posso afirmar que, nesse caso, ele foi perfeito. Lycia disse tudo àquilo que precisava ser dito, criando uma história curta, porém completa e que prende a atenção do leitor até a última página. Estou realmente ansiosa pelos outros livros da escritora.

Bruno Luiz 19/07/2012

A garota do outro lado da rua - Uma história de Perspectivas
A garota do outro lado da rua, é uma história infanto-juvenil, escrito pela Lycia Barros. Desde que li o primeiro capitulo no site da autora, gostei das primeiras linhas. Mesmo a temática sendo comum, com certeza nesse livro é possível ver por uma ótica diferente. Inclusive, uma das constantes da histórias são as Perspectivas.

Perspectivas no sentido de que, dada a situação podemos muito bem imaginar coisas que até então não havíamos reparado, mas não podemos fugir facilmente daquilo que realmente somos. Lidar com perspectivas é complicado para nós, imagina ao ter que tecer uma para personagens de forma coerente, e isso é feito com maestria no livro, relatando com fidelidade o que geralmente ocorre na vida real.

Em uma escola, podemos encontrar diversos tipos de pessoas, mas que basicamente se divide em, populares e não populares. E o engraçado, que em uma escola, os mais populares são os playboys, as patricinhas, quem tem recursos, quem humilhas os outros, tira onda, se exibe e etc e os não populares são aquelas pessoas que querem buscar algo da vida, aprender, estudar, gastar o tempo ali agregando algo a vida e não apenas fazer da escola um clube social.

Enzo é o não popular e Rafaela a popular. Evidentemente que essa química nunca deu certo, e para melhorar Enzo é apaixonado por Rafaela. Mas como o mundo é justo, durante um passeio os dois ficam perdidos na selva e para nossa alegria, Enzo terá a chance de conquistar Rafaela.

Uma coisa engraçada, que durante a leitura o narrador muda, ora é Enzo, ora Rafaela, me assustei com isso, pensei que a história seria toda recontada do inicio sob o ponto de vista do outro, mas fui surpreendido, pois o fluxo continua, só muda mesmo o narrador o que deixa tudo mais interessante, porque é possível conhecer bem o ponto de vista dos dois, saber como pensam e etc.

Ousadia, é disso que Enzo precisa - Diz Rafaela

De fato, guardar uma paixão é algo muito perturbador e nessa época é quando mais temos medo do não, onde queremos ser aceitos a qualquer custo e ficamos adiando a famosa declaração ( mesmo acreditando que declarações não conquista ninguém) sempre achamos que vai ser o milagre, sendo que no fundo o que muda tudo é o 'Sim', o não deixa tudo como está, nos liberta para almejar novas perspectivas. Mas, os hormônios falam mais alto e é preciso muitos tapas.

Com relação ao livro, ele é ótimo, curto, narrativa leve e com certeza dá muitos tapas na cara. Mesmo sendo uma história adolescente com certeza serve para os adultos também, seja para remeter ao tempo da escola ou para reviver aqueles sentimentos tão intensos nessa época. Eu mesmo me vi em algumas situações.

Ah, sem dúvida com livro é possível aprender o que se fazer caso fique perdido na mata. E não se preocupe com seus erros, como dizem, se não é um erro consciente foi uma tentativa de acerto.

Evy 02/01/2024

Clichê
Achei bem clichê o livro, com um final inesperado, porém não gostei tanto por não desenvolver tanto os personagens.

@natalie_livros 14/02/2022

Carambolas que final foi esse?
Esse final não estava esperando, mas ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii. Como aconteceu o final. Não quero da spoiler, mas irá se surpreender que é essa tal de borboleta no começo do livro! ? 100% recomendado galerinha

Ju 08/01/2022

Fiquei um pouco decepcionada.
Eu tava adorando a história, fiquei extremamente instigada lendo - principalmente porque estava numa viagem de carro. Eu esperava uma coisa, surgiu uma reviravolta boa que poderia ser bem desenvolvida, mas a página seguinte era um suplemento de leitura ?

Senti uma finalização abrupta, diferente do que a narrativa estava direcionando. Poderia haver uma continuação para a história.
Maria.ingridi 07/02/2023minha estante
Tbm penso o msm.

Blog Elvis Gatão (Ana Mercury) 25/08/2015

Reflexivo
O livro A Garota do Outro Lado da Rua, de Lycia Barros, narra a história de Enzo e Rafaela, jovens vizinhos, que moram um na frente do outro, embora nunca tenham se falado!

Enzo, nutre um amor profundo e platônico pela menina. Segue seus passos, fica de olho em suas redes sociais e se perde na eterna admiração pela sua linda musa, Rafaela.
"Fiquei tão zonzo com o seu toque que bastaria um sopro para eu cair. Todavia, um fiapo de amor próprio falou mais alto dentro de mim. Eu não queria somente viver uma aventura com ela. Já sofria por Rafaela o suficiente. Se ficássemos juntos agora, como seria quando fossemos resgatados?"
Numa excursão do colégio, algo inesperado acontece: há bandidos na floresta da reserva ecológica que estão visitando, e num átomo de segundo, Enzo está puxando Rafaela para o mais longe possível daquela confusão toda.

Os garotos ficam três dias perdidos na floresta, com pouca água e lanchinhos que Enzo havia trazido em sua bolsa. No entanto, essa é a chance de Enzo conquistar Rafaela, afinal, os dois estão assustados e vulneráveis; prontos para se abrirem um com o outro.
"Ela parecia uma deusa na abundancia dos atributos. Mesmo quando fazia coisas feias, como bocejar, se coçar, ou dar um grunhido de raiva, nela sempre pareciam bonitas. E agora, dormindo… Gostaria de ter palavras para descrever a cena como um poeta saberia. [...] Se precisasse, eu tinha certeza, daria a minha vida para isso."
Conversa vai, conversa vem, e seus corações chegam a bater no mesmo embalo com as revelações que surgem.

Mas então, quando tudo parece estar encaixando-se, são encontrados. Estão à salvos. O final nos surpreende!!!
"Costumava imaginar-nos juntos e sentados em seu jardim, conversando sobre a natureza, e ela admirada com todo o meu conhecimento. Sempre tive certeza de que, se ela me conhecesse melhor, se compreendesse as minhas qualidades, certamente gostaria de mim, mas nunca imaginei o que sucederia mais tarde. No por do sol finalmente nos beijaríamos, mas nunca imaginava nada indecente com ela. Pelo menos, não naquela época."
O inevitável para Enzo, permaneceu para Rafaela. Enzo descobre as grandezas do amor, das amizades e do caráter.

Lembrando que Rafaela é uma garota "na moda" e Enzo, um geek, tímido, fofo e ingênuo.

Amo os livros da Lycia, além de serem lindos e edificantes, são extremamente verdadeiros. Nem tudo são flores. São reais, isso posso te garantir!

O que quero dizer é que nem todo mundo curtirá o final, porque está acostumado com aquele clichê e imposição até do "final perfeito", do "casal do livro felizes para sempre", enfim. Nos livros dela, há muita mudança, crescimento, a busca pela felicidade pela fé, amor, simplicidade, etc.

A Garota do Outro Lado da Rua para mim, é um livro espetacular. Uma história pequena, simples, fofa e vívida.
Já fui e conheci muitas pessoas como o Enzo.
Quebraram a cara feio, mas ME-RE-CI-DA-MEN-TE! Porque se tivessem se dado conta do tanto de pessoas e coisas maravilhosas que tinham ao redor, não teriam se machucado tanto.

A mensagem que predominou do livro para mim, foi que devemos sempre, sempre mesmo, valorizar e amar incondicionalmente nossa família, amigos, quem nos quer bem. E deixar as aparências e ilusões de lado.
Vivendo na real, sacou? Sem menosprezar a sua vida, porque ela não é tão fresquinha como a do outro!

E aí, ficou curioso??? Então corre e vai lê-lo, você vai amar! E amar ainda mais você mesmo e quem te dá valor de verdade!

Beijocas,
Ana M.

site: http://elvisgatao.blogspot.com.br/2015/06/resenha-garota-do-outro-lado-da-rua.html

Nanda 26/04/2012

[Resenha] A Garota do Outro Lado da Rua
À primeira vista parece clichê, a velha história do nerd que se apaixona pela garota linda e popular, mas é só começar a ler que você descobre que o livro traz muito mais do que isso. Muito diferente das atuais historias de amor, que na maioria das vezes se apoiam no famoso "sexo vende", Lycia Barros traz um livro admirável, cheio de valores e com uma moral no fim. Juntando elementos simples, e dando destaque a preservação da natureza, a autora conseguiu criar um quadro que vai além de beijos e do típico romance adolescente.
Admito que como uma fã de Harry Potter, Lycia me conquistou logo de cara com a citação de Harry Potter e a Ordem da Fênix no inicio, mas o livro em si e cativante.

"O mundo não se divide em pessoas boas e más.
Todos temos luz e trevas dentro de nós.
O que importa é o lado o qual decidimos seguir.
Isso é realmente o que somos.
- Sirius Black (Harry Potter e a Ordem da Fênix)"

A historia é contada por dois pontos de vista extremamente diferentes, o de Enzo, e o de Rafaela. Enzo é apaixonado por Rafaela desde criança, ele tem um verdadeiro amor platônico por ela, e a coloca num pedestal.

“Às vezes, eu ficava durante horas sentado na calçada com a minha caixa da coleção de insetos colocada entre os joelhos, pensando em chamá-la para brincar, mas nunca tive coragem.”

Tudo o que Enzo imaginava sobre Rafaela começa a desmoronar quando, depois de um incidente durante uma excursão da escola, eles ficam perdidos na floresta. Com diálogos simples, e as tiradas sarcásticas de Enzo a história se conduz de forma divertida.

“Não, fique aqui. Olha – abri minha mochila-, fique com isso. – Entreguei-lhe meu desodorante, me esforçando para manter a seriedade. – Bichos têm medo disso, se algum aparecer e te ameaçar, espirre com toda força. Mas se eles não se meterem com você, fique quietinha.Intrigada, Rafaela deu uma rápida borrifada no ar.- Eu gosto do cheiro, por que eles iriam fugir?Segurei uma risada.- Por causa do barulho, não do cheiro.”

Na visão de Rafaela vemos uma garota ligada nas aparências, mas que por dentro e confusa como qualquer outra garota de 15 anos. A convivência com Enzo começa a despertar sentimentos nela, alguns deles bem indesejáveis, e que ela não compreende bem.

“Começo a perceber que sempre quis admirar esse tipo de cara. Talvez já admirasse secretamente, embora reconheça que não são populares. Mas é como se Enzo cutucasse uma parte boa dentro de mim. Tenho plena consciência disso, muito embora acredite que jamais darei o braço a torcer. Minha vida era tão simples antes de conhecê-lo... Eu a quero de volta.Ainda faço um pedido secreto: se houver realmente um Criador neste mundo, por favor, transforme Enzo em alguém atraente!”

Em meio a varias brigas deles, e alguns chiliques de Rafaela, Enzo começa a descobrir que ela não e perfeita como ele a idealizou. E tudo o que eles passam leva a um final surpreendente.
Eu adorei o livro, consegui realmente sentir, e me identificar com os personagens, e gostei da mensagem que o livro traz. Eu li o livro em um dia, e no outro dia já estava lendo de novo, e uma leitura que prende a atenção e não cansa, recomendo com certeza!
Nanda 19/08/2012minha estante
Originalmente postada em: http://www.entrelinhascasuais.com/2012/04/resenha-garota-do-outro-lado-da-rua.html

Marcelle 22/06/2017

A garota do outro lado da rua - Ago/2014
Como escrito na capa, esse realmente é um livro teen. Sou muito fã da Lycia Barros, mas comparados a outros livros da autora que li, achei esse um pouco mais fraco, acredito que o motivo seja realmente pelo fato de ser dedicado a um público mais jovem.

A história é um tanto clichê, e eu adoro clichês. Mas a forma como a aproximação de Rafaela e Enzo - os protagonistas e narradores da história - aconteceu foi um tanto quanto diferente. Gostei muito dessa parte e me tornei fã número um de Enzo, tão inteligente, centrado e apaixonado.
Já não posso dizer o mesmo de Rafaela. Ela me irritou em vários momentos, mas acho que esse era mesmo o objetivo da autora, podemos tirar muita coisa do relacionamento dos dois.

O livro é bem curto, em uma hora e meia concluímos a leitura e a história se passa praticamente com os nossos protagonistas perdidos na mata, como eles fazem para sobreviver e passar o tempo, suas tentativas de retornarem a trilha, seus diálogos reveladores, etc.

A Garota do Outro Lado da Rua nos mostra que nem sempre as pessoas são como imaginamos. Que a aparência pode enganar muito e que tantas pessoas são escravas da imagem. Nos mostra que as vezes julgamos alguém por algum ato, mas não olhamos para os nossos próprios atos. E nos mostra ainda que, nem sempre as coisas são do jeito que deveriam ser.
É uma leitura bem leve para passar o tempo, mas indicada realmente ao público jovem, acho que trará boas coisas.

Eliana Zummach 14/03/2017

A garota do outro lado da rua
O livro é pequeno, com apenas 115 páginas, li em menos de uma tarde, pois a história me prendeu, porém achei que o final poderia ter sido mais explorado, justamente por ter uma reviravolta, faltou uma continuação. Mas mesmo assim adorei.

Jôjô 20/03/2021

Gostei da história, não gostei dessa Rafaela esnobe, gostei do Enzo tentou mostrar pra ela o que tanto admirava mas ela preferiu ser o que as amigas diziam, ainda bem que Enzo enxergou em Aluna o que tanto procurava.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6