Faces de Um Anjo

Faces de Um Anjo Hermes M. Lourenço

Resenhas - Faces de Um Anjo

Fulana Leitora 06/01/2013

Resenha feita por Kezia Martins para o blog Fulana Leitora: http://fulanaleitora.blogspot.com.br/2013/01/resenha-de-book-tour-faces-de-um-anjo.html
Eu peguei esse livro pelo Book Tour do Selo Brasileiro. Comecei a leitura sem grandes expectativas e fui completamente surpreendida. Agora vou tentar explicar para vocês o motivo de minha surpresa.

Faces de um Anjo nos apresenta a história de Letícia Lorn. Uma protagonista que consegue reunir todas as qualidades de uma heroína sem perder a sua humanidade. Letícia é uma física muito conceituada, e a pedido de seu antigo professor se une a ele em uma pesquisa altamente sigilosa.
Foi encontrada em Luxor no Egito, uma misteriosa esfera que caiu do céu, tão pequena, mas que esconde grandes mistérios. A pesquisa envolve a possibilidade de viajar no tempo. Porém, um objeto tão poderoso pode ser cobiçado por muitos, como Samael; a personificação de uma alma perturbada. Samael, um misterioso psicopata inicia sua caçada, mas não é apenas atrás da esfera que ele está.
Letícia pertence a um coven de bruxas ao qual é formado apenas por mulheres, ela está prestes a atingir o mais alto grau da bruxaria. Samael, o Anjo Inquisidor, como se auto-intitula, começa a sua caçada. Uma a uma as bruxas caem perante a sua loucura. Em sua insana caçada, Samael incrimina Letícia para que possa roubar a esfera e se tornar senhor do tempo.
Letícia se vê encurralada, sozinha e perdida. Onde encontrará forças para deter Samael? Será que ela irá conseguir impedí-lo?

"As folhas e o pingente lhe trarão a liberdade, e o cristal rosa a verdade. A chave é acreditar!"

Posso afirmar, com toda certeza, que essa foi uma das minhas melhores leituras de 2012. Hermes conseguiu unir vários elementos em uma história muito bem escrita e estruturada, com uma inteligência aguçada, um mistério intrínseco e um toque mágico.
À princípio, julgando pelo nome, imaginei que se tratava de uma história de anjos. Mas ao decorrer da leitura entendi perfeitamente a escolha do título. Ele se encaixa com perfeição para dar mais um ar de mistério e suspense a história.

"Uma lagarta pode transformar-se em borboleta. A diferença do ser humano e a borboleta é que muitas vezes a alma humana pode ter o efeito contrário - transformar-se de borboleta em lagarta."

À base de muito mistério, suspense, magia e ficção, Faces de um Anjo nos captura em cada página e nos leva a um fim inimaginável. Simplesmente surpreendente. Leia e descubra quantas faces esse livro carrega.

ELAINE 15/02/2012

final surpreendente
Letícia Lorn além de ser uma renomada física, é também uma bruxa pertencente à mais alta hierarquia da magia, fatos que acabam levando à destruição de sua família e de sua reputação, pois o psicopata Samael está obstinado em destrui-la. Alie-se a tudo isso, a descoberta de uma misteriosa esfera que permite viajar no tempo, à qual apenas Leticia e outros cientistas tem acesso.

À princípio,achei peculiar a escolha do autor por uma protagonista feminina, sendo ele um homem. Tive receio que ele não conseguisse constituir bem a personagem, dando-lhe a densidade necessária, mas devo admitir que ele realizou tal tarefa a contento. Se Letícia não é extremamente arrebatadora, também não é "forçada" ou detestável. A história é muito bem construída, especialmente no que se refere ao teor policial e aos detalhes dos crimes, tão bem detalhados pelo autor, que afinal de contas, é formado em medicina. Gostei também da ambientação em território brasileiro (a história se passa em São Carlos, interior de São Paulo), o que confere originalidade e familiaridade à história, algo que por vezes sinto falta em livros estrangeiros. Mas o verdadeiro "pulo do gato", fica por conta do final, que me surpreendeu muito e fez o livro valer muito a pena.

RUDY 07/09/2012

RESUMO SINÓPTICO:
RESUMO SINÓPTICO: Rute havia dado uma educação rígida a seus filhos: Edward, adotado, questionar e físico nuclear; e, Letícia, PHD em Física Quântica e guardava um segredo de família, passado apenas a primogênita feminina.
Há 10 anos Edward e Letícia sofrem um acidente de carro e Letícia consegue salvar Edward, porém, algum tempo depois, ele comete suicídio, jogam-se de uma ponte. Letícia passa a ter terror noturno após o acidente e sente-se culpada pela morte do irmão que tanto amava.
Igor é advogado e quase tem um 'affair' com Letícia, porém, ambos acham melhor cultivar apenas amizade.
O professor Isaac está há passeio no Egito com sua esposa, quando um menino o aborda e vende uma esfera caída do céu. Ele a traz para o Brasil onde mora. Começa a analisá-la no laboratório do Instituto de Tecnologia de físicos onde trabalha e acaba fazendo descobertas impressionantes sobre a esfera.
Professor Isaac convida Letícia para participar das pesquisas e a partir daí, acontecimentos estranhos e mortes começam a acontecer e as pistas incriminam Letícia...

A anélise completa você encotra nos blogs:

BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2012/09/resenha-53.html

BLOG CRL: http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/2012/09/resenha-faces-de-um-anjo-hermes-m.html
Hermes 11/09/2012minha estante
Olá Rudy! Obrigado pela resenha. Espero cada vez mais estar trazendo livros instigantes a todos meus leitores.

Michelle 05/01/2023minha estante
intrigante

F. G. CARD 12/03/2012

Candidato a Best Seller
É impressionante a evolução de Hermes M. Lourenço apurada neste livro.

Digno de ser comparado a Best Sellers como O Código Da Vinci e Anjos e Demônios, Hermes é facilmente comparado a Dan Brown com a trama desenrolada neste livro.

Letícia Lorn, a protagonista, evoca a síntese da beleza, inteligência e suspense por ser ao mesmo tempo uma cientista, uma bruxa e ser descrita como estonteantemente bela.

Samael representa a personificação do vilão atormentado e contribui deveras para que o leitor seja presenteado com um final arrebatador, de tirar o fôlego!

E as 256 páginas deste livro, aliadas à excelente diagramação tornam a leitura rápida e fluída. Além disso a trama de Hermes não deixa o leitor desgrudar do livro 1 minuto sequer.

Li em 3 dias porque tinha outros compromissos, mas se pudesse o teria lido em uma sentada só.

Indispensável!

M. Scheibler 27/09/2012

Segundo livro do autor que leio (o primeiro foi O ENIGMA DO FOGO SAGRADO) e já posso considerá-lo um dos meus autores nacionais favoritos. Mantendo a linha de misturar aventura, mistério e temas ligados à religião, Hermes Lourenço nos apresenta uma obra empolgante, cujos detalhes enriquecem muito a trama.

Um ponto que nos faz refletir muito é a questão dos erros de julgamento, pois a personagem principal é erroneamente acusada de cometer uma série de assassinatos. Por causa disso, sofre até tortura. Quantos por aí já passaram pela mesma situação.

O tema central trata da descoberta de uma possível nova fonte de energia, que, como tantas outras coisas valiosas no mundo, é alvo de cobiça. A busca pelo poder parece inerente ao ser humano e ele não mede esforços para conquistá-lo, nem que pra isso necessite matar.

Aliado a isso, a bruxaria é tema recorrente na obra, mas de maneira excelente ela desmistifica o total lado ruim tao imaginado pelas pessoas. O termo "bruxa" não significa alguém do mal, como a maioria pensa.

O final é surpreendente, como poucas obras que li ultimamente apresentaram. Ele nos faz refletir como certas decisões precisam ser tomadas, mesmo que pra isso algo ou alguém necessite ser deixado de lado em prol de um bem muito maior.
Hermes 14/03/2013minha estante
Obrigado M. Scheibler! Adorei a resenha. Um forte abraço!

Angelica Brezel 01/12/2012

Surpreendente!
Vocês conhecem algum autor brasileiro que escreve livros de suspense com ficção, que prendem a atenção do início ao fim?

Eu conheço um... O nome dele é Hermes M. Lourenço, autor de livros maravilhosos como O Enigma do Fogo Sagrado e Faces de Um Anjo.

O último livro que li do autor foi o lançamento Faces de Um Anjo e o que eu posso dizer é que o livro não me decepcionou em nenhum momento.
A trama é muito bem desenvolvida e prende o leitor a cada página.
O suspense toma conta da história, nos deixando curiosos e ansiosos para chegar ao fim da leitura.

A personagem principal é Letícia Lorn, uma renomada física, que já sofreu algumas perdas em sua vida. Mas segue sempre dedicada ao seu trabalho.

Quando Letícia menos espera, recebe o telefonema de um professor do Instituto de Tecnologia, que ela admira muito.
O professor pede a ela para ajudá-lo a investigar sobre uma misteriosa esfera encontrada em Luxor.
Letícia aceita o desafio e, a partir daí, tudo começa a se complicar...

Letícia passa a ser perseguida por um psicopata, que quer roubar a esfera e, além disso, é um caçador de bruxas.

Só não posso falar para vocês qual é a ligação entre Letícia x esfera x bruxas x psicopata e até mesmo anjos. Pois, esse mistério, vocês precisam desvendar no decorrer da leitura. ;)
O que eu posso adiantar é que o desfecho é surpreendente e que o autor conseguiu unir todos os pontos da trama nos deixando satisfeitos com o resultado final.

Enfim, achei Faces de Um Anjo uma leitura muito agradável!
Indico a todos aqueles que adoram livros de suspense, ficção, ação, com um quê de misticismo.

Curti!!

Não vejo a hora de ler outros livros do autor! :D

* Confira outras resenhas em http://pensamentotangencial.blogspot.com
Hermes 14/03/2013minha estante
Olá Angélica! Obrigado pela resenha! Um forte abraço!

Glaucia 07/06/2012

Resenhas Mix Literario - http://www.mixliterario.com/2012/06/resenha-faces-de-um-anjo-hermes-m.html
Faces de um Anjo é um livro intrigante e ao seu término me deixou revoltada. Revoltada? Sim revoltada! Não revoltada com a narrativa, muito menos com o enredo criado e os seus personagens. O que mais me incomodou, sinceramente, foi chegar ao final sem ter ao menos me aproximado do desfecho criado pelo autor.

Normalmente quando lemos um romance policial, ou um suspense, passamos o tempo inteiro indagando sobre o desfecho, tentando descobrir o assassino, as motivações e na maioria das vezes o grandioso segredo. O que posso dizer sobre Hermes? Um gênio? Talvez... Não sei se minha percepção, que tentava o tempo inteiro acompanhar os fatos, deixou passar coisas importantes. Se sou um pouco burra para compreender o desenrolar da estória. Não sei! Prefiro acreditar na genialidade do autor. Acho que o mérito da questão foi toda dele, por ter conseguido desviar a minha atenção do que realmente era importante e me enganado... Muito boa Hermes!

Fique furiosa! Confesso que fiquei! Mas também com uma sensação gostosa, de apreciar uma obra de ótima qualidade. O que posso dizer sobre Hermes? Pergunto novamente e me vem à mente. Ele é o Dan Brown brasileiro. A diferença é que Hermes é sucinto e sabe escrever na medida certa, sem enrolar com fatos irrelevantes. Acho que esse foi o grande X da questão. Enquanto lia tentava ligar os fatos e quanto mais fazia, mais confusa eu ficava e me afastava do fato real a ser notado.

A narrativa do livro foi realizada em terceira pessoa, de forma brilhante e inteligente. Capítulo a capítulo o autor coloca acontecimentos que o leitor tenta conectar, porém relevantes apenas no final. Todos eles, no entanto, têm algo a acrescentar na estória, mesmo que naquele momento não faça o menor sentido. A compreensão vem com o avançar da trama.

As personagens são bem interessantes, mas eu gostaria de me focar em apenas duas, que são as protagonistas do livro: Letícia e Samael.

Letícia Lorn é PhD em física quântica e respeitava no meio academio. Ela viveu um grande drama em sua vida, após a morte do irmão, e tem uma vida dedicada ao trabalho, aos estudos e a mãe. Nossa protagonista é uma mulher boa, forte e com uma personalidade muito amável. Possui uma inteligência notória, mas sua vida sentimental não é muito movimentada, apesar das investidas do promotor Igor. Tem um segredo, que somente as mulheres da família têm conhecimento... É uma bruxa e está prestes a ser elevada ao mais alto grau conferido pela bruxaria.

Letícia é convocada por um antigo professor, Isaac, a participar de uma pesquisa importantíssima, que pode render as eles o premio Nobel. Assim que fica a par da descoberta, uma esfera encontrada no Egito, ela percebe a importância daquela pesquisa, pois a esfera tem o poder de retroceder o tempo, e com o avanço das pesquisas poderia permitir viagens ao passado.

Porém nem tudo são flores. No dia da sua cerimônia de elevação ao alto grau da bruxaria, uma de suas tias desaparece, isso faz com que Letícia deixe de ir ao laboratório para trabalhar. O que ela não imagina é que o professor Isaac e o Militar responsável são assassinados, a esfera roubada e ela incriminada por esses crimes. De uma hora para outra, a vida de Letícia Lorn vira de cabeça para baixo, outrs assassinatos são cometidos e Letícia acaba presa por agentes internacionais.

A outra personagem intrigante, e em minha opinião mais importante, é Samael. Se você me perguntar como definir esse homem, teria apenas uma palavra para ele: psicopata. Sim! Esse homem se diz um “anjo inquisidor” e dedica sua vida caçando bruxas. Samael se acha acima da lei e dos homens, como se fosse a própria voz de Deus. Na verdade é um louco dotado de extrema inteligência, que canaliza isso para matar com requintes de crueldade e sem a menor compaixão. É capaz de entrar e sair de qualquer local sem ser notado. Um verdadeiro mestre dos disfarces, com enorme poder de persuasão, charme, carisma e que passa confiança nas outras pessoas. Tem muitas caras, muitos nomes e uma obsessão: Letícia Lorn. E é por causa dessa obsessão que ele fará com que Letícia seja incriminada pelos seus crimes e a perseguirá para executar o “seu dever” como exterminador. Mas também para descobrir o poder da espera que Letícia está estudando com o professor Isaac. Sua nova obsessão agora é se tornar o “Senhor do Tempo”.

Bem gente, acho que só pela descrição dessas duas personagens vocês podem imaginar o que é o livro. É claro que existem outras personagens importantes e que dão mais dinamismo ao livro. Mas foque-se nessa situação: “Um louco que se diz anjo, caçando uma física que também é uma bruxa, e que deseja descobrir como manipular o tempo”. É basicamente isso e todos os fatos nos levam a esse ponto.

Tenho que destacar que o autor também soube trabalhar bem a parte mística e mitológica. Acho que deu um pouco de trabalho falar sobre as bruxas e os costumes. Também deve ter pesquisado algumas coisas sobre simbolismo, para tentar explicar o símbolo da esfera e a sua ligação com a bruxaria. Não foi simplesmente sentar, inventar e escrever. Ele fez isso com algum fundamento, que estudou e isso também é trabalhoso. Então é mais um motivo pelo qual devo parabenizar o Hermes.

Espero que tenham gostado da resenha e que não deixem de comprar o livro. Esse tipo de livro é aquele que fica na estante, que você não empresta, não dá e não troca. É uma pequena jóia que deve ser relida e apreciada.

Bjs no core
Hermes 11/09/2012minha estante
Olá Glaucia, amei sua resenha!Ficou fantástica!! É essa a energia que quero transmitir para todos meus leitores.

Liliana 19/07/2012

Faces de um Anjo
Incontáveis gerações femininas da família Lorn têm recebido um dom muito especial: a bruxaria. Este poder seria para praticar o bem, para equilibrar as forças da Terra e proteger a linhagem.
Pouco antes de Letícia ser finalmente iniciada, sua vida estava perfeita e sob controle. Um antigo professor a chama para resolverem um mistério e aquilo a instiga. Enquanto trabalha secretamente no projeto, um homem que se denomina Anjo Samael anseia por vingança, por sangue bruxo. Ele sabe exatamente onde procurar.

- E o que a Ovelha diz...

É um livro de gênero diferente do que geralmente é publicado. Traz aventura, drama, suspense e ficção em grandes quantidades para um leitor guloso. Possui também qualidade de escrita e uma narrativa embebida nas emoções dos personagens.
Hermes 11/09/2012minha estante
Olá Liliana, obrigado pela resenha.
Comprometo-me a melhorar cada vez mais nas próximas publicações.

Paola 19/09/2012

Surpreendente!
Terminei nesse exato momento de ler Faces de Um Anjo, do querido autor Hermes M. Lourenço, e não posso dormir antes de postar a resenha!

Letícia Lorn, uma renomada física. Mulher bonita, de rosto angelical e super discreta. Há oito anos tem sonhos perturbadores com seu irmão Edward, que morreu em um trágico acidade. E em todos os sonhos a moça acorda atordoada, pois não se conforma com a morte do irmão.

Logo após um desses sonhos Letícia recebe uma ligação de um antigo professor, Isaac, que a convida para participar de uma grande pesquisa. Ao chegar ao Instituto de Tecnologia de São Carlos, Letícia percebe que a pesquisa do professor é de alto sigilo, pois o laboratório está sendo protegido pela base militar. E como toda boa física promete entrar de cabeça nessa pesquisa.

A história também conta com a participação de Samael, um louco que se acha um anjo. Esperto... Mal... Muito mal!!! Um homem que se acha capaz de julgar, condenar e matar pessoas para conseguir seu objetivo: ser o senhor do tempo! Ele acha que a sua missão é purificar a humanidade!!! E por isso começa a sua caça as bruxas...

As bruxas... Renata, Raquel... Tias de Letícia... Rute, mãe da moça... E a própria Letícia... Que sempre foi criada para que pertencesse a alta patente da bruxaria! Mas, a moça é tão discreta que nunca ousou falar com ninguém sobre a tradição familiar!

A história começa a ficar interessante quando Letícia recebe uma ligação que não a deixa continuar as pesquisas. Após essa ligação vários fatos a impedem de concluir essa missão e acabam levando a jovem a outros rumos!

Qual seria o motivo da ligação que levou Letícia a abandonar sua pesquisa? O que de fato aconteceu para que ela fosse levada para outros rumos? O que se passa pela mente psicopata de Samael? Qual o grande segredo disso tudo?

São respostas que encontramos ao longo das 253 páginas de Faces de Um Anjo! Em uma narração empolgante, Hermes consegue levar o leitor a imaginar um final que na verdade é outro... Totalmente surpreendente! O livro é super indicado e superou totalmente as minhas expectativas!

Aleska Lemos 14/08/2012

Faces de um anjo
A primeira impressão que tive, foi que o livro parecia ser escrito por Dan Brown. Isso é sim, um elogio. Brown escreveu um dos melhores livros de suspense da década passada (na minha opinião). A característica marcante desta história que revela a semelhança, está no inicio, que apresenta fatos entrecortados, e nos capítulos que ora são escritos na voz de Letícia, ora na dos policiais Pâmela e Morgan e ora pela do assassino.

Um bom suspense é aquele que te deixa em agonia e alerta o tempo inteiro, e que por isso te faz ignorar as pistas dadas pelo autor. Desde o início estava na cara do leitor quem era o assassino de “Faces de um anjo”, mas a tensão só me fez descobrir depois da segunda metade do livro. A Rainha do Crime era mestra nisso. Fazia você ver a verdade e depois descarta-la achando que era uma ideia absurda. É claro que o autor não foi tão genial quanto ela nesse aspecto, mas chegou bem perto.

Porém, como eu sou muito chata, tenho que apontar uma coisa. Não chega a ser um defeito, talvez seja até uma qualidade fazer o leitor sentir raiva dos personagens, e ele conseguiu me deixar bem irritada quando descreveu os agentes americanos da AIA. Isso porque depois de assistir CSI, você fica meio esperto quando o assunto é métodos de investigação, e A Pâmela e o Morgan são terrivelmente ineficientes. Quem já se viu descartar um suspeito que entrou na cena do crime mais ou menos no horário que tudo aconteceu, só porque ele não parecia ter o perfil? Afinal, as aparências não enganam? Ok que a maioria das evidências apontavam para a personagem Letícia, mas se você quer descobrir um culpado, você primeiro tem que checar as possibilidades. Na minha cabeça os apelidei de “fucker and sucker”. No entanto, sei que a intenção do autor era mostrar que esses policiais estavam desesperados para achar o culpado e recuperar o objeto roubado por motivos pessoais e descarregando seus problemas numa pessoa inocente. Mas que deu raiva, deu (estou dando um sorriso amarelo agora). Reparem não que eu sou muito passional quando se trata de livros.

Saindo de um polo a outro, esse livro também fala da mitologia celta. Em meio a essa grande investigação policial, existe um segredo na família de Letícia que os liga diretamente ao mago Merlin e sua linhagem celta. Esse mistério também ata essa família ao objeto roubado, através de um símbolo que remonta a sagrada trindade. Para nós, é Deus Jesus e o Espírito Santo, mas para os celtas tem a ver com a virgem, a mãe e a anciã, ou também com a trindade “mente, corpo e espírito”. Este símbolo encontra-se no objeto esférico que é roubado das pesquisas de Letícia e Isaac, mas também pertencente à tradição da família Lorn, que é a da personagem principal.

Acusada injustamente por um crime cometido contra sua família e seu projeto de pesquisa científica, Letícia teve que ter muita fé, astucia e coragem para mudar todo aquele quadro sinistro que fora armado para ela. Sem falar no sacrifício que escolheu fazer no final para que tudo desse certo e menos pessoas inocentes se machucassem. Acredito que a história também lança a pergunta: “em quem podemos confiar?” e nos faz pensar sobre nossos valores e egoísmos.

Por fim, recomendo esta leitura rápida a todos amantes de suspense com estômago e coração fortes, pois algumas cenas descritas no livro são bem sangrentas. Parabéns ao autor Hermes Lourenço pela obra!
Hermes 11/09/2012minha estante
Olá Alê! Obrigado pela resenha e me comprometo a melhorar cada vez mais nas próximas publicações.

Helana O'hara 11/09/2012

Faces de um anjo.
Letícia Lorn é uma física extremamente inteligente, culta, vive com a mãe Rute. E há oito anos tem sonhos estranhos com seu irmão adotivo, que se matou, a moça não entende e não se conforma com o acontecido.
Ela também foi criada para ser bruxa por sua mãe e suas tias que acreditam que Letícia sem grande potencial para tal. Depois de um desses sonhos com seu irmão, ela recebe um telefonema de Isaac, um velho professor pedindo para que apareça da Universidade e o ajude em uma pesquisa. Claro que a moça não vai negar.

Na Universidade, em um laboratório secreto vigiado por militares, Isaac apresenta a moça uma esfera que tem o poder de fazer as pessoas viajarem no tempo, o professor pede a Letícia para ajudá-lo a desvendar o mistério trás dela. Pois ele acredita que ela seja a única que possa ter a resposta daquilo.
Ela topa o desafio.

No meio dessa bola de neve um individuo estranho, Samuel, tenta acabar com as mulheres da família Lorn. Matando uma a uma.

O autor nos apresenta uma obra bem complexa, misturando seres de outro planeta, bruxaria e viagem ao tempo, militares, agentes especiais. Esses ingredientes poderiam dar uma história bem bizarra, se não fosse o cuidado do autor ao desenvolver cada capítulo para não fugir do tema central do livro a morte das mulheres e o mistério da esfera.

Faces de um anjo nos apresenta personagens complexos também. Letícia parece ser perturbada, isso fica visível no livro a cada passo que o assassino dá ao matar alguém de sua família ou amigos.

Nossa heroína tenta achar a solução dos problemas o mais rápido possível, antes dela ser pega pelo assassino.
Mas claro o mistério é desvendado apenas no final do livro e não deixa a desejar isso você pode ter certeza.

O livro tem uma leitura agradável e rápida, a cada capitulo que você lê, quer saber rapidamente o que vai acontecer com os demais personagens que rondam a vida de Letícia e descobrir o que vai acontecer com ela nesse jogo de próxima vitima.

Super recomendo Faces de um Anjo, a história é louca, frenética e envolve o leitor na medida certa!!!
Hermes 11/09/2012minha estante
Olá Lana! Adorei a resenha.
Espero surpreendê-la cada vez mais com as próximas publicações.

ricardo_22 25/09/2012

Resenha para o blog Over Shock
Faces de um Anjo, Hermes M. Lourenço, 1ª edição, Içara-SC: Dracaena, 2011, 256 páginas.

Médico formado no Rio de Janeiro, o autor paulista Hermes M. Lourenço escreveu diversos livros e conquistou alguns prêmios literários, principalmente pela participação em antologias. Atualmente mora em Belo Horizonte e lançou em 2011 o livro Faces de um Anjo.
Em uma visita ao Egito, o professor Isaac adquire uma esfera com poderes e que teria caído do céu. Voltando ao Brasil, o professor entra em contato com Letícia Lorn, uma antiga aluna e única que pode ser capaz de desvendar os mistérios por trás dessa esfera mágica.
Letícia, a exemplo da maioria das mulheres de sua família, faz parte de um antigo grupo de bruxas, com segredos e rituais específicos. O problema é que, durante a pesquisa sobre a misteriosa esfera, aparece Samael, um psicopata decidido a matar todas as bruxas, sem poupar esforços para isso. Inicia então uma caça as bruxas que pode colocar em risco a importante pesquisa do professor Isaac, que não só envolve o Instituto de Pesquisa.

“Sentiu frio e sede. O corpo começou a tremer na última tentativa biológica de aquecê-la. Então a dor a tornou-se mais suportável, até que algum tempo depois já não a sentia. Foi invadida por uma sensação de paz e alívio, até que tudo tornou-se uma escuridão eterna” (pág. 104).

Ao iniciar a leitura de Faces de um Anjo, rapidamente encontrei aquilo que um dia considerei essencial em uma leitura: mistério, um tema interessante, um antagonista capaz de tudo para se sobressair e situações que colocaram o protagonista em um túnel onde dificilmente encontrará uma luz. Em pouco tempo o autor Hermes M. Lourenço construiu uma trama complexa, impedindo que o leitor se desapegue da leitura de seu livro, que possui um ritmo acelerado desde a primeira página.
Fazendo referência a época da Santa Inquisição, aos poucos o autor mostra, sobretudo na hora dos assassinatos, uma grande preparação para falar sobre o assunto, usando os mesmos métodos dessa época. Apesar de muito bem escrito durante todo o livro, é quando Samael, o psicopata, entra em ação que o autor conquista o leitor com o tamanho e a riqueza de detalhes na descrição das mortes. Outro ponto de destaque é o fato do autor ter explorado os quatro elementos e a figura do anjo Samael – o Veneno de Deus -, também chamado de destruidor.
Hermes M. Lourenço apenas pecou em alguns pontos em que houve controvérsias, ou que os diálogos não foram construídos adequadamente a uma história como essa. Por ser um livro com uma pegada policial, por exemplo, a construção dos diálogos deveria não se focar na formalidade, afinal o público alvo não se importaria com isso. Essa formalidade não acontece durante todo o livro, mas é um detalhe desnecessário e que poderia certamente ser usado de uma forma diferente.
Até determinado momento, o título “Faces de um Anjo” pode ser considerado uma incógnita, afinal, por diversos motivos o livro poderia levar esse título. É no momento que menos esperamos que Hermes M. Lourenço surpreende com um final digno dos grandes livros do gênero e entendemos não só a relação do título com a história, como também a importância da esfera citada no início.

Mais em blog: http://www.blogovershock.com.br/2012/09/resenha-108-faces-de-um-anjo.html
Hermes 14/03/2013minha estante
Olá Ricardo! Adorei a resenha. Um forte abraço!

P. M. Zancan 03/09/2012

De tudo, um pouco
Diz-se que um especialista entende muito sobre pouco enquanto um generalista entende pouco sobre muito. “Faces de um anjo”, sem dúvida, é um livro generalista. Nele encontram-se uma sociedade secreta de bruxas, um “serial killer”, artefatos alienígenas, militares brasileiros, agentes do governo norte americano, viagem no tempo...

(...)

A estória é centrada em Letícia Lorn, física especializada em mecânica quântica e membro de um seleto grupo secreto feminino. Ela é convidada a participar de uma pesquisa incomum a um misterioso artefato descoberto no vale dos reis. (...) Entretanto, o fato de Letícia ter se tornado uma das poucas a fazer parte deste projeto secreto acaba por colocá-la em grande perigo.

Paralelo aos estudos científicos, Samael (...) ambiciona tornar-se um “anjo”. Para cumprir este insólito objetivo, ele pretende usar seus vastos recursos para se livrar das “adoradoras do demônio”. Letícia encontra-se em seu caminho e, por conseqüência, ele descobre o artefato, aumentando sua ambição.

(...)

A cada ação de Samael, diminuem as chances de Letícia encontrar uma solução. Como se não bastasse se defender de um assassino desconhecido, ela se depara com os impacientes agentes da AIAS, que não veriam problema em desaparecer com os envolvidos, se isso os conduzisse à conclusão da missão.

O autor consegue concluir a estória conectando todos os pontos pertinentes apresentados dês de o prólogo. Cada parte do livro é minuciosamente descrita, permitindo realçar a crueldade dos assassinatos.

(...)

É um livro para ser aproveitado como um todo, visto que, isoladamente, cada parte (policial, misticismo, ficção científica,...) ficaria superficial. (...) Entretanto, como escrevi no início, esta é uma obra “generalista”, tratando um pouco de cada assunto.

A resenha Completa encontra-se em:

P. M. Zancan
Hermes 11/09/2012minha estante
Olá P.M Zancam! Obrigado pela resenha. Espero que tenha tido uma leitura instigante e envolvente.

Al Gomes 01/12/2012

A bela e renomada física, Letícia Lorn, nunca conseguira superar a morte de seu amado irmão Edward, que morrera em um trágico acidente de carro. Ambos possuíam uma ligação muito forte e mesmo após oito anos de sua morte, ela ainda continua tendo perturbadores sonhos com ele. Certo dia, após um desses sonhos, ela recebe uma ligação de seu antigo Professor Isaac do Instituto de Tecnologia de São Carlos, convidando-a para participar de uma importante e sigilosa pesquisa.

Intrigada, a física decide aceitar o convite e vai até o Instituto para conhecer o objeto de estudo em questão, descobrindo que se trata de uma misteriosa esfera encontrada em Luxor no Egito, e, cujos boatos dão conta de que o objeto teria caído literalmente do céu. O que mais desperta sua curiosidade é um símbolo gravado sobre sua superfície, bem como também descobrir sobre seu potencial de viajar no tempo; o que também desperta a atenção de um psicopata que se autodenomina, Samael o Anjo da Morte, e que não poupará esforços ou limites para consegui-la, dando início a uma verdadeira caça às bruxas.

Prestes a adquirir o mais alto grau da ordem das bruxas do seu covem e para o qual se preparara sua vida inteira, acontecimentos estranhos e macabros começam a mudar completamente a vida de Letícia. Suas tias, as também bruxas, Renata, Raquel e sua mãe Rute, começam a morrer de forma brutal e semelhante aos castigos perpetrados pela inquisição. E como se não fosse o bastante, a física ainda acaba levando toda a culpa por todos esses crimes terríveis e o roubo da misteriosa esfera do Instituto de Tecnologia, que desaparecera após o assassinato do Professor Isaac e os militares responsáveis por sua segurança.

Presa e torturada por agentes de uma agência internacional, que se julgam acima de todas as leis, Letícia vê-se repentinamente num beco sem saída, onde talvez sua única esperança seja recorrer à bruxaria. A antiga e hermética arte ensinada apenas às mulheres ao longo dos séculos, numa tentativa de manter seus poderosos segredos a salvo.

Conseguirá a física salvar-se ou recuperar novamente a esfera do tempo, cujos segredos o Professor Isaac partilhara apenas com ela? E que outras motivações se escondem por trás das muitas faces do psicopata Samael? Essas e outras respostas você encontrará em Faces de Um Anjo, um livro de Hermes M. Lourenço que é também autor de O Enigma do Fogo Sagrado, ambos publicados pela Editora Dracaena. Leitura mais que recomendada.
Hermes 14/03/2013minha estante
Olá Al. Obrigado pela resenha. Um forte abraço!

Literatura 27/04/2012

Entre o bem e o mal
Este livro me surpreendeu de diversas formas. A primeira, foi porque eu não esperava um suspense; depois de tantos livros de vampiros bonzinhos, anjos sexys, esperava algo mais... light. Mas Faces de um Anjo (Hermes M. Lourenço, Ed. Dracaena, 253 págs.), de light, não tem nada. Pelo contrário, o tempero é bem forte!

Letícia é uma jovem física que está em ascensão em sua vida pessoal e profissional. No lado pessoal, ela está prestes a alcançar a posição mais alta no coven de bruxas do qual faz parte; no lado profissional, foi convidada a trabalhar na pesquisa de uma esfera misteriosa que tem o poder de voltar no tempo, algo que pode lhe render o prêmio Nobel de física e marcar seu nome na história! Tudo parece perfeito!

Até que assassinatos começam a acontecer. Assassinatos terríveis, com requintes de tortura, atacando as bruxas de seu coven e quem tem acesso à esfera. As bruxas começam a ser mortas com técnicas usadas na inquisição, mas com detalhes atípicos: cada uma tendo contra si, seu elemento protetor: terra, fogo, água e ar. Letícia sente o círculo se fechando à sua volta, pois além de saber que pode ser a próxima vítima, é também incriminada pelos assassinatos.

Devo admitir que apesar de não ser o meu perfil de livro, este me agradou. Não gosto de suspenses, me dão um nervoso desagradável, mas este é o tipo de livro que, uma vez iniciado, impossível deixar de ler. O li em 2 dias, num fôlego só, ansiando pelo próximo passo do assassino. No entanto não tenho só elogios; como letrada, encontrei alguns erros gramaticais, que me doeram um pouco, mas nada que prejudique a leitura; por outro, como mulher de físico, notei que houve a tentativa de entrar em alguns conceitos da física, e que se perderam no meio do caminho...

Quer conhecer mais do livro, acesse o Literatura de Cabeça:
Olá Lavínia!
Adorei a resenha. Espero surpreendê-la ainda mais nas próximas publicações.