Depois de Você

Depois de Você Julie Buxbaum

Resenhas - Depois de Você

alinetiemi 11/05/2023

Sabia que seria muito bom só pela autora, que escreve tão bem. Ainda demorei pra pegar firme, mas quando engata, você só quer terminar.
Algumas pontas ficaram em aberto, porém dá super para entender e se emocionar.
Um livro pouco falado, mas que geral deveria conhecer.

Iris 10/10/2022

Não encontrei palavras até hoje para definir essa leitura, mexeu bastante comigo e por um tempo não conseguia digerir. Foi doloroso viver o luto dos personagens, na época que li, esperava algo mais leve. Mesmo assim, gostei bastante da leitura.

Katy 28/06/2020

Decepcionada!
Confesso que me decepcionei. Conheci Julie Buxbaum através do livro "Quando não há palavras", que tem como personagem principal um garoto austista. Não sei se é porque o tema me sensibiliza bastante, se pelo enredo da história ser incrível, ou pela escrita fluída de Julie, mas a verdade é que DEVOREI o livro e fiquei obcecada pela autora.
Logo, fui pesquisar mais a respeito e todos os comentários citavam "Depois de você" como sendo o melhor livro dela. Entrei aqui no skoob e os comentários eram todos super positivos, então fiquei na maior expectativa.
A verdade é que li o livro apenas por obrigação, ou na esperança de que melhorasse com o passar das páginas. Leitura arrastada, sabe? A sensação que eu tinha é que poderia tranquilamente pular umas 20 páginas, até mais, e ele continuaria sem ter acontecido NADA.
A história começa quando Lucy, a melhor amiga de Ellie, é assassinada e então Ellie vai cuidar da filhinha dela, deixando seu próprio marido e vida para trás. E deu. Isso é meio que tudo que acontece.
Ok, tem a questão da Sophie (a filhinha de Lucy) ter presenciado o assassinato e então estar obviamente traumatizada, mas nada além do esperado diante de uma situação dessas.
Enfim, o livro conta com mais de 200 páginas, mas a história toda podia ter sido contada em 2, 3 parágrafos. Dos principais, a única carismática é Sophie.
Não quer dizer que seja um livro horrível ou que tenha acontecido algo para não gostarmos da história. Apenas também não aconteceu nada que tenha me feito gostar. Foi uma leitura totalmente esquecível.
Espero que o próximo livro de Julie que tenho para ler, "O oposto do amor", seja tão bom quanto o primeiro que li e não tão decepcionante quanto esse.

(aaah, e outra coisa: será que se ela não tivesse descoberto o que descobriu no final, teria tomado a mesma decisão em relação ao seu marido?)

@vetleitora 03/09/2019

Gostei da leitura, bem elaborado, leve, e para mim foi inspirador em alguns aspectos de vivência, superação e crescimento.
Tudo muda na vida de Eliie quando sua melhor amiga Lucy é assassinada, quando levava sua filha Soph para escola, ela imediatamente faz as malas e vai para Londres cuidar da Soph filha de Lucy.
Seu pai, Greg, não dá conta do seu próprio luto quem dirá do se Soph com apenas oito anos, a pequena parou de falar desde que testemunhou a morte da mãe e encontrará conforto em O jardim secreto o livro favorito de Ellie, as duas vão encontrar superação para sua terrível dor, que ambas enfrentam.
É muito linda a relação entre Ellie e sua afilhada, o que torna tudo mais complicado para ela, pois Ellie não quer voltar para sua casa, seu marido, alegando que Soph precisa dela.
Philipe, sentindo-se abandonado em Boston também precisa de sua esposa querendo que ela volte para casa. Ellie com tudo isso ainda sofre uma decepção com Lucy, descobrindo um segredo da amiga e ainda aparece seus pais que resolveram casar novamente.
Ellie entra no dilema sobre perdoar a amiga morta e se reconciliar com sua própria vida, terá que tomar decisões difíceis mas que são necessárias.
E sabe o que mais? Os livros são quase uma religião para mim. Provavelmente, a única maneira garantida para sair da minha própria cabeça e escapar um pouquinho.

Tatiane Silva 29/08/2019

Uma história de aprender a lidar com a dor
Algum tempo após perder o filho que esperava, a protagonista Ellie Lerner, 35 anos, recebe outra notícia devastadora: a morte de sua melhor amiga, quase irmã, Lucy. Ela não pensa duas vezes e se muda para a casa da família da amiga, do outro lado do Atlântico. Ellie deve aprender e ensinar a como conviver com a dor da perda junto com a pequena Sophie e seu pai Greg.

A leitura foi fluída (li o livro em um dia) e comovente, tratou de um tema delicado, o luto pela perda do bebê. Mesmo se passando dois anos, a morte de Oliver ainda tem marcas profundas na vida de Ellie e que afeta seus relacionamentos, e agora o luto pela amiga que morreu de forma trágica em frente a filha , Sophie de apenas 8 anos.
O convivio com Sophie, que está bastante abalada com a morte da mãe, faz ela se sentir dividida entre ficar em Londres ao lado da sua afilhada por quem ela se sente responsável ou voltar para sua vida em Boston, ao lado do marido, com a qual se sente frustada desde a morte de seu filho. O livro "o Jardim secreto" se torna uma forma de aproximar as duas, mas também uma forma dela mesma reviver suas feridas não cicatrizadas, o desejo de ser mãe que foi interrompido, de se fortalecer apesar de todas as perdas, encarar seus problemas familiares e tentar ser feliz novamente. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Nicole 13/04/2017

Esse é o segundo livro que leio da autora, acho que já posso me considerar um fã!
Depois de você conta, com muita empatia, a história da Ellie, uma mulher que perde a melhor amiga, sendo essa a segunda grande perda dela nos últimos anos, sendo a primeira a perda do filho que ela esperava. É um livro bem curto, então não vou falar muito da história. Eu amei todos os personagens, acho que a autora conseguiu dar a profundidade esperada para todos que estão ali, tendo uma noção de como a morte afetaria cada um deles. Eu tenho alguns contras a determinadas coisas que a mãe da Ellie falou pra ela, acho que faltou sensibilidade, mas, ao mesmo tempo, vejo que foram coisas que ela precisou ouvir pra melhorar. No geral, um ótimo livro pra você praticar empatia e se divertir

Valdirene.Perez 14/09/2014

Espero que essa autora continue escrevendo dessa maneira, com sensibilidade e um olhar especial para conflitos internos. Uma história cativante, com personagens fortes, mas ao mesmo tempo, expondo seus sentimentos e dúvidas. Uma pessoa dividida entre o dever de cuidar de uma afilhada que acabou de perder a mãe e continuar um casamento, no qual ambos tem uma relação desgastada mas onde já teve uma história de amor.

Claudia Becker 31/05/2012

lindo..
Tocante, um daqueles livros que você se emociona. Gostei muito.

Carla Buffolo Altoé 07/02/2012

Como lidar com a perda?
"Uma das novas coisas que as pessoas começaram a descobrir no século passado foi que os pensamentos - simplesmente, os pensamentos - são tão poderosos quanto as pilhas elétricas, e podem ser tão bons para as pessoas quanto a luz do sol, ou tão maus quanto o veneno. Deixar um pensamento triste ou ruim entrar na cabeça e tomar conta dela é tão perigoso quanto deixar o germe da escarlatina entrar no corpo. E, se depois que entrar, deixar que ele fique, pode não sair nunca mais." p 217, extraído da leitura da Ellie e da Soph do livro O Jardim Secreto.
Uma viagem pela cabeça dos personagem que sofreram perdas, sejam elas da rotina, de uma amiga, de uma mãe, de um filho, de uma esposa, de uma marido...tudo isso está retratado neste livro, o segundo da autora Julie Buxbaum.
Quando li O Oposto do Amor imaginei que ela não conseguiria mais me surpreender fazendo aflorar tantos sentimentos e, por várias partes, tão contraditórios quando eu o li pela primeira vez. Mas com Depois de Você ela conseguiu.
Recomendadíssimo!

Nana 24/12/2011

Amizade, amor, perda e dor
Lucy, a melhor amiga de Ellie desde a infância, foi assassinada enquanto levava sua filha Sophie de 08 anos para a escola. A menina presenciou a morte da mãe e ficou traumatizada sem querer falar com mais ninguém a partir daquele momento. O pai não consegue enfrentar a perda, fica transtornado e sem condições de cuidar da filha.
Ellie que é madrinha de Sophie, saiu de sua cidade nos EUA, deixando o marido Phillip a sua espera e foi para Londres ajudar neste momento dificil tanto para a criança, quanto para ela, que tinha a amiga como um exemplo de vida e de casamento feliz.
Para Ellie, Lucy sempre foi um ídolo. Nos tempos de escola ela era a mais popular, bonita e inteligente e Ellie sentia-se honrada por ser sua melhor amiga. Depois de adulta, Lucy tinha um marido bonito e rico, uma boa casa, uma filha maravilhosa e era muito admirada pela amiga. Após sua morte, Ellie foi descobrindo segredos que a fizeram entender que a vida de Lucy não era tão perfeita assim.

No início eu estava achando meio absurdo o fato de Ellie simplesmente largar o marido e avisar a ele, por telefone, que não sabia se iria voltar algum dia. Mas a medida que a leitura vai avançando, vamos entendendo os problemas de relacionamento que o casal já estava enfrentando desde que ela perdeu seu bebê e que esta viagem para Londres foi também uma fuga para tentar entender seu sentimento de perda não só do bebê, mas também da sua melhor amiga.

Eu gostei bastante do livro, é gostoso de ler com uma trama fácil, lenta e envolvente. Só achei que o final ficou meio vago, poderia ter uma conclusão mais detalhada. Não é tão marcante quanto o anterior desta autora (O oposto do amor) mas é bonito e vale a pena!