Era no tempo do rei :um romance da chegada da corte

Era no tempo do rei :um romance da chegada da corte Ruy Castro

Resenhas - Era no Tempo do Rei

Bringel 31/07/2016

1 - Leitura recomendada para melhor se compreender alguns fatos importantes da história do Brasil, notadamente da época do Brasil Colônia, quando a Corte portuguesa, tendo à frente D. João VI, instalou-se no Rio de Janeiro, inteligente estratégia utilizada para evitar a invasão de Portugal por Napoleão Bonaparte. Para essa difícil, mas necessária providência, D. João contou com o apoio e o estímulo da Inglaterra, inimiga da França.

2 – Através desse livro, pode-se ter uma boa visão da personalidade de D. João VI, bem como de sua esposa dona Carlota Cristina, de origem espanhola, e que trabalhava em surdina contra o marido, com ajuda de elementos ingleses para vir a ser rainha da Espanha, plano que jamais conseguira realizar (Jeremy Blood e Sir. Sidney Smith, este chamado de volta pelo Min. Canning, e o primeiro de triste fim no mangue hoje transformado em bairros elegantes da cidade do Rio).

3 – Além dos personagens já citados, reais, aliás, anotam-se nomes de outros, certamente irreais, como as ciganas, o major Vidigal, Calvoso e Fontainha, peças ruins, e que teriam sido protetores da portuguesa Bárbara dos Prazeres, que o autor indica como uma das grandes paixões de D. João, ainda em Portugal. Interessante a força inventiva do autor no tocante a um criativo seqüestro do infante Pedro, e o modo como o mesmo foi desbaratado, graças à participação do seu amigo Leonardo.

4. Boa leitura, diria, mesmo, gostosa, em razão da maneira como o autor conta os fatos que envolvem os personagens, verdadeiros ou falsos.

cthadeusantos 08/01/2016

Divertidíssima narrativa ficcional sobre as aventuras e desventuras de Dom Pedro e seu amigo que acaba por nos levar a imaginar em várias passagens, será que isto não poderia ter sido verdade? Ruy Castro como sempre, impagável e divertido.

Tania 30/12/2012minha estante
Esse livro fez tanto sucesso entre os alunos do Ciec (Conde - bahia) que levaram. pena que era um único exemplar. Eu gostei muito. Com uma história de ficção entre dois garotos, Ruy nos mostra os bastidores de uma época.

Lili 06/07/2011

O livro que me fez gostar da História do Brasil.
Esse livro como de praxe(olha eu usando as expressões do livro) me surpreendeu,não bastasse o jeito próprio de contar história que Ruy Castro tem ele ainda é de um bom humor doce.O livro nos fisga pela magia da amizade entre Leonardo,simples plebeu morador do Rio de 1800 e tantos,e Pedro infante de Portugal e príncipe do mesmo.Sem querer(querendo) ele nos ensina que é possível aprender se divertindo,e como diverte esse livro,li suas últimas páginas no ônibus e não repreendi o riso nem nas suas últimas páginas.Amei e recomendo.

Natalia 02/11/2010

Um tempo que não mudou muito...
Era no tempo do rei narra a história do peralta Leonardo(personagem extraido do livro Memórias de um Sargento de mílicias)e do principe D. Pedro I, que se conheceu nas ruas do Rio e travam uma amizade cheia de aventuras que envolvem muitos personagens conhecidos como Carlota Joaquina, D. João, D. Miguel, irmão de Pedro.

Jubs 10/09/2010

Inteligente, bem-humorado e de fácil leitura.
É interessante como Ruy Castro consegue mesclar aspectos históricos com argumentos ficcionais. Se o leitor gosta um pouco de História, vai adorar o livro. Mesmo quem não é muito ligado nos acontecimentos históricos, vai gostar desse romance.

O autor é bem descritivo na sua prosa, fica fácil para o leitor imaginar as personagens que ele descreve e os cenários em que se passa a estória.Mesmo sendo detalhista, a leitura não se torna cansativa. Com este livro, o leitor é convidado a fazer um passeio pelo Centro do Rio de Janeiro nos tempos da Monarquia.

Muitas vezes ri com os personagens, imaginando: "ah! esses pestinhas! sempre aprontando por aí!".

Inteligente, bem-humorado e de fácil leitura. Resultado de um cuidadoso trabalho de pesquisa feito pelo autor, é possível perceber isso em cada parágrafo.

Victor 09/09/2010

Teatro/livro
Assisti à peça e depois li o livro. Ambas foram experiências únicas. O livro tem um humor histórico, enquanto a peça, o visual e as músicas.

brunoo! 17/08/2010

fringe
a ficção e a realidade.
existe uma linha tênue entre essas duas coisas, e como saber de que lado estamos? simples, NÃO SABEMOS.

é exatamente assim que ruy castro começa seu sermão sobre o grande dia que a corte portuguesa se instalou no país, e sobre o difícil convívio de uma criança que está para ser rei em um território que não conhece.

mais com certeza a grande sacada do autor é te colocar exatamente dentro do 1908 e te fazer pensar no que realmente aconteceu e o que é pura e simples ficção.

mais logo digo, não espere muito da historia pois ela começa, acontece, e termina exatamente onde tinha começado.
talvez para uma criança de ate 15 anos (período que li, e tenho boas recordações dessa leitura), serve como um ótimo passatempo, em qualquer outro caso, não perca seu tempo.