O Médico Doente

O Médico Doente Drauzio Varella

Resenhas - O Médico Doente

1 | 2 | 3 | 4

Joao366 03/03/2024

Fácil de ler e interessante
A edição que li é interessante desde a capa. Só depois de iniciar a leitura voltei à capa e vi que ela já dizia tudo sobre o conteúdo. Achei que o livro trataria sobre uma analise do autor sobre o adoecimento do médico causado pela profissão, mas o livro ruma para algo totalmente diferente do que eu esperava. Achei interessante, embora não fantástico.

agostiniaziul 11/02/2024

Sobre morte, vida e medicina
Foi o primeiro livro do Drauzio que li, sempre tive interesse de ler algo escrito por ele e gostei muito da experiência, ele escreve muito bem.

Esse livro foi angustiante em algumas partes, mas foi muito interessante ler a percepção dele sobre a morte e como ser um médico e estar doente pode ser sufocante pela sensação de impotência, mesmo compreendendo tudo que está acontecendo.

Senti que lendo esse livro, conheci mais sobre uma pessoa que eu já admirava por outros motivos. Já estou doida para ler mais.

Renata 06/01/2024

Maravilhoso
Tudo que esse homem escreve é demais.
Faz até o relato de uma doença ser fluido de se ler.

Bela 27/11/2023

O médico doente
Sou fã do Drauzio já há algum tempo e amo a forma como ele escreve! Esse livro me deu muita angústia em pensar tudo que passou. Como médica, compartilhei do seu olhar clínico e é impressionante o quão consciente estava sobre a gravidade do quadro e quantas reflexões fez sobre sua prática clínica quando se viu como o paciente. Recomendo!!

Eliane Sousa 06/09/2023

Gosto dos livros do Drauzio e esse não me decepcionou. Apesar de ser curtinho, a escrita do Drauzio é muito gostosa e vale a pena a leitura. Ele conta a visão dele sendo paciente e isso é interessante vindo de um médico.

Indig0at 02/07/2023

A morte não deixa barato nem para aqueles acostumados a lidar diariamente com sua ocorrência ou com a iminência dela.

Edna Souza 12/03/2023

O médico doente
"Só consegue dar valor ao corpo sadio quem passou pela angústia da dor continuada, dizia um de meus professores."

A escrita de Drauzio Varella é impecável! Sensível, fluida, com alguns traços de humor.

É o segundo livro que leio dele. Nesse, a experiência de estar doente é dele. Por vezes fiquei imaginando como um descuido de um médico renomado e experiente pode também custar a sua vida. E como nós seres humanos, seja quem for, pensa que nunca será atingido por uma doença.

Senti a aflição dele, por que sendo médico sabia exatamente qual era sua situação diante do vírus da febre amarela. Diferente de um leigo que pode saber a gravidade da sua doença, mas que depositará todas as suas fichas em uma cura, mas nunca cogita a morte.

Resumindo, o livro é bom, a narrativa é boa, a leitura é rápida.

jurcasari 12/02/2023

O médico sendo o paciente
Um livro que traz a visão de um médico sendo o paciente, muito bom para refletirmos sobre como agimos as vezes achando que estamos ajudando o paciente, mas, na maior parte do tempo, só estamos piorando a situação... adorei a leitura

Dani 24/12/2022

Dr. Auzio
Pra quem leu carandiru esse livro parece apenas um capítulo de outra história, o que em partes é verdade.... um capítulo da história de drauzio. A escrita dele é ótima, fluida, mas em alguns momentos tinha se tornado tão monótona que me peguei divagando.

Regina 08/12/2022

Drauzio escreve muito bem!
Dr. Drauzio escreve muito bem. Os livros dele nunca decepcionam, e este eu devorei em um dia. Que oportunidade intensa foi essa de poder narrar sua experiência como paciente grave, depois de tantos anos acompanhando, enquanto médico, outros pacientes! É um ponto de vista, no mínimo, bem interessante. Fico feliz que ele esteja aqui hoje, podendo oferecer orientações tão importantes para todos nós em tempos de pandemia, inclusive.

Carol 14/11/2022

Perspectiva interessante do médico doente
Primeiro livro do Drauzio Varela que leio. Nunca tinha ouvido falar quando achei ele num sebo.. E o título chamou muito a minha atenção.

O livro é pequeno, mas a narrativa dele é muito boa de ler. Traz a perapectiva interessante de im médico ficando doente. O que impressiona é o raciocínio médico do que acontecia a sienquanto ele estava doente, mas talvez haja a interpretação posterior do momento da escrita misturada. Muitas opiniões que li tinham em comum que o único ponto negativo do livro é que ele acaba. Concordo! Tenho intetesse em ler os próximos.
Regina 08/12/2022minha estante
Os livros dele são excelentes! Sugiro que leia "Por um fio."

Carol 08/12/2022minha estante
Mto obrigada pela sugestão!! Vou ver se encontro! ?

Regina 08/12/2022minha estante
Não há de quê! :)

Ton 23/04/2022

A vida do paciente sob a ótica do médico
Eu sou fã do trabalho do Drauzio desde Carandiru (o filme, ainda não li o livro) e desde então já li outros livros dele e vi documentários.
Mas esse livro é, de longe um dos que mais me tocou (até mesmo porque sou profissional da saúde).
As críticas cheias de sarcasmo do Drauzio referente ao sentimento de diminuição do ser quando acamado é incrível.
Nessa obra, após voltar de uma expedição no Amazonas, Drauzio acabou contraindo a Febre Amarela.
Desse ponto em diante acompanhamos seu diagnóstico e o agravamento de sintomas, resultados laboratoriais preocupantes e a "diminuição do ser" que sempre esteve na posição de médico e não de paciente.
Durante seu período de cama, entre os momentos que conseguia ficar acordado ou tendo sonhos, Drauzio fala um pouco de seu passado, de sua prematura inclinação ao ateísmo e alguns questionamentos sobre crer em Deus X Ciência.
Também vemos como ele fala com amor de sua esposa, filhas e de sua neta.
No fim, durante as reflexões do próprio Drauzio você acaba também entrando nas reflexões dele e fazendo as suas próprias.

E claro, mais que recomendo essa obra!!

Bia 09/03/2022

Íntimo, sincero e visceral
O livro é um relato sobre o momento em que um cuidador passou a ser o que precisa ser cuidado. Essa inversão de papel foi um prato de mão cheia para alguém que, como eu, resolveu trilhar o caminho de cuidar de gente. Esperando chegar a ter ao menos uma parte da experiência e sabedoria desse médico que há muito tempo já tinha minha admiração, tomei esse relato como algo que quero levar pra sempre no meu coração -eis um livro que quero reler periodicamnte porque acredito que a cada releitura poderei aprender novas lições. Seus ensinamentos são essenciais para ver a medicina da forma humanizada como deve ser, mas também para perceber que só medicina não cura, vai muito além.

Dr Dráuzio é maravilhoso, seu relato foi angustiante por vezes, belo em outros e sempre íntimo, sincero e, mais que tudo, visceral. Que livro maravilhoso!

jwssicam 11/02/2022

não faz meu tipo de leitura.
minha amiga me indicou esse livro e eu estava com bastante expectativa,
porém nao gostei.
achei a escrita boa mas muita enrolação pra falar só uma coisa, foi muito legal ver a visão de um médico quando está doente, mas não faz meu tipo de leitura.

1 | 2 | 3 | 4