A Dança da Morte

Stephen King

Resenhas - A Dança Da Morte

Priscilla 09/01/2011

A Resistência
Primeiramente, futuro leitor, ignore o tamanho do livro. Fazer deste um motivo para não lê-lo é uma desculpa pior do que dizer "pra que tomar banho se vamos nos sujar de novo?". Melhor ainda, trate-o como uma trilogia, o que ele realmente é. Se você abri-lo e folhea-lo verá que ele se divide em Livro I, Livro II e Livro III. Finja simplesmente que está lendo três livros separados de uma mesma saga e seja feliz.

Segundamente(?), saiba que você encontrará uma história com todos os altos e baixos, ação, romance, momentos de terror, suspense, cataclismo, épico, choque, repulsa, e uma tonelada de outros fatores. Esta se trata não de uma história comum, mas sim de um relato de um mundo após a destruição de tudo que conhecemos como certo; um mundo onde as pessoas lutarão não somente pelo privilégio de encontrarem umas as outras e expulsarem a solidão, mas também contra algo que não entendem. Contra a presença inescrutável, mas instintiva, do Homem Escuro.

Não é necessário dizer nada além sobre ele. Saiba apenas que ele é o Homem Escuro, o Turista Andarilho, o Homem Sem Face, o Caminhante da Meia Noite. Ele é Randall Flagg.

Terceiramente(?!), prepare-se para se apaixonar. Não somente pela narrativa fugaz e tensa do mestre King, mas também por cada um dos personagens principais desta fantástica trama, que salta das palavras do seu exemplar para se integrar ali, com você, ao seu lado. O que o fará compreender coisas muito simples, mas ao mesmo tempo tremendamente profundas... A vida e a morte não são exatamente o que pensamos, e no fim, ninguém está sozinho.
Rodrigo Coimbras 28/01/2011minha estante
Uaaaau, resenha espetacular...posso dizer q sou PHD nesse livro e vc descreveu o livro muito bem, desde o "primeiramente" até o "terceiramente"(rs)

Os personagens sao de fato o ponto alto desse livro. E pra mim a saga dos personagens tentando reconstruir uma sociedade politicamente correta eh muito mais interessante do q a rivalidade entre o bem e o mal q o livro aborda!

enfim, parabéns pela resenha

lys 14/11/2019minha estante
"Primeiramente ignore o tamanho do livro". Hum deve ter umas quinhentas...novecentas páginas!

Campos 13/04/2020minha estante
pretendo ler esse !! parece fantástico

null 08/05/2020minha estante
Já iniciei a leitura desse calhamaço... vou me deliciar nessa preciosidade do King.

Mayara 05/06/2020minha estante
Pronto. Me fez querer esse livro!!!

M£R¥ 10/07/2020minha estante
Estou lendo em uma leitura conjunta, a tempos queria ler agora tomei coragem??

Relâmpago Marquinhos 05/12/2020minha estante
Você acabou com o pouco (mínimo) de falta de coragem que eu estava de ler esse livro, está na minha lista de desejo desde já!! Resenha objetiva e instigante :D

Meire Regina Campos de Oliveira 16/03/2021minha estante
Queria a continuação

Mari 02/04/2021minha estante
Não sei se eu sou a única chocada que essa resenha foi feita a 12 anos atrás djdndndndndn mas depois dela eu fiquei totalmente interessada no livro.

Iza 13/04/2021minha estante
mari// eu tbmmm, quero muito ler ele agora

Juarez 19/05/2021minha estante
Parei a leitura na metade do livro. Pretendo voltar quando tiver colocado outras em dia e estiver com a cabeça mais "leve" para mergulhar neste universo sombrio do King.

Larissa771 13/09/2021minha estante
Amei a resenha, vou colocar na lista ? obg

Bu 27/10/2021minha estante
Um dos melhores livros que King que li. Isso já fazem 6 anos e continua me impressionando a história.

Biah.Souza 24/12/2021minha estante
Como q faz pra ler os livros?

rezendhanna 08/10/2022minha estante
Ok, isso aumentou MUITO a minha vontade de ler... resenha sensacional!!!!

Fernanda 07/01/2023minha estante
O começo da tua resenha me convenceu de começar a ler ele! Hehe estava intimidada com o tamanho (mesmo já tendo lido It), mas boraaa

comprido 12/01/2023minha estante
Estou lendo...até agora o randon Flagg não apareceu

MissCaixeta 31/01/2023minha estante
Graças a sua belíssima resenha fiquei muito curiosa e vou ler agora, muito obrigada

gabrielle.brambilla 20/09/2023minha estante
simplesmente a melhor resenha do site inteiro me convenceu a ler na primeira frase

Bárbara 07/01/2024minha estante
Estou me deliciando!! Sim, galera! As páginas voam sem que vc perceba!! ?

comprido 07/01/2024minha estante
fiz uma resenha sobre esse livro..

Emanuele157 14/01/2024minha estante
A resenha me convenceu a ler, estava procrastinando e lendo menores livros do autor ,mas agora vou para esse ?

Gustavo Rodrigues 27/01/2022

Ler algo do Stephen King é sempre uma excelente experiência, e com A Dança da Morte não foi diferente. Inicialmente tratado apenas como um livro pós apocalíptico que acaba culminando em uma disputa entre bem e mal, a história vai muito além disso. Fala sobre a humanidade, amizade, reconstrução, heróis improváveis e muito mais.

Dos livros que já do do King, não lembro de outro que tenha uma construção de personagem tão longa quanto aqui. E, ao meu ver, isso não pode ser considerado um defeito, já que tal construção enriquece demais a trama lá na frente. Só sabendo das histórias pré apocalípticas de cada um é que fica possível compreender suas as atitudes ao longo da história.

Vejo muita gente falar que essa ambientação longa, com construção de personagem levando um bom tempo, acaba deixando a leitura mais lenta. Eu concordo que isso de fato pode acontecer, mas confesso que não aconteceu comigo. Desde o início já fiquei preso na história e não achei a leitura maçante em algum momento.

Curti demais as partes que os personagens conversam sobre a sociedade e política (principalmente quando Glen Bateman opinava), e acho que esse pode ser um dos pontos mais legais do livro. Interessante ler buscando uma coisa, e de ?brinde? ganhar várias reflexões que, mesmo com o passar do tempo, ainda são bem atuais.

Não posso negar que a história toda indicava que haveria um clímax gigante no final, mas não rolou bem dessa forma. O final é ruim? Não! Merecia perder meia estrela por ter sido tão corrido? Talvez! Vou tirar meia estrela? De jeito nenhum ?. Acho que tenho uma teoria até coerente do porquê ter sido tão rápido, mas não falarei aqui pra não estragar a experiência de quem ainda não leu.

Por fim, só posso dizer que é uma excelente jornada! Quase 1300 páginas que passam voando, deixando o leitor cada vez mais angustiado com tudo que vai acontecendo. Tá mais que recomendado! ?
Brenda.Podanosqui 27/01/2022minha estante
?????

07/06/2022minha estante
Acabei de terminar e adoraria de saber a sua teoria do porquê do final hahahah

Pah 30/07/2022minha estante
Oi, eu também gostaria de saber a teoria kkkkj

TheBoy 20/11/2020

História rica que não pode ser resumida a gênero de terror e se foi
A Dança da Morte pode ser sim, tranquilamente, considerado o ápice de uma vida do escritor. Não digo só pelo tamanho, a história tem muita coisa. Tem personagens que você irá amar, odiar ou os dois. Páginas que vão te deixar imerso, tenso, em comemoração. Tem muita riqueza nessas paginas. Franny acho que foi a personagem que mais gostei de acompanhar, Tom Cullen fica logo atrás a construção dele ao longo do calhamaço é porreta, evolui pra caramba!
O destaque de verdade de personagem pra mim vai para o Randall Flag, o vilão do livro. Ele é a encarnação do anticristo, da própria escuridão, algo que as vezes pra mim fica caricato (e acho que em uma adaptação pode até ficar) mas a trama tira proveito disso e faz uma alusão aos personagens cruéis da nossa história. Os poderes dele são absurdamente fortes, acho que até humilha o Pennywise do It A Coisa. Randall consegue fazer qualquer coisa, ele pode se transformar em animais, encarnar em demônio, entrar no sonho das pessoas e as manipular, possuiar pessoas... E aí foi como eu falei, ele está envolvido diretamente em coisas da nossa história, como o Klu Klux Klan e a Guerra do Vietnã.
Difícil não comparar essa arma biológica, esse vírus que extermina 99% da população, com o pânico que vivemos atualmente. Felizmente na nossa realidade será em torno de 1% da população que será eliminado, enquanto na trama do King é o oposto, 1% apenas sobrevive e precisa lidar com um novo mundo pós-apocalíptico, onde a tecnologia já era e a humanidade precisa lutar para "virar uma civlização" novamente.
Entra as partes mais bacanas pra m, as discussões sobre moral, sobre o certo e o errado, decisões egoístas inerentes ao ser humano. Se pensa muito no que é humano e o que não é, para reerguer a humanidade. E temos a Abiguail como força oposta ao vilão, pois ela seria a encarnação da bondade. Não sei se gostei tanto dela quanto do Randall, acho que mais uma vez em um livro do Stephen King, o antagonista se destacou mais. Abigail acho que é uma das personagens mais fracas que já vi em um livro, pq ela é bem citada e parece influente e no final é sem graça e não tem tanta relevanci.

Esse livro pode decepcionar alguns por ter muito desenvolvimento de personagem e a história parecer arrastada. Mas cada vez que chegava em um impacto na trama e um personagem também morria, doía demais e a gente sente cada perda, cada nó de injustiça e cada reviravolta.

ESPERAVA MAIS DO FINAL, só isso que eu mesmo coloco como defeito. Não foi ruim, mas podia ter mais impactante. Stephen King não é tão bom de escrever finais? Sim ou com certeza?

Alcione13 20/11/2020minha estante
Com certeza,não.
Finais dele são zerda
Já vi três iguais a esse

Ellen 19/04/2023

Magnífico
Apesar de ler vários reviews criticando o início do livro por ser muito descritivo eu entrei numa imersão da história que acho que faz tempo que não acontecia. A leitura pra mim foi muito fluida eu não conseguia parar de ler, não sei se pelo fato de ler o livro pós pandemia mas me pegou muito todo o enredo. Sem dúvidas nenhuma é um dos meus favoritos do king
Gustavo616 20/04/2023minha estante
As pessoas precisam entender que o King é muuuito prolixo. Quem lê algo dele sem levar isso em consideração vai achar o livro muito parado, principalmente no começo, e isso acontece em várias outras obras.

Gostei muito desse livro e também mergulhei fundo nele. Não é um dos meus favoritos do SK, mas me marcou muito.

Ellen 21/04/2023minha estante
Verdade, eu amo a escrita dele mas vejo muita gente reclamar kkkkk

Erica384 25/04/2023minha estante
Minha próxima leitura. E eu amo livros descritivos. Eu consigo mergulhar de forma mais intensa quando consigo imaginar todos os detalhes das cenas!

Ellen 27/04/2023minha estante
Então você vai amar Erica, pq ele é exatamente assim ?

Clio0 24/12/2012

A maioria das obras de King seguem uma fórmula certeira: um grupo de pessoas comuns, em sua grande maioria procurando ou precisando de redenção, se unem pela sobrevivência e terminam se sacrificando pelo bem comum. É exatamente isso o que você vai ler aqui.

A Dança da Morte é em boa parte um livro em que várias histórias paralelas são contadas, para finalmente se unirem no desfecho final. E não se engane, funciona aqui como em todos os outros.

O planeta é primeiramente assolado por uma epidemia que dizima a maior parte da população; na convalescença, nosso velho inimigo Randall Flagg (aka Mr. Gray, Walter, Parcimonioso, etc) aparece para dar o tom apocalíptico que fecha a história.

Não se engane pela simplicidade contudo, os personagens tem suas motivações e emoções descritas exaustivamente e fazem com que qualquer um se empolgue para saber um pouco mais do que lhes vai acontecer.

Infelizmente, o livro não tem propriamente um clímax - coisa que pode irritar um pouco se você não está acostumado ao estilo do autor. Mas leia descansado se gosta do gênero.

Lorena 18/01/2022

Foi mais de três meses pra terminar essas 1247 páginas e parecia que não ia acabar nunca hahhaha

Em alguns momentos o livro ficava um pouco parado, numa descrição sem fim das pessoas e das coisas (King né), mas a divisão em três partes (Livro I, Livro II e Livro III) é ótima

O livro gira em torno de uma pandemia, uma gripe chamada de Capitão Viajante e logo no começo a gente é apresentado a vários personagens e como foi pra eles o começo da "crise" causada pela gripe, que matou 99% da população mundial. Conhecemos a trajetória de Stu, Frannie, Harold, Larry, Nadine, Joe, Tom, Glen, Ralph, Nick... etc, etc... tem gente demais kkkkk eu tinha que ficar anotando as coisas o tempo todo

Os sobreviventes começam a ter sonhos com Randall Flagg (o Andarilho, o Homem Escuro, algum tipo de personificação demoníaca) e com a Mãe Abgail, uma idosa de 100 e muitos anos. Nos sonhos, Flagg "chama" as pessoas para oeste e Mãe Abgail para Leste e o que ocorre é que Flagg quer destruir a comunidade que foi criada a partir da idosa

Tem bastante coisa sobrenatural, religiosa, etc., eu particularmente gostei bastante
Não sei nem o que escrever sobre esse livro, só sei que de uns 80% pra frente, a coisa ficou frenética e eu li numa tacada só kkkkkk

Recomendo
Gabriele346 18/01/2022minha estante
Vc já leu o it ???? Tô lendo ele e o livro tá bem parado jsjksks e muito descrição e vários nomes

Lu 18/01/2022minha estante
Sou louca pra ler esse, mas tenho q tomar coragem primeiro kkkk

Lorena 18/01/2022minha estante
It já li sim e amei!
Insiste que é sensacional hahahahaha
O king tem essa escrita beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem descritiva mesmo, mas que depois faz sentido

Lu 18/01/2022minha estante
@Gabi eu estou lendo It com bastante calma, tô bem no início mas já tô curtindo bastante

Gabriele346 18/01/2022minha estante
KAKAKAA vou vê se consigo ler mais pra pegar o ritmo

Alan Ventura 10/03/2011

"Precisamos de ajuda,concluiu o poeta! "

Quando perguntam a Stephen King "como você escreve?",ele invariavelmente responde: "uma palavra de cada vez",e a resposta é invariavelmente descartada,mas é realmente a pura verdade,e foi assim que King escreveu essa obra-prima,escolhendo as palavras certas,uma de cada vez.

A Dança da Morte é um romance impressionante que narra de maneira magnífica o fim da civilização e a eterna batalha entre o bem e o mal,causada por um vírus mortal que "vazou" de um Departamento de Defesa.Assim o mundo termina,e eis que surge o árido mundo após a destruição,privado de suas instituições e esvaziado de 99% da população.

E é a partir dessa catástrofe que os seres humanos remanescentes mostram suas verdadeiras faces,um mundo onde os bons se apoiam nos ombros de Mãe Abagail,com seus 108 anos de idade,e os maus vêem suas vidas destinadas ao encontro com um ser maligno de sorriso letal e poderes indizíveis,o homem escuro,o turista andarilho,Randall Flagg.

O palco final é montado quando os dois grupos tomam consciência de si, e cada um reconhece o outro como uma ameaça para sua sobrevivência,levando a resistência do bem contra o mal a uma conflagração apocalíptica.

Com personagens magistralmente construídos Stephen King consegue suscitar pensamentos reflexivos sobre a natureza do homem diante das adversidades,além de deliciar os leitores com aventura,romance,sátira,alegoria,fantasia,realismo,drama e tantos outros fatores que tornam uma obra de ficção tão magistral quanto "A Dança da Morte".

É impossível ler essa obra e não se questionar sobre a natureza de cada ser humano,impossível não pensar sobre o rumo que nossa vida toma e que às vezes nem percebemos.A identificação pessoal com personagens será inevitável,difícilmente Fran Goldsmith,Tom Cullen,Nick Andros,Stu Redman,Larry Underwood e tantas outras personagens sairão de nossa mente.

"A Dança da Morte" é um misto de ficção científica,fantasia e terror numa narrativa que forma um verdadeiro mosaico da cultura popular contemporânea,e que sem sombra de dúvida,não pode faltar na estante dos amantes de uma literatura de extrema qualidade.
Jow 21/08/2010minha estante
Resenha mt bem escrita! Demonstra toda a genialidade de King, seus personagens incriveis, seu jeito inconfundivel de narrar uma história.
Deu até vontade de jogar RPG...
kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alan Ventura 21/08/2010minha estante
Obrigado pelo comentário!
Realmente,durante a leitura do livro senti uma nostalgia imensa,velhos tempos de Resident Evil que não voltam mais =/ rsrs

Pedro 21/08/2010minha estante
Você me fez ter vontade de ler essa obra!

Cah 03/10/2011minha estante
Este livro, na minha opinião é perfeito, o melhor do SK.
São quase 1000 páginas e vc ainda fica querendo mais, vale muito a pena a leitura e também a reflexão a respeito da história, inclusive das histórias paralelas de cada personagem, suas dúvidas, seus valores...
Leitura mais do que obrigatória para quem curte os livros do SK.

Felipe Lamerck 13/10/2011minha estante
embora discorde quando você fala que os bons se apoiam na velha mãe e os maus em Flagg , isso vai depender do que você considere como bem e mal, quando lí esse livro a minha concepção sobre isso mudou radicalmente , mas está é uma ótima resenha uma ótima escolha de palavras , uma de cada vez como dito no ínicio !

Alan Ventura 16/10/2011minha estante
Você como sempre discordando de minhas palavras. Impressionante. kkkkkkkk.

Felipe Lamerck 17/10/2011minha estante
kkkkk né isso

Mas tipo para alguns personagens o Homem de Preto não era ruim entende , para alguns ele era o certo !!

Alan Ventura 20/10/2011minha estante
Mas do ponto de vista do leitor, o homem de preto é o cara mau e Abagail é do bem. (pelo menos para mim foi assim.)

Felipe Lamerck 14/11/2011minha estante
Não vou comentar , até agora pra mim ele é o melhor personagem do king , e no meu ponto de vista o livro é justamente nessa temática , o que é o bem ou o mal ?

Wilker Chaves 30/05/2012minha estante
Deu vontade de ler, não tenho esse.

Sara Felippi 03/08/2012minha estante
Putz,eu tb quero esse livro!!!!!!!!!!!!!!!!!

Gilmar 03/03/2014minha estante
Concordo com você quando diz que Flagg é mau e a velha representa o bem. Quanto às pessoas, porém, nem todos que ficaram do lado do homem escuro são maus, alguns simplesmente não tiveram chance de escolher.

Apache sama 17/01/2016minha estante
Se saiu muito bem como sempre.Parabéns

Nicolas Rodeghiero 18/09/2023

Meu primeiro calhamaço
Um tempo atrás eu acharia loucura ler um livro com mais de mil páginas, mas esse ano botei na cabeça que ia começar "A Dança da Morte", e aos poucos fui conseguindo vencer esse desafio e chegar ao fim dessa jornada, que valeu a pena cada momento.

O ponto principal desse calhamaço, na minha opinião, não é nem a história em si (mesmo que ela seja muito boa), mas sim a construção dos personagens. No começo fiquei com medo quando o Stephen King foi apresentando vários, um atrás do outro, e fiquei com receio de não conseguir memorizar os nomes e características de cada um deles. Mas foi tudo fluindo de uma forma tão natural, que a partir da metade eu já havia perdido esse medo, e estava com vontade de conhecê-los cada vez mais.

E por falar nos personagens, desenvolvi um enorme carinho pela maioria deles, e alguns com certeza se tornaram meus favoritos entre todas as obras que eu já li (um destaque para Nick Andros, Tom Cullen e Stu Redman).

Outra qualidade é a perfeição em que o Stephen King consegue construir a ambientação em que se passa a história, teve momentos em que eu fiquei tão preso na narrativa que parecia que eu estava lá com os personagens, bizarro.

O número de páginas é sim assustador, principalmente para os leitores que não estão acostumados, como foi o meu caso. Mas uma dica que posso dar é simplesmente não ter pressa e se cobrar para terminar logo. Teve dias que li pouquíssimas páginas, e pra ser sincero, essas "pausas" ajudam ainda mais no desenvolvimento da história, pois nos dá tempo de ir pensando sobre os personagens e suas motivações.

Quanto ao final, ainda não tenho uma opinião concreta, e talvez nem tenha em muito tempo. Acho que gostei, mas com um grande ponto de interrogação. Porém a nota de cinco estrelas e o favoritado nesse livro já estão garantidos por tudo que ele representou na minha vida de leitor. Agora sei que sou capaz de conseguir ler mais histórias que se aproximem do número de páginas dessa.

Enfim, só posso manter minha palavra de que Stephen King não erra, e já estou ansioso pelas próximas obras do mestre que ainda vou conhecer.

"A vida era como uma roda que nenhum homem podia deter por muito tempo. E, no final, ela sempre girava de novo para o mesmo lugar."
tg.martinz 19/09/2023minha estante
Isso ai garoto

tg.martinz 19/09/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso demais ne. Foi meu primeiro calhamaço também. Sempre vou guardar essa obra como algo muito especial em meu coração.

Nicolas Rodeghiero 19/09/2023minha estante
Perfeito demais, deu até um incentivo pra eu querer começar outro logo

emysants 19/09/2023minha estante
adorei a resenha, fiquei interessada no livro ?

Nicolas Rodeghiero 19/09/2023minha estante
Que bom, vale muito a pena ??

Jéssica | @jehbreda 27/08/2020

Envolvente do começo ao fim!
"A vida era que nem uma roda que nenhum homem podia deter por muito tempo. Ela sempre, no final, girava de novo para o mesmo lugar."

Teria o capitão viajante um motivo? O ser humano é capaz de mudar? Esse livro me fez pensar muito no momento que vivemos hoje com a pandemia...

Ana Bruno 15/01/2021

É King
Não tinha como começar o ano de melhor maneira. Estava sentindo saudade de King. Mas, confesso que esse livro foi um desafio... demorei além do que pretendia (comecei a lê-lo em novembro de 2019, ficou parado por todo 2020 e só retornei agora).
Só começou a me prender mesmo a partir de 60% (li no Kindle). Não que antes disso não fosse bom, estava bom... só que tinha tantos personagem e tantos contextos, tantas "tretas" pessoais de cada um que estava me cansando.
Mas a melhor coisa foi eu não ter desistido e voltado a ele. Peguei um ritmo delicioso. Os personagem foram me cativando, o enredo foi ficando intenso... chegou uma hora que não dava para largar.
Desse modo, quem se dedicar a ler, precisa ter um mente que É King!! Muitas e muitas palavras!!! Mas no fim vale muuuuuuuito a pena!! Deixa saudade quando termina.
jamilly__m 15/01/2021minha estante
Ahhh beleza de querer ler King..

gracireis 11/03/2021

LIVRÃO
Livrão no tamanho e no conteúdo. Acabei a leitura e me surpreendi pois notei que vou sentir falta do universo criado pelo mestre Stephen King.

O livro é uma jornada incrível, com muitos altos e baixos, onde a gente acompanha o desenvolvimento de uma nova sociedade de uma forma muito interessante, com uma divisão clara entre o bem e o mal.

Eu acabei me surpreendendo com o final, achei que não ia gostar mas foi muito satisfatório. O ponto alto do livro pra mim foram os personagens pois a forma como acompanhamos cada um deles, antes, durante e depois do Capitão Viajante matar grande parte da população, faz com que a gente sinta que os conhece e que eles são reais. Eu não gostei do final que alguns deles tiveram, mas acredito que seja proposital pra gente se surpreender e sofrer um pouquinho mesmo.

Muito interessante! O começo foi cansativo mas depois foi muito eita atrás de vixe. Super recomendo a leitura, valeu a pena demais! ?
arthbooks 13/03/2021minha estante
coragem pra ler esse calhamaço hein

gracireis 13/03/2021minha estante
HAHAHAHAH Eu nem acredito que consegui, mas deu tudo certo.

Bia 13/03/2021minha estante
Acabei de terminar IT e já estou procurando outros livros dele!

gracireis 13/03/2021minha estante
Eu tenho vontade de ler It, mas não vou começar outro calhamaço agora não. ?

Yan Guilherme 14/03/2021minha estante
PERFEITO

Josiastds 27/01/2024

O pessoal fala muito bem desse livro
Pra mim, os melhores personagens foram Tom, Stu e o Nick. Gostei muito da primeira parte desse Calhamaço que introduz os personagens principais e explica a doença e como ela funciona, o Flagg foi mal construído e não tem o que falar, o Harold teve mais destaque sendo um "vilão" do que o Randall e isso é difícil pra mim, o final foi tão ruim. O lado sobrenatural da estória foi bem desenvolvida mas não gostei que colocaram um personagem que não vou falar, como uma entidade. Enfim, é uma boa leitura pra quem gosta dos livros do King, a escrita desse livro é muito fácil de se envolver. Alguns dias de leitura que fizeram gostar mais do Stephen King....

P.S. como diz o Navegando "Mestre King".
Paulo Leitor Cósmico 23/02/2024minha estante
Estou pensando em voltar a ler King...li pouco King