A Arte de Viver a Vida

A Arte de Viver a Vida Pierre Weil

Resenhas - A Arte de Viver a Vida

Carla.Parreira 13/10/2023

A arte de viver a vida
Melhores trechos: ??A felicidade e a liberdade começam com a clara compreensão de um principio: algumas coisas estão sob nosso controle e outras não estão. Só depois de aceitar esta regra fundamental e aprender a distinguir entre o que podemos e o que não podemos controlar é que a tranqüilidade interior e a eficácia exterior tornam-se possíveis?
Mantenha sua atenção inteiramente concentrada no que de fato lhe compete e tenha bem em mente que aquilo que pertence aos outros é problema deles e não seu?
Quando algo acontece, a única coisa que está em seu poder é sua atitude com relação ao fato. Suas alternativas são a aceitação ou o ressentimento?
O que fazemos é menos importante do que a maneira como o fazemos. Quando compreendemos realmente este principio e vivemos de acordo com ele, embora as dificuldades continuem a surgir ? já que também são parte da ordem divina -, ainda assim será possível se ter paz interior?
Um dos sinais que indicam o inicio do progresso moral é a extinção gradual da culpa?
Faça o seu próprio trabalho sem se importar com as honrarias ou a admiração que vêem dos outros. Não existe mérito indireto?
Não exija ou espere que os acontecimentos ocorram à medida que você deseja que eles ocorram. Aceite os acontecimentos quando eles realmente ocorrerem. Dessa forma, a paz torna-se possível? Cada dificuldade na vida nos oferece uma oportunidade para nos voltarmos para dentro de nós mesmos e recorrermos aos nossos recursos interiores escondidos ou mesmo desconhecidos. As provações que suportamos podem e devem revelar-nos quais são as nossas forças?
A boa vida é a vida com serenidade interior?
Não há necessidade de ansiar por alguma coisa, invejar ou apodera-se seja do que for. Você receberá sua devida porção quando chegar a sua vez?
Os pontos de vista e os problemas das outras pessoas podem ser contagiosos. Não pratique uma sabotagem contra si próprio adotando inconscientemente atitudes negativas e improdutivas através de seu contato com os outros?
Todos os acontecimentos contêm algo vantajoso para você ? se você quiser procurar!?
A autentica felicidade é sempre independente de condições externas. Pratique como maior zelo à indiferença às condições externas. Sua felicidade só pode ser encontrada internamente? Se você permitir que as opiniões mesquinhas dos outros influenciem a ponto de fazê-lo vacilar em seus propósitos, terá dois motivos para se envergonhar?
É melhor ser uma pessoa de caráter que cumpre suas obrigações do que ter renome e poder?
É insensato pensar que podemos receber recompensas sem estarmos dispostos a pagar o verdadeiro preço por elas?
Buscar a excelência é sempre louvável, mas reflita primeiro sobre a natureza de suas aspirações e confronte-as com a sua capacidade?
Procurar uma oportunidade de aprendizagem nas situações requer uma grande dose de coragem, pois a maioria das pessoas que nos cercam insistirá em interpretar os fatos da maneira mais óbvia: sucesso ou fracasso, bom ou mau, certo ou errado. Essas categorias simplistas e polarizadas não permitem que se visualize outras interpretações mais criativas ? e úteis ? dos acontecimentos que talvez sejam muito mais vantajosas e interessantes?
O falar irreprimido é como um veículo descontrolado desviando-se de um lado para o outro até cair em uma vala?
O verdadeiro teste de excelência pessoal está na atenção que damos aos pequenos detalhes de nossa conduta que costumamos negligenciar?
Não podemos controlar as impressões que os outros têm a nosso respeito, e o esforço de fazê-lo só degrada o nosso caráter?
Se você tentar ser alguém ou alguma coisa que não é, vai atrofiar seu verdadeiro eu e acabar não desenvolvendo os potenciais em que você teria se destacado naturalmente?
A felicidade costuma ser confundida com prazer ou lazer experimentados passivamente. Este conceito de felicidade só é bom até certo ponto?
Para fazer bem qualquer coisa você precisa ter a humildade de tropeçar aqui e ali, de seguir seu faro, de se perder de vez em quando, de cometer erros elementares. Tenha a coragem de tentar realizar alguma tarefa encarando a possibilidade de realizá-la mal. As vidas medíocres são marcadas pelo temor de não parecer capaz ao tentar algo de novo?
Quando sucumbimos aos queixumes, diminuímos nossas possibilidades? Não confie em nada nem em ninguém antes de confiar em si mesmo. Mantenha-se permanentemente atento a suas convicções e impulsos?
Desvie sua atenção daquilo que você acha que as outras pessoas estão pensando e também dos resultados de suas próprias ações. Em vez disso, escute sua intuição natural para todas as questões de ordem moral e siga-a fielmente? Sempre que alguém agir de maneira insensata, tenha pena da pessoa em vez de ceder à raiva ou ao ódio como tantos fazem?
A virtude é inerente a nossas intenções e atos, não aos resultados deles?
Pratique assumir uma atitude grata diante da vida e você será feliz. Se você enxerga de uma perspectiva ampla o que acontece com cada pessoa e compreende a utilidade das coisas que acontecem, é apenas natural que dê graças ao Supremo por tudo o que ocorre no mundo??