Introdução à Filosofia de Marx

Ivo Tonet

Resenhas - Introdução à filosofia de Marx

Samael 04/05/2021

Ótima introdução
Excelente para se adentrar ao pensamento filosófico do marxismo. Pretendo reler/consultar quando eu for aprofundar meus estudos políticos e filosóficos

joaoggur 08/04/2022

Excelente introdução!
Muitos (eu estou incluso) acabam se sentindo entediados com o vocabulário rebuscado e escrita monótona que muitos livros da dupla Marx/Engels têm.

Aqui, temos a solução para isso: o escritor pegou todo o seu conhecimento de Marxismo e o explicou de forma básica e com um primoroso vocabulário. Materiais como esses são de extrema importância e utilidade: sinto que o meu embasamento aumentou durante essas 128 páginas. Excelente livro para se ter e sempre ler algumas partes, para relembrar pontos esquecidos.

jhagmolina 17/12/2020

Um livro super necessário
O texto é extramente didático e ao fim de cada capítulo traz um resumo bastante enxuto e esclarecedor.
Os princips temas do marxismo são cobertos pelo livro, tais como: mais valia, divisão social do trabalho, alienação, críticas à sociedade capitalista e aspectos negativos do reformismo.
A opção revolucionária se faz presente ao apresentar as contradições e barbáries produzidas pela ditaadura do capital e a coisificação do mundo, que transforma tudo em mercadoria.

beatrxste 09/11/2021

Um conforto pra quem se sente burro para livros acadêmicos
Eu comecei a realizar a leitura desse livro juntamente com o meu grupo de pesquisas acadêmicas, logo achei que seria um dos mais livros que se é preciso ler 3 vezes no mínimo para se haver um entendimento, entretanto ao contrário do que eu imaginava, me vi em uma leitura fluida e de fácil compreensão. Com certeza a leitura acadêmica mais fácil que eu já recebi nesses quase 3 anos de formação (Dermeval Saviani que me perdoe hahaha).
(3 estrelas)

16/06/2021

Introdução perfeita!
Os capítulos são curtos, mas bem explicativos e ainda possui um resumo dos pontos discutidos no fim de cada capítulo. Uma ótima recomendação pra quem está iniciando os estudos na política, e ainda tem textos e livros recomendados no final da obra.

Tai 09/06/2023

Minha opinião
Realmente é uma bela introdução. Achei muito tranquilo de ler, o único motivo de eu ter demorado tanto pra terminar era por eu querer ter tempo pra ler e ler e apreciar e pensar (o que não surge com muita frequência). Indico muito, tem muitos conceitos legais de forma bem didática pra quem não conhece nada ou sabe pouco.
Um dos meus queridinhos!

Gavasso0 21/02/2022

Uma ótima introdução à filsofia que circunda Marx. Claro que, como uma introdução, o livro não pretendo adentrar de forma profunda nas questões. Isso fica muito evidente quando fala das revoluções e da "impossibilidade" de comunismo ocorrer em países subdesenvolvidos e isolados. Mais do que uma simples definição da teoria marxista sobre o comunismo, isso coa como uma total desvalorização das experiências socialistas e deve ser lido com cautela. Mas, no geral, o livro é ótimo.

Darlley Brito 03/03/2021

Os cavaleiros do apocalipse do marxismo
« Qual seria, então, a forma de trabalho que funda o comunismo? O trabalho associado; a associação dos produtores livres, responde Marx. Uma forma de trabalho na qual todas as pessoas participam segundo as suas possibilidades e capacidades e, por isso, todas têm, segundo as suas necessidades, acesso ao que é produzido. ?De cada um segundo a sua capacidade, a cada um segundo a sua necessidade?, dizia Marx. O que caracteriza, essencialmente, o trabalho associado é o controle, consciente, livre, coletivo e universal dos trabalhadores (que serão necessariamente todas as pessoas capazes) sobre o processo de produção e de distribuição dos bens. Isso significa que serão os próprios produtores que estabelecerão, considerando as efetivas necessidades humanas, o que deve ser produzido, em que condições dar-se-á a produção e como serão repartidos os bens produzidos. » (p. 103)

No debate sobre a existência de Deus existem os chamados "cavaleiros do apocalipse do ateísmo" ? as maiores figuras públicas que militam o ateísmo (como Richard Dawkins, Daniel Dennett, Sam Sarris e Chistopher Hitchens). Porém, estes "cavaleiros do apocalipse" são avaliados pelo nível de popularidade, então em nível de conhecimento de fato, pelos meus estudos marxistas, creio que os "cavaleiros do apocalipse do marxismo", do Brasil, sejam José Paulo Netto, Ivo Tonet, Sérgio Lessa e, talvez, Reinaldo A. Carcanholo.

Este livro tem como autores dois destes "cavaleiros do marxismo": Sérgio Lessa e Ivo Tonet. E me colocou diversar vezes em conflito com minhas próprias crenças, então vale sim a pena ler e estudar o livro, seja para um aprofundamento de reafirmação, ou para se chegar a uma nova compreensão, e como este livro é introdutória ja ajudará também por onde deve ser prosseguido o estudo.

evelyn 20/08/2021

Esse livro é realmente introdutório e esse é um ponto que acho muito importante ressaltar, pois já tinha feito algumas leituras sobre o marxismo e nenhuma tinha sido tão esclarecedora quanto essa até o momento para quem está iniciando. Recomendo muito a quem pretende começar os estudos marxistas, é bastante didático, muito bem desenvolvido e explicado e, pra quem tem dificuldade de lembrar o que se lê, ao fim de cada capítulo tem um resumo curtinho que é bem interessante, inclusive para assimilar a leitura final.

gablues 27/11/2021

caramba uma otima introdução mesmo pprt se voce nao estiver sabendo por onde começar esse livro aqui eh perfeito bem facil de entender linguagem muito didatica e a cada fim de capitulo tem um resumo do que foi dito que me ajudou demais a esclarecer o que foi dito??muito bom

Nathan Oak 26/03/2022

a sociedade se constrói
O desenvolvimento da sociedade atual se construiu com as ferramentas do capitalismo e, segundo os autores, este sistema, em sua forma mais atual, a neoliberal, aprofunda as mazelas estruturais da crise do capital. De forma simples e de fácil entendimento, os autores demonstram aquilo que o próprio Marx já lembrava: a sociedade se fez burguesa e também pode se fazer comunista. Para tanto, a chave são as próprias relações sociais

Isabella.Arrais 20/01/2023

Muito bom!
Livro muito bom para conhecer as noções básicas do marxismo. Muito bem escrito, aprendi bastante com essa obra que me iniciou nos estudos sobre o tema. Indico demais!

Cheppsz 13/03/2023

Cuba Lança
Livro bom pra quem se deparou com uma bolha de conteúdo comunista e achou interessante, mas não tava entendendo nada.

joaomiguelou 31/10/2023

Introdução muito boa principalmente no quesito Filosofia e história, não coloquei 5 porque falam muito de Luckács e Trotsky, a introdução é sobre Marxismo, queria mais sobre Marx mesmo...