Emergência

Emergência Neil Strauss

Resenhas - Emergência

Guilherme F. 20/04/2012

O Simbolista, http://www.osimbolista.blogspot.com - Guilherme Franco
"Embora poucas pessoas saibam disso, os Estados Unidos foram fundados com o apocalipse em mente."

Olá gente, tudo bom?E hoje é "Emergência", de Neil Strauss e editora Best Seller.
Neste livro o autor nos conta sua busca pela sobrevivência, é narrado pelo próprio autor(em 1ª pessoa), neurótico com o fim do mundo e o pane em que a sociedade pode chegar, Neil sai em buscas de fatores que serão essenciais no futuro, como uma dupla nacionalidade, treinamento e aprendizados em usar armas, dirigir os vários tipos de veículos no ar, terra e água, etc.

"O que a experiência e a história nos ensinam é que os povos e os governos nunca aprenderam nada com a História."

No livro vem alguns quadrinhos ensinando a transformar objetos para serem em usuais em determinada situação, como por exemplo o 1º: "Como transformar um cartão de crédito numa faca".Através do desenho e fala você vai aprendendo e se divertindo.
O autor tem uma linguagem simples, sem palavras rebuscadas, é uma mistura de distopia, crítica ao governo e entretenimento, daria um bom programa televisivo, como existem alguns, mas estes são provas que os competidores tem que realizar até chegar o último competidor e levar seu mega prêmio.

"Afinal de contas, se a maioria dos norte-americanos tivesse que escolher entre o direito de votar e o direito de ver o filme que quisesse, escolheria a segunda opção."

Apesar de ser um norte-americano, ele se sente com medo do próprio país e sem noção a que ponto pode chegar o poder deste e a que pode levar, por isso, ele é um bom usuário do provérbio "Melhor prevenir do que remediar" e assim vai realizando seu treinamento, se auto-conhecendo também seus indivíduos.
Não tenho muitos pontos negativos para esse livro, é bem legal de ler, seria legal também se depois de todo esse conhecimento tivesse outro livro fictício em que o(s) personagem(s) tivesse de usar tudo o que aprendeu, uma história, etc, vamos aguardar quem sabe não será lançado em um futuro.

"Fui obrigado a concluir o inevitável: eu era um chorão."

Não posso de deixar de mostrar para vocês alguns dos títulos dos capítulos:
-Dicas de etiqueta de Seitas da Morte;
-Se X = Terroristas, Y = Distância e Z = O quanto você está de saco cheio deles, calcule sua segurança;
-Como de proteger de Inflação, Hackers e Celina Dion;
-Por que engravidar uma Brasileira pode salvar sua vida;
-Por que você deve pensar no Zoológico como um restaurante;
-Onde os Blackberrys vão para morrer.
E tem muitos outros que vocês conferirão no livro, leia, vale a pena, além de se divertir você vai aprender!

"Éramos pulgas nas costas da Terra, que se coçava para se livrar de nós."
Jim 28/11/2018minha estante
Sua resenha foi excelente!