Reencontro

Reencontro Leila Krüger

Resenhas - Reencontro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Blog Vida de Le 15/09/2012

Quando recebi a proposta para resenhar esse livro eu não tinha muita noção do que iria encontrar. Apesar de ter visto muitas resenha positivas não quis ler muita coisa a respeito para não estragar a surpresa. E de fato foi uma agradável surpresa.

Reencontro é o livro de estréia da autora gaúcha Leila Krüger, mas já mostra uma maturidade narrativa de autores experiêntes. Sua escrita tem uma poética e uma sensibilidade que pouco tenho visto na literatura atual.

O livro conta a história de Ana Luiza, uma jovem rica e bonita que a princípio parece ter tudo para ser feliz. Mas não é o que acontece pois o que ela mais senta falta é exatamente o que o dinheiro não pode comprar; amor. Como uma família disfuncional; mãe mais preocupada com seus próprios problemas e pai praticamente ausente e mantendo outra família, Ana se vê perdida e sózinha após o final de seu namoro e nem mesmo sua melhor amiga, Nana, consegue ajuda-la a superar mais essa perda.

Devido a essa e outras situações que acontece em sua vida ao longo daquele ano, Ana Luiza começa a se afundar cada vez mais na bebida e nas drogas, chegando ao ponto de se envolver sexualmente com um de seus colegas, relacionados com o tráfico de drogas, para que este seja seu fornecedor da substância tão necessária no momento. A relação de Ana Luiza com essas substâncias já é antiga e sua saúde começa a mostrar os sinais desse abuso mas ela não acredita ser uma dependente química. A ideia do suicidio também já lhe ocorreu muitas vezes e Ana Luiza se culpa por sua covardia de nunca conseguir ir até o fim.

Em determinado momento, sua melhor amiga Nana também não é mais capaz de tentar ajuda-la pois está em meio a seu próprio sofrimento devido a um problema que ocorre com sua famíla. Mas, em meio a tanto sofrimento surge alguém capaz de resgata-la de seu inferno psicológico: Rafa, o garoto bonito, de sorriso plácido e enormes olhos caramelados que veio do interior e está no mesmo curso de Ana Luiza e Nana.

Rafa se torna o melhor amigo de Ana Luiza e está sempre ao seu lado buscando tira-la da depressão mas aos poucos seus sentimentos por ele tornam-se o que ela considera perigoso para seu coração já quase destruído e está busca se afastar ao máximo de Rafa tentando evitar maiores sofrimentos. Rafa, por sua vez não está disposto a se afastar e desistir dela. Ana precisa se reencontrar e acreditar novamente no amor e ele está decidido a fazer com que isso aconteça.

Essa poderia ser a história de muita gente, quantas Anas Luiza existem por aí apenas esperando por algúem que mostre a elas o quão especiais são. Ana Luiza se torna uma amiga íntima para o leitor a ponto de entendermos seu sofrimento e ficarmos realmente preocupados com ela.

Permeado de citações de poemas e trechos de músicas o livro parece conter sua própria trilha sonora. Muitas vezes durante a leitura me vi buscando as músicas que Ana pensa ao longo da história e percebi que se encaixam perfeitamente em determinados momentos do livro. As citações a cada entrada de capítulo também descrevem perfeitamente o que virá a acontecer no capítulo em questão.

Até uma boa parte do livro não conseguia gostar de Ana Luiza, seu comportamento destrutivo era injustificável para mim mas a medida que a história seguia consegui compreender um pouco mais mesmo ainda não concordando com suas atitudes. E Rafa também me deixou frustrada muitas vezes por demorar tanto para tomar uma atidude com relação a Ana Luiza mas depois dos capítulos finais fiquei completamente encantada por ele.

O fato da trama se passar em Porto Alegre, minha cidade natal, contribuiu muito para deixar a história mais real para mim uma vez que conseguia visualizar com perfeição cada local descrito. E os diálogos são bem regionalistas e talvez algumas pessoas possam estranhar o jeito "cantado" gaúcho de falar.

A revisão merece elogios, assim como a edição que está caprichadissima, adorei principalmente a capa. Enfim uma bela história de amor e superação. Recomendadíssimo. ^ ^

Gabriela 29/10/2012

[Resenha] Reencontro
"Está bem no fundo. Não se pode alcançar... aos poucos, vai roubando o ar.” Ana Luiza vai perdendo seu fôlego: o fim de (mais) um grande amor, um pai distante, uma mãe fútil, uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora". Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar. "O amor é uma ferida”, ela sentencia. Mas a “garota de olhar longínquo” tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os “olhos imensos”, que tudo veem... Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu... Como encontrar, ou reencontrar o próprio destino? Até onde o amor pode ir, até quando pode esperar? O que há além das baladas de rock e dos poemas românticos? Poderá o amor salvar alguém de sua própria escuridão? Às vezes, é necessário perder quase tudo para reencontrar... e finalmente poder amar.

Ana Luiza mora com os pais em Porto Alegre - RS e tem uma vida aparentemente perfeita, se não fosse por conta de uma decepção amorosa e de seus vícios que fez com que Ana entrasse em uma depressão profunda.
A autora não nos decepciona com a riqueza de detalhes em relação a tudo (sentimentos, expressões, lugares,...)!
Confesso que achei o comecinho um pouco massante, mas logo depois o livro se desenrola facilmente e rapidamente que, quando você percebe, já está na última página!
De cara já não gostei de Ana Luiza, achei ela uma metida, esnobe e chata, mas com o recorrer do livro, comecei a gostar dela e a me identificar muito com sua personalidade (talvez porque somos idênticas!).
Amei a Nana desde o começo e o Rafa é um fofo.
O final é maravilhoso e surpreendente! Fiquei maravilhada.
Apesar de possuir 496 páginas, é de fácil leitura e você consegue ler ele inteiro em um final de semana com tranquilidade (assim como eu fiz)!
Ótima leitura!
Super recomendo!

Glau 25/03/2012

Reencontro
Já havia um tempinho que o livro estava em minha estante esperando aparecer um tempinho para ler, mas depois de ver várias resenhas elogiando, resolvi ARRUMAR este tempinho, e só posso dizer que me arrependi. Me arrependi por não ter lido antes... É um livro consideravelmente grosso, mas você lê tão rápido, te prende tanto, que você termina e fica com vontade de continuar...

O livro conta a estória de Ana Luísa, uma garota rica, que tem quase tudo o que quer, mas mesmo assim não é feliz. Digo quase tudo porque o que mais sente falta é algo que o dinheiro não compra, Amor.

Sua mãe é meio desligada, não liga muito para a filha. Seu pai muito menos, deixa muito a desejar dentro de casa, bebe muito e mantém outro relacionamento.

Com relacionamentos Ana também não tem muita sorte, sempre acaba se decepcionando e já até duvida se existe amor.

As únicas pessoas com quem pode contar é com a tia, que demonstra ter muito carinho por Ana e Nana, sua única e melhor amiga, mas que por conta de certos acontecimentos também acaba sofrendo com sua certa ausência.

Ana passa por muitas perdas e a cada novo sofrimento ela se "afunda" mais, acaba se viciando em drogas - álcool, cigarro, maconha e farinha.

Acaba duvidando da existência de Deus, até que uma pessoa maravilhosa surge em sua vida, Rafa. Ele tenta de todas as formas reerguer Ana, fazer com que ela se reencontre, mas é uma tarefa difícil, Ana tem que permitir que isso aconteça.

Sem querer acaba sentindo algo por Rafa, mas faz de tudo para afasta-lo já que não acredita no amor e também já tem um namoradinho, Gustavo - que só serve para fornecer drogas...

O livro te surpreende, a autoria poderia ter parado na metade do livro, quando tudo acontece, mas ela vai além e te emociona cada vez mais.

Em nosso dia-a-dia vamos varias Ana Luísa, o que é muito triste, mas assim como no livro, devemos ter a esperança de que essas pessoas se reencontrem.

Em vários momentos você se pega refletindo sobre coisas que faz, em suas crenças e sua permissão para que sua vida tome um rumo melhor.

É um livro que vou guardar com muito carinho e recomendar sempre...

www.startread.com.br

Luciane 26/05/2013

"Lembranças são lagos: depende de como tu as vês. O que refletem dependem do céu".
O livro é grande, um pouco cansativo. Lendo, eu ficava indignada com todas as atitudes erradas de Ana Luísa. Contudo, ao final descobri ser uma grande história de superação. Às vezes, há acontecimentos que alteram o rumo da vida, mas o fazem por algum motivo importante. Foi o que aconteceu.
Este livro é do Grupo Livro Viajante: http://www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Amanda 09/06/2013

Simplesmente... Incrível.
Fiz uma resenha sobre o livro "Reencontro" lá no meu blog, vai lá dar uma olhada e ver se sua opinião se parece com a minha! http://havingbooks.blogspot.com.br/2013/06/resenha-reencontro.html

SahRosa 18/10/2013

Em Reencontro conhecemos Ana Luiza, desiludida com amor, fechada para sempre a novos sentimentos. A única coisa que realmente vale a pena é sua amizade com Nana, sua melhor amiga, a pessoa que realmente a entende. No entanto, Ana não sofre apenas por um coração partido, seus pais parecem não se importar se ela esta viva ou morta. Os olhos de sua mãe parecem lhe afiados, como de um felino a espera de atacar e de seu pai gelados, fazendo-a tremer só de cruzar com olhar dele. A vida não tem sido fácil para Ana Luiza, ela se sente uma incapaz, alguém que sempre desperdiçou a vida por sonhos que nunca serão realizados. Até mesmo Deus não liga para ela, e se ligasse não faria com que as pessoas que ela mais ama se afastasse de sua vida.

Ana Luiza infelizmente não vê a força que carrega e também não enxerga que tem tudo para ter uma vida feliz e que o amor pode sim estar bem ao seu lado, mas para a garota de olhar longínquo se afastar é o caminho mais fácil, sua alma já tem muitas cicatrizes e muitas ainda abertas, precisando se curar, só que para ela isso parece que nunca vai acontecer.

***

Nunca pensei como seria difícil fazer uma resenha de Reencontro. Sempre pairava duvidas em minha mente: Como resenha um livro como esse? Como mostrar tudo que senti ao longo dessa leitura? Sinceramente, ainda não sei como me expressar e talvez essa resenha nunca chegue perto da grandessa desse livro, Leila criou uma história tão envolvente, emocionante, ao mesmo tempo em que é dramaticamente bela! A cada capítulo, a cada palavra, eu me via mais e mais ligada a Ana Luiza, sofrendo ao seu lado, rindo quando ela ria, amando e odiando. Reencontro não é apenas um romance, é uma história com toques de realidade, onde dramas, amores e personagens tão profundos e cativantes se encontram.

Ana Luiza é simplesmente admiravel, nunca me senti tão ligada a uma personagem, Nana é a melhor amiga que alguém pudesse querer e claro, como não falar de Rafa, o mais novo aluno da faculdade que Ana e Nana cursam, ele é fofo, cavalheiro e simpático. Rafa faz de tudo para se aproximar de Ana Luiza, que sempre se esquiva dele, em certos momentos, não sabemos se o rapaz quer apenas ser um bom amigo ou se sente algo a mais por Ana, ele é um mistério, que pouco a pouco Leila vai nos revelando. Cada um de seus personagens tem algo que os marca, seja um amor mal resolvido, um problema do passado ou presente, e é querer descobrir mais sobre eles que desejamos continuar com essa leitura agradável que é Reencontro e em seu final temos uma surpresa incrível, que em certas partes eu já desconfiava, e com a confirmação só aumentou minha certeza, que esse livro é único, como nossa vida!

Mas não são apenas os personagens que encantam, a escrita de Leila é fantástica, direta e descritiva, um livro em terceira pessoa, que consegue passar todo o sentimento em suas páginas, houve momentos, que o choro foi quase difícil de segurar, meu coração palpitava acelerado e aos poucos se acalmava novamente, afinal impossível não desejar a felicidade de Ana Luiza. Na verdade você deseja que todos tenham um final feliz, só que o caminho para a felicidade muitas vezes é doloroso e isso que Ana aprendera. Com as 496 páginas, Reecontro é uma leitura mais que recomendada! Um livro que me prendeu, me emocionou do inicio ao fim e se tornou um dos meus favoritos de 2012! Com certeza é uma história que deixa saudades!

" - Ele é o melhor amigo que já tive. Aparece quando mais tô precisando... mesmo que eu não queira. Me ouve... Me faz rir... Ele sabe abraçar... assim por dentro. Ele sabe ver meus olhos - ela fez uma pausa, ficou pensativa. - Ele me devolve uma coisa que me falta... nem sei o quê. E... mesmo eu correndo dele, sempre... Eu no fundo só espero que ele me alcance a cada vez. " - Reencontro pág 303

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/

1 | 2 | 3 | 4 | 5