It

It's so easy and other lies Duff McKagan

Resenhas - It's so easy and other lies

May 24/08/2023

I had high expectations
And probably that was my mistake.

Don?t take me wrong, it was fun to read this book, I got to learn and challenge myself a few times and for most part of the book I really enjoyed but there?s thing - as much important for musicians as it is for writers - called pacing/timing.

It felt to me that some things got so much important into the book that it made me questioned myself if the book was about only one specific topic of his life or his life as a total.

This was the feeling at the end as well. Did you run out of papers or a pen to write? Or your laptop died? ? how can you end a book like that bro?

So yeah, nice story, thanks for the good time but I just wish it was a little better.

Iara 25/01/2022

Bastidores
A gente vê as pessoas no palco e não faz ideia do que passaram para chegar até ali ou as consequências que fama trouxe para suas vida. Nessa biografia, Duff se despe de corpo e alma e eu amei cada página!

Raquel | @lunarebooks 28/08/2016

It's not that easy
Sempre soubemos o quanto era louca a vida dos nos anos 80. Mas o que achávamos não era metade do que os garotos do Guns passaram.
Foi impressionante ver toda a jornada dos garotos, desde a saída da sua cidade até LA, os problemas, mas sem perder a esperança. Nós somos levados junto, como um espectador invisível, me senti presente em todos os momentos. Crescer com eles, afundar com eles, passar por todos os problemas junto.
É um livro ótimo para qualquer um, sendo fã ou não, aprendemos muito, vemos de perto como é lidar com as drogas, e também como é difícil sair delas.
Um livro que te faz rir e chorar ao mesmo tempo, ficar preocupado, ter frio na barriga e depois se acalmar.
Recomendado e favoritado.

Flavia Fucci 13/10/2014

Depois de uma semana, eu ainda estou vivendo nessa história. É difícil até achar uma razão pra explicar o motivo, porque várias coisas me incomodaram nesse livro. A primeira, e uma que sempre permanece depois de qualquer autobiografia, é saber que aquilo ali contado é só uma coleção de partes escolhidas. Muito e muito mais ficou de fora. Parece coisa de perseguidor querer saber a vida toda detalhada, mas não é pra isso que uma autobiografia é escrita?
Outra coisa que me incomodou bastante foi que eu esperava ler mais sobre composição e gravação, o que tem muito pouco, quase nada. Também sobre as festas com as groupies, porque, né, o cara era do Guns, movido a álcool e drogas, tinha (ainda tem, eu acredito) multidões de fãs, não dá pra acreditar que tudo que ele fazia durantes as turnês era encher a cara. E as brigas? Cadê? Os barracos históricos do Axl nos camarins?
O livro poderia ter o dobro, o triplo de páginas que eu teria lido com a mesma avidez, e eu nem sou a maior fã de GN'R.
O fato é que Duff te pega com a escrita dele, rápida e não muito detalhada, logo no comecinho do livro, e não dá pra evitar sentir certa afeição por ele. E, mesmo sabendo que eles iam conseguir, eu torci pra tudo dar certo enquanto ele contava sobre o período anterior ao sucesso absoluto, e quando eles conseguem, a empolgação é inevitável. Quando as coisas começam a dar errado, cada vez que uma nova esperança de que elas voltem ao normal surge pra ele, ilumina o coração de quem tá lendo por brevíssimos segundos até tudo ser inundado por álcool e drogas.
O segundo casamento dele passa que ninguém nem percebe de tão pouco que é dito. O relacionamento dele com o Izzy logo quando ele chega em LA poderia ter sido muito mais explorado, bem como com todos os outros integrantes da formação original.
Você torce pra ele se livrar das drogas, mas daí é 'o fim' do Guns na vida dele também, e fica aquele vazio, aquele 'e agora?' enquanto ele tenta voltar a ser uma pessoa normal. E aí tem as outras bandas e projetos, mas a empolgação perigosa do GN'R já não tá mais ali.
E é por isso que vale e muito a pena ler It's so easy, porque você continua querendo mais. E mais.

Julia Moioli 25/06/2012

Uma verdadeira obra-prima
Simplesmente um dos melhores livros que já li em toda a minha vida. E olha que, apesar de ter apenas 17 anos, já li muito mais que a imensa maioria das pessoas.
Obviamente grande parte da minha idolatração por esse livro se deve ao fato de eu amar Guns N' Roses. Ao contrário de muitos, gosto bastante da formação atual, mas - e aí sei que a grande maioria dos fãs da banda concordam comigo - tenho um carinho muito especial pela formação de 1985: Axl Rose, Slash, Steven Adler, Izzy Stradlin e, obviamente, Duff McKagan. Grande Duff McKagan.
O Duff sempre foi meu favorito. É praticamente impossível não gostar do Duff, e basicamente qualquer um que tenha um conhecimento razoável sobre a história do Guns N' Roses sabe disso. Axl e Slash sempre foram os mais polêmicos, além de terem sido e ainda serem o principal alvo da mídia. Mas se é que alguém conseguia não simpatizar com o Duff antes de ler esse livro, depois que o fizer... tenho a absoluta certeza de que mudará de opinião.
Não é só Guns N' Roses, não são só drogas ou algo como a "narração da emocionante vida de um grande astro do rock". Se fosse isso, seria apenas mais uma autobiografia. E não é. Essa é especial. O jeito que o Duff escreve é maravilhoso. O livro me prendeu do início ao fim, e só não terminei tão rápido assim por causa da falta de tempo e, também, pela minha ausência de vontade de terminá-lo. Eu lia cada capítulo umas três vezes. Não queria terminar.
Partes felizes, outras tristes, outras intensas (todas intensas, na minha opinião). E muito engraçado. Dá uma vontade de abraçar o Duff que, olha... O Loaded precisa voltar ao Brasil logo. Eu preciso gritar pro Duff que eu amo ele e que ele é meu ídolo, mesmo que ele não ouça. A trajetória de vida dele é muito linda. É muito legal ver a maneira com que ele chega à beira da morte e depois se recupera sem a ajuda de nenhum centro de reabilitação. E a evolução intelectual dele, então? Não quero escrever spoilers, mas esse livro acaba com qualquer estereótipo existente quando o assunto são astros do rock: sexo, drogas, rock n' roll. Mulheres, bares; bares, mulheres. O Duff é um verdadeiro gênio, dotado de uma bondade excepcional.
A vida do Duff foi muito mais do que isso. E ele sempre foi um amor de pessoa. Eu gosto demais dele. Sua esposa e as filhas têm muita sorte, mas nós também temos: podemos ler esse livro e desfrutar de tudo que ele trouxe de bom para a melhor banda de todos os tempos (na minha humilde opinião). E tudo o que ele fez depois dela... Velvet Revolver. Loaded. Lindas histórias. Vejo ele como uma inspiração que vai além do mundo do rock n' roll. Com certeza existe muito mais sobre ele para se saber, mas estou certa de que ele é um ser humano fantástico.
Espero que quem leu tenha gostado. Até agora só ouvi críticas positivas, mas seria interessante ler algo de alguém ousado o suficiente para levantar aspectos negativos sobre o livro. Queria que traduzissem para o português para que mais pessoas tivessem a chance de lê-lo. :)

Julia Moioli 25/06/2012minha estante
Amei sua resenha! Concordo com tudo que você falou. E gostei de você ter levantado esse negócio de ele não citar nada do Axl em relação as drogas. Nem uma palavra sequer. Não sei exatamente qual foi a intenção dele nisso... Acho que o Duff gosta muito do Axl. Adorei ler sobre o reencontro deles em 2010, achei realmente emocionante aquela situação toda no hotel... Já tinha visto vídeos do show, mas não sabia que tinha sido assim. Tenho esperanças de que um dia o Axl e Slash voltem a se falar também :) Seria sensacional.