Senhora da Vinci

Senhora da Vinci Robin Maxwell

Resenhas - Senhora da Vinci

Michel 07/04/2019

FALTOU UM POUCO MAIS DA "SENHORA" DO TÍTULO...
Como de costume, encontrei este livro de forma despretensiosa, enquanto vasculhava um Sebo neste país afora. E muito me interessam os autores que se propõem a escrever sobre mulheres do passado que, jogadas às sombras da nossa história, estiveram à mercê do patriarcalismo. Mesmo sendo estes autores, profissionais que escrevem ficção.

SENHORA DA VINCI é um trabalho que, de cara denota ousadia: narrar a vida de uma personagem quase sem nenhum documento histórico existente e que trouxe ao mundo um dos homens mais importantes da humanidade, Leonardo da Vinci. Restou-me retirar a intrépida obra da prateleira e descobrir se a autora Robin Maxwell foi feliz ao realizar este feito.

E talvez o veredito possível seja: sim e não... Vamos começar pelos acertos:

O livro sabe fazer com que o leitor entenda que aqui estamos viajando através do início do renascimento; período dos mais importantes para o movimento artístico da história. A narração em primeira pessoa faz diversas referências ao longo da trama, sempre mantendo seu ponto de vista pessoal, ou seja, nem um pouco técnico, o que é bom para humanizar os relatos.

Os capítulos finais escaparam do previsível e de sacadas clichês. A autora foi assertiva em deixar a trama seguir sem inserções românticas, estereotipadas, nem ficou tentando causar comoção no leitor, o que é muito bom. Há um capítulo em que acompanhamos uma descrição ótima que acontece sobre uma das pinturas de Leonardo, em que sua mãe posa para ele (não se trata de um fato histórico, mas eu adorei esse momento da trama).

O livro também começa muito bem: não perde o foco no cotidiano modesto de Caterina (a mãe de Leonardo). Ela é uma mulher entusiasmada, que teve a sorte de ser criada por um pai que não limitou a educação da filha só porque ela era uma mulher. O livro fala com coragem do abandono do pai biológico de Leonardo e do preconceito social daquela época. Se algumas situações se trataram de inserções hipotéticas da autora, não importa; o fato é que deu muito certo, a leitura sustenta instante de deliciosa fluidez.

Infelizmente esta desenvoltura funcionou somente até o momento em que o filho ilustre nasce. É aí que começam os problemas da obra.

SENHORA DA VINCI parece não conseguir se livrar da aura brilhante que envolve Leonardo, mesmo não o elevando à condição de personagem principal, ele segue por toda a trama como se fosse um escopo; aquilo que se tem por finalidade. Robin Maxwell acaba tendo dificuldades em manter o carisma de Caterina, tornando-a uma mera expectadora da vida do filho pomposo.

Mesmo nos instantes em que Leonardo da Vinci sequer aparece, sua mãe (que como já mencionei, é a narradora da história), se comporta de forma diminuta, quase submissa. Nos instantes em que ela fala de Leonardo, ou até de outras figuras ilustres de seu tempo, a narrativa se torna sôfrega, algo quase servil. Caterina os descreve como se fossem deuses impávidos e perfeitos... Um comportamento patético e desnecessário que quase me fez abandonar a leitura.

Incomodou-me também a persistência em se narrar alguns dos feitos de Leonardo. Como se isso fosse obrigatório para o desenrolar da história. Veja bem: o caso é que não estamos falando aqui de um livro sobre Leonardo da Vinci, mas de sua mãe. Portanto, verificar demais a obra do filho elevou o senso de desvalia da personagem principal; reduziu-a à condição de mera coadjuvante.

Infelizmente também não é muito difícil nos depararmos com erros gramaticais e descuidos de revisão, mas isso não chega a incomodar tanto.

SENHORA DA VINCI é um livro que falhou por não saber escapar do glamour em torno do filho famoso daquela que deveria ser a verdadeira personagem principal. Funciona quando a autora se concentra na história, mas no contexto geral, temos aqui apenas mais um romance pouco aproveitado, tanto no sentido ficcional quanto histórico.

site: Essa e outras resenhas no blog: www.dimensãoreluzente.blogspot.com

Mari M. 17/02/2017

Arte , historia , amor !
Perfeito ! Daqueles livros maquina do tempo que te faz sumir daqui e te leva pra longe !

mara sop 20/02/2016

Por trás de um homem genial, sempre há uma grande mulher!
Todos conhecem Leonardo da Vinci, o grande pintor da Mona Lisa. Mas essa história é sobre a mãe dele, Caterina, uma aldeã abandonada grávida, a quem tiraram o bebê logo após o nascimento, que consegue servir como ama de leite para se manter próxima ao filho.

Quando Leonardo deixa a pequena cidade de Vinci para estudar arte, Caterina se vê novamente sozinha, e então decide mudar o seu destino. Ela também vai para Florença, só que na pele de um jovem boticário. Esse disfarce permite que ela acompanhe de perto o movimento artístico e filosófico que deu início ao renascimento, conhecendo as personalidades mais importantes do período e testemunhando fatos históricos importantíssimos, e além de tudo, ainda conseguir encontrar o grande amor de sua vida. História fantástica do início ao fim!

O livro tem de tudo, amor, aventura, conspiração, drama... E é surpreendente! Eu li despretensiosamente pq queria conhecer a autora, e me apaixonei perdidamente! Super recomendo mesmo!!!

Oscar 22/11/2014

Anedota sobre a vida da mãe de Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci é reconhecido como um dos primeiros cientistas da humanidade. Além de estudar a natureza, ele conjeturava a origem dos fenômenos da natureza, um exemplo desta conjetura esta descrito no livro de Stephen Jay Gould, "A montanha de moluscos de Leonardo da Vinci", onde relata as experiencias realizadas por Leonardo para explicar o porque a presença de conchas do mar nas elevadas montanhas da Itália. Mas a maior contribuição de Leonardo, na ciência foi nos desenhos técnicos de suas obras de arte, a figura do Homem Vitruviano com suas proporções áureas que até hoje são utilizadas nas aulas de arquitetura e de simetria, esta figura foi feita para ilustrar a obra de um dos matemáticos do século XV, Luca Paccioli. A maioria das obras de Leonardo estão desenhadas em cadernos denominados CODEX, um deles foi comprado por Bill Gates.
Robin Maxwell especula a vida da mãe de Leonardo com base de dados históricos bem conhecidos, tais como, a mãe de Leonardo era mãe solteira e adolescente chamada Caterine, o nome do pai era Ser Piero, que o irmão de Ser Piero era homo sexual tal como era Leonardo, que ela praticava alquimia produzindo misturas mágicas. Neste obra relata os livros traduzidos por Poggio Bracciolini relatadas no livro de Stephen Greeblatt, "A virada" dando enfase nos livros raros que a mãe de Leonardo tinha acesso.
Este livro faz parte de uma série de livros especulativos da vida de Leonardo, um destes é de Leo Perutz, "O Judas de Leonardo" onde se especula a história do quadro de Leonardo " A última ceia" um dos livros clássicos obrigatório para quem explora a vida de Leonardo.
Este livro dei de presente para minha aluna, amiga e colega de trabalho Liana Nakamura mais conhecida como ICHI, espero que ela tenha gostado.

Aninha 05/04/2014

Senhora Da Vinci
Senhora da Vinci é um livro da escritora Robin Maxwell. Um dos melhores livros que já li (se acostumem com essa frase, porque ela será muito comum em várias publicações deste blog).

O livro conta a história da mãe de Leonardo da Vinci, uma mulher aventureira, corajosa e cheia de astúcia, deveras, admirável.

No decorrer do livro, obviamente, o Leonardo da Vinci entra em ação. Igual a mãe, corajoso, cheio de astúcia e aventureiro, porém, envergonhado. Maxwell, não desmente a sexualidade do famoso pintor, mas mostra um lado hétero do mesmo.

Mostra as maravilhas do Renascentismo (um dos melhores momentos artísticos da História), o Nascimento de Vênus, do nosso querido Botticelli e “o nascimento” da Monalisa, uma mulher (?) cheia de suspense – que dá aquele brilho de curiosidade nos olhos de todos que ouvem o seu nome.

Maxwell também expõem em seu livro a aventura – senão maluquice – da mãe de Leonardo (que pode ter sido um fato, realmente). Ela se veste de homem para proteger seu filho, Leonardo, que estava longe há anos. E tem um caso com um dos maiores homens da política: Lourenço de Médici.

DETALHES DA ORELHA DO LIVRO “Senhora da Vinci”

“Mas, por fim, o dia abençoado chegou. Saudável e madura como um pêssego no verão, fui levada para a cama. Meu pai caminhava nervosamente de um lado para o outro em seu quarto, enquanto Magdalena trabalhava entre minhas coxas abertas para trazer à luz uma criança aos berros – não Leonora, mas um menino, Leonardo. Minha tia disse que, em todos os seus anos de parteira, nunca tinha visto um bebê sair mais entusiasmado do ventre da mãe que o meu garoto. Segundo ela, ele pareceu ter saltado para os seus braços, como se já estivesse cansado da escuridão e do silêncio, ansiando pelo mundo exterior.”

SOBRE A AUTORA ”Robin Maxwell”

” Robin Maxwell cresceu em Nova Jersey. Graduou-se em Terapia Ocupacional na Tufts University, dedicando-se a esta área por muitos anos, até mudar-se para Hollywood, onde trabalhou como adestradora de papagaios, diretora de elenco e, finalmente, roteirista. Trabalhou para os maiores estúdios de cinema, drama e até mesmo animações para a Disney.

Seus livros já foram publicados nos mais diversos cantos do mundo: Inglaterra, Irlanda, França, Alemanha Itália, Grécia, Turquia, Indonésia, Hungria, Portugal, República Tcheca, Ucrânia, Japão, vários países hispânicos e, por fim, no Brasil.

Em determinado momento de sua vida, os séculos XV e XVI e as mulheres “à frente de seu tempo” se tornaram verdadeiras obsessões para Robin.

Atualmente, Robin vive no deserto da Califórnia, nos EUA, com seu marido, o yogi Max Thomas.”

Informações:

Editora: Caravelas ou Novo Século

Autora: Robin Maxwell

Categoria: Literatura Estrangeira – Romance

Minha opinião sobre Senhora da Vinci:

Recomendo à vocês essa maravilhosa aventura, cheia de mistérios -com verdades e fantasias- de Robin Maxwell. É um livro fácil de ler e muito interessante. Nos conta a história despertando a nossa curiosidade a cada capitulo.

site: http://aninhapsd.wordpress.com/