Grande Sertão: Veredas

Grande Sertão: Veredas João Guimarães Rosa
Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Cristine 19/08/2023

Foi uma leitura bem difícil ,focam mais na parte psicológica das personagens,
além de que é bem característico da segunda fase modernista

h4gatha 19/08/2023

Mulan versão brasileira hebert richards
Qualquer obra literária seja ela releitura de um clássico ou não deve funcionar por si só, o que não acontece aqui.

quadrinhos necessitam de uma linguagem mais direta, recheada de diálogos inclusive os não verbais. O que deixou a leitura mais arrastada pra mim foi a constante presença de longos fluxos de pensamento, o que me leva a crer que eles falharam nessa "tradução" da obra pra outra mídia

Muitas vezes é confuso, você fica perdido e não faz ideia do que está acontecendo, logo não consegue se conectar nem se importar com nada que está sendo contado. O que é bem triste pensando que essa transmutação foi feita pra tornar essa história mais acessível a jovens leitores

O que eu consegui pegar do enredo, no entanto, é bem interessante e deixou uma pontinha de curiosidade. Não creio que a história seja ruim, é só que a hq não é a melhor porta de entrada

Fabi 16/08/2023

Obra de arte
Que travessia foi essa? Que vontade de reler imediatamente, mas não o farei agora. Sei que é obra para refletir e conversar bastante. A leitura em si, foi para mim difícil, mas quando encerrei a última página e comecei a encaixar tudo, fiquei dias só pensando na obra de arte que é esse livro. A linguagem, a importância de cada personagem, Deus e o Diabo, rezadeiras e pactos, redemoinhos, veredas, sertão, jagunços, Riobaldo/Tatarana/Urutú-Branco, Reinaldo/Diadorim... Diadorim. Vou fazer essa travessia de novo, em breve.

Balbino.Farias 15/08/2023

De longe, uma das mais importantes e fabulosas obras da literatura brasileira.

Guimarães Rosa conseguiu, de forma incrível, não somente inovar e transformar a língua portuguesa, mas também elevá-la e recria-la como linguagem universal do povo brasileiro.

Obra de gênio!

lililu 12/08/2023

Bem complicadinho
O que falar desse livro?
Eu já comecei não entendendo NADA, um
vocabulário bem típico (depois eu descobri que o João Guimarães criou algumas palavras) e uma história bem confusa por que misturava o presente com o passado.
Apesar desses altos e baixos eu gostei da história e o plost do final M-E-U-D-E-U-S
Eu tbm fiquei bem chocada na parte do churrasco de macaco.

profa_ana_paula 11/08/2023

O realismo regional
Esse é o sertão. Para além de espaços geográficos, o sertão também é trilha, história de vida. Riobaldo conta sua sina na jagunçagem, sempre se questionando: o demo existe? Quem é ele no sertão? O livro é incrível, são muitas histórias entrecruzando com outras, com um palavreado musical, um conforto léxico e a vontade de beber um gole d?água na sombra de uma vereda. É um livro que uma lida não basta, precisa ser reapreciado ao longo da vida.

Laura.Openheimer 08/08/2023

Guimarães Rosa sempre acerta.
?Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.?

Um verdadeiro mágico das palavras!
Um encanto em cada página.

Nêssa 31/07/2023

Um clássico brasileiro em HQ
Uma adaptação em quadrinhos muito boa, que consegue mostrar todo o enredo guardando as devidas revira voltas pra o tempo certo.

Raul.Maschieto 31/07/2023

O sertão é o mundo
Que leitura marcante! Muito já foi dito sobre essa obra prima da literatura brasileira, então não tenho muito mais o que dizer. Só quero ressaltar um ponto que se destacou para mim: a universalidade da obra. Essa condição é sintetizada pela frase: ?o sertão é do tamanho do mundo? e expressa como as experiências e eventos, narrados por Riobaldo, não são particulares e restritas à realidade sertaneja, mas dizem respeito às questões universais da humanidade, como a luta entre o bem e o mal, o amor, o ódio, etc.
Em suma, esse livro é maravilhoso e é uma experiência transformadora. Viva o sertão e viva Guimarães Rosa!

Bruna.Duailibe 30/07/2023

O sertão é dentro da gente
Que travessia! Guimarães Rosa escreveu um livro plural: é um documento, uma epopeia, uma conversa, um romance. Depois de 4 meses, finalizo o livro com muita felicidade de ter completado essa travessia.

É impossível descrever ou delimitar a grandeza dessa obra. É um dos grandes clássicos que conseguem estabelecer uma relação do micro ao macro de forma tão evidente. A travessia do sertão mineiro é a travessia e transformação da vida. Nas preciosas páginas desse livro nos aprofundamos na aventura do nosso herói, percebemos as denúncias políticas da época e nos apaixonamos junto com Riobaldo pelo seu verdadeiro amor. Percorrendo por todos os gêneros, Guimarães Rosa nos escreve a mais bela história que nosso país poderia encenar.

É um livro que se propõe a ser grande e vai além do que existe nas entrelinhas.

A linguagem pode ser um empecilho até certo ponto, mas cabe pedir que não desista. A recompensa do esforço é grandiosa!

?Travessia perigosa, mas é a da vida?

thmis 27/07/2023

Vou falar aq para vcs, mdsss q maravilhoso, a leitura é bem ruim de ler mentalmente, pois a linguagem nao é a mesma que usamos hoje em dia, eu li no clube de leitura com amigos e meu deissss amei demais, perfeito

Crixtina 25/07/2023

Que livro !!!!
Que livro !?!!!!? Estou encantada com o Riobaldo este livro é maravilhoso ! Confesso que tive dificuldade no começo mas a leitura vale cada segundo de dedicação ele é uma poesia !!

?A opinião das outras pessoas vai se escorrendo delas, sorrateira, e se mescla aos tantos, mesmo sem a gente saber, com a maneira da ideia da gente!?

FAtima311 22/07/2023

Grande ser! Grande obra!
Li pela primeira vez na faculdade, na época o olhar era outro, mais técnico. Agora fiz uma releitura, apenas pelo prazer de absorver cada passagem dessas veredas em que Riobaldo e Diadorim se encontram e se descobrem, acima de tudo, Humanos!
Relia mais e mais vezes. Grande sertão é livro da vida, de levar junto ao peito por essa linda e breve travessia!

"Existe é homem humano. Travessia."
(p.624)

Anthony 21/07/2023

Pura poesia
A narrativa é cativante e encantadora. Pura poesia. Outro ponto que demonstra a genialidade do autor é o estilo da linguagem utilizado.

yaya 17/07/2023

Já começo dizendo que só li por causa da escola
Estou meio triste porque se entendi 20% da linguagem foi muito, é o livro mais difícil que já li até agora e praticamente todas as resenhas é falando bem, me sinto burra por não entender. Me arrependo de ter sido curiosa e ler as últimas páginas, que me fizeram pegar o maior plot dessa história.
Talvez um dia eu leia o original