Grande Sertão: Veredas

Grande Sertão: Veredas João Guimarães Rosa
Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Alyne.Queiroz 17/10/2023

Mesmo sendo nordestina e entendendo muitas das gírias do livro confesso que a leitura é difícil, muitas e muitas vezes eu apenas segui lendo sem ter entendido bem o enunciado, não são só palavras diferentes, são construções de frases que não fazem qualquer sentido pra mim, eu demorei 6 meses pra terminar, quanto à história é realmente muito interessante, a jagunçagem lembra muito o cangaço.

Gois 01/10/2023

Tem que ter disposição, mas vale a pena!
Terminei esse livro há 1m e ainda não sei o que pensar. O livro leva umas 150 páginas para engrenar. É um livro cru, bruto, rude. Mas, ao tem umas partes tão líricas e tocantes!! O personagem principal é tão bronco e ao mesmo tempo tão cheio de questionamentos. O sertão é descrito de um jeito tão real, mas tão incrível. A relação entre Diadorim e Riobaldo é tão fofa e tão difícil. A história em si não é difícil de entender (se você superar o início), tem várias reviravoltas, batalhas emocionantes? o que dificulta é a linguagem. A linguagem é muito louca, falada, cheio de regionalismos, de neologismos? e cansa (em algum momento)! Mas, ao mesmo tempo, sem essa linguagem o livro não faria sentido. A história vai sendo contada como um fluxo, um rio, um velho contando sua vida pra um forasteiro. No fim, acho que é um livro muito bom, mas com ressalvas. Achei bem mais difícil que imaginaria que seria. Precisarei ler mais uma (ou umas vezes) para entender tudo (e acho que esse é o sentido de um clássico). Recomendo, mas apenas para quem tem disposição de atravessar esse sertão.

"Aonde você vai Sam?" 23/09/2023

Difícil de ler? Nonada!
João Guimarães Rosa foi, provavelmente, a pessoa mais inteligente que já falou português.
Mas nem por isso escreveu difícil como um acadêmico arrogante, muito pelo contrário!
É possível resumir esse livro em três palavras: Nonada, Diadorim e Travessia.
E, dentro delas, contidas, mais duas: belo e simples.

Esse livro só é difícil se o leitor for um cavalo!

Mas, aviso aos navegantes, Grande Sertão: Veredas só existe se lido em voz alta, pois é literatura oral por excelência, só que registrada no papel.
Vania.Cristina 24/09/2023minha estante
Quero chegar nele, talvez esse ano ainda, quem sabe...

"Aonde você vai Sam?" 24/09/2023minha estante
Boa leitura! Ou melhor, Boa travessia!

Rafaela 13/09/2023

Grande sertão veredas
Esse livro é incrível. comecei a ler como leitura obrigatória da faculdade e me apaixonei. o q o Guimarães Rosa fez aqui é simplesmente sem explicações

é sim complexo. é sim difícil de entender. mas é tão tão tão bom

eu tô em êxtase

(Guimarães Rosa paga a minha terapia pfvr

oslivrosdagiu 07/09/2023

O Sertão é dentro da gente
Tenho nem roupa pra comentar qq coisa q já não tenha sido dita sobre essa obra monumental da literatura brasileira. É livro pra ler aos poucos, ruminando, pra depois virar adubo, sabe? A vida de jagunços no sertão de Minas e a estória pessoal de Riobaldo se entrelaçam, cheias de significados profundos sobre a experiência da vida humana. Nossas dúvidas, incertezas, nossas principais questões filosóficas são as mesmas de um sertanejo no início do seculo XX. Leiam. Quando forem chamados, leiam. Monstro João Guimarães Rosa, obrigada por tanto.

Tati.Lima 05/09/2023

UM LIVRO ÉPICO E MONUMENTAL...
Eu ainda estou aqui embasbacadaaaaaa por esse livro!!! A história de amor de Riobaldo e Diadorim. Se vc pensa q é uma leitura fácil? Não, não é. Principalmente porq a escrita é de difícil compreensão muitas vezes, e o início é muito confuso, as recordações de Riobaldo são um tanto quanto complexas, até a gente começar a entender o fio da meada. Mas tb depois q tudo se esclarece, temos um livro excepcional. Uma história de amor, contada de forma crua, uma atração entre dois cangaceiros, o pobi do Riobaldo não conseguem entender e muito menos assimilar o q tá acontecendo, porq Diadorim, q na verdade é Maria, uma mulher q não queria se submeter a vida condicionada às mulheres da época, e esconde esse segredo a 7 chaves, e o Riobaldo q tem diversas mulheres, mas não supera seu amor platônico pelo melhor amigo. Meu primeiro contato com a escrita de Guimarães Rosa foi incrível. Simplesmente uma obra prima de primeira qualidade esse livro. Eu amei...????????

Pisi14 30/08/2023

Livro-cinema
Ações de tirar o fôlego, narrativas épicas, dramas existenciais e sentimentos aflorados embora reprimidos pela aspereza dos cenários e dos conflitos.

Guimarães Rosa inaugura o conceito de livro-cinema no Brasil, pois a sensação que uma pessoa tem ao ler o livro é a de estar diante de um filme de faroeste hollywoodiano no qual Riobaldo e Diadorim bem poderiam ser nossos John Wayne ou Clint Eastwood caminhando pelas veredas de Minas Gerais

Tofuuu 29/08/2023

Agora estou com saudade dos personagens.
O livro é narrado pelo ex-jagunço Riobaldo, que conta sobre suas lutas, medos e paixões.

Ele descreve Diadorim, amigo pelo qual é apaixonado, de maneira sempre doce e poética.
Um dos amores mais bonitos que já vi na literatura.
A linguagem é difícil de entender, cogitei abandonar a leitura no começo por diversas vezes, ainda bem que não o fiz, com o tempo nos acostumamos.

"Eu não sabia por que nome chamar; eu exclamei me doendo: Meu amor!"

Vanessa 26/08/2023

...e findou-se o grande sertão. junto dele, finda-se também as vivências de riobaldo que, repletas de rudezas e delicadezas, agora se (des)fragmentam em memórias na reta final de sua vida compartilhada. mais que um livro sobre o sertão, a narrativa perpassa por amores, lealdades, traições, dúvidas, inseguranças, religiosidades, medos (comuns a mim, comuns a você)... sim, riobaldo, viver é negócio perigoso, mas que bom é viver num mundo em que comungo da mesma língua que a sua...

Martony.Demes 20/08/2023

Seria muita presunção eu fazer uma resenha ótima sobre livro! Um já bastante estudado, transformado para a TV, imortalizado e etc. Eu precisava conhecer a jornada de Riobaldo, o amor 'incongruente' com Diadorim, as desavenças e guerras no sertão.

Olha, a jornada é imensa! Não se importe em saber como termina ou quando termina! Curta os meandros do percurso do livro, as falas, os neologismos, as preciosidades ditas sobre nosso povo.

Esse livro deveria ser obrigatório ter nas bibliotecas e principais pontos de todas as cidades do Nordeste, Minas, quiçá do Brasil inteiro!

A gente precisa entender mais os nossos proprios valores. E isso tem demais nessa obra!

Vanessa.Vtknas 20/08/2023

Perfeito
O livro é fascinante. Em primeira, o ex-jagunço Riobaldo conta para um interlocutor indefinido suas aventuras durante a juventude, quando se envolveu em batalhas de jagunços no interior do Brasil do final do século XIX/comecinho do XX. conta, principalmente, o conflito emocional que ele enfrenta ao se apaixonar por outro jagunço, Diadorim. É um livro denso, sem divisão de capítulos e de linguagem cheia de neologismos, o que torna a leitura às vezes um pouco difícil, mas depois de algumas páginas já dá pra se acostumar com o jeito de Guimarães Rosa escrever e aí sim se envolver nessa sensível história de amor.

Amanda2811 19/08/2023

Bem difícil a leitura,tive que fazer várias pausas,mas é bem característico da segunda fase modernista