Grande Sertão: Veredas

Grande Sertão: Veredas João Guimarães Rosa
Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Balbino.Farias 15/08/2023

De longe, uma das mais importantes e fabulosas obras da literatura brasileira.

Guimarães Rosa conseguiu, de forma incrível, não somente inovar e transformar a língua portuguesa, mas também elevá-la e recria-la como linguagem universal do povo brasileiro.

Obra de gênio!

lililu 12/08/2023

Bem complicadinho
O que falar desse livro?
Eu já comecei não entendendo NADA, um
vocabulário bem típico (depois eu descobri que o João Guimarães criou algumas palavras) e uma história bem confusa por que misturava o presente com o passado.
Apesar desses altos e baixos eu gostei da história e o plost do final M-E-U-D-E-U-S
Eu tbm fiquei bem chocada na parte do churrasco de macaco.

profa_ana_paula 11/08/2023

O realismo regional
Esse é o sertão. Para além de espaços geográficos, o sertão também é trilha, história de vida. Riobaldo conta sua sina na jagunçagem, sempre se questionando: o demo existe? Quem é ele no sertão? O livro é incrível, são muitas histórias entrecruzando com outras, com um palavreado musical, um conforto léxico e a vontade de beber um gole d?água na sombra de uma vereda. É um livro que uma lida não basta, precisa ser reapreciado ao longo da vida.

Laura.Openheimer 08/08/2023

Guimarães Rosa sempre acerta.
?Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.?

Um verdadeiro mágico das palavras!
Um encanto em cada página.

Nêssa 31/07/2023

Um clássico brasileiro em HQ
Uma adaptação em quadrinhos muito boa, que consegue mostrar todo o enredo guardando as devidas revira voltas pra o tempo certo.

Raul.Maschieto 31/07/2023

O sertão é o mundo
Que leitura marcante! Muito já foi dito sobre essa obra prima da literatura brasileira, então não tenho muito mais o que dizer. Só quero ressaltar um ponto que se destacou para mim: a universalidade da obra. Essa condição é sintetizada pela frase: ?o sertão é do tamanho do mundo? e expressa como as experiências e eventos, narrados por Riobaldo, não são particulares e restritas à realidade sertaneja, mas dizem respeito às questões universais da humanidade, como a luta entre o bem e o mal, o amor, o ódio, etc.
Em suma, esse livro é maravilhoso e é uma experiência transformadora. Viva o sertão e viva Guimarães Rosa!

Bruna.Duailibe 30/07/2023

O sertão é dentro da gente
Que travessia! Guimarães Rosa escreveu um livro plural: é um documento, uma epopeia, uma conversa, um romance. Depois de 4 meses, finalizo o livro com muita felicidade de ter completado essa travessia.

É impossível descrever ou delimitar a grandeza dessa obra. É um dos grandes clássicos que conseguem estabelecer uma relação do micro ao macro de forma tão evidente. A travessia do sertão mineiro é a travessia e transformação da vida. Nas preciosas páginas desse livro nos aprofundamos na aventura do nosso herói, percebemos as denúncias políticas da época e nos apaixonamos junto com Riobaldo pelo seu verdadeiro amor. Percorrendo por todos os gêneros, Guimarães Rosa nos escreve a mais bela história que nosso país poderia encenar.

É um livro que se propõe a ser grande e vai além do que existe nas entrelinhas.

A linguagem pode ser um empecilho até certo ponto, mas cabe pedir que não desista. A recompensa do esforço é grandiosa!

?Travessia perigosa, mas é a da vida?

thmis 27/07/2023

Vou falar aq para vcs, mdsss q maravilhoso, a leitura é bem ruim de ler mentalmente, pois a linguagem nao é a mesma que usamos hoje em dia, eu li no clube de leitura com amigos e meu deissss amei demais, perfeito

Crixtina 25/07/2023

Que livro !!!!
Que livro !?!!!!? Estou encantada com o Riobaldo este livro é maravilhoso ! Confesso que tive dificuldade no começo mas a leitura vale cada segundo de dedicação ele é uma poesia !!

?A opinião das outras pessoas vai se escorrendo delas, sorrateira, e se mescla aos tantos, mesmo sem a gente saber, com a maneira da ideia da gente!?

FAtima311 22/07/2023

Grande ser! Grande obra!
Li pela primeira vez na faculdade, na época o olhar era outro, mais técnico. Agora fiz uma releitura, apenas pelo prazer de absorver cada passagem dessas veredas em que Riobaldo e Diadorim se encontram e se descobrem, acima de tudo, Humanos!
Relia mais e mais vezes. Grande sertão é livro da vida, de levar junto ao peito por essa linda e breve travessia!

"Existe é homem humano. Travessia."
(p.624)

Anthony 21/07/2023

Pura poesia
A narrativa é cativante e encantadora. Pura poesia. Outro ponto que demonstra a genialidade do autor é o estilo da linguagem utilizado.

yaya 17/07/2023

Já começo dizendo que só li por causa da escola
Estou meio triste porque se entendi 20% da linguagem foi muito, é o livro mais difícil que já li até agora e praticamente todas as resenhas é falando bem, me sinto burra por não entender. Me arrependo de ter sido curiosa e ler as últimas páginas, que me fizeram pegar o maior plot dessa história.
Talvez um dia eu leia o original

Charly.nunes 06/07/2023

Não tenho palavras para explicar toda essa obra de arte. Esse é o tipo de livro para se reler para entender suas nuances e etc; logicamente é bem provável que tenha deixado passar alguns pontos, por ser a primeira vez que a leio. Mas achei o livro muito bem narrado, demostra todo o sentimento e pensamento do personagem, tudo isso misturado com o tempo que parece tão real que você quase acha que é um diário de um cangaceiro, da para entender todas as questões do sertão e os cangaceiros, de como eles se meteram ali e como continuam com aquilo; e ainda tem a questão da mudança de perspectiva do personagem, de como ele via as coisas e foi mudando, não chegando a ser um dito cujo "herói", mas uma pessoa que acúmulou experiência e conseguiu mudar com o pouco que tinha, de um jovem inocente com suas arruaceirisse, ao homem com peso da consciência a procura de um bálsamo para sua angústia. Realmente incrível, devo nem dizer de Diadorim, que nos surpreende a cada momento. Lógico também que não deixo de frizar que apesar de tudo, o livro ainda sim traz um toque de homoerotismo, os amores à Diadorim e etc, são muito bem colocados no contexto do tempo do cangaceiros, de como um homem tão viril podia amar outro "homem"; uma perpectiva homoafetiva bem diferente da que temos visto.

Marcio.Barbosa 05/07/2023

Maracilhoso
Que livro, que livro difícil de ler, ao menos para mim, porém maravilhoso com um final que me surpreendeu. Uma obra bastante interessante do autor. Não quero faler muito pra não dizer nada sobre ele. Fiquem na curiosidade ou vão ver ele.

Danny 05/07/2023

Para pensar....
O que perdemos por acreditar no que os outros pensam ou em seus julgamentos?
Na maioria das vezes seguir o coração e seus sentimentos pode sim ser o melhor caminho.

Foi uma leitura lenta, pois são dialetos diferentes de nossa atualidade, por se passar no sertão e em outra época, com isso demorei um pouco para conseguir mergulhar de cabeça no universo.

Grandes Sertões de Veredas não questiona o certo ou errado, o possível ou o impossível... Mas nós faz pensar no que poderia ter sido se tivéssemos tomados rumos diferentes.