Grande Sertão: Veredas

Grande Sertão: Veredas João Guimarães Rosa
Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Fran Kotipelto 27/05/2011

"o destino guardou essa maravilha pra você"

Todo mundo costuma se atrasar pelo menos alguns minutos em suas atividades, principalmente quando as mesmas são: trabalho e estudo. E comigo não poderia ser diferente, e exatos "7 minutos" de atraso me fizeram estar aqui, fazendo uma resenha sobre esse livro que pra mim sempre foi um grande clássico que nunca tinha lido,e que provavelmente nunca leria.

Enquanto eu corria mais rápido que o Usain Bolt pra chegar à sala de aula e escolher um bom livro pra apresentar o seminário mensal, ouvi meu professor dizer "sobrou Ensaio Sobre a Cegueira de Saramago e Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa". Antes que eu pudesse recuperar o fôlego para gritar "Ensaio é meu", o professor já tinha entregue o livro para meu mais novo inimigo mortal, e quando eu me bati com a porta o professor alegremente disse: "bom dia Francyne,o destino guardou essa maravilha pra você" e estendeu para mim um calhamaço chamado "Grande Sertão:Veredas", e eu mentalmente comecei a proferir: "puta que pariu,puta que pariu...", enquanto olhava para as cadeiras procurando uma disponível, vi de relance algumas das obras que haviam sido distribuídas a cada aluno, e foi aí que minha raiva aumentou, pois havia Memórias Póstumas de Brás Cubas,Iracema,Dom Casmurro,A Caverna, Budapeste, As Intermitências da Morte, e outros livros escritos em língua portuguesa. Me arrastei desanimada para o fundo da sala enquanto continuava a praguejar, e o que eu nunca iria imaginar naquela noite, era que 'Grande Sertão: Veredas' pudesse ser tão MA-RA-VI-LHO-SO.

O livro conta a história de dois personagens, Riobaldo e Diadorim(personagem pelo qual Riobaldo mantém um grande amor impossível),amigo de infância de Riobaldo e filho de um chefe de um bando de jagunços.Riobaldo, mora às margens do Rio São Francisco,e narra sua trajetória de vida com uma inusitada invenção de linguagem,a um interlocutor que nunca se pronuncia, a quem ele chama de Senhor ou Moço. Riobaldo tece a história de sua vida um discurso de descoberta e autoconhecimento: revelando o mundo imenso que o sertão é, assim Riobaldo acaba revelando a si próprio, como se o sertão fizesse parte dele,como se fosse seu próprio coração. Nessa perigosa travessia, Riobaldo confronta as forças do bem e do mal, retoma num fluxo de memória o fio de sua vida e narra as grandes lutas dos bandos de jagunços protagonizada pelos líderes Joca Ramiro (pai de Diadorim), Sô Candelário, Titão Passos, João Goanhá, Ricardão e Hermógenes contra Zé Bebelo e os soldados do governo.Descrevendo os feitos e características de diversos personagens revelando os códigos de honra e de procedimentos do sertão.

Em Grande Sertão: Veredas é mais do que evidente a ideia do homem como um reles joguete de seu próprio destino(mais do que comprovado por mim quando meu professor disse "o destino guardou essa maravilha pra você"), e principalmente, da natureza. A trajetória de Riobaldo mostra que, apesar da inteligência, o homem não deve subestimar a força e os sinais da natureza, que só existem para mostrar até onde cada um pode ir. Em inúmeras passagens da obra há sinais que indicam que a natureza, de alguma forma, está tentando alertar sobre os perigos existentes e que não só o sertanejo estava e está sujeito,mas todos nós como seres humanos.

A cada dia que passa vou tecendo a teia que o destino me permite,e cada vez mais fico abismada com sua capacidade de interligar tudo e todos,"o destino guardou essa maravilha pra você", o destino guardou o sertão para o sertanejo que apesar de todo o sofrimento consegue sorrir, e me faz acreditar que é possível ser feliz com o pouco que temos, só precisamos de esperança, só precisamos ser nós mesmos, precisamos de coragem para encarar quem nós somos!
Fabinho 27/05/2011minha estante
Vc escreve muito bem, além de narrar com bom senso de humor... Rs
Gostei da sua maneira de transpor sua idéia do livro, bem como de interligar ela com a sua vida.
Condordo plenamente que precisamos muito de coragem para encararmos quem somos nós e assim tb ousarmos ser nós mesmos!
Parabéns

Luh Costa 28/05/2011minha estante
Belíssimo livro!
Parabéns pela resenha!
"Diadorim é minha neblina."

Jow 09/06/2011minha estante
A resenha mais engraçada e tocante que tive o prazer de ler.
Genial e profunda como sempre, dear Fran!

Alan Ventura 16/06/2011minha estante
"Volta Fran, nóis precisa de Fran, é é sim, nóis precisa da querida Fran". Sméagol

Thiago 19/10/2011minha estante
Ótima resenha! Assim como você, Grande Sertão é um classico que falta coragem para ler. Só de passar o olho na primeira página, a narrativa já cansa. Mas já me recomendaram ler em voz alta, porque o estilo é totalmente verbal. Vou experimentar.

Flora Soares 29/04/2012minha estante
adorei! parabéns! esse livro é genial, amo amo amo..

Gabriel Baldez 02/06/2012minha estante
É muito bom ler uma resenha tão boa de um livro, que além de mostrar como um livro é de verdade, mostra como ele chegou até você, mudou seu modo de pensar e como causou impacto. É muito bom saber as reações que um livro pode causar em uma pessoa. Parabéns!!

Gláucia 13/06/2012minha estante
Ainda vou tentar ler esse livro...

Manuella_3 21/08/2012minha estante
Como não rir? Adorei, me diverti lendo sua resenha e já me confundia com vc, parece mesmo comigo esse 'surpreender-se'.
Quero ler. Como posso não ter lido?

Luana 25/09/2012minha estante
Estou louca para Lê-lo, apesar do meu prof já ter revelado um ponto crucial da História. :(

Claudia 20/01/2013minha estante
Estou lendo o livro,confesso que está sendo um desafio, por conta das palavras não comuns encontradas na obra. Adorei a resenha, parabéns!

Maíra 06/02/2013minha estante
Estou lendo o livro e confesso q já estava pensando em abandonar esta leitura, mas depois que li a sua resenha fiquei motivada e curiosa...

Valtair 12/06/2013minha estante
Depois de uma resenha dessa , só aumenta o "apetite" para ler o livro ! Parabéns pela resenha , já deu uma base do que se trata a obra !

Flávia Lira 13/10/2013minha estante
Caraca! adorei essa resenha por causa dela comecei a ler...

Bruna 01/12/2013minha estante
Tuas palavras são tão exatas, que parecem ter atravessado o sertão e voltado, trazendo toda a verdade e toda a paixão que a história traz. Estou lendo o livro, e é realmente fantástico. Espero que tuas palavras toquem muita gente =)

Rick Muniz 13/09/2016minha estante
Bela resenha, breve mas emotiva e inteligente!

Sergio330 09/11/2017minha estante
Ótima resenha , eu abandonei o livro , não por ele ser ruim , mas é preciso se concentrar nele e no momento ( na época do abandono ) eu não estava conseguindo . O linguajar é rebuscado , porém simplório , interiorano , mas complicado . Pretendo e vou retomar a leitura , que creio , será muito válida .

Jeff.Barbato 23/12/2018minha estante
Adorei sua resenha

Carlinha 25/07/2020minha estante
Mesmo que "Viver é muito perigoso ", a vida traz muitas surpresas. Assim será viver essa leitura, nas profundezas dos sertões do nosso ser.

Jessicandonsf 04/12/2020minha estante
Que resenha divertida! Adorei

Felipe1406 16/06/2021minha estante
Engraçado,minha namorada me deu esse livro no natal! Eu dei um sorriso mas por dentro tive tanta preguiça! Agora estou numa adrenalina com esse livro! Estou adorando! Me vi na sua resenha! Pensei em desistir do livro no início! Mas segui os conselhos da minha namorada!O destino guardou essa maravilha pra mim tbm kkk

Jessi 28/10/2021minha estante
Li grandes sertão veredas esse ano ele é muito louco vai mudar muito coisa na tua mente

Karine.Godoy 10/10/2022minha estante
Espero que tenha se saído tão bem no trabalho quanto nessa resenha! Me fez querer ler este livro pra ontem! Parabéns!

Guilherme466 05/02/2023minha estante
Parabéns, retratou muito bem!

Welder.Leite 04/06/2023minha estante
Caralho!0! Essa foi a resenha mais linda que eu vi ??

seujeronimo 19/11/2023minha estante
"era o homem de maiores ruindades calmas que já se viu"

JosA225 28/12/2023minha estante
Leitura deliciosa. Levou a linguagem mineira para o mundo. Fausto no sertão de Minas Gerais.

Selma 06/02/2024minha estante
Me desafiei a ler o livro e para mim realmente está sendo um desafio... cheguei na página 300 e todos os dias penso em desistir, mas a sua resenha me deu um pouco de esperança pra continuar firme e forte neste desafio...

Diane.Gentil 14/03/2024minha estante
Amei seu texto.
Sua resenha maravilhosa.
Iniciei a leitura do livro, ainda confuso pra mim.
Mas diante de tudo que você escreveu, pretendo ler até o fim.

Mano nico 03/01/2022

Complicado sertão
Se você busca um livro para representar as questões socioculturais, é um ótimo livro, mas nao vá pensando que é um livro facinho de ler não, o livro é grande, complicado, é como aprender uma lingua nova, não atoa, Guimarães Rosa é um mestre das palavras que nos leva a sentir o calor do sertão, aonde "viver é perigoso", ao ler esse livro você nao se prende apenas ao romance complexo, mistura Geografia, filosofia, muitas outras questões que te fazem questionar o livro.
A maior dificuldade que você pode encontrar ao ler é uma compreensão de passagem do tempo, nao só pela estrutura do romance, nao sendo dividida em capítulos, e o tipo de narrativa que torna possível as digressões do autor, parece que ele mesmo esta querendo tornar sua obra um completo labirinto, que tem início, mas nao objetivamente tem um fim, como uma travessia da existência. Antes de você nascer nao existia a ideia de sua existência, mas quando você morre você ainda permanece nas memórias.
Todo mundo precisa ler esse livro pelo menos 1 vez na vida, apesar da complexidade.
carolstanisck 03/01/2022minha estante
aqui não é a redação da romina não

carolstanisck 03/01/2022minha estante
pq vc não escreve assim no wpp tbm?

carolstanisck 03/01/2022minha estante
eu não sou todo mundo ??

MANO EIABWUHAU2GWUWGWUGWYWG2YWG27GW72YWU2YW7WHSYWVWYGWWUH2UWHEUW72GWU2HW

1000 na redação do enem já

carolstanisck 03/01/2022minha estante
eu não tenho qi o suficiente pra isso não

nao mesm9

624 páginas

biah 04/01/2022minha estante
mds que texto

Mano nico 04/01/2022minha estante
dps a carol fala que eu falo árabe

biah 05/01/2022minha estante
é...

Raphaela Rezende 20/08/2018

Travessia
Li o "Grande sertão: veredas" com uma forte sensação de deslumbramento. Pensava também que era maravilhosa a sorte de ser lusófona e nascida no Brasil e assim ler este livro.
Estou ainda impactada, como ler algo depois de ter feito essa travessia? Nunca pensei que seria possível ler algo tão maravilhoso. Sinto que a experiência da leitura está embrenhada em mim.

Riobaldo vai contando sua história para alguém (para mim? Para o autor?), sua vida, guerras, suas reflexões sobre vida e morte, deus e diabo. Toda a travessia de sua vida é relatada de forma tão sublime, cheia de grande sensibilidade, assim contrastando com a paisagem muitas vezes inóspita do sertão. Riobaldo é um jagunço que reconhece a complexidade, impermanência e sensibilidade do mundo, apesar de toda a simplicidade de sua existência.
A linguagem do livro é um dos pontos altos, por isso eu sempre achei que deveria ter maior experiência de leitura antes de me aventurar. É um livro para ler quando se está pronto para ele.

Para mim o amor relatado foi o que teve de mais bonito. Eu nunca li algo tão lindo como o relato de amor de Riobaldo por Diadorim.

"E estávamos conversando, perto do rego - bicame de velha fazenda, onde agrião dá flor. Desse lusfús, ia escurecendo. Diadorim acendeu um foguinho, eu fui buscar sabugos. Mariposas passavam muitas, por entre as nossas caras, e besouros graúdos esbarravam. Puxava uma brisbrisa. O ianso do vento revinha com o cheiro de alguma chuva perto. E o chiim dos grilos ajuntava o campo, aos quadrados. Por mim, só, de tantas minúcias, não era o capaz de me alembrar, não sou de à parada pouca coisa; mas a saudade me alembra. Que se hoje fosse. Diadorim me pôs o rastro dele para sempre em todas essas quisquilhas da natureza. Sei como sei. Som como os sapos sorumbavam. Diadorim, duro sério, tão bonito, no relume das brasas. Quase que a gente não abria boca; mas era um delém que me tirava para ele - o irremediável extenso da vida. [...] Mas, essa ocasião, ele estava ali, mais vindo, a meia-mão de mim. E eu - mal de não me consentir em nenhum afirmar das docemente coisas que são feias - eu me esquecia de tudo, num espairecer de contentamento, deixava de pensar. Mas sucedia uma duvidação, ranço de desgosto: eu versava aquilo em redondos e quadrados. Só que meu coração pedia mais. O corpo não traslada, mas muito sabe, adivinha se não entende."

Que livro.

ps: quando eu precisava ler apenas as quarenta páginas finais o meu marido diz "esse é aquele livro que (insira aqui O senhor dos Spoilers)...? E me contou o final do livro.
Mas eu sobrevivi.
Gláucia 20/08/2018minha estante
Poxa, quase vc conseguiu ler sem a revelação final! Muito difícil encontrar alguém que não conheça, muito por conta da série da globo.

Raphaela Rezende 20/08/2018minha estante
Quase!!! Eu sempre tento fugir dos spoilers, dessa vez não consegui. E eu não acreditava nele, hahaha. Ainda assim, que livro!!

Raphaela Rezende 20/08/2018minha estante
Fiquei em choque quando ele me contou. Mas enfim, deu para sobreviver ?

Gláucia 20/08/2018minha estante
Sim, eu já li sabendo e mesmo assim foi incrível já que o livro vai muito além da história em si

Cy 20/08/2018minha estante
Eu estou toda derretida com sua resenha, porque tivemos uma experiência de leitura bem parecida. Fiquei semanas enroscada nesse livro depois de terminá-lo. Só pensava nele, só falava dele. rsss A única diferença é que eu consegui chegar ao final sem O Spoiler. Hahahaha

Raphaela Rezende 20/08/2018minha estante
É verdade Gláucia, o livro vai além. Mas confesso que penso na possibilidade de descobrir na leitura e fica a amargura do que nunca será.

Raphaela Rezende 20/08/2018minha estante
Cy, que fantástico que você conseguiu ler sem spoiler! Eu acabei a leitura e só penso "e agora, como poderei começar outro livro?".
Não dá coragem.

Raphaela Rezende 20/08/2018minha estante
Mas como me dei folga pelo fim do mestrado (2 anos com pouca literatura, apesar de muitas leituras) vou começar outro livro. Acho que vou ler o Proust, pois precisa ser um livro garantidamente bom! Hahaha

Márcio_MX 20/08/2018minha estante
Eu vou ler sem spoiler (assim pretendo,rs). Spoiler dá separação! rsrsrs

Raphaela Rezende 20/08/2018minha estante
Não pode contar pra ninguém que você está lendo! Eu estava falando sobre como o livro era bom quando ele falou aquilo. Não separei, mas estou indignada e falo pra todo mundo o que ele fez ???

Gláucia 20/08/2018minha estante
Isso! As pessoas concluem que você já sabe

Raphaela Rezende 20/08/2018minha estante
Não sei o motivo, mas quando respondo aqui usando o celular surgem umas interrogações no final das frases, hahahaha

Leticia 09/11/2021

Se Riobaldo ama "inteiriço fatal", fatalmente eu amaria
Tá aí um livro que eu morria de medo, sua fama me aterrorizava, iniciei essa leitura pronta para nada entender. É... Guimarães Rosa, cê acabou comigo! Mas eu gostei de me acabar, me acabar de lágrimas e de amor. Eu aqui não me proponho a uma resenha, até porque não tenho cacife para isso, mas coloco aqui as minhas singelas reflexões.

Nessa travessia, pouco mais de quatrocentas páginas. Eu, Ana, consegui me perder um pouco, na vida e na narrativa. Eu acho que perder-se é uma capacidade dignamente humana, as certezas estão para além dessa mera existência mortal. É como diz Riobaldo " Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa".

Na travessia de Riobaldo e Diadorim que se perdem nas veredas do sertão e do coração, aprendendo que o amor é um "inteiriço fatal" , a recusa se faz presente, e ela é incessante. Recusa do amor, do ir, do viver, do morrer. Perder-se na vida, na travessia. A entrega a desorientação é por demais dolorida, e fica a tentativa de encontrar um Deus, um demônio, um existir, um Deus por vez odioso, um diabo amoroso (um amor não tal como o cristão, mas um amor que satisfaz os nossos desejos, desejos demoníacos?)

Riobaldo diz que "o diabo vige dentro do homem" então, talvez sejamos o próprio demônio, soltos por aí, demônios encurralados dentro de um corpo mortal, frágil, assim, "viver é muito perigoso" além de ser perigoso, sempre acaba em morte, mas esse corpo enquanto não encontra Thánatos, insiste no viver, o como viver é uma resposta singular, ela não está posta , fica o que diz Riobaldo: "O real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia."

Obs: Ao lerem o livro não procurem imagens da adaptação, eu - jacú - fiz isso, levei um baita spoiler ?.
Joao 09/11/2021minha estante
Parabéns pela resenha Ana!!! Só me deixou com mais vontade pra encarar esse livro hahaha

Leticia 09/11/2021minha estante
João, foi a minha melhor leitura do ano, quiçá da vida.

Isadora1232 09/11/2021minha estante
Que resenha linda! Esse livro é um acontecimento. Costumo dizer que fui realfabetizada por GSV e depois dele nenhum livro foi mais o mesmo. Lindo lindo!

Joao 09/11/2021minha estante
Ana, fico feliz por você. É uma maravilha quando finalizamos um livro e saímos com essa sensação. Provavelmente no próximo ano, vou encará-lo hehehe. Você me deu o estímulo que faltava

Leticia 09/11/2021minha estante
Obrigada, Isadora. Realmente, não sei se outro livro chegará aos pés desse, GSV foi um divisor de águas na minha vida.

Leticia 09/11/2021minha estante
João, fico feliz !! Espero que você ame como eu, e que essa experiência seja diferente do seu primeiro contato, que não foi promissor. É um livro lindo.

Ana Sá 09/11/2021minha estante
Me fez reviver tudo que senti depois de ler esta obra prima! É um tsunami de emoções mesmo! ?? Daqueles livros "o que eu era e o que me tornei depois de ler...". rs

Resenha ótima pra recordar e ter vontade de ler de novo!

Leticia 09/11/2021minha estante
Ana, eu já quero reler, lendo os textos de apoio, eu percebi que deixei passar muita coisa. Então, essa primeira foi só uma leitura de reconhecimento do terreno, preciso de uma outra para ler mais atentamente. Realmente, me tornei outra depois desse livro.

samuca 19/08/2022

Um livro pra toda vida
Comecei a ler perdido entre as palavras e a linguagem da obra, quis compreender de primeira invés de sentir. Fiz errado. É preciso ir aos poucos, deixar que a grandeza da história tome conta, só assim as estranhezas dessa narrativa vão diminuindo e o enredo vai tomando conta da gente que chega em um ponto que é difícil parar de ler.
Um marco na vida, sinto que nunca vou ler algo tão grandioso, que mesmo sem compreender a totalidade da obra, sigo fascinado pelos caminhos narrados, nessa mistura de sentimentos em que o percorrem a vida dos personagens. O amor, ódio, paixão e medo se misturam, vão e vem durante as veredas que os jagunços passam.
Um livro que tem tanto a ensinar, que irei revisitar e reler para matar a sede nesse mar de água doce doce de sabedoria. São tantos momentos marcantes ao longo dessa jornada em que parei e fui pensar nas palavras posta, em seu significado, fascinado pela grandiosidade.
DANILÃO1505 20/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Carolina.Gomes 20/08/2022minha estante
Amei! Isso mesmo! Um livro p sentir e levar p vida.

BiolaBlues 23/08/2022minha estante
Isso. Sinto que nunca vou ler algo tão grandioso!

Com certeza, Carolina!

samuca 24/08/2022minha estante
Nossa, sim cara. Esse é único em todos os sentidos. Foi profundo

Lindsey 30/04/2017

Pra corajosos
Eita historinha complicada da muléstia. Nunca demorei tanto pra ler um livro. E ela é complicada a começar pelo título, "Grande Sertão: Veredas", que é tipo "Grande Oceano: Riozinhos", já botaram reparo nisso? Depois, me aparece esse tar de Riobaldo, cuntando uns causo, com uma linguagem que nem o diabo pra entender. Acha que estou exagerando? Então toma esse trago: "Todos estão loucos, neste mundo? Porque a cabeça da gente é uma só, e as coisas que há e que estão para haver são demais de muitas, muito maiores diferentes, e a gente tem de necessitar de aumentar a cabeça para o total". Não, não tem erro algum de digitação aí, rs. Isso é obra de Guimarães Rosa, um gênio! Sim, o livro é difícil de engrenar por conta da linguagem embolada, mas quem tiver coragem de desbravar esse tijolo de mais de 600 páginas não vai se decepcionar. A história tem como personagem principal Riobaldo, um ex-jagunço, agora rico fazendeiro, que com sua linguagem típica 'nordestina de raiz' vai conversando com o leitor, contando todas suas aventuras por esse sertãozão de meu Deus. É uma obra inovadora, tanto pela sua narrativa complexa e estrutura diferenciada (sem capítulos ou pausas), quanto pelo seu enorme labirinto de metáforas, por isso deve ser lida como uma travessia por uma bela vereda, sem pressa alguma, apenas apreciando a paisagem.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: https://www.instagram.com/livro100spoiler
Ademiro 30/04/2017minha estante
Grande conquista essa leitura. Parabéns, Lindsey!

Lindsey 30/04/2017minha estante
Boa definição Ademiro! Me senti quase como uma vitoriosa no final, hahahaha.

Hélio Cezar 01/05/2017minha estante
Nós damos muito valor à forma, ao estilo, às filigranas verbais, ao brilho semântico, etc., não percebendo que muito brilho em vez de mostrar com clareza faz em muitos casos é nos cegar, e isto tudo não é em boa parte uma forma de suprir a falta de conteúdo, e nem digo em termos de quantidade, mas de conteúdo verdadeiro? Reflita sobre o seguinte: A FILOSOFIA E A LITERATURA COMO UM TODO, E POR CONSEQUÊNCIA A CULTURA EM GERAL, PODEM ESTAR PRESAS NUM EQUÍVOCO QUE JÁ DURA CERCA DE 2.500 ANOS, CLARO QUE INCORPORADO EM NOSSA CULTURA POR NOSSO ?MUI AMIGO? ARISTÓTELES, E QUE PROVOCOU SÓ 15.000 GUERRAS NOS ÚLTIMOS 5,5 MIL ANOS DE HISTÓRIA, QUE IMPREGNOU ATÉ AS RELIGIÕES IMPEDINDO A ILUMINAÇÃO DO SER HUMANO E CUJA ÚNICA SAÍDA NO SENTIDO DE DRIBLARMOS TAL MALDIÇÃO, QUE NÃO DEIXA DE SER, SÓ COM AJUDA DO FUTEBOL, ACREDITA?

O que o futebol pode ensinar à filosofia e à literatura? Tudo o que elas não sabem ainda sobre filosofia e literatura? Hã, deu um nó! E o que a filosofia/literatura ainda não sabem sobre si mesmas (gente, qual a diferença entre as duas, "ambas as duas", não trabalham com ficção e ilusão?) ... não seria o fato dela, a filosofia, não saber como funciona a mente do gênio, seja dos campos ou das letras, nem como se dá a compreensão, que só acontece pelo "método negativo" e ainda como se resolve os problemas, que não é pela busca do oposto, chamado de ideais, princípios, etc., como todo mundo faz, ou seja, desconhecem tudo o que é essencial entender para uma literatura/filosofia que se queira verdadeira, o que quer dizer que desconhecem o único instrumento que nos tornam escritores/filósofos, a mente, e podemos escrever alguma coisa de valor quando desconhecemos isto? Mas, aí nós não teríamos outra opção, a não ser ter que jogar todas estas montanhas de livros escritos nestes mais de dois milênios, naquela tão temida ?fogueira de Hume?, e então, sobraria alguma coisa, visto todos eles estarem calcados no "discurso positivo", no vir-a-ser, e ainda circunscrita a nível do intelecto, o nível mais baixo da cognoscibilidade? Claro que não, mas também ... foram cair que nem uns patinhos nos equívocos de Platão e Aristóteles, estes inauguradores da decadência, de nossas misérias e ignorância (Mas, bah tchê, precisava tanta ingenuidade?).
Então, para clarear, o que os escritores/filósofos precisam, além de saber escrever, já que é um absurdo só pelo fato de ser detentor de uma certa estilística, de alguma habilidade com a pena e ter alguma presunção de achar que entende de gramática (quem entende? Só aqueles que levaram isto tão longe, que já não sabem mais nada, até mesmo escrever!), e não podemos esquecer, de ter que ser um rato de biblioteca e ler "trocentos" tratados abstrusos que só tem preconceitos em forma de filosofia, mera repetição dos equívocos de Platão, para se considerar um escritor/filósofo? Primeiro, meu caro Watson, teríamos que criar as condições para surgir o âmbito da inteligência, em nós mesmos, lógico (vocês se acham inteligentes, mas isto não é presunção, e presunção não é fruto da ignorância? Te peguei!)! E será que é possível ainda eliminar toda essa craca acumulada de milênios de equívocos, erros, ilusões, mentiras e falsidades incrustadas no cérebro de nossos homens das letras/filosofia (quase ia escrevendo, "homens das cavernas", do pensamento, claro!)?
É aí que está o problema, pois, demandaria uma humildade quase que socrática, e admitir que "tudo o que sei é que nada sei", e que no momento estamos, nada mais, nada menos, que fazendo parte do clube dos que "acham que sabem", e dos que ainda pensam que ainda somos seres racionais, e ainda teriam que reconhecer que o conhecimento é um pouco mais do que nada, quando se trata do lado existencial do homem, o que nos fez instituir uma linguagem que nos soa como música aos nossos ouvidos, a dos ideais, mas, que na realidade fez a humanidade marcar passo, patinar ao longo da história e ainda manteve as causas das guerras e de todos os nossos infortúnios, manchando de rubro toda a terra.
O quê? Não, pare com essa tortura, já estou me sentindo um verdadeiro assassino que com sua pena manchada de sangue (existe arma mais letal do que esta quando manuseada com tanta ingenuidade, quase uma metralhadora na mão de uma criança, não?), que acabou por decretar à morte milhões de seres humanos nas quinze mil guerras destes últimos 5,5 mil anos de história, alimentados por essa farsa da cultura/filosofia, de hoje e de sempre! Não, não posso mais seguir nesta estupidez, não.... (quase que o cidadão em questão se atira debaixo de um caminhão lotado de toneladas de livros e tratados filosóficos que por acaso [acaso, existe acaso neste mundo?] ia passando por ali. Ainda bem que alguém o impediu, porque seria esmagado pelo peso da ... do que mesmo? Que coisa é esta, pegajosa e que cheira tão mal: pensamentos que se passam por sabedoria?!)!
CALMA, terráqueo, não precisa chegar a tanto - preserve ao menos o teu corpo porque a mente ....tsi,tsi - pois, esta filosofia que dá conta deste imbróglio federal, já se encontra ao nosso alcance, embora disfarçada na forma de um livro sobre futebol (futebol!!!!) - mas não conta prá ninguém, certo? - pois o establishment não pode se dar conta desse golpe certeiro a si endereçados, que é tornar inteligente os seres humanos, não antes do momento em que qualquer reação seja tarde demais, entende? O livro, "FUTEBOL, UMA REVOLUÇÃO À VISTA: DECIFRADOS, ENFIM, OS SEGREDOS DA GENIALIDADE DE NOSSOS CRAQUES", este é o seu título, pode ser adquirido pelo Clube de Autores. Mas, segredo, hein! Boca de siri! O negócio é muito perigoso, uma verdadeira bomba! Se eu fosse você, nem lia, pois você nunca mais vai ser o mesmo, e esta sua banca da literatura/filosofia vai tombar/ruir que nem palanque em banhado, e aí todas essas maravilhosas máscaras que você tem utilizado nos últimos milênios vão cair por terra, e como é que você vai continuar com este grande negócio de se travestir de sábio e grande erudito, e seguir com este teatro que tem franqueado para você as antessalas do poder por séculos? Never more! O circo vai cair, guri! O circo da filosofia/literatura, claro. A não ser que você ...

Lindsey 01/05/2017minha estante
Caro Sr. Hélio, o Sr. comentou em tooodas as minhas publicações e em meio a taaanta 'filosofia' falou sobre esse tal livro sobre futebol, que nada tem a ver com os livros aqui citados. Me pergunto se o Sr. realmente os leu ou apenas quer fazer propaganda do mesmo. Caso seja a segunda opção, sinto decepcioná-lo mas não pode haver tema que menos me interesso do que os "segredos da genialidade de nossos craques". Mas obrigada por comentar mesmo assim.

Hélio Cezar 01/05/2017minha estante
Esse livro por incrível que pareça eu já li, há muito tempo atrás, e aliás ler faz parte de minha profissão,a filosofia, justamente para entender e seguir o passo errado que a humanidade acabou dando em determinado ponto de sua trajetória histórica e cultural. Realmente já li muito, não tudo claro, pois, é uma perda de tempo, ter que ler tanta coisa equivocada, incluindo toda a filosofia e a maior parte da literatura, etc., assim como faz um médico que tem que estudar e investigar sobre as doenças, pestes e endemias, vírus e todo os tipos de patologia e assim conseguir fazer alguma coisa que evite um prejuízo maior para a população com um todo, e é o trabalho que estou fazendo aqui, através do Skoob, através de mídias diversas e inclusive do meu libro sobre futebol. Abraços e obrigado, e desculpe pelo incômodo.

Siman 19/05/2017minha estante
Não percebi algo que indique a atual riqueza de Riobaldo. Nem que seja fazendeiro.

Alan360 01/08/2020

Uma obra-prima.
Um enorme desafio no começo da leitura. Depois melhora um pouco. Vamos nos acostumando com a linguagem. Ainda assim incompreensível em diversos trechos. Mas a história é fantástica. Riobaldo é um personagem
riquíssimo. Guimarães Rosa um gênio. E grande sertao veredas uma obra-prima para ser lida muitas vezes.
*sugestao: após terminar o livro, releia as primeiras páginas, nesta edição até página 77, que considero a parte mais confusa. Ao reler tudo se encaixa, tudo faz sentido e flui bem melhor.
Debora.Andrade 01/08/2020minha estante
Quero ler demais! Sua resenha incentivou ainda mais!

Alan360 01/08/2020minha estante
Leia, depois me conte!

Debora.Andrade 01/08/2020minha estante
Conto sim.
Ah! E caso ainda não tenha lido, existe um livro de Llosa sobre o mesmo tema, se chama a Guerra do Fim do Mundo!

Alan360 01/08/2020minha estante
Olha só, vou procurar

Debora.Andrade 12/12/2020minha estante
Lendo, amei a dica
Quando passei das 80 páginas foi isso mesmo: ficando menos pior kkkk

Alan360 12/12/2020minha estante
Que legal! Depois me conta

Cy 05/03/2018

"Nonada. O diabo não há! É o que eu digo, se for... Existe é homem humano. Travessia."
Do título ao ponto final: extraordinário. Grande Sertão: Veredas, é um livro arrebatador. Vidas que atravessam o árido, se cruzam, se destinam. Por acasos (?) ou escolhas, "pois viver é mesmo muito perigoso".

O Guimarães é um autor brilhante, e me emocionou do início ao fim com o poder que ele dá às palavras. Mais importante do que o que está sendo narrado, é o como ele é narrado. Existe vida porque existe linguagem, e ao mesmo tempo é o Homem quem dá vida às palavras. É isso o que você encontra nas obras de Guimarães, a palavra viva, falada. Como dizia meu professor: pare de tentar ler Guimarães, ouça.

Como se não bastasse tudo isso, que por si só já é maravilhoso, o livro ainda tem uma das histórias de amor mais lindas que você lerá na sua vida. Se você é como eu, que gosta de marcar um 'livrenho', minha dica é conferir antes se tem post-its e tinta suficientes no seu marcador, pois cada frase sobre Diadorim é uma declaração de amor e um desbunde maior que o outro. =X
Lili 05/03/2018minha estante
Mais um pra nossa maravilhosa lista fe leituras conjuntas

Lili 05/03/2018minha estante
*de

Cy 06/03/2018minha estante
'Tâmo' fracas de livrenhos, hein! Só coisinha pouca. XD
Que projeto maravilhoso.

Débora 30/07/2022minha estante
Cy, acabei de ganhar esse livro da minha chefe. Sempre tive tantoooi receio de ler ele que corri aqui pra ver os comentários e achei o seu, agora vou ter que ler rs. Amei sua resenha

Cy 07/08/2022minha estante
Hahahaha. Tenha medo, não. É delícia demais. Espero que você tenha uma experiência maravilhosa quando for a hora de lê-lo. Porque uma hora ele vai te chamar, cê vai ver. Hehehe. Beijos!!

ajsjad 18/07/2022minha estante
Por isso que ele disse que queria que diadorim passasse por debaixo de um arco-íris

ajsjad 18/07/2022minha estante
Queria MUITO ter começado a ler sem tomar esse spoiler. Conseguir essa proeza é algo muito rarokk

Brina 18/07/2022minha estante
Cara eu não sabia de nada juro , quase morri engasgada.

Brina 18/07/2022minha estante
Depois eu vi alguns videos e muita gente comentou que sabia desse spoiler ?

Que sortuda meudeus

Jéssica 10/01/2010

por Afonso Arinos de Melo
Cuidado com este livro, pois 'Grande Sertão: veredas' é como certos casarões velhos, certas igrejas cheias de sombras. No princípio a gente entra e não vê nada. Só contornos difusos, movimentos indecisos, planos atormentados. Mas aos poucos, não é a luz nova que chega; é a visão que se habitua. E, com ela, a compreensão admirativa. O imprudente ou sai logo, e perde o que não viu, ou resmunga contra a escuridão, pragueja, dá rabanadas e pontapés. Então arrisca-se a chocar inadvertidamente contra coisas que, depois, identificará como muito belas.
Quelemem 18/01/2010minha estante
Excelente comparação! E é a pura verdade.

seufeitosa 24/01/2010minha estante
comparação perfeita!

Hélio Rosa 30/03/2010minha estante
Uma ótima lembrança, adequada aos vazios e excessos da obra... Vc leu o discurso dele de recepção ao Rosa na Academia?

Um abraço cordial

Tati Diorio 31/01/2016minha estante
Ohhh, lindo! "Compreensão admirativa" ficou perfeito.

Maira Giosa 20/10/2016minha estante
Acho que sua resenha foi uma das melhores que li por aqui, no geral. Obrigada pela tradução tão literal do que significa esse livro.

oxyagrion 24/01/2023

travessia.
a fama de Grande Sertão: Veredas é temida. ela recebe esse colóquio e não faz por menos: é dificílimo, penoso, complicado, profundo, devastador e muito mais. é "poetagem", roubando uma fala do próprio riobaldo, grande locutor de tudo que é perdido e achado. e se não é o melhor livro que já li, boa parcela da culpa deixo por conta de Os Miseráveis.

mas meu gosto é da coisa difícil.
nesse sentido, penso que desde pequena tudo que recebe o título de "árduo" me encanta: sabor muitas vezes amargo, ainda que belo. "tudo que é bonito é absurdo."

aqui me vi perdida entre palavra contada e palavra sentida e quase que o difícil vira "impossível". quase que a neblina de diadorim me cega. "sertão é isto (...) tudo incerto, tudo certo."

mas não é um livro que narra apenas os causos de um jagunço e suas euforias. a linguagem dita complicada não é meramente recurso estilístico.
aqui se fala de medo e de amor, de começo e de fim, de Bem e de Mal, de paz e de desordem; é uma Travessia do/ao ser humano.

é que viver é muito perigoso e etcetera.
é que a vida é muito discordada. tem partes. tem artes.

mas tudo bem
porque o mundo nasce de novo.
graazifarias 24/01/2023minha estante
excelente!! tomara que eu consiga lê-lo neste ano.

oxyagrion 24/01/2023minha estante
espero que aproveite!!! é uma experiência e tanto

Craotchky 24/01/2023minha estante
Que texto bonito, Libélula! Adorei!

oxyagrion 26/01/2023minha estante
obrigada, meu ursinho!

Isadora1232 09/08/2020

Travessia
Saio dessas páginas com a sensação de que não há uma vírgula desnecessária em Grande Sertão Veredas. A linguagem, que sempre me pareceu um obstáculo intransponível, foi na verdade um elemento essencial pra criar uma atmosfera meio brutal, meio poética, e nos conduzir a um final arrebatador. As reflexões sobre o bem e o mal, Deus e o Diabo, amor e ódio, sempre narradas com uma sensibilidade única, por meio de um narrador cheio de dúvidas e conflitos internos.
Saio dessas páginas e só me resta reforçar a unânime máxima de que Guimarães Rosa foi um gênio, e Grande Sertão Veredas uma verdadeira joia da nossa literatura.
Andre.28 09/08/2020minha estante
Vc falando tão bem do livro me deu vontade de ler. ???

Isadora1232 09/08/2020minha estante
É incrivel, André! Uma experiência bem única mesmo, vale a pena a leitura!

Pedro3945 11/08/2020minha estante
Que lindo. Suas resenhas despertam na gente a vontade de ler e reler. É um tanto poético como o amor proibido e não consumado de Riobaldo e Diadorim se sobressai no solo árido do sertão e no ambiente brutal da guerra travada entre os jagunços. No entanto, Grande Sertão é mais do que uma história de amor, é um ensaio sobre a vida - em toda a sua vastidão.

Isadora1232 11/08/2020minha estante
Muito obrigada, Petros!
Vc falou tudo! É pura poesia no ambiente cru e brutal da jagunçagem. O livro é bem mais que uma história de amor, mas tem uma das histórias de amor mais bonitas que já li!

Patresio.Camilo 25/12/2015

Uma jornada inesperada...
Apesar de citar um trecho que sempre utilizam para o Hobbit do Tolkien, mas foi assim com o Grande Sertão: Veredas.
Sempre me senti incomodado pelo fato de não ter lido essa obra. Até que um dia uma amiga me disse: Patrésio, Grande Sertão não se lê, é uma jornada e lá só entra quando se está pronto.
E sim, custei entender, mas quando entendi, pronto estava.
Uma verdadeira epopeia, ao contrário de outros, não vou citar personagens ou trechos, para não se perder o encanto. Mas sim, João Guimarães Rosa cunhou pelo sertão seu nome entre os grandes da literatura.
Se você é um amante da língua portuguesa como eu, irá se encantar com as brincadeiras feitas pelo Jão! Sem parecer ousado, pode se perceber onde Saramago buscou inspiração.
Em tempos que a literatura fantástica está na moda, Grande Sertão é um exemplo de seres mágicos que habitam as veredas desse Brasil, que somente com um olhar tão aguçado pode se descrever nas letras.
Então não leia esse livro, vista sua roupa e se prepare para uma grande jornada. Afinal não é um grande sertão veredas e sim Grande Sertão: Veredas.
HL Castro 14/04/2016minha estante
Companheiro, estava em dúvidas sobre qual livro solicitar mas a sua resenha me atiçou.

Obrigado, por mais resenhas assim!

Mateus 14/08/2016minha estante
Que isso hein! Agr eu fiquei curioso para em lê-lo

Ariana.Cunha 30/10/2016minha estante
Adorei sua resenha... Sinto-me envergonhada por resolver ler essa obra apenas agora... Eu não estava pronta...

Patresio.Camilo 31/10/2016minha estante
Ariana, não tem de se envergonhar, como te disse, prepare-se para essa sensacional jornada!!!

DIRCE 24/05/2011

Tão, tão, tão..., tão etecetera
Outro dia , aqui no Skoob, me deparei ( não me lembro o nome do skoober e do livro) os seguintes dizeres: " troco minha resenha por 6 estrelas" ( se não for isso é algo parecido).
Bem, sobre Grande Sertão: Veredas, eu gostaria de dizer: troco minha resenha pela Via Láctea todinha, mas não posso me furtar de falar sobre esse livro - falar do obstáculo que tive que enfrentar e do impacto que ele causou em mim.
O interesse pela retomada da leitura surgiu quando ao trocar idéia com o Ricardo sobre o livro Nenhum Olhar ele citou G. Rosa ( G. de GRANDE, ou de Guimarães Rosa , como aprouver , afinal como disse Robaldo: pão ou pães é questão de opiniães...)
Digo retomada porque há muito, muito tempo eu fiz uma tentativa de ler esse livro, mas não fui além das primeiras páginas. Com citação do Ricardo, investi novamente na leitura, mas meu exemplar era um verdadeiro reservatório de ácaro e, de quebra, me deparei com uma linguagem totalmente estranha, mais que isso: me pareceu estrangeira. Hã, Hãn...será que a leitura desse livro só será possível se eu encontrar na net um tradutor do G. Rosa? Será que G. Rosa escrevia de trás para frente? Uma leitura com o livro frente ao espelho me ajudaria? Claro estou brincando, mas apenas para ilustrar minha dificuldade diante dessa obra. Porém, quando cheguei na página 23, diante de: "O senhor...Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando(...)"pensei: quero mais G. Rosa. Providências a serem tomadas: substituir meu velho e amarelado exemplar por outro e aguardar um momento que minha concentração não tivesse tão em baixa.
Assim, com um novo exemplar e diante do forte incentivo da minha amiga Vivi ( 5 estrelinhas), retomei a leitura e o que me esperava me proporcionou puro deleite.
Riobaldo é um ótimo contador de história é a história da sua vida que ele fala. Fala sobre seus medos, sobre suas dúvidas, sobre suas dores, sobre suas aventuras e desventuras , sobre suas lutas quando era jagunço e sobre o seu amor impossível e trágico tão impossível e trágico que causaria inveja aos 2 amantes de Verona.
Se Riobaldo pudesse ler o que estou escrevendo diria que estou falando as flautas, por isso, vou me limitar a dizer que de estrangeiro GRANDE SERTÃO: VEREDAS não tem nada, muito pelo contrário, ele é muito nativo, e isso naõ se deve ao fato da história se desenrolar nos Estados de Minas, Goiás e Bahia, mas porque o GRANDE SERTÃO somos nós e Veredas são os caminhos, os atalhos que vamos delineando e percorrendo no decorrer de nossa existência.
Tenho muito receio de recomendar um livro, mas quem quiser ler um livro tão, tão, tão..., tão etecetera, leia GRANDE SERTÃO: VEREDAS, mesmo que para isso várias tentativas tenham que ser feitas. A recompensa será indescritível - a sensação é que a cada frase somos envolvidos por uma espécie de sinfonia ( foi o que aconteceu comigo).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RicardoDM 30/05/2011minha estante
A resenha ficou ótima, Dirce. Estou planejando ler GS:V no final do ano (junto com outros livros do Rosa). Depois podemos trocar algumas figurinhas a respeito.

(Ah... Obrigado pela citação.)

Manuella_3 18/08/2012minha estante
que delícia de resenha! eu quero sentar com Riobaldo e ouvir suas histórias.

Manuella_3 10/12/2012minha estante
Dirce, querida, não li esse clássico, mas estou em vias de, por conta de mais uma resenha sua. Espero que minha negociação por ele dê certo.
Preciso contar que preenchi praticamente metade da minha estante de desejados com livros a partir de suas avaliações. Tenho que agradecer por isso!

Day 08/07/2021

Minha Travessia
Levei 13 anos para ler esse livro. Ele me trouxe até aqui aonde estou hoje. Então não tem como falar dele, sem falar de mim.
Uma vez eu li uma resenha bem leve sobre o que seria esse livro, e o personagem Diadorim me ganhou. Puxa era um personagem tão corajoso, ele transbordava coragem, e naquele momento era tudo o que eu precisava pra superar algo que eu não lembro agora. Adotei esse nome como um codinome, nas redes sociais, e em tudo que pudesse, sem nem ter lido o livro. Tudo o que eu queria era incorporar toda a coragem daquele personagem em mim. Eu ganhei o livro de presente dos meus colegas, no meu aniversário de 2008, fazia 22 anos. Era um sonho ter o livro e poder ler ele. Comecei a ler, e foi um balde de agua fria. Eu não entendia muita coisa que estava escrita, o livro não tem capítulos, são 608 páginas de um personagem contando uma história, com um linguajar que tem muitas palavras que eu não conheço. Eu sempre tive a mania de sinalizar e procurar no dicionário cada palavra desconhecida. Mas aquelas palavras não existiam em lugar algum. Um tempo depois, pesquisando na internet descobri todo o Neologismo em cima do livro, palavras que foram criadas, um idioma próprio. Fora o regionalismo totalmente longe do meu, sou do Sul, então muitas expressões locais (Minas Gerais, Bahia, Goiás) são desconhecidas. Enfim, isso minou minha leitura, e o livro pairou esquecido, salvo algumas lembranças ocasionais e rompantes de término, que acabavam fracassando.
Esse ano, eu tive crises de ansiedade, crises de pânico, parei de trabalhar e tive (ainda tenho as vezes) medo de sair de casa. Uma fobia limitante causada pela Pandemia e seus desdobramentos. Em casa, coloquei na cabeça que iria terminar o livro, lendo 10 páginas por noite. Segui firme e terminei. Não liguei para as palavras que não conhecia, apenas segui entendendo o contexto.
Terminei.
Senti um misto de coisas que não conseguia expressar. Parecia que algo faltava, que eu não tinha compreendido tudo o que Guimarães Rosa queria dizer. Li trechos para meu marido, em voz alta. Ao ler em voz alta compreendi palavras que eu não tinha compreendido antes --> palavras que foram escritas para serem ouvidas, e não lidas.
Isso me deixou em choque. Pesquisei no Youtube trechos lidos, queria uma voz para dar vida a uma nova interpretação, achei trechos lidos por Maria Bethania. Chorei. Pela primeira vez o livro tinha me tocado, tinha chacoalhado meu ser. Então comecei a pesquisar videos falando sobre o livro, talvez alguém me ajudasse a enxergar o que eu não via. Achei um video de um canal chamado Canal Bitinices que vale super a pena ver, quem está lendo ou vai ler. E a explicação de apenas uma das muitas visões sobre muitos assuntos que o livro traz, me fez amar ainda mais o personagem que escolhi pra mim. Grande Sertão: Veredas exige uma maturidade pessoal, para entendê-lo. Uma maturidade contextual, histórica, regional, política, social e de muitas formas, que aos 22 eu não tinha, e que ainda hoje aos 35 estou construindo, mas consigo absorver mais coisas a ponto de perceber a grandiosidade dessa obra.
E num processo de Catarse, eu lembrei de quem eu era antes de iniciar o livro, e o porque de ter escolhido Diadorim pra mim! Isso me libertou e me ajudou muito a enfrentar meus medos e minhas fobias. Fiz avanços que nem imaginava conseguir, pq lembrei que, nas palavras de Diadorim: "É PRECISO TER CORAGEM".
E Diadorim me mostrou toda a coragem que existe em mim, e me lembrou de quem eu era e de quem eu quero ser.
Obrigada por isso, Diadorim.
Leiam.
Mesmo quando seu cérebro quiser explodir. Leia em voz alta, coloque trechos para ouvir.
Leia guiado por alguem que vai te mostrar tudo o que essa obra quer dizer, leia com um intérprete. E não deixe que a sua imaturidade te permita DESISTIR.
Vou deixar o link do video se alguem quiser se inspirar.

raafaserra 13/07/2021minha estante
Que lindo isso que você falou das palavras não terem sido feitas para serem lidas, mas sim ouvidas. Arrepiou

Day 13/07/2021minha estante
Obrigadaa! Foi muito emocionante essa descoberta! Quando puder veja o vídeo da Maria Bethânia lendo.. é maravilhoso

raafaserra 13/07/2021minha estante
Vou assistir siim