Grande Sertão: Veredas

Grande Sertão: Veredas João Guimarães Rosa
Eloar Guazzelli

Resenhas - Grande Sertão: Veredas

Lahdutra 07/09/2022

Com certeza meu livro favorito da vida. A mais bela travessia da lit brasileira
"O sertão me produz, depois me engoliu, depois me cuspiu do quente da boca...".
Guimarães escreve direto pra nossa alma, sem escalas.
Esse livro me causou uma mistura absurda de sentimentos do começo ao fim. Fui arrebatada para o universo de Riobaldo.

São tantas coisas que se extraem deste livro, tantos questionamentos, meandros e camadas se levantam, que acho incrível que ninguém consegue bater o martelo e dar um assunto por encerado. É daqueles livros que cresce a cada (re)leitura.

A linguagem no início dificulta um pouco a leitura, mas depois que essa barreira é superada, você mergulha na cabeça de Riobaldo e não consegue mais parar de ler.

Gostei da linguagem, da prosa e poesia, do enredo, dos questionamentos, e de como tudo se encaixou tão perfeitamente, que fiquei como Clarice Lispector “aflita de tanto gostar”.

Não se intimide com GSV, enfrente o Sertão para o seu deleite futuro, esta é a sua travessia, pois o que a vida quer da gente é coragem!

“O sertão está em toda parte”
Fernando 07/09/2022minha estante
Belíssima análise

Lahdutra 07/09/2022minha estante
Obrigada @fernando! ??Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.? ??

Fabio_Ferraz 31/12/2020

Aventura fantástica
Esse foi um dos que me aventurei nesse ano complicado de 2020... foi difícil evoluir no início do livro, mas depois de um tempo, pude me adentrar e me deleitar com esse universo tão denso, rico e fantástico que Guimarâes Rosa nos proporciona nesse livro fascinante!

Marcio.Barbosa 05/07/2023

Maracilhoso
Que livro, que livro difícil de ler, ao menos para mim, porém maravilhoso com um final que me surpreendeu. Uma obra bastante interessante do autor. Não quero faler muito pra não dizer nada sobre ele. Fiquem na curiosidade ou vão ver ele.

"Aonde você vai Sam?" 23/09/2023

Difícil de ler? Nonada!
João Guimarães Rosa foi, provavelmente, a pessoa mais inteligente que já falou português.
Mas nem por isso escreveu difícil como um acadêmico arrogante, muito pelo contrário!
É possível resumir esse livro em três palavras: Nonada, Diadorim e Travessia.
E, dentro delas, contidas, mais duas: belo e simples.

Esse livro só é difícil se o leitor for um cavalo!

Mas, aviso aos navegantes, Grande Sertão: Veredas só existe se lido em voz alta, pois é literatura oral por excelência, só que registrada no papel.
Vania.Cristina 24/09/2023minha estante
Quero chegar nele, talvez esse ano ainda, quem sabe...

"Aonde você vai Sam?" 24/09/2023minha estante
Boa leitura! Ou melhor, Boa travessia!

BiolaBlues 12/07/2021

Obra Prima da literatura lusófona.
Sem dúvida está entre o que melhor se fez na literatura brasileira. Livro que frequentemente presente nas listas das maiores obras literárias de todos os tempos segundo aficcionados pela literatura. Figurando entre as obras de Shakespeare, Dostoieviski, Cervantes, Saramago, Garcia Marquez, Kafka, Hemingway, Goethe, cujo o clássico Fausto serve de comparação ao Grande Sertão de Rosa.
Só não é mais cultuado no mundo pelo fato que nenhuma tradução poderia chegar perto de transmitir as sensações que as digressões linguísticas, neologismos e a linguagem sertaneja podem causar ao leitor nessa verdadeira epopéia.

Maria 06/04/2023

Simplesmente incrível!
Agora a minha vida se divide em: antes de ler Grande Sertão: Veredas e depois de ler Grande Sertão: Veredas.
Agora a pergunta que não quer calar: Diadorim era o que afinal de contas?

Déh 28/07/2020

Grande Sertão: Veredas
Embora esse tenha sido um livro desafiador no começo, fui me acostumando com a linguagem no decorrer da história e admirando-a cada vez mais. Foi um livro surpreendente para mim, não imaginei que eu fosse gostar tanto da forma com que o narrador conta sua história, apesar de às vezes ser um pouco confusa e exigir bastante concentração.

Jéssica Dutra 26/08/2021

O livro deve ser bom mesmo e eu é que sou burra!

Linguagem difícil e cansativa, não foi uma leitura, foi um parto.
Sara.Silveira 26/08/2021minha estante
Sutil como o sertão kkkkkk

Karen Vitória 03/09/2021minha estante
Kkkkkkk

Marcos.Vinicius 10/11/2021minha estante
Olha, todo mundo diz que esse livro é de leitura difícil. Eu, particularmente, não achei uma leitura tão difícil, talvez por já ter tido contato com alguns contos do autor. Possui uma linguagem diferente sim e uma estrutura também diferente das narrativas tradicionais. Resumindo, é um livro muito bem escrito, tem a linguagem muito bem trabalhada, mas a história também achei bem fraca, cheia de rodeios. Não vejo essa profundidade toda que dizem.

Rafaela.Rezzadori 06/12/2023

A maior obra ds Literatura Brasileira!
Que travessia! Que obra! Que lindo! A maior história de amor da literatura...

"O senhor escute meu coração, pegue no meu pulso. O senhor avista meus cabelos brancos... Viver - não é? - é muito perigoso. Porque ainda não se sabe. Porque aprender-a-viver é que é o viver, mesmo. O sertão me produz, depois me enguliu, depois me cuspiu do quente da boca... O senhor crê minha narração?"
Diogo 06/12/2023minha estante
Livraço! Maravilhoso...

Pri Garcia 27/09/2021

Não é um livro fácil. O tipo de escrita sem capítulos e o uso da gramática errada para construir o cenário dificultaram minha leitura - inclusive perdi várias coisas que eu fui entender lendo os textos de apoio. Mas, é indiscutivelmente lindo! Com um plot twist gigante no final. Fico feliz por ter lido essa história e indico de olhos fechados!

Val Alves 07/12/2021

É preciso estar preparado para entrar no Sertão!
O que dizer sobre esse clássico da nossa literatura já ostensivamente resenhado e comentado: Grande Sertão, Veredas?
Não irei resenhar sobre o enredo, pois ele já é bastante conhecido e qualquer coisa que eu disser ou será algo repetido ou - se na tentativa de não me repetir- acabarei entregando algo que não deveria.
De fato a leitura de Grande Sertão é, para fazer jus ao título,  um grande desafio! O estilo do autor é diferente de tudo o que li até então e exigiu um preparo extra para não acabar sendo mais uma leitura não concluída.
Por isso em alguns momentos arquivos de áudio, demarcação de páginas a serem lidas por dia, dicionários e textos de apoio foram necessários. Todo esforço valeu a pena, pois tenho a certeza de que li uma das obras mais originais da humanidade.
E não me arrependo de não ter lido antes porque, provavelmente, sem o preparo necessário e de forma desavisada,  provavelmente teria abandonado. O que seria uma grande perda!

Fazer a Travessia não é para todos, mas todos deveriam fazê-la! Portanto, ao pensar em iniciá-la é preciso saber que "é
preciso ter coragem!"

Tobias 25/01/2010

"O diabo na rua...
...no meio do redemunho."

Estou aqui, meio vago, triste...
Pensando em Riobaldo, o Tatarana. Urutú-Branco!
Pensando em Diadorim...
Joca Ramiro, Zé Bebelo, Medeiro Vaz, Fafafa, Quipes, Hermógenes...
Acabou!
:'(
Acabou! Terminei de ler Grande Sertão: Veredas.
Que porra! Que saudades já me bate!
hahaha
Estou meio vazio...

Essa fantástica obra da literatura brasileira, com certeza, me tocou.
Você entra no livro! Você está no sertão, você é um jagunço...
Você desfruta dos mais diversos sentimentos, e vive uma realidade paralela.

E de pensar que são apenas palavras... frases, parágrafos, páginas!
haha
A literatura realmente me fascina!

Hélio Rosa 30/01/2010minha estante
É curioso como palavras assim podem abalar tanto e por tanto tempo gerações de leitores...

Gostei de teu comentário, lírico e emocionando.

Yuminie 02/08/2020

Acho que é normal se sentir perdida durante a leitura deste livro, né? Fiquei sem entender nada durante várias páginas e, de repente, conseguia me localizar para, 20 páginas depois, me perder novamente.
Tive vontade de desistir inúmeras vezes. Ainda bem que sou cabeça dura e insisti, porque valeu muito a pena!
O final foi arrebatador! Guimarães Rosa é genial!

Natalia.Barreto 03/08/2020

Um mar de sensibilidade na dureza do sertão
Pensei que o prazer de ler Grande Sertão estaria não no conteúdo em sim, mas no desafio de desvendar toda escrita que tanto falam ser difícil e tortuosa. Comecei o livro de um modo com se estivesse com um facão abrindo a mata fechada, mas poucas páginas depois me desarmei. A escrita deixa de ser empecilho e passa a ser a grande aliada, onde mora toda a beleza e poesia do livro.

Pela primeira vez falo com segurança sobre ter lido o melhor livro da minha vida até então.
Juliana 03/08/2020minha estante
Lindíssima, falou tudo

ghost cookies 08/08/2020minha estante
caramba, nunca consigo passar das primeiras páginas, mas confesso que essa sua resenha me deu um ânimo a mais!

Ludmila 05/04/2022

Simplesmente maravilhoso! A maior atenção durante a leitura deve ser na linguagem, às vezes fica difícil de entender. Mas como eu estava ouvindo em audiobook (tem gratuito no youtube), acabei passando bem por essas dificuldades.