O Noivo da Minha Melhor Amiga

O Noivo da Minha Melhor Amiga Emily Giffin

Resenhas - O Noivo da Minha Melhor Amiga

Caroles2 30/04/2021

Conheci primeiro o filme, e decidi ler o livro para conhecer mais das personagens.
Foi legal ver as situações, personagens que só estão presentes no livro e comparar com o filme.
É uma leitura bem rapidinha e deixa com o gostinho de quero mais. Indico leitura!

12/09/2009

Este livro é perfeito na minha opinião, fala de amizades nem sempre tão boas, atração por uma pessoa que já tem dona e se vale a pena ter a sua felicidade as custas da de outra pessoa.......Eu amei d+....
Engraçado e sensível!

Luana 28/05/2012

Amei cada personagem, principalmente, Rachel, Ethan♥, Hillary e Darcy (e antes que eu me esqueça recomendo peremptoriamente o filme homônimo baseado neste livro, impossível não rir). A leitura é incrível, você começa e simplesmente não consegue parar, foi impossível ler só 1 capitulo por dia (foi essa a quantidade estipulada para a leitura). Para mim que sempre achei namorar ex de amiga impraticável tive uma grande surpresa ao me identificar com a Rachel, não tem como não torcer por ela, amava quando defendia a sua causa no ”tribunal”, mas ficava triste quando não se valorizava. Pode parecer loucura, mas gostei muito da Darcy apesar de todos os defeitos, que não são poucos, ela despertou o meu lado maternal e me identifiquei bastante com ela, dá pra perceber que ela ainda não ‘cresceu’.

Rachel é uma advogada tímida, com pouca auto-estima, passiva e complacente enquanto Darcy é desinibida, confiante, dominadora e egoísta. As duas têm personalidades muito diferentes, mas não há dúvidas que apesar da excessiva competitividade elas se amam muito e quem tem uma amiga de longa data sabe que os laços do tempo são mais fortes que a gravidade; como se esquecer de alguém que está presente em todos os momentos importantes da sua vida, que sabe todos os seus segredos, que esteve com você na primeira mentira etc. Como arrancar essa olanta que possui uma raiz tão profunda. Quem disse que os opostos se atraem e os iguais se repelem não deve ter previsto Dexter no experimento, Dex é o amigo de faculdade de Direito da Rachel e noivo da Darcy, quando no trigésimo aniversário da Rach acabam na cama uma tremenda confusão começa. E agora, será que a Rach vai abrir mão da longa amizade pelo amor de Dexter. Ela será capaz de roubar o noivo da melhor amiga?

“Lembro do dia em que fomos deixadas no shopping com nossas reles economias da sexta série e saímos correndo para comprar nossos colares de ‘melhor amiga’, um coração partido com dizeres em cada uma das partes, cada lado pendurado numa corrente folheada a ouro.”

“... fico imaginando como chegamos a este ponto. Como pudemos nos apaixonar pela mesma pessoa? Como pude sabotar o noivado da minha melhor amiga? Nos últimos segundos antes de pegar no sono, desejo voltar atrás e desfazer tudo, presentear essas menininhas com uma nova
chance.”

“Dex é canhoto” #sonho

“ É como se alguém estivesse me sacaneando, dizendo: Chegou perto, mas está sem sorte.”

“Não vá! Por favor! Eu te amo! Mude de idéia!”

Lucas 21/07/2011

O Noivo da Minha Melhor Amiga – Emily Giffin
O que você faria se no dia do seu aniversário de 30 anos de idade, depois da festa que a sua melhor amiga preparou para você, você beijasse e fosse para a cama com o noivo dela? Você faria de conta que nada aconteceu, apagaria o incidente da sua memória e contaria nada a ela, ou você seria sincera e contaria tudo? Foi isso o que aconteceu e é mais ou menos isso o que se passa na cabeça de Rachel.

Rachel sempre foi: a certinha, a melhor filha, a melhor amiga. Sempre colocou os sentimentos dos outros acima dos dela, o que a tornou pouco autoconfiante, pouco guerreira e extremamente submissa a Darcy, sua melhor amiga. Darcy sempre conseguiu ter o que queria e Rachel se conformou em ser a segunda, em abandonar os seus sonhos e desejos para que Darcy os tivesse. Mas, depois da festa de seu aniversário, Rachel pode inverter a situação, pode começar a ser a primeira, começar a lutar pelos seus sonhos e por aquilo que ela almeja, assim, conquistar e criar um verdadeiro conto de fadas.

Entretanto, será que vale a pena, será que é certo ela trair a sua melhor amiga? Será que Rachel deve lutar pelo que ela quer e sempre quis, ou será que ela deve mais uma vez colocar os sonhos dos outros acima dos dela e desistir dos seus?

Para responder a essas perguntas vou parafrasear uma fala de Hillary, amiga e companheira de trabalho de Rachel, não há uma moral absoluta, em momento da sua vida você cometerá algum deslize e acabará ou diminuirá a sua moral, isso é 100% normal.

Então, Rachel deve ouvir Hilary, deve lutar por Dex, o noivo de Darcy, que ela acabara de descobrir ser o seu príncipe encantado? Parafraseando a própria Rachel, não existem ganhos sem perdas e quando os riscos são grandes, você pode ter certeza de que as perdas e os ganhos também serão.

E agora, diante de tantos riscos, quais serão as perdas e os ganhos que Rachel terá? Será que ela lutará e ficará com Dex e consequentemente perderá a sua melhor amiga, ou será que ela desistirá do seu grande amor, Dex, e continuará tendo Darcy como melhor amiga? Só lendo o livro para saber, mas uma coisa é certa: após o término da leitura você revisará os seus conceitos sobre esse assunto, a traição. Talvez, assim como eu, você começará a pensar e agir de outra forma, deferente daquela que você tinha antes de ler o livro e conhecer essa emocionante e linda história de amor.

Nina.Lena 15/08/2020

Tão bom quanto o filme, ou até melhor
Já tinha assistido o filme, mas li o livro assim mesmo. É ótimo, desenvolve mais os personagens e da pra perceber melhor porque algumas coisas acontecem... indico!

Lidianne Oliveira 07/04/2024

Já conhecia o filme mas sempre tive curiosidade de ler o livro.
Adorei o filme e apesar de algumas coisinhas diferentes, também amei o livro.

Leandro | @obibliofilo_ 24/10/2011

Sabe aquele livro que quando você começa, não consegue parar de devorá-lo? Pois bem, “O noivo da minha melhor amiga” é assim. Divertido, rápido e gostoso de ler.

"O Noivo da Minha Melhor Amiga conta a história de Rachel, uma jovem advogada de Manhattan. A moça, sempre vista por si mesma e por seus amigos como a "certinha" e bem-comportada, muda radicalmente no seu aniversário de trinta anos, após a festa oferecida por sua melhor amiga, Darcy. Meio deprimida por chegar aos trinta sem o marido e os filhos que imaginava ter a essa altura da vida, Rachel se excede na comemoração e termina a noite na cama com Dex, seu grande amigo de faculdade e noivo da sua melhor amiga. Até a noite em que ficou com Dex, Rachel era o modelo de filha e amiga perfeita, embora se visse como um fracasso. Nunca transgrediu as leis, nem mesmo as de horário de trabalho, ao contrário da egoísta, narcisista mas irresistível Darcy, em torno da qual Rachel e, posteriormente, Dex sempre orbitaram. Enquanto a boa moça e tímida Rachel teve alguns poucos namorados e conseguiu um emprego estável porém sem graça num escritório de advocacia, a linda e popular Darcy namorou todos os bonitões do colégio, construiu uma glamourosa carreira de Relações Públicas e sempre conseguiu tudo o que quis, inclusive manipular e obrigar Rachel a fazer o que desejava. E agora, após uma noite com o noivo da melhor amiga, Rachel acorda determinada a esquecer para sempre o fatídico encontro, mas acaba descobrindo que sempre amou Dex. E, apesar da amizade a Darcy, começa a perceber que ela não é exatamente o que se espera de uma melhor amiga. À medida que a data do casamento se aproxima, Rachel se desespera com a urgência da decisão que precisa tomar e acaba passando por uma profunda reavaliação de sua vida, para concluir que "certo" e "errado" são conceitos muito relativos. Narrado em primeira pessoa por Rachel, o livro ganha a simpatia do leitor pela empatia da protagonista, que expõe suas dúvidas e sentimentos de forma muito honesta e humana. E o final reserva grandes surpresas."

Para continuar lendo, acesse: http://www.leandro-de-lira.blogspot.com/

Thalita153 07/05/2022

Sempre foi sobre a melhor amiga e nunca sobre o noivo
A proposta inicial deste livro era relatar as dificuldades que o casal principal teria que enfrentar diante da traição que estavam cometendo contro sua noiva e melhor amiga.

Entretanto no decorrer deste livro percebo que a história se trata em sua maior parte sobre a amizade entre Darcy e Rachel que vai se desgastando ao ponto de ultrapassarem seus próprios limites e ficarem obcecadas uma com a outra.

Sua relação tóxic é baseada em submissão e uma competitividade que cansa até mesmo aqueles que estão ao seu redor.

Elas se amam mas acredito que elas saboreiem ainda mais a dinâmica doentia em sua amizade autodestrutiva.

Era realmente uma amizade muito bonita que foi construída ao longos dos anos mas a Rachel é tão acomodada e passiva que mesmo odiando os comportamentos da Darcy se deixa levar em nome desse companheirismo.

Nunca saberemos o que teria acontecido caso elas tivessem sentado e conversado sobre suas diferenças ao invés de se alimentar dessa radioatividade levando seus relacionamentos a um aspiral de desastre.

Allie 06/10/2022minha estante
Leia agora a parte da darcy muito melhor

Paula 10/03/2010

Pensei váárias vezes durante o livro, em dar duas ou três estrelinhas, só por a Rachel ser tão passiva, tão "songa-monga". Mas a virada que a história toma no final, é muito engraçada, vale muito a pena ler. A História é um tanto clichê, mas não deixa ela menos interessante por causa disso. Parece mais um roteiro de filme, todas as cenas vão passando na cabeça. Incrivel como o livro mexe com nossas emoções !!!

Phillipy1 26/11/2022

Clichê, e amo isso
Esse é o meu filme favorito da vida, já assistir trilhões de vezes, quando descobri que tinha o livro dele, corri pra ler e me surpreendeu. O livro é infinitamente melhor do que o filme que já é ótimo.
Eu consegui conhecer melhor a Rachel e o relacionamento dela com a Darcy e com o Dex. Olhando de fora, uma mulher que se apaixonada pelo noivo da melhor amiga não é uma boa amiga, mas conhecendo melhor o passado dos dois eu pude ver como essa reação foi construída e me apaixonei pelo casal...
Adoro ler 26/11/2022minha estante
Também gostei muito mais do livro... tem uma continuação, Presentes da Vida.

Phillipy1 26/11/2022minha estante
Eu li, e fiquei apaixonado. A evolução da Darcy como pessoa, a família que ela construiu... Pena que não adaptaram pro cinema

Kelly 29/06/2010

Gera uma ótima discussão! Recomendo!!!
Leia aqui: http://bibliolatras.blogspot.com/2010/06/o-noivo-da-minha-melhor-amiga.html

Kelly 16/12/2010minha estante
Após terminar a leitura eu fiquei meio que em cima do muro. Quanto a quem atribuir culpa e ver quem era a verdadeira vítima. Eu não vou contar como as coisas terminam, mas vou deixar minha impressões sobre os personagens:

Darcy é aquela pessoa que simplesmente precisa chamar a atenção (li uma crítica sobre o livro Something blue, contado do ponto de vista da Darcy, que a chama de Scarlett O?Hara dos tempos modernos). Ela é linda, popular, poderosa e gosta de ver suas vontades feitas. O tipo que faz biquinho até você ceder e realizar o que quer, ou seja, manipuladora. OK, antes que vocês me chamem de maldosa, eu vou logo dizendo: Darcy, ainda que com todos esses defeitos é uma amiga legal, ela realmente consegue ser um amor às vezes.

Rachel, ao contrário da amiga, é o tipo mais discreto e que acaba vivendo à sombra de Darcy. Possivelmente acostumada desde a infância com o gênio da amiga, ela vive uma relação meio que passiva com Darcy. Ela é a certinha.

Dexter, apesar de ser um cara super charmoso (pelo que a autora descreve) e bem sucedido, é um covarde. Se ele é a parte comprometida, ele deve dar o passo de resolver logo a situação do triângulo. Conseguiu me dar mais raiva que a Darcy.

Então vocês pe perguntam: Kelly, de que lado você está, afinal? E eu respondo: de nenhum. Dex traiu Darcy. Rachel traiu Darcy. Darcy é insuportável (pelo menos pra mim). Por mais que Darcy merecesse cair do cavalo, traição de amiga é simplesmente inaceitável. Se sua melhor amiga te trai, em quem você vai confiar?

Mayara 04/01/2014

O Noivo da minha melhor amiga: uma lição sobre traição e amizade
“O namorado da minha amiga pra mim é mulher”. Regra fundamental pra manter uma amizade saudável, não é? Mas Rachel White, protagonista de “O Noivo da Minha Melhor Amiga”, simplesmente ignorou essa regrinha básica e jogou décadas de amizade janela fora. Traição é algo comum nos livros de romance, mas o livro de Emily Giffin difere de outros desse meio. A surpresa? Desta vez o leitor acompanha e simpatiza com o lado da que trai, não da que é traída.

Rachel White é uma jovem advogada com quem todo mundo acaba se identificando, seja por uma característica ou outra. Comum, esforçada, tímida, com um trabalho chato e uma vida amorosa não tão perfeita assim; ela tem uma melhor amiga que consegue sempre ser melhor que ela – até nas pequenas coisas. Conformada com sua vidinha em que nada de importante acontece, ela chega à noite dos seus trinta anos, quando sua melhor amiga, Darcy, faz uma festa de aniversário surpresa pra ela. E é depois de alguns drinques que finalmente parece que a vida de Rachel vai mudar: ela vai para a cama com Dexter Thale, velho amigo de faculdade... e noivo de Darcy.

Narrado em primeira pessoa, o livro transporta o leitor através da vida de Rachel: desde sua infância, quando conheceu Darcy; passando por sua adolescência; pelos seus poucos envolvimentos amorosos; pela universidade e pelo dia em que conheceu Dexter; pelo anúncio de noivado e os preparativos do casamento da melhor amiga; até o dia em que a amizade finalmente chega ao fim. É fascinante ver como são fortes os vínculos entre Rachel e Darcy, e como ela rompe um por um, dolorosamente, para alcançar a felicidade junto ao noivo da melhor amiga.

Giffin demonstra uma grande habilidade ao escrever os pensamentos de Rachel, mesclando passado e presente num ritmo confortável e gostoso de acompanhar. As inseguranças, o sentimento de inferioridade, a confusão, a expectativa pelo romance e, principalmente, a culpa por ter um caso com o noivo da amiga, são extremamente bem descritos, fazendo o leitor simpatizar, torcer e se apaixonar pela personagem – mesmo que o que ela esteja fazendo seja moralmente incorreto.

Darcy é uma outra personagem importantíssima para a trama. É difícil não simpatizar com Rachel vendo suas atitudes fúteis e egoístas; mas ela é tão carismática que acaba ganhando espaço no coração do leitor também. Dex do trio principal é o personagem mais fraco. É interessante, mas não consegue nem de longe agregar tanta simpatia quanto a dupla de amigas. Destaque também para os personagens secundários, em especial a tresloucada amiga de trabalho de Rachel, Hillary; e o maravilhoso amigo para todas as horas, Ethan.

O fato é que “O Noivo da minha melhor amiga” não é simplesmente um livro de romance. Seu foco não está no relacionamento de Rachel com Dexter, embora esse seja muito doce e gostoso de acompanhar. Ele é mais um livro sobre a amizade e como esse sentimento poderoso pode ser afetado quanto algo gigante – como uma traição – se interpõe entre ele.